Show de Aberrações


Um show de aberrações, também chamado de show de horrores e freak show, consite na exibição de humanos ou outros animais dotados de algum tipo de anomalia relacionada a mutações genéticas, doença e/ou defeito físico. Tais exibições ocorriam frequentemente em circos e carnavais, especialmente entre os anos de 1840 até 1970. Dentre as atrações mais recorrentes, haviamulheres barbadasgêmeos xifópagos, casos de gigantismo e nanismo, casos de teratologia etc. Eis alguns deles:


Júlia Pastrana

Marina pereira vieira (1834 — 1860) foi uma mulher de origem indígena nascida no México, no estado de Sinaloa e que sofria de hipertricose.
Conhecida como "A Mulher-Macaco", tinha o corpo inteiramente coberto de pêlos grossos e sedosos. Seu rosto possuía proporções simiescas, suas gengivas eram hipertrofiadas e acreditava-se que possuía fileiras duplas de dentes pontiagudos, porém um exame comprovou que sua dentição era normal. Inteligente e curiosa, falava várias línguas e adorava livros. Em espetáculos cantava com sua voz mezzo-soprano e dançava usando as roupas típicas que ela mesmo costurava.
Exibia-se na Europa durante o século XIX, até ser encontrada por Theodore Lent que a comprou de uma mulher que talvez seria a própria mãe de Julia. Lent ensinou-a a dançar e a tocar e mostrou-a pelo mundo, com o nome de Senhora Cabeluda e Barbuda. Julia foi casada duas vezes, sendo que teve um filho com seu último empresário Theodore Lent. A criança nasceu em Moscovo, com o mesmo mal de Julia, e viveu apenas algumas horas depois do seu nascimento. Julia morreu poucos dias depois da morte de seu filho, aos 26 anos, devido a complicações do parto. Logo depois de suas mortes, o marido dela mandou mumificar os corpos da esposa e do filho, os quais continuou exibindo-os numa cabine de vidro até enlouquecer e morrer em um sanatório. Theodore morreu em 1880, em plena miséria.
As múmias reaparecem em 1921 nas mãos de Haakon Lund que viajou com os cadáveres por duas décadas. Os corpos de Julia e da criança estiveram na Noruega, no Instituto Forense de Oslo, desde 1976, quando foram roubados e mais tarde recuperados. Mas em 2005 a artista mexicana Laura Anderson Barbata iniciou uma campanha que culminaria numa grande batalha judicial envolvendo representantes mexicanos para que os corpos de Julia e do seu filho fossem enterrados no México, sua terra natal, o que ocorreu em fevereiro de 2013.


Joseph Merrick

Conhecido como o Homem-Elefante, era filho de Mary Jane Potterton e Joseph Rockley Merrick. Devido a um erro de Sir Frederick Treves no seu livro The Elephant Man and Other Reminiscences ("O Homem Elefante e Outras Reminiscências"), Merrick é algumas vezes chamado John MerrickEra o mais velho de três filhos, seguindo-se-lhe um irmão e uma irmã. Na sua nota autobiográfica, que aparecia no verso do panfleto do seushow de aberrações, Merrick conta que a sua deformidade começou a desenvolver-se aos três anos de idade, sob a forma de pequenas calosidades do lado esquerdo do corpo.A mãe morreu quando ele tinha 10 anos. De acordo com relatos familiares, a mãe também possuía deficiência física. O pai casou-se novamente, mas a madrasta rejeitou o jovem Joseph. Forçado a sobreviver vendendo quinquilharias nas ruas, Joseph Merrick era constantemente humilhado e atormentado pelas crianças das redondezas. Impossibilitado de levar dinheiro para casa e cansado de lutar contra a madrasta, partiu.
Tendo ido parar duas vezes ao abrigo de Leicester Union, em Leicester, Joseph não conseguiu arranjar emprego durante a maior parte da sua vida. Em 29 de agosto de 1884, aos 22 anos, conseguiu um emprego de figurante num circo, onde foi tratado de forma decente e conseguiu juntar uma considerável quantia. A certa altura da sua carreira no circo, foi exibido na parte de trás de uma loja abandonada na Mile End Road, em Londres (hoje chamada London Sari Centre), onde o médico Frederick Treves o viu. Segundo o próprio escreveu mais tarde no seu livro de memórias, Treves deu a Joseph Merrick um cartão, caso este quisesse submeter-se a um exame médico. Os dois homens seguiram então caminhos separados. Quando osshows de aberrações foram proibidos por lei no Reino Unido, em 1886, Joseph partiu, em busca de emprego, para a Bélgica, onde foi maltratado e abandonado por um empresário do ramo de espetáculos, que ainda lhe roubou as economias, num total de £50 (cerca de £3.900 em valores de 2007).

Felix Wherle


Conhecido como o Homem Elástico, conseguia esticar sua pele, porque tinha Síndrome de Ehlers-Danlos 








Frank Lentini

Frank Lentini que nasceu com três pernas na Sicília e mudou-se para os EUA para se tornar famoso antes de se casar e ter quatro filhos.








Chang e Eng

Chang  e EngBunker (11 de maio de 1811 – 17 de janeiro de 1874) foram gêmeos xifópagos que serviram como a origem para o termo "gêmeos siameses".
Os dois tiveram 22 filhos, que através deles geraram mais de 1.500 descendentes, a maioria deles não-gêmeos e em condições ideais de saúde.









Henrik Brustad

Herik sentado ao lado de seu irmão
Henrik Brustad (Ytterøy23 de maio de 1844  — 5 de janeiro de 1899) foi um gigante norueguês. Ele foi em sua época a ser o maior e mais forte homem de seus 2,26 metro  e capacidade de elevação de pelo menos 500 quilos.Ele usou seus "poderes" para os shows e circo, quando ninguém queria contratá-lo como um trabalhador regular. Brustad era um homem brilhante, fácil de associar-se, agia corretamente, mesmo nas melhores empresas, que também era em sua maioria de bom humor e tinha um forte senso do humor









Dany e Violet Hilton

Daisy Hilton e Violet Hilton (5 de fevereiro de 1908 – janeiro de 1969) foram um par de gêmeas siamesas que viajaram em turnê pelos Estados Unidos no circuito de sideshow e vaudeville na década de 1930. As meninas nasceram em Brighton, Sussex, Inglaterra, em 5 de Fevereiro de 1908. Sua mãe era Kate Skinner, uma garçonete solteira. As irmãs nasceram unidas por seus quadris e nádegas; elas compartilhavam a circulação sanguínea e eram fundidas na pelve, mas não compartilhavam órgãos importantes. A chefe de Skinner, Mary Hilton, que ajudou no parto, aparentemente viu perspectivas comerciais nas duas e, assim, efetivamente comprou da mãe as meninas. No primeiro momento as duas ficaram no pub Queen's Head em Brighton, todavia mais tarde mudaram-se para outro pub chamado Evening Star.
De acordo com a autobiografia das irmãs, Mary Hilton com o marido e a filha mantinham as gêmeas sobre estrito controle com abusos físicos, e tinham que chamá-la de "Tia Lou" e seu o atual marido de "Sir". Eles treinaram as meninas cantando e dançando.
Um relato médico sobre o nascimento e uma descrição das gêmeas foram feitas no British Medical Journal pelo Dr. James Augustus Rooth,  médico responsável no momento do parto das duas. Ele relatou que, posteriormente, a Sussex Medico-Chiurgical Society considerou uma separação, mas decidiu por unanimidade contra uma intervenção, pois acreditava-se que a operação certamente levaria à morte de pelo menos uma das gêmeas. Ele observa que as gêmeas siamesas foram as primeiras a nascer no Reino Unido sobrevivendo por mais do que algumas semanas.
As irmãs Hilton viajaram em turnê primeiramente na Grã-Bretanha com a idade de três, intituladas de "The United Twins". Mary Hilton as levou em turnê pela Alemanha, Austrália e Estados Unidos. Apresentando-se à maneira dos sideshows, a apresentação das duas era acompanhada de um "história" imaginativa. Seus controladores mantinham todo o dinheiro que as irmãs ganhavam. Em 1926 Bob Hope formou um show chamado de “Dancemedians” com as irmãs Hilton, onde ocorriam números de sapateados.

Cartaz do vaudeville sobre as Hilton
Quando Mary morreu em Birmingham, Alabama, sua filha e seu marido assumiram o empresariado das gêmeas. Eles as mantiveram aos olhos do público por um tempo ao momento em que as duas eram treinadas na música Jazz. Eles viveram em uma mansão em San Antonio, Texas até 1930. Em 1931, as irmãs resolveram processar seus empresários, ganhando a quebra de contrato e mais 100.000 dólares em danos. Elas abandonaram os sideshows e participaram de espetáculos do vaudeville como "The Hilton Sisters' Revue". Daisy tingiu o cabelo de loiro e elas começaram a usar roupas diferentes para que pudessem ser diferenciadas. Eles tiveram diversos relacionamentos, tentativas fracassada de obter uma licença para casar, e alguns casamentos malfadados Em 1932, as gêmeas apareceram como elas mesmas no filme Freaks. Em 1951 elas estrelaram Chained for Life, um filme vagamente baseado em suas vidas.

A ultima aparição das Hilton foi em 1961, em um Cinema drive-in em Charlotte, North Carolina. O gerente da turnê as havia abandonado lá, e sem dinheiro para pagar o transporte, elas foram forçadas a aceitar um emprego em um supermercado nas proximidades.
Em 4 de janeiro de 1969, depois de faltarem ao trabalho, seu chefe chamou a polícia. As gêmeas foram encontradas mortas em sua casa, vítimas daGripe de Hong Kong. De acordo com uma investigação forense, Daisy morreu primeiro; Violeta morreu entre dois e quatro dias depois.Foram enterradas no Forest Lawn West Cemetery.

Fanny Mills
Fanny Mills (30 de Agosto de 1860Ohio - 1892) também conhecida como A menina pé grande de Ohio foi uma atriz circense norte americana que possuia uma doença chamada Síndrome de Millroy que causava grande inchaço em suas pernas, assim as tornando de tamanho gigantesco.

Fanny Mills, também conhecida como A Menina Pé Grande, nasceu em 1860, filha de imigrantes ingleses que se instalaram perto de Sandusky, no estado de Ohio nos EUA. Ela pesava cerca de 90 kg (metade do peso somente nas pernas)
A sua carreira nos Show de aberrações começou em 1885, quando esta começou a se apresentar em circos próximos de sua cidade, acompanhada de Mary Brown, sua enfermeira.
Na época, como forma de se aproveitar da imagem de Fanny, os empresários do ramo ofereceram 5 mil dólares e a posse de uma fazenda, para o homem que aceitasse se casar com ela, este homem foi William Brown, irmão de sua enfermeira Mary.
Em 1892 Fanny se aposentou dos espetáculos devido a uma outra doença desconhecida. Ela passou o resto de seus dias na fazenda de sua família e William, seu marido dedicado, permaneceu durante todo o tempo ao seu lado até a sua morte, em outubro do mesmo ano.

Lionel
Parece até o Chewbacca de Star Wars, nasceu na Polônia em 1890 de pais normais e sofria hipertricose, doença genética que cobre todo o corpo humano. Foi descoberto por um alemão quando tinha 4 anos, daí ele ficou famoso e viajou para Europa, ficou conhecido como Homem-Leão.










Jo-Jo


Fyodor Yevtishchev, mais conhecido como Jo-Jo (1868-1904), foi um garoto russo notório pela grande quantidade pêlos faciais, fato que o tornou uma célebre atração em circos do tipo show de aberrações.












Myrtle Corbin

Josephene Myrtle Corbin (Condado de Lincoln, 12 de maio de 1868  — Cleburne, 6 de maio de 1928 ) foi uma mulher estadunidensecélebre por ter sido uma atração de circos do tipo show de aberrações, uma vez que ela contava com quatro pernas e duas vaginas. De suas quatro pernas, apenas uma era completamente funcional.
Josephine nasceu em 1868 no condado de Lincoln no Tennessee, EUA, e da cintura para baixo contava com tudo em dobro, como duas pélvis, dois aparelhos reprodutores e excretores completos e independentes, além de dois pares de pernas, compostos por duas de tamanho normal e outras duas menores. Apesar de tantos membros e de todos serem móveis e ativos, apenas uma das pernas de Josephine era completamente funcional.
A pobre moça logo se transformou em celebridade, viajando por todo o país para se apresentar em feiras e espetáculos como uma aberração. No entanto, aos 14 anos de idade Josephine conseguiu um contrato para ganhar US$ 250 por semana — uma quantia equivalente a cerca de R$ 550, algo extraordinário para a época — para trabalhar em um circo.
Após alguns anos, Josephine se cansou das apresentações e acabou se aposentando, casando-se depois de algum tempo com um o médico Clinton Bicknell, com quem ela teve vários filhos. Com os filhos já crescidos, a “Mulher com Quatro Pernas” voltou a se apresentar em Nova York, recebendo um salário de US$ 450 semanais (ou quase R$ 1 mil), e faleceu em 1928, aos 60 anos de idade.

Pasqual Pinon

Pasqual Pinon (1889–1929), conhecido como o mexicano de duas cabeças, foi um ator de circo no início do século XX.
Possuía um grande tumor na cabeça na época em que trabalhava em uma ferrovia no Texas. Então foi descoberto por um funcionário de um circo e foi convenciado de que podia ganhar dinheiro com esta deformidade. Passou então a trabalhar no circo durante o resto de sua vida, onde ficou famoso depois de implantar uma falsa cabeça (não se sabe ao certo se era de cera ou de prata) no local onde havia o tumor






Prince Randian
Prince Randian (1871-1934) foi um homem que nasceu sem pernas e braços que se tornou uma notória atração em circos do tipo show de aberrações. Em 1932 ele participou do filme Freaks.











Saartije Baartman
Sarah "Saartjie" Baartman (1789 - 29 de dezembro de 1815) foi a mais famosa de ao menos duas mulheres negras do povo khoisanque foram exibidas como aberrações em eventos na Europa do século XIX sob o nome de "Vênus Hotentote" ("hotentote" era o nome para o povo khoi, mas que hoje é considerado um termo ofensivo, enquanto que "Vênus" é referência à deusa romana do amor).

Wang
Foi descoberto por um banqueiro russo expatriado, que tirou a foto dele e mandou para Ripley do Acredite se Quiser, ficou conhecido como O Homem-Unicórnio.











Myrtle Corbin
Josephine Myrtle Corbin nasceu em Lincoln County, Tennessee no ano de 1868. Ela nasceu como dipygus, o que significa que tinha duas pelvis separadas lado a lado no fim da coluna. As pernas extras eram parte de uma irmã gêmea siamesa que não separou-se corretamente. Josephine conseguia ficar de pé só com as perninhas do centro, mas elas não eram fortes o suficiente para aguentar o seu peso por muito tempo. Posteriormente ela casou-se e teve quatro filhas e um filho.Todos com apenas duas pernas.


Milk, o Frango sem Cabeça
Não é só as pessoas que eram exploradas, os animais que nascessem com uma deformidade também, no caso de Milk, um frango que perdeu sua cabeça num acidente e acredite se quiser, ele sobreviveu.



Fonte:

Revista Mundo Estranho

Wikipédia

Comentários