Séries produzidas pela Saban que pegaram carona nos Power Rangers e não deu certo

Com a onda de Power Rangers que estava fazendo muito sucesso, Haim Saban resolveu criar outras séries inspirada nos tokusatsus, mas que foram desastrosos, alguns até viraram brinquedos para alcançar o sucesso como nos Power Rangers, mas não agradou, vejamos as três delas:





VR Troopers

VR Troopers (Virtual Reality Troopers), também conhecida apenas Troopers foi uma série de televisão norte-americana produzida pela Saban Entertainment de 1994 a 1996. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo. Produzida pela mesma produtora de Power Rangers, VR Troopers foi uma adaptação de três séries japonesas diferentes, pertencentes a franquia Metal Hero do tokusatsu: MetalderSpielvan, e, na segunda temporada, Shaider.
A série se chamaria originalmente Cybertron, tendo sido gravado um episódio piloto com esse nome protagonizado pelo ator Jason David Frank, o Tommy de Power Rangers. Nessa série, a adaptação seria apenas de Metalder, sem nenhuma ligação com o tema da Realidade Virtual. Posteriormente fizeram várias alterações e Jason David Frank voltou para Power Rangers, sendo substituído por Brad Hawkings no papel de Ryan Steel, já que em Cybertron o protagonista teria o nome de Adam.


História


  • 1 Temporada-
Na primeira temporada, os Troopers enfrentam Grimlord um guerreiro poderoso que morava numa masmorra na realidade virtual, na nossa realidade era Karl Ziktor. Ziktor era um empresário e trabalhava num prédio na cidade de Croos Wolrd. Ziktor se transformava em Grimlord com uma bola de cristal que ficava na sua mesa de trabalho. A sala que Ziktor trabalhava tinha acesso a masmorra através da mesma bola de cristal. Na masmorra ficavam todos os mutantes (Soldados de Grimlord). Alem de Grimlord, havia mais dois grandes guerreiros virtuais: O General Aivar e o Coronel Aicibot. Grimlord tinha vários soldados que ele usava para ganhar tempo eram chamados de Skugs (Na pronuncia brasileira fica parecendo Skank). Eram guerreiros todos de preto com uma capa dourada e um capacete dourado. (Muito semelhantes aos patrulheiros de massa de Might Morphin Power Rangers). Na primeira temporada o principal tema era o desaparecimento de Tyler Steel (O Pai de Ryam). Um dos momentos mais marcantes dessa temporada é quando os Troopers enfrentam Dark Heart que era Tyler Steel que estava enfeitiçado por Grimlord e acabou se tornando um dos mais poderosos vilões da série. Depois desse confronto, o pai de Ryam parece ter desaparecido de novo por causa de Grimlord. Apesar de Ryam ser o líder, em muitos episódios o protagonista é JB. Seus poderes são iguais ao de Ryam e armas tão poderesas quanto as dele. E em muitos episódios aparece ser o próprio líder dos Troopers, uma característica bem marcante disso é no capítulo onde os Troopers enfrentam a garota virtual Red Python! *A principal origem dessa liderança de JB é porque na série original, Spielvam é o protagonista.
  • 2 Temporada-
A segunda temporada, poucos brasileiros tiveram o privilégio de conhecer, pois foi exibida de madrugada entre as 4:30 e 5:30 da manhã na rede globo e o capítulo final não foi exibido. A série foi exibida como um tipo de tapa buraco entre os anos de 1999 e 2000. O tema ja foi totalmente diferente da primeira! Entre muitas batalhas, Ryam acaba encontrando seu pai em uma batalha feroz onde a masmorra de Grimlord foi totalmente destruída! No final dessa batalha, Ryam perde seus poderes! Com ajuda de seu pai, Ryam consegue trazer seus poderes de volta, com um uniforme totalmente reformulado! Grimlord perdeu sua masmorra, agora sua sede é uma nave! (Chamada de Fortaleza Negra de Grimlord). Agora Grimlord se transforma com um cristal verde luminoso! Sua sala agora da acesso a essa nave e não mais a masmorra! A partir daí o tema da série muda, por que o objetivo dos Troopers agora é eliminar os novo guerreiros de Grimlord que eram muito mais poderosos que os antigos! Os inimigos tem expressões diabólicas, bem diferentes dos da primeira temporada! Os Skugs ganham uma outra forma, diferente da antiga forma, eles agora parecem pessoas normais mascaradas e cada vez os Troopers vão tendo mais trabalho para derrotar os inimigos. Por fim, o pai de Ryam sai do país para pesquisas que podem ajudar os Troopers! O General Aivar e o Coronel Icebot continuam a aparecer na série, agora com uma aparição mais reduzida! E Grimlord cria diversos guerreiros, para substituir os velhos mutantes, entre eles: Despera e Dom Master Dois guerreiros titânicos! Alem disso ainda existe um Oraclo dentro da nave, que é conselheiro de Grimlord! A temporada teve um momento marcante quando Grimlord fez uma clone de Kaitlin! Em um episódio de váreas partes, o Professor Hart percebeu que se uma das duas não fosse destruída as duas morreriam! Com isso o Professor Hart deu a solução! A partir daquele episódio a garota poderia se dividir em duas para enfrentar o inimigo assim conseguindo salvar Kaitlin e sua clone! E os momentos de JB líder continuou, com uma pequena diferença de que em que os dois aparecem mais juntos do que na primeira temporada. Além disso, Ryam sempre abria e fechava o episódio na primeira temporada, na segunda o episódio acaba normalmente.

Heróis

  • Ryan Steel - Usa a armadura de Metalder durante a primeira temporada e a de Shaider na segunda temporada.
  • J.B. Reese - Usa a armadura de Spielvan.
  • Kaitlin Star - Usa a armadura da Diana Lady de Spielvan.

Beetleborgs

Big Bad Beetleborgs e mais tarde Beetleborgs Metallix foi um seriado americano produzido pela Saban Entertainment, mesma produtora de Power Rangers, inspirado em Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto. O roteiro foi novamente infiel e teve apenas duas temporadas. No Brasil foi passado durante a segunda metade da década de 90 no programa Angel Mix, nas manhãs da Globo, apresentado por Angélica. Seu nome na versão brasileira ficou conhecido como Heróis Por Acaso.

História

Três Crianças se tornam nos heróis dos quadrinhos.
Beetleborgs -/ Beetleborgs Metallix

Saban’s Big Bad Beetle Borgs / Beetle Borgs Metallix

Produção: Saban - Toei Company, 1996

Episódios: 52 (1ª temporada), 36 (2ª temporada)

Criação: Haim Saban & Shuki Levy (Baseado nas séries: Jukkou B-Fighter e B-Fighter Kabuto)
Exibição no Brasil: Fox Kids - Globo
Exibição no Portugal: Fox Kids

Distribuição: Saban International.

Masked Rider

Masked Rider foi uma série norte-americana produzida em 1995 pela Saban, servindo como uma adaptação de Kamen Rider Black RX, série da franquia Kamen Rider produzida pela Toei Company. A série seguiu os mesmos moldes de Power Rangers (também produzida pela Saban).
Ainda, cenas dos longa-metragens Kamen Rider ZO e Kamen Rider J também foram utilizadas.
No Brasil, a série se chamou Masked Rider: O Cavaleiro Mascarado e exibida pela extinta Fox Kids e pela Rede Globo, sendo igualmente repudiada pelo público. Um dos possíveis motivos é que a série original, Kamen Rider Black RX, já havia sido exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete.

Cavaleiros da Magia
Baseada em lendas Celtas, a história mostra a rainha Temra que deseja conquistar o reino pacífico de Kells, para impedir isso, quatro jovens ajuda o rei Conchobar a combater as ameaças da tirana, e para isso conta com suas poderosas armaduras. a série foi exibida nas manhãs da Globo na TV Colosso. Foi a única série produzida pela Saban que não usou cenas de lutas japonesas.


Notas:
O lado bom de VR Trooper, é que eles usaram a temática que era a realidade virtual, mas só que muitas coisas que eram bem descaradas que aproveitaram nos tokusatsus,  a cenas em que envolvem crianças, usaram crianças orientais. No Beetleborgs, na cena de luta eles ficavam do tamanho de adultos, e depois tamanho de criança. Masked Rider também era bem tosco, muita cena do Kamen Rider Black RX foi usada. Vendo o fracasso, Haim Saban preferiu ficar com  a franquia dos Power Rangers.

Fonte:
Blog do Ranger das Sombras





Comentários