Cosplay


O siginificado da palavra cosplay é costume play que quer dizer a representação do personagem devido a fantasia, muitos cosplayers interpretam tão bem que chegam a serem atores ao se apresentarem nos palcos das convenções de quadrinhos, games, séries etc.  Muitos se fantasiam de personagens de: animes, comics, games e até rpg.

Sua origem veio em 1939 na Worldcon, Forrest J. Ackerman e Myrtle R. se fantasiaram pela primeira vez, ele criou a veste chamada futurecostume, ela criou um vestido baseado no filme de 1936 Things to Come, e a partir daí, passou a ser uma prática anual de Worldcon, com direito a concursos e atrações próprias. Mais tarde se estendendo a personagens de quadrinhos e séries. Os primeiros cosplays de anime e mangá surgiram nos anos 70 nos EUA. No Japão esse fenômeno aconteceu nos anos 80 pelo Nobuyuki Takahashi ao visitar o Worldcon. 


Cosplay no Brasil




Nas décadas de 80 quando o cosplay surgiu aqui, foi realizado pela Abrademi, e não era para qualquer um, era para quem fossem descendentes de japoneses, ou quem era convidado. Mas, existiam eventos e convenções de quadrinhos e RPG onde se encontravam fãs fantasiados de seus heróis favoritos. No final da década de 90 com a popularidade dos animes e mangás é que a febre aumentou. Depois foi surgindo eventos como o MangaCon, AnimeCon, Anime Friends etc. Antes esses eventos eram caracterizados para fãs de animes e mangás, com a evolução  dos eventos existem vários fãs. No Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, abriu as portas para vários fãs, colocando estandes, palestras relacionados com fãs de Star Wars, Star Trek, Harry Potter etc. E figuras carimbadas como o ator Takumi Tsui Tsui ( o Toha de Jiraya), Akira Kushida, Hironobu Kageyama que aparecem no evento para a alegria dos fãs.


Cosplayer

É aquele que gosta de se caracterizar com personagens de quadrinhos, filmes e séries, muitos interpretam tão bem que chegam até a ser contratados pelas empresas de publicidade e propaganda. Outros chegam a serem animadores de festas infantis e por aí vai. Com a ajuda do Facebook e Instagram, muitos chegam a divulgar os seus trabalhos. Hoje em dia o cosplayer se tornou uma profissão e pode alcançar o sucesso.

Existem muitas lojas especializadas em cosplay, que ficam situados no bairro da Liberdade e na 25 de Março em São Paulo. Para montar um cosplay não basta apenas gastar grana para montar um, basta usar sua criatividade. Tem os chamados cospobre, que são aqueles que não tem muita grana mas tem muita cara de pau e vai com que pode para se caracterizar do personagem preferido. Aqui alguns exemplos abaixo:



E também o cosplay é para todas as idades, o que importa é se divertir, se você já passou dos 40 e tem vontade de se fantasiar, não se sinta acanhado, se divirta. Pois não há discriminação.
                                                                                                                    
                                                                                                                        Claudio Gonçalves








Comentários