Spectreman



Spectreman (no Japão: スペクトルマン ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman) é uma série de TV de ficção-científica do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente pela TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida em 1981 á 1982 pela Rede Record e 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).
O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

História
"Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!"
Kenji, identidade de Spectreman
Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as núvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?”
“Às ordens!”. Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robô alienígena construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, asteroide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.
Controle Anti-Pouição
Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.
Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon, localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.
Dominantes
A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros.
Referência do King Kong
No último episódio da série, Dr. Gori é derrotado por Spectreman. Na verdade, não há luta corporal entre eles. O herói tenta convencer o inimigo que sua notável inteligência deveria ser posta a serviço do bem, e não para a destruição e tirania. Gori recusa a oferta dizendo-se velho para suportar tal mudança de atitude, e que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Após essas palavras, Gori se atira penhasco abaixo, cometendo suicídio e Spectreman retorna á Nebula 71 depois de cumprir á sua missão na Terra.

Audiência


Spectreman teve grande êxito de audiência no Japão. A série provocou, em 1971, o segundo “kaijyu boom” (explosão de popularidade entre seriados de monstros e afins), além de ter superado a audiência do famoso anime de baseball Kyojin no Hoshi.
No Brasil, a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV Record em 13 de janeiro de 1981 á 15 de dezembro de 1981, á noite no horário das 18:45 até 19:45 eram exibidos 2 episódios todas as terças - feiras. Porém, não fez muito sucesso. Em 1982 série era apresentada alternando com Ultraseven na mesma emissora as tardes. Spectreman conquistou melhores resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT) em 1983. O início ainda foi fraco, pois era exibido em meio à reprise de Ultraman e Ultraman Jack . Em 1986, o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido nas manhãs dentro do programa Bozo . Spectreman seria exibido ainda no Tv Poww! e no Show Maravilha entre 18/10/1988 á 28/04/1990. A última exibição ocorreu em 1990 no período de 13/08 á 01/12 as 10:00 no programa Bozo nesta ultima exibição os episódios foram exibidos sem comerciais e somente 56 episódios foram exibidos, não foram exibidos as duas partes dos episódios " Fúria Cega " e " A Maldição da Feiticeira " e por fim foi superado em audiência pelos novos tokusatsus Jaspion e Changeman, na Rede Manchete despedindo -se da TV Aberta definitivamente.

O herói

Forma física

Forma Robótica
Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:
  • Forma humana - idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate.
  • Forma robótica - era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.
Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio de Nebula 71 em direção á Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima e esses raios saiam novamente de seu cinturão passando em volta do seu corpo, mudando de cor e mostrando seu corpo humano, seu corpo cibernético e por fim na sua armadura de combate. Podia se transformar também dando um salto mortal no ar ( ele o fez entre os episódios 55 e 63). Porém, quando não possuía mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente.

Armas

Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso. Entre as armas, destacavam-se:
  • Spectre-Flash - a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: "O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele."
  • Spectre-Flash Double - é uma disparo duplo do Spectre-Flash ,mas este recurso só foi usado no último episódio (63).
  • Shuriken - espécie de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo. Às vezes podem aumentar de tamanho quando arremessadas.
  • Spectre-Blades - afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço. São capazes de cortar qualquer monstro e e quando ele junta os braços e girando-os em torno de si, essas lâminas viram uma poderosa broca furando o sub-solo e atravessando as rochas mais solidas. Também são usadas como arma de defesa para rebater raios ou outros objetos atirados contra Spectreman ou arma de ataque podendo ser disparadas a distância (recurso este utilizado apenas no episódio 60).
  • Spectre-Sword & Shield - espada e escudo enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizados apenas no episódio 22).
  • Spectre-Gun - espécie de super-revólver, também enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizado apenas no episódio 26).
  • Spectre-Freezer - Ao ser disparado congela um monstro em questão de segundos.A primeira vez em que ele foi disparado ou usado foi no episodio 27 e saia em forma de jato de gelo do alto de sua crista e depois no episodio 52 ele foi disparado diferente em forma de raio circular ( como um anel de gelo ).
Outras armas e poderes:
  • Spectro-Luzes ou Spectro-Visão - acionada quando seus olhos brilham, serve para enxergar através de corpos fechados ou vê-los quando estão invisíveis. Utilizou-a apenas em duas ocasiões nos episódios 17 e 20. 
  • Spectre-Smoke - é uma especie de cortina de fumaça que sai entre as suas mãos é usado para deixar os monstros confusos e sem ação,só foi usado uma vez no episódio 16.
  • Spectre-Shock - poderoso choque elétrico emitido quando juntadas as palmas de suas mãos, serve para atordoar os monstros afim de se livrar deles quando os mesmos o imobilizam durante o combate corpo a corpo. Utilizado apenas uma vez também no episódio 16.
  • Spectre-Glue - substância vedante disparada de seus dedos que serve para lacrar objetos principalmente aberturas como portas, janelas, etc. Utilizou-a apenas no episódio 06.
  • Cruz de Madeira - utilizada no episódio 45, foi construída pelo já agonizante patrulheiro alienígena Halux para que Spectreman destruísse o vampiro espacial Vurdalak, pois segundo o próprio Halux, esta era a única maneira de derrotar o vampiro.
  • Fator de Auto Regeneração - Spectreman pode se auto-reparar quando sofre algum ferimento ou dano em seu corpo metálico. Para realizar sua regeneração coloca suas mãos na altura de seu tórax e se deita em alguma superfície plana e o processo de cura só estará concluído quando a luz verde em sua testa começa a piscar. Este recurso usou apenas no episódio 04 quando teve suas costas fincadas por um garfo de feno dentro de um celeiro.
  • Spectre- Fire Extinguisher - é um poderoso jato de água que sai de uma de suas mãos quando acionado é semelhante á um extintor de incêndio,este recurso só foi utilizado no episodio 53.
  • Spectre-Combined-Flash - Combinação de raios X e R do Spectre-Flash utilizado para curar seres humanos infectados com substâncias altamente poluentes e mortais. Aplicado segundo orientação direta dos Dominantes, também foi usado uma só vez no episódio 06.
  • Spectre-Flying-Crash - potente golpe aplicado quando está em voo em que se atira pra cima do monstro atravessando-o e fora a fora e desintegrando-o de uma só vez. Foi o segundo golpe usado por Spectreman na série depois do tradicional Spectre-Flash porém assim como outros poderes também foi utilizado apenas em uma única oportunidade no episódio 02.

O inimigo

Gori, ou Dr. Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum. Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.
O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simióides não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave. Vagando pelo Espaço, a dupla chega àTerra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.
Gori e Karas iniciam suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior de uma montanha, nos arredores de Tóquio. Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.

Ficha Técnica

Spectreman Go Go

Spectreman

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go

Chikyu-no boei suru tameni

Nebuura-no hoshi-kara yattekita

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go

Chonouryoku-no saibògu

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go


Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go

Nebuura suraisu gimuretto

Atachimentto-ga buki-nanda

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go

Gori-no inbou funsai-da

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go


Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go

Gamou joji-ga sugata-kae

Maha-no sokudo-de sora-o tobu

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go

Kaiju nanka teki janai

Supekutoruman, supekutoruman

Go go go go go go



(Planeta: a Terra. Cidade: Tóquio.

Como todas as outras metrópoles,

Tóquio se encontra em desvantagem na luta contra a
Poluição
Haverá um dia em que nem o céu, a água ou a terra
resistirão.
Quem poderá impedir?...
Spectreman... man... man... man...!

Dominantes, às ordens!)

Spectreman! Spectreman!
Hear the flash
Like a flame
Faster
Than a plane
A mistery
With the name
Spectreman!

Power
From the space
He'll save
The human race
Yes they'll never know the face
Spectreman!

We will never know the source
Of his power and his force
As he guides this planet's course
Spectreman! Spectreman! Spectreman! Spectreman!

"Spectreman"
Título original: "Uchu Enjin Gori (Macaco do Espaço Gori, episódios 1 a 20), Uchu Enjin Gori Gori tai Spectreman (Maco do Espaço Gori versus Spectreman, episódios 21 a 39), Spectreman (Spectreman, episódios 40 a 63) "
Japão de 2/1/1971 a 25/3/1972.
63 episódios.
Som: Mono

Criação: Tomio Sagisu
Spectreman ao fundo, Dr. Gori à direita e Karas

Produtora: P-Productions
Elenco:
Tetsuo Narikawa - Kenji (Joji Gamu no original)
Tohru Ohira - Chefe Kurata
Kazuo Arai - Ota
Takatsumi Watanabe - Kato
Koji Ozaki - Wada
Machiko Konishi - Minnie
Sakurako Shin - Chieko
Rumi Gotoh - Yujim
Taeko Sakurai - Kimie

Episódios

01/02 – Dr. Gori, o criador de monstros
03/04 – Operação seqüestro diabólico
05/06 – O exílio de Spectreman
07/08 – Mandíbulas da morte
09/10 – O monstro bicéfalo
11/12 – A terrível transformação
13/14 – Um cérebro para o Medusóide
15/16 – O dia em que a terra estremeceu
17/18 – Delírios de um pescador
19/20 – O ninho dos monstros
21/22 – Contatos imediatos do 4o. grau
23/24 – O vingador
25/26 – Uma arma para Spectreman
27 – A Batalha Titânica dos Sete Monstros Gigantes
28/29 – Fúria Cega
30/31 – O mistério dos ovos gigantes
32/33 – Operação Dragão Pré-Histórico
34/35 – A pedra Lunar
36/37 – A volta de Spectreman
38/39 – A ameaça do antigo Egito
40/41 – Um amigo para Giro
42/43 – A revolta dos inocentes
44/45 – O vampiro do espaço
46/47 – A invasão dos sapos
48/49 – O preço do gênio
50/51 – O Impostor
52 – Comboio do espaço
53/54 – Perda de memória
55/56 – O solitário cavaleiro do espaço
57/58 – A maldição da feiticeira
59/60 – Assassinos do além
61 – Pânico no parque de diversões
62/63 – A última batalha



A criação do herói

No início de 1970, o presidente da P-Productions, Tomio Sagísu, teve a ideia de criar um programa em que “monstros macacos alienígenas” seriam vilões e teriam o papel principal. Talvez a inspiração tenha vindo do mais recente sucesso do cinema americano na época: O Planeta dos Macacos. O argumento agradou e, em agosto, um episódio piloto de oito minutos chegou a ser gravado. Nesse teste, intitulado Choujin Elementman, o herói tinha um visual todo vermelho, bem diferente do que acabou se tornando Spectreman — a máscara, por exemplo, mostrava a boca do ator . Já o famoso vilão Dr. Gori não existia nessa versão. No lugar dele, havia apenas Karas, que viria a ser, na versão definitiva, o divertido assistente de Gori.
As cenas de ação do herói eram interpretadas pelo ator Kouji Uenishi, já muito conhecido na época por encarnar o Ultraseven transformado. Uenishi acabou permanecendo na versão definitiva da série dando movimentos a Spectreman e também ao assistente Karas. Em entrevistas à imprensa, o ator revelou que ia frequentemente ao zoológico estudar a movimentação dos gorilas para dar vida ao personagem. Para a versão humana do herói, foi escolhido o ator e carateca experiente Tetsuo Narikawa .
A proposta da P-Productions foi aceita pela TV Fuji. Mas, para ir ao ar, a emissora exigiu algumas alterações, como a máscara do herói, que deveria cobrir toda a cara do ator. Ajustes feitos, no dia 2 de janeiro de 1971, a série estreava com o título Uchu Enjin Gori (Gori, o Homem-Macaco Espacial). Passados alguns episódios, porém, telespectadores reclamaram do nome da série. Foi então que, na aventura 21, ela passa a se chamar Uchu Enjin Gori Versus Spectroman. A partir do capítulo 40, viria a se chamar apenas Spectroman (Spectreman é o título internacional do programa).

Tetsuo Narikawa é Kenji


O ator Tetsuo Narikawa (Kenji) nasceu no dia 15 de abril de 1944, ficou famoso por interpretar o Spectreman, também era um carateca experiente, mas esse fato não foi explorado pelos produtores da série. Após abandonar a carreira de ator, Narikawa deu aulas de karatê no Japão até seu falecimento, em 1º de janeiro de 2010. Ele morreu aos 65 anos, vítima de câncer nos pulmões. Foi, inclusive, fundador e presidente da liga nacional japonesa de karatê. Tetsuo Narikawa também fez participação especial em Kamen Rider, Ultraman Leo e Lion Man Branco. Em 2010, Narikawa falesceu de câncer no pulmão.

Versão internacional

A versão de Spectreman exibida no Brasil é a norte-americana. Essa adaptação para os estadunidenses acabou sendo comercializada em todo o mundo. Além da dublagem para a língua inglesa, a série recebeu nova abertura e encerramento e teve alterações na edição dos episódios.  

60 ou 63 Episódios exibidos no Brasil

Os episódios perdidos do Spectreman foram exibidos no Brasil,o episódio (25 e 26) intitulado "Uma Arma para Spectreman" ele foi exibido na TV Record de 1981 á 1982 e tambem foi exibido pela TVS entre 1983 e 1986 em sua ultima exibição em 1988 á 1990 ele não foi exibido e o episodio ( 27 ) intitulado " A Arena dos Monstros " foi só exibido na TV Record em 1981 e 1982 quando serie mudou para a TVS em 1983 este episodio não exibido .

Trilha de sucesso

A trilha musical da abertura norte-americana tornou-se famosa em todo o mundo. Bandas e músicos amadores ainda hoje reproduzem em seus shows as batidas rápidas do violão, do baixo e da bateria nervosa. A trilha, na verdade, é uma versão da música The First Day Of Forever, do grupo estadunidense The Mystic Moods Orchestra, famosa entre os anos 70 e 80. A nova letra foi escrita por Jerry Winn, Bob Todd e Gregory Sill.









Curiosidades


No episódio piloto de Spectreman, na verdade Erementoman estrelado pelo ator Jiro Dan, que fez o Hideki Goh de Ultraman Jack ( Regresso de Ultraman, no Brasil), e o herói não aumentava de tamanho e tinha a parte da boca à mostra, lembrava o National Kid, e o Doutor Gori tinha o visual do Karas. Com o orçamento muito restrito, a P-Productions teve que improvisar para colocar em prática as histórias criadas pelos roteiristas. As cidades cenográficas eram feitas de isopor e materiais afins. Em uma luta entre Spectreman e algum monstro no meio da cidade de Tóquio, quase sempre ambos acabavam atingindo um prédio, que era destruído – ou quebrado, pois era perceptível a presença das lâminas de isopor branco pintados de cinza.
Outra dificuldade era produzir as explosões. Feitas artesanalmente, era possível perceber que não passavam de um punhado de álcool pegando fogo, como numa churrasqueira.
Produzir os raios de Spectreman, dos monstros e das armas também era problema. Os feixes de luz emanados eram feitos com a técnica de raspagem do negativo do filme para criar um desenho semelhante a um raio, quadro por quadro. Às vezes, o recurso era abandonado e ouvia-se apenas o som do disparo dos lasers das armas.
O que chamou a atenção do Spectreman, foi a abordagem da temática que era a poluíção então nessa época já alertavam sobre essa questão social que aflinge o mundo todo. O Doutor Gori não era tão mau assim, ele queria salvar a Terra da poluição, mas usando métodos errados, ele achava que para isso era a extinção dos humanos, pois ele achava que eram os responsáveis.
Em 1983 foi lançado no Brasil uma HQ de Spectreman, só que o herói era diferente, ele era todo azul e tinha uma boca branca, e na identidade secreta ele se chamava Kenzo, já o doutor Gori tinha cabelos pretos e lisos e se chamava Hidrax, lembrava até um hippie. A ideia de fazer o herói diferente era para não pagar direitos autorais na época.
No Gibi o herói era diferente

Nos episódios 44 e 45, o Gori não deu as caras pois ficou em torno do Vampiro Espacial Vordalac ( Kyudora, o original),  uma criatura hematófaga que se alimenta de sangue contaminado. Spectreman recebe ajuda de um outro alienígena, um raluxiano vindo da constelação de Ralux ( Paru, nome original) ,que dedicou sua vida a capturar e destruir Vordalac, mas acabou morrendo na Terra devido a sua debilidade respiratória provocada pela poluição de nossa atmosfera e também por ter sido gravemente ferido por Vordalac. Mas foi graças a ajuda desse raluxiano que Spectreman consegue derrotar a terrível criatura.
Os episódios 5 e 6 — O exílio de Spectreman — foram escritos por Kazuo Koike, conhecido no Brasil pelo seu trabalho com o famoso mangá Lobo Solitário . Na história criada por ele, o herói desafia as ordens dos Dominantes e se recusa a matar uma família que havia sido abduzida (raptada) pelo Dr. Gori e estava contaminada por poluentes mortais, com risco de infectar toda a população. Como punição pela desobediência, Spectreman é desligado e exilado em outro planeta.
Na dublagem de Spectreman ficou ao cargo de Luís Nunes, depois disso não dublou mais, criou a empresa Diretiva Nunes.
Luís Nunes, foi o dublador do Spectreman

Fonte:
Wikipédia

Projeto Autobahn

JBox 

Comentários

  1. Grande!
    Inesquecível pra quem foi criança nos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Caramba mano, meu Specreman que colori em cima do traço do Roger Cruz abrindo a postagem, que daora, valeu mano!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário