Mário



Super Mario Bros. é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo foi o mais vendido de toda a história dos videogames(contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirouincontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.


Em 1993, foi lançado para a plataforma Super Nintendo, dentro da coletânea Super Mario All-Stars, com gráficos melhorados e possibilidade de salvamento do jogo durante seu progresso.

Em 2011, o título foi incluído no pacote de 20 jogos do programa de "embaixadores" do Nintendo 3DS, que permitiu àqueles que tinham comprado o portátil antes do corte do preço baixarem o jogo gratuitamente. Foi disponibilizado para venda ao público geral do portátil em 2012.

O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopa Troopas. Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases. O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um Goomba será comicamente amassado e derrotado, enquanto um Koopa Troopa temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano. Mario perde vidas quando é atingido ao estar "pequeno", cai num precipício ou estoura o limite de tempo estabelecido para a fase no timer. Também somam-se aos elementos de jogabilidade as diferentes plataformas, trampolins e canos, que servem como um sistema de locomoção entre as fases e suas áreas subterrâneas. No fim de cada fase, há uma casinha com um mastro. Quanto mais alto for o ponto do mastro o qual Mario poderá alcançar, mais pontos ele receberá. A quarta fase de cada mundo acontece, sempre dentro de um castelo. Os castelos do jogo geralmente trazem como características Barras de Fogo (Firebars) e Podoboos, inimigos flamejantes que saltam da lava. No fim de cada fase de castelo, Mario confronta um Bowser Falso (Fake Bowser) dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8. Para derrotar Bowser, o herói deve alcançar um machado localizado atrás do tirano, que derrubará a ponte na qual acontece a batalha, fazendo cair Bowser num poço de lava derretida.
Aos jogadores, são oferecidos, na parte superior da tela, os seguintes contadores: Personagem: o que define o personagem na tela (que pode variar entre Mario e Luigi, sendo que o segundo só aparece no modo de 2 jogadores (2 players)); Pontuação: um contador da pontuação do jogador conforme o jogo se estende; Fase: a exibição do número descritivo da fase em que ocorre a ação atual (como World 1-1, por exemplo) Tempo: e, finalmente, um contador de tempo (timer), que adiciona um nível de desafio ao jogo envolvendo a conclusão de determinada fase dentro do limite de tempo. Vidas: O personagem possui um certo número de vidas extras (Extra Lives) que definem quantas chances o herói do jogo tem de fracassar até ser derrotado permanentemente.
Moedas: Há moedas espalhadas durante as fases, dispostas à coleção do Mario, As vidas extras, também chamadas de "Mario Extra", pode ser obtida após a coleção de 100 moedas ou adquirindo Blocos:blocos especiais de itens (geralmente indicados por um sinal de interrogação quando não são escondidos) que liberam power-ups e moedas em sequência. Cogumelo Vermelho: Se o jogador obtiver um Super Cogumelo, caracterizado pelas cores vermelho e branco na época (antes da formalização gráfica oficial da série), Mario crescerá, tornando-se Super Mario (ou o Mario regular, como é visto nos jogos contemporâneos). Nesta forma, Mario pode ser atingido por inimigos sem perder uma vida instantaneamente; ao invés disso, ele retorna ao padrão menor de tamanho. Flor de fogo: Um modo alternativo de derrotar os antagonistas é a utilização da Flor De Fogo, que, quando adquirida pelo personagem, mudará o esquema de sua paleta de cores e permitirá com que Mario atira bolas de fogo. No entanto, se o encanador estiver em seu estado primordial diminuto e tomar posse de uma flor de fogo, ele somente crescerá. Estrela: Também pode ser encontradas Estrelas secretas, encontradas em blocos, tijolos regulares e tijolos invisíveis (que são espalhados em pontos estratégicos das fases). A estrela, conhecida como Starman ou Star, confere a Mario invencibilidade temporária e a capacidade de causar danos apenas ao tocar nos inimigos. Cogumelo Verde: um Cogumelo 1-Up secreto.
De acordo com o manual do jogo, a história se baseia em mentiras no próprio Reino dos Cogumelos: "Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfrentá-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo Rei dos Koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar rei do seu reino. Sabendo disso, um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes no reino do cogumelo do sol…"
O cogumelo vermelho com pintas brancas que faz o Mario crescer é o Amanita muscaria Flemis, um cogumelo alucinógeno. Quem ingere esse tipo de cogumelo sente como se estivesse crescendo de tamanho, ou como se o resto do mundo estivesse encolhendo.
O sucesso do jogo foi enorme e somente na América do Sul o jogo vendeu mais de 100 milhões de cópias. O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros.: The Lost Levels,Super Mario Bros. 2, e Super Mario Bros. 3 também para NES. Mais tarde, em 1993, a Nintendo lançou para SNES Super Mario All Stars que era uma coletânea trazendo quatro jogos da série com melhorias gráficas consideráveis. A versão original de Super Mario Bros. para NES foi relançada em 2004 para o portátil GBA. Em 2010, para comemorar os 25 anos de Super Mario Bros., foi lançada, para o Nintendo Wii, a coletânea Super Mario All-Stars com os mesmos jogos que a compunham na versão de Super NES.
Mário em Donkey Kong

O curioso é que o personagem apareceu pela primeira vez no jogo Donkey Kong, lançado pelo Atari na década de 80, e teve o desenho animado em que o Mário estava em segundo plano.

Outras Mídias


 Teve uma animação chamada Super Mario World foi um série animada, provavelmente feita pela DIC. O desenho era inspirado no jogo de SNESSuper Mario World, com os mesmos sons do jogo mas para a tela da TV. No Brasil, o desenho foi conhecido como Super Mario Brothers. Em Portugal o desenhos animados estreou O Mundo de Super Mário na versão portuguesa com dobrado em português o seu diferenças. E começava com a versão live-action interpretado pelo Capitão Lou Albano, um astro da luta livre, com direito a participações especiais de artistas famosos. Albano nasceu em Roma, Itália em 29 de julho de 1933, e falesceu em 14 de julho em 2009, no Conrado de Westchester, EUA
Lou Albano como Mário

Houve uma sugestão para um filme baseado no Super Mario Brothers foi apresentada pela primeira vez por Roland Joffé, durante uma reunião de script em sua produtora Lightmotive. Joffé conheceu o presidente da Nintendo of America e genro de Hiroshi Yamauchi, Minoru Arakawa. Ele apresentou a Arakawa com uma versão inicial do roteiro. Um mês após a sua reunião, Joffé foi a sede da Nintendo em Kyoto onde passou 10 dias de espera para conhecr Hiroshi Yamauchi. Depois de algum tempo, Joffé recebeu um telefonema convocando-o para o escritório de Yamauchi. Ele armou para Yamauchi o enredo que levou a Nintendo a ter o interesse no projeto. Quando Joffé foi questionado sobre a Nintendo ter vendido os direitos para uma pequena empresa de estúdio, em vez de uma grande empresa, ele acreditava que a Nintendo teria mais controle sobre o filme. Joffé saiu com um contrato de $2 milhões dando o controle temporário do personagem Mario para Joffé.
Quatro rascunhos do script foram feitas. O primeiro rascunho escrito por Jim Jennewein e Tom S. Parker focava em uma visão cômica sobre temas de contos de fadas em uma história com foco em Mario e Luigi tentando resgatar uma princesa chamada Hildy de Koopa.
Joffé visitou Harold Ramis para oferecer-lhe o trabalho de ser o diretor do filme. Ramis pegou a reunião já que ele era um fã do jogo Super Mario Bros., mas recusou a oferta. Rocky Morton e Annabel Jankel foram contratados para dirigir com base em seu trabalho na série de televisão Max Headroom.
Também saiu uma versão do Mario Bros em quadrinhos, lançado pela Multi Editora.



Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Bros.


Jogos do Mário Bros
http://jogos360.uol.com.br/mario_bros/

Comentários