Metalder

VR.Troopers
Choujinki Metalder  é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertence à franquia dos Metal Heroes. Produzida pelaToei Company, foi exibida originalmente entre 16 de março de 1987 e 17 de janeiro de 1988 pela TV Asahi, totalizando 39 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Bandeirantes de 2 de abril a 21 de dezembro de 1990. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Spielvan e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.

História
Em meio à 2ª Guerra Mundial, o especialista em robótica Doutor Koga desenvolveu o andróide Metalder como arma secreta do exército japonês para ser usado na Guerra do Pacífico contra os Estados Unidos. Como modelo o Doutor Koga utilizou o seu finado filho, Tatsuo Koga, segundo subtenente da Marinha Imperial. Porém o projeto foi abandonado. Em 1987, Koga descobre a existência do Império Neroz e pouco antes de morrer, ativa Metalder. O final foi triste, depois que Metalder enfrentou Neroz, foi atingido gravemente danificando o dispositivo que permitia a transformação de Hideki em Metalder, o vilão então falou que poderia consertar se ele jurasse lealdade à ele, pois Metalder se recusa e com toda sua fúria destrói o Neroz. Depois pede para o Satoro destruir o dispositivo que permitia a transformação dele em Hideki, mas fazendo isso causaria a morte dele, por outro lado o Japão se comprometeria com a explosão, então contra a vontade, Satoru fez a vontade do amigo, e então Metalder agradece e se despede de Satoru e Maya.


Personagens









  • Hideki Kondo- É o protagonista da série. Reativado por Koga, seu criador, inicialmente não possuía nenhum discernimento do que acontecia, mas o soldados de Neroz forçaram Hideki a trajar sua forma de combate: Metalder, o Homem-Máquina. Ele é derrotado por Arthur nessa primeira luta. Auxiliado por Springer, cão robô, aprende muito sobre seus sentimentos e faz muitos amigos como Maya Aoki e Satoru Kinta e outros traidores de Neroz, passa a ver o Dr. Koga como seu pai. Depois de vencer Neroz, suplica a Satoru para destruir seu dispositivo energético de força gravitacional ativado acidentalmente na última luta que travou, caso contrário a Terra será destruida. O problema é que, com a destruição desse dispositivo, ele perderá para sempre sua forma humana e, mesmo na forma de Metalder, não terá mais poderes e se tornará só um robô comum. Depois que isso acontece, Metalder se despede de Maya e Satoru e vai a algum lugar afastado da sociedade com Springer, pois agora não pode mais conviver com seres humanos. Mas promete que vai tentar voltar um dia e, mesmo de longe, olhará pelos amigos que fez.
  • Springer - Cão-robô que protege a base Silver Cat's. Foi construído pelo Doutor Koga antes de Metalder. É capaz de se comunicar com um ser humano, e quando preciso faz reparos no próprio Metalder. Possui um torso e um colar de metal.




    • Maya Aoki, à direita- Fotógrafa que trabalha para uma revista semanal. É a primeira garota que Hideki encontra e a primeira a descobrir que Hideki é Metalder. Passa a acompanhá-lo em suas aventuras desde então.
    • Satoru Kita (ep. 16 até o final)- Aparece pela primeira vez no episódio 16. Sonha em se tornar o melhor piloto de moto-velocidade do mundo. Antes disso era líder de uma gangue motoqueiros e também um sujeito trapalhão. Encontra-se com Hideki e Maya numa seção de fotos para uma revista de motociclismo. No final da série, foi aquele que teve que tirar a vida humana de Metalder.
    • Grupo anti-Neroz (ep. 25 e 26)- São os amigos de Satoru. Inicialmente Hideki não sabia quem eram, mas os ajuda a Tokio a encontrar sua mãe. Apareceram pela primeira vez no episódio 25 e são grandes lutadores de artes marciais.
    • Top Gunder (ep. 1 - 6, 16 - 17, 19, 30, 33, 35 - 37) - Membro da Unidade Cibernética, desafiou Metalder para o combate, sendo que Metalder recusou a luta. Na batalha para conseguir sua arma, Top Gunder vence e atira em dois membros da Tropa Monster que os avistava. Gunder decide adiar a luta para poder enfrenta-lo no momento em que houvesse uma oportunidade. Com a adaga do falecido Tatsuo Koga, no segundo combate, Metalder vence o combate e parte deixando Top Gunder com vida. Julgado como traidor, Top Gunder é perseguido e Metalder aparece para prestar uma ajuda ao Top Gunder. Como retribuição, Top Gunder resolve fazer uma aliança para ajudar Metalder na luta contra Neroz. Acaba sendo morto por Neroz (no antepenúltimo episódio) que trajava a armadura de Arthur .
    • Ben Kei (ep. 3, 13) - Membro da Unidade Blindada, desafiou Metalder para o combate, ao ver que um indefeso coelho corria perigo, Metalder usa suas últimas forças, mesmo ferido na perna por Ben Kei e o vence. Ele teve o mesmo destino como Gunder, deixa-o viver e responde dizendo que possui uma vida e para que não a desperdice em vão. Ele reaparece ajudando Metalder na luta contra Beta Saxon, mas acaba sendo morto pelos ninjas de Neroz.
    • Rapsody (ep. 10, 19 e 31) - Construído por Neroz e membro da Unidade Cibernética, ele tinha como missão usar sua música para destruir Metalder. Mas Metalder consegue vencê-lo e Rapsody pede a Metalder para poder tocar a canção final antes do adeus, sendo que Metalderr destruiu o dispositivo que o controlava. Feito isso, ele é atacado por um membro da Tropa Mecanol. Reaparece no episódio 19 ajudando uma garotinha, tal fato que o julgaria como um traidor. Quando Metalder e Rapsody estavam se aproximando do fim, aparece Top Gunder para ajudá-los do perigo. Depois de vencer Beta Douglas, responsável por fazer a garotinha e Metalder entrarem em sua fortaleza, Rapsody se afasta das lutas, recomeçando do zero vivendo ao lado dos humanos trazendo felicidade às pessoas com sua música. Ao seu lado vive Lume, uma menina robô que fora utilizado por Neroz para destruir Metalder ao se transformar, agora traz alegria as pessoas junto de Rapsody
    • Shingo Aoki (ep. 35 até o final)- Pai de Maya. Atualmente estava trabalhando para descobrir o segredo de Neroz e descobre que Issao Muraki estava trabalhando na construção de robôs hibridos, metade robô e metade humano assim como Hideki na 2ª Guerra Mundial. Descobre que Neroz é Issao Muraki e fez cirurgia plástica para não ser reconhecido e que ambos Neroz e Arthur são a mesma pessoa, ou seja ambos possuem a mesma aparência do Makoto Dolbara. Recebe lavagem cerebral de Neroz e usa a armadura do Alfa Tacitos para destruir Metalder, mas acaba sendo salvo. No final mostra o vídeo-tape da despedida de Hideki a seu amigos.
    • Mami - Cadela amiga de Maya. Abandonada na 2ª Guerra Mundial, assim como Hideki, é acolhida por Shingo Aoki, pai de Maya e agora aos cuidados de Maya. Ajudou Georges, cachorro transformado por Neroz, morto por Darvius.
    • Kelen (ep. 9, 12 e 15)- Era namorada de Hedocross, derrotado por Metalder. Engana Metalder dizendo que traiu Neroz, mas fez proveito disso para vingar Hedocross, mas Metalder não lutou porque estava esperando um filho de Hedocross. É perseguida por Garantor e seus ninjas, mas é salva por Metalder e Metalder explica que o império Neroz é sujo e usou Hedocross e teve de derrotá-lo por não ter escolha. Depois de dar a vida a seu filho, é sequestrada por Omega Dissolvery, mas é salva por Metalder e seu filho e juntos passam a viver uma nova vida.


  • Inimigos
    Neroz, identidade secreta de Makoto Dolbara, foi um dos responsáveis pelo projeto de um andróide perfeito, o homem máquina, auxiliando o Doutor Koga. Mas, de maneira sorrateira, ele fazia experimentos não autorizados em prisioneiros de guerra, experiências mutantes. Depois de descoberto foi condenado a morte, mas através de suborno conseguiu fugir. Acumulando fortunas, aos poucos foi conquistando respeito no submundo, derrubando vários sindicatos até formar  o seu próprio. Com o seu conhecimento, montou  as quatro unidades de seu império: A Unidade Blindada, A Unidade Cibernética, Tropa Monster e a Unidade Mecanol. Passou por diversas operações até conseguir a horrenda face que tem. Neroz é tão ruim que até mesmo seus aliados, pouco a pouco se questionam se estão fazendo aquilo que é certo. Com sua liderança, faz uma caçada na busca de destruir Metalder, em muitos casos, usando de métodos sujos. 


    Ficha Técnica

    Nome: Metalder O Homem-Maquina Dublado (Choujinki Metalder) 
    Numero de Episódios: 39 Episódios
    Gêneros: Metal Hero , Aventura , Tokusatsu
    Lançamento: 1987


    Elenco
    Akira Senoh: Hideki Kondo
     Hiroko Aota: Maya Aoki
     Hiroshi Kawai: Satoru
     ShinjiTodoh: Makoto Dolbara

    Lista de Episódios
    01 – O portal de Neroz
    02 – Eu sou o Universo
    03 – O homem-máquina
    04 – Metalder versus Torped
    05 – O assassino profissional
    06 – Pugilista em ação
    07 – As chamas do desafio
    08 – A despedida de Barlock
    09 – O Sonho e a esperança
    10 – O robô filarmônica
    11 – Caça ao ex-alfa
    12 – O cerco dos ninjas
    13 – O fugitivo
    14 – A guerreira Madonna
    15 – Amor de mãe
    16 – O motoqueiro rival
    17 – O desertor
    18 – Informações secretas
    19 – A volta triunfal de Top Gunder
    20 – A tropa Mecanol em combate
    21 – O mistério do vaga-lume
    22 – A guerra sobre patins
    23 – O diário de um fugitivo
    24 – A Pantera Vermelha
    25 – As olimpíadas do Colosso
    26 – O confronto dos bruxos
    27 – Reencontro inesperado
    28 – Jovens imbatíveis
    29 – A triste história de um cão
    30 – Silvercaps em perigo
    31 – Instante fatal
    32 – Flor amaldiçoada
    33 – Amizade em risco
    34 – As mil e uma faces de Neroz
    35 – O império do mal
    36 – A missão da Unidade Cibernética
    37 – A ruína do Colosso
    38 – Contra-ataque sangrento
    39 – Eternamente Metalder


    Notas:


    • A série teve fraquíssima repercussão em seu país de origem, sendo encurtada para 39 episódios devido ao fracasso. Especula-se que isso se deu devido ao tom sério e altamente melancólico da produção, que tinha fortes doses de drama, e da temática da série, considerada adulta por muitos, e por isso, não chamou a atenção do público-alvo. Até hoje, a série divide opiniões, sendo por alguns considerada uma produção deslocada e desnecessária, e por outros uma das melhores séries do gênero tokusatsu já produzidas.
    • Metalder foi o primeiro protagonista de séries do gênero Metal Hero a ser um andróide. Enquanto os anteriores eram humanos ou aliens que trajavam armaduras.
    • O desaparecimento repentino dos vilões Mukimukiman e Fufuchu criou uma lenda urbana de que o seriado teria um ou mais episódios perdidos que nunca foram exibidos nem mesmo no Japão. E num desses episódios seria revelado o fim que esses vilões tiveram (ambos só aparecem até o episódio 8 do seriado e nunca mais são mostrados nem mencionados depois disso). Mas o número de episódios é mesmo 39.
    • Além do fato da série ter um toma mais sério, ela não tem aquela idéia de um monstro diferente por episódio. Ela usa os vilões regulares do Império que aparecem em muitos episódios lutando contra Metalder.
    • A voz original de Metalder transformado é a do ator e dublador japonês Michiro Ida, que interpretou o vilão Hunter Killer (Caçador Maligno) em Gyaban e dublou a personagem Shima em Changeman. Isso se deu pelo fato do ator Akira Senou, intérprete de Hideki Kondo, possuir outros compromissos concomitantes e, portanto, estar impossibilitado de dublar o personagem na forma transformada durante a pós-produção dos episódios.
    • O ator Kazuoki Takahashi interpretara dois anos antes Hayate/Change Griphon em Changeman e no ano anterior interpretou Miram, o suposto irmão de Sara, no episódio 21 deFlashman. No ano seguinte, voltaria às telas, como Aman Negro, em Jiraya.
    • Nos episódios 25 e 26, Junichi Haruta (Goggle Black no Goggle V, Dyna Black em Dynaman, MacGaren em Jaspion) interpreta o dono do restaurante que aparece no episódio. Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman, Spielvan), Kenji Oba (Gavan), Makoto Sumiwaka (Lady Diana e Reiko Shiratori) e Sumiko Tanaka (Jun Yabuki/Yellow Four II) também aparecem nesses episódios.
    • Seiji Yokoyama, o autor da trilha sonora da série, também fez a trilha sonora de Cavaleiros do Zodíaco e Winspector (onde vários temas instrumentais de Metalder foram reaproveitados). Em 2001 foi entrevistado pela Revista Henshin.
    • O visual de Metalder foi nitidamente inspirado em Kikaider (Androide Kikaider - 人造人間キカイダー, Jinzō Ningen Kikaidā), personagem criado primeiramente em mangá e que teve uma adaptação para Tokusatsu em 1972.
      Kikaider e Kikaider 01, heróis que inspirou Metalder
    • Yuuko Matsui e Emiko Yamamoto, que atuaram como as Secretárias S e K, apareceram também em Jaspion como as amazonas do episódio 10.
    • Akira Senoh que fez o Hideki Kondo na verdade ele nem era ator de verdade, mas como o protagonista era um robô, até que ele fez jus ao papel.


    Fonte:
    Senpuu
    http://senpuu.com.br/2012/04/kikaider-ou-metalder-charges/
    Planeta Toku
    http://planetatokumarcus.webnode.com/metal-hero/metalder/personagens-de-metalder/
    Omelete
    http://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/lembra-desse-metalder-o-homem-maquina/O
    JBox
    http://www.jbox.com.br/
    Anime Fox
    http://www.animesfox-br.org/81071
    Wikipédia
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Metalder

    Comentários