Super-Heróis da Hanna-Barbera


A maior parte da infância nos anos 70 e 80 foi na frente da televisão, grande parte dos desenhos que passavam na época eram animes e os desenhos da Hanna-Barbera que marcou, como Zé Colmeia, Don Pixote etc. Mas também tinham grandes heróis que a Hanna-Barbera produziu, confira:
Homem-Pássaro
Homem-Pássaro  é um personagem da Hanna-Barbera que fez sucesso na televisão durante a década de 1970A identidade secreta do Homem-Pássaro era Ray Randall, um humano comum que ganhou poderes de luz solar do deus do sol . Ele pode disparar raios de luz ou se defender com um escudo solar. Foi recrutado por uma agência secreta para lutar contra o crime e seu contato é o agente Falcão 7.
Tem como ajudante o Birdboy (que recebeu seus poderes do Homem-Pássaro), e seu mascote é a ave Vingador. O super-herói voa usando as imensas asas em suas costas.
O Homem-Pássaro deve recarregar seus poderes periodicamente através de exposição a luz solar.

Galaxy Trio

Um grupo de 3 heróis extraterrestres: Homem-Vapor, Homem-Meteoro e Gravity Girl, patrulhavam o espaço num cruzador chamado Condor.




Space Ghost
Space Ghost era a metade de uma série animada televisiva chamada Space Ghost & Dino Boy, criada pela Hanna-Barbera; foi exibido pela primeira vez nos EUA pela CBS em 10 de Setembro de 1966. A série consistia em um episódio do Dino Boy e um do Space Ghost, aonde o herói combatia vilões espaciais, com ajuda de dois adolescentes, Jan e Jace e de um macaco chamado Blip. A série terminou em 7 de Setembro de1968.
O design da série foi feito pelo cartunista Alex Toth.
Space Ghost retornou em 1981 com novos episódios dentro de um segmento da série Space-Stars. A série durou um ano.
O personagem Space Ghost foi revivido para estrelar um talk showSpace Ghost de Costa a Costa, em 1994 no Cartoon Network. Seus assistentes eram os outrora vilões Zorak (um louva-deus gigante que era o tecladista e líder da banda do programa) e Moltar (uma criatura delava dentro de uma armadura metálica que faz a edição do programa), e ocasionalmente outros vilões também auxiliavam, sendo Brak o mais popular. O programa, assim como Cartoon Planet, era uma paródia de programas de entrevista noturnos como David Letterman ou Jô Soares. Entre as celebridades entrevistas por Space Ghost estão Beck, Timothy Leary, os Ramones e Matt Groening. O programa usava um humor absurdo e surreal. O programa continuou até 2004 como a atração mais antiga do bloco de animação adulta Adult Swim.
Space de Costa a Costa rendeu um spin-off estrelado por Brak e Zorak chamado O Show do Brak.

Depois de aproximadamente 7 temporadas, o programa encerrou suas atividades, e os escritores Dave Willis e Matt Maiellaro usaram os personagens de um episódio não exibido (Baffler Meal) para criar a série Aqua Teen Hunger Force. Depois que o programa provou seu sucesso,Baffler Meal foi animado e exibido ao lado de novos episódios de Space Ghost de Costa a Costa.


Dino Boy
Dino Boy é um personagem de desenho animado da Hanna-Barbera, produzido durante os anos de 1966-1968. Era exibido juntamente com os episódios de Space Ghost.
As aventuras de Todd, o Dino Boy, começam quando ele cai de pára-quedas de um avião em chamas, em um vale perdido habitado por dinossauros, humanos selvagens e tigres dente-de-sabres. É salvo da morte por um homem das cavernas que passa a chamar de Ugh. Como montaria ele cavalga um pequeno brontossauro.

Força Jovem

Força Jovem  é um desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1981 e teve apenas uma temporada. Passava no show dos Space Stars, em conjunto com Os Herculóides, Space Ghost e Astro e os Space Mutts. 
Um trio de super-heróis que andam pelas galáxias lutando contra super-vilões. Seu arqui-inimigo se chamava Uglor.
Chegaram a fazer um grupo onde o Space Ghost também participava.
O grupo era formado por:
  • Elektra: possui poderes de telecinésia e telepatia
  • Kid Cometa: super velocidade, podendo se transformar em um cometa
  • Molecular: podia se transformar em um campo de energia e passar através de objetos, além de voar.


Os Herculóides
 Os Herculóides é uma série animada de ficção científica, produzida pela Hanna-Barbera Productions. Foram criados pelo desenhista Alex Toth. Estreou na televisão norte-americana no dia 9 de setembro de 1967, no canal CBS, sendo exibida até 1969. No Brasil, esta série estreou no ano 1968, pela TV Globo. nos anos 70 pela TV Record, nos anos 80 e 90 pela TV Bandeirantes e na extinta Rede Manchete e atualmente também na TV a Cabo com o Cartoon NetworkBoomerang e Tooncast, Teve 11 novos episódios produzidos no biênio1981-1982, porém sem o mesmo sucesso, como parte do programa Space Stars, que também exibiu novas aventuras do herói Space Ghost.

Personagens

Humanos

  • Zandor, protetor do planeta Quasar;
  • Tara, mulher de Zandor;
  • Dorno, filho do casal;

Os Monstros

  • Cinco criaturas nativas do planeta, conhecidas como Os Herculóides, que são:
    • Zok, o dragão alado, capaz de emitir raios de seus olhos e cauda. Único Herculóide capaz de voar pelo espaço e respirar fogo;
    • Igoo, um extremamente forte e gigantesco gorila de pedra. Sua pele é muito dura. Apesar de sua aparência e personalidade hostil, tem uma afeição e um carinho muito grande por Tara;
    • Tundro, uma mistura de rinoceronte com um triceratops de dez patas. Atira pedras de energia explosivas de seu chifre. Sua carapaça blindada faz dele tão resistente quanto Igoo. Suas pernas são capazes de se esticarem, como pernas-de-pau;
    • Gloop e Gleep, duas criaturas de um material elástico capazes de assumir todas as formas imagináveis. Também são capazes de se subdividir em unidades menores, todas com olhos e autonomia própria, mas também capazes de agir em grupo, cooperando umas com as outras. Gloop é o maior dos dois, aparentemente sendo o irmão mais velho de Gleep. Enquanto Igoo e Tundro se protegem com suas "blindagens", Gloop e Gleep partem do princípio inverso. Seus corpos extremamente elásticos, flexíveis e gelatinosos, são capazes de desviar com rapidez e até mesmo refletir os raios dos inimigos.
Juntos, eles lutam para proteger o planeta Quasar dos invasores vindos do espaço.


Mighty Mightor

Na abertura de cada aventura era apresentada a seguinte narrativa:
"Durante uma caçada Tor e seu fiel companheiro Tog salvam um velho eremita. Em agradecimento o velho dá uma clava que possui grandes poderes. Tor levanta a clava e transforma-se no poderoso Mightor, assim como Tog num dragão que lança fogo. Juntos eles se tornam os defensores dos fracos e dos inocentes. O poderoso Mightor!"
Pode-se notar que há semelhanças entre o eremita e o Mago Shazam ambos mediadores de poderes fantásticos e mágicos. Assim, como Thor, quando possuía uma identidade secreta, Tor possui uma arma mágica que possibilita sua transmutação.
Poderes
Uma vez transformado no super-herói apresenta:
  • Força sobre-humana: uma força muito maior do que a de um ser humano normal e de outros monstruosos seres pré-históricos daquele período.
  • Resistência física sobre-humana: resistência a golpes fatais, avalanches, soterramentos, com manifestação de um surpreendente vigor durante longos períodos e aparente invulnerabilidade as formas de danos físicos relacionadas com fogo, frio, choques ou força extrema.
  • Voo: a capacidade de desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade, tal qual o Superman. Consegue ainda flutuar e mudar da direção do voo.
  • Coragem sobre-humana: noção de perigo reduzida e capacidade aumentada para encarar os piores perigos imaginados com destemor.
  • Transformação física rápida: mudança instantaneamente da aparência física tornando-se de maior estatura e compleição física avantajada.
  • Comunicação direta com o seu animal-aliado: habilidade de conduzir estrategicamente o ataques de Tog, transformado num dragão voador cuspidor de fogo, contra os seus adversários.
  • Controle mágico de sua clava: através desta potente arma consegue gerar raios, desferir golpes poderosos ampliados, iniciar cataclismos de modo controlado como erupções, além de possibilitar outros encantamentos de ataque misteriosos e desconhecidos.




Moby Dick

Moby Dick  é um desenho animado com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1967 e era transmitido junto com o Poderoso Mightor.
A história era sobre dois jovens, Tom e Tub, que eram resgatados por uma grande baleia branca (não confundir com a baleia homônima) após um naufrágio. Junto com a foca de estimação, Scooby, eles enfrentam perigos no mundo submarino.

Shazzan

Shazzan (do original Shazzan) é um personagem de desenhos animados criado por Alex Toth, produzido pela Hanna-Barbera. Foi exibido em 1967 pelo canal de televisão estadunidense CBS, entre 9 de setembro de 1967 a 6 de setembro de 1969, num total de 36 episódios, de aproximadamente 10 minutos cada. No Brasil a série fez um grande sucesso e foi exibido pela Rede Globo no ano de 1968, e por algumas outras emissoras e ficou conhecido com o título de Shazam, o Gênio.
Obs.: Não deve ser confundido com o mágico que aparece nas aventuras do super-herói Capitão Marvel, cuja revista já foi chamada deShazam.
Shazzan é um gênio das mil e uma noites. Ele aparece quando as duas partes de um anel mágico se juntam formando o seu nome e atende aos desejos de seus possuidores.
A série começa quando, nos dias atuais, dois adolescentes (Chuck e a irmã Nancy) encontram as duas partes de um anel em uma caverna. Ao juntá-las, são transportados para o mundo de Shazzan, a Arábia antiga. Daí para frente se defrontam com vários perigos, mas sempre são salvos pelo poderoso Shazzan.
A aventura da série é iniciada com a seguinte narração:
"No interior de uma caverna na costa do Maine, Chuck e Nancy encontram um cofre misterioso contendo as duas metades de um anel. Quando os anéis se juntam, formam a palavra Shazzan. A esse comando mágico eles são transportados ao mundo encantado da Arábia, das mil e uma noites. Aqui encontram seu gênio Shazzan. Shazzan lhes dá de presente Kaboobie, um camelo alado mágico. Shazzan os servirá todas as vezes que o chamarem, mas não poderão voltar para casa até que entreguem o anel ao seu legítimo dono. E assim começam suas viagens fantásticas".
Shazzan é praticamente invencível, e o suspense das histórias fica por conta do momento em que os irmãos irão conseguir unir as duas partes do anel para se salvarem. Outro interesse do desenho é o bom humor de Shazzan, que sempre faz mágicas criativas e divertidas, arrasando com seus adversários.
Os adolescentes viajam pelos céus da Arábia montados em um camelo voador, o Kaboobie. Além dos anéis, eles contam com outros apetrechos mágicos: uma corda que se move sob seu comando, um tapete voador e um manto que os tornam invisíveis quando cobertos pelo mesmo.

Os Cavaleiros da Arábia
Um grupo de aventureiros na Arábia das Mil e uma noites que lutavam contra a tirania do líder usurpador do trono de Bagdá, o maléfico sultão Bakaar.
O líder do grupo era o Príncipe Turhan. Havia ainda Bez, um mágico que podia se transformar em qualquer animal quando dizia "do tamanho de um...". Também fazia parte do grupo de cavaleiros o mago Fariek, que usava as palavras mágicas "Hossan Kobah", além da Princesa Nida (prima de Turhan, que era a mestra dos disfarces), Raseem (o homem mais forte de toda a Arábia) e o burrinho Zazuum (que virava uma tempestade de raios e furacões quando alguém puxava seu rabo).

Os Três Mosqueteiros
 Estreou em 1968 e teve 18 episódios.
Baseado no famoso romance Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Conta a história dos mosqueteiros, soldados fiéis à Monarquia francesa e protetores da rainha. O trio é formado por Athos, Porthos e Aramis, além do jovem e destemido D'Artagnan.
O nome mosqueteiro vem da arma utilizada pelos mesmos, um tipo de espingarda, chamada de mosquetão. Mas apesar do nome, eram famosos por sua habilidade com a espada.


Os Impossíveis
Era sobre uma banda de rock dos anos 60, com as suas roupas estilosas e penteados modernos (baseado nos Beatles) para a época, mas que se transformava em um grupo de super-heróis ao enfrentarem algum vilão. O seu palco móvel se transformava em um carro voador, o Impossimovel, e então combatiam o crime após gritarem a famosa frase: "Vamos nós…" ("Hally Ho!")

Personagens


  • Homem-Mola (Coil Man) - Era capaz de transformar os braços e as pernas em molas. Baixinho e gordinho, era sempre o ídolo de todos os meninos baixinhos e gordinhos que assistiam a série.
  • Multi-Homem (Multi Man) - Criava múltiplas cópias de si mesmo. Passava a imagem do desligado da turma, com o cabelo sempre cobrindo seus olhos e possuía um escudo com a letra "M". Sempre falava para o vilão: "Você pegou todos, menos o original"
  • Homem-Fluido (Fluid Man) - Era o líder do trio. Podia transformar-se em líquido. Usava uma máscara de mergulho completamente inútil, pois eram seus companheiros que precisariam de máscaras. Tinha como bordão o grito: "Vamos nós - Oho!".
  • Big D - Chefe do trio. Sempre que um super-vilão entrava em cena, ele chamava o grupo para lutar contra o crime, entrando em contato com eles através de um visor na guitarra de Coil (Homem-Mola).

Frankestein Júnior

O cientista garoto Buzz Conroy (Bob, no Brasil) e seu pai, o Professor Conroy combatiam supervilões com a ajuda de um robô poderoso chamado de Frankenstein Jr. "Frankie", como era chamado por Buzz, era muito parecido com o personagem Gigantor.
Frankie era ativado por um anel que Buzz usava.
O desenho foi cancelado em 1968 por queixas de violência, o que poderia incitar as crianças a um comportamento agressivo.

O Jovem Sansão


O jovem Sansão ou Sansão e Golias Samson e Goliath (em inglês) é um desenho de 30 minutos produzido pela Hanna-Barbera. Estreou em 1967 e teve 20 episódios. No começo era transmitido só, e depois em conjunto com os Brasinhas do Espaço.
É a história de um jovem e seu cachorro, andando pelo país em sua lambreta. Assim que Sansão unia seus braceletes dourados, se transformava em um super-herói, com super força, agilidade e podendo até voar. Seu cachorro Golias virava um enorme leão, que soltava raios poderosos dos olhos. Ambos combatiam vários vilões nas suas andanças.
Baseado no personagem bíblico Sansão que possuía grande força graças aos cabelos. No desenho quando o personagem se transforma, fica com os cabelos mais compridos. Golias também foi baseado em outro personagem bíblico, o gigante também chamado Golias, que foi vencido por Davi.

A Formiga Atômica

A Formiga Atômica é um desenho animado de um super-herói criado por Hanna-Barbera em 1965. 
A Formiga Atômica tem sua base num formigueiro próximo da cidade, onde ela tem um computador do tipo mainframe e equipamentos de exercício. Seus poderes consistem na habilidade de voar, super-velocidade e força descomunal.
Ela é contactada pela polícia para resolver os crimes, sendo algumas missões parodiadas de Batman.
A frase de ação da Formiga Atômica "Up and At 'em, Atom Ant!", foi traduzida pela dublagem original brasileira para "Lá vai a triônica, Formiga Atômica". Era proferida a cada ataque. Sempre que não conseguia ter força suficiente para uma determinada tarefa, ela voltava ao seu formigueiro, levantava os halteres algumas vezes e voltava para completar sua missão.


Falcão Azul e Bionicão

O milionário Radley Crown (encarnação de Bruce Wayne) e seu cachorro biônico Dinamite, passam o tempo em sua base de operações, a cidade de Big City, até serem alertados pelo Falco-Sinal. Eles imediatamente entram na Falco-Caverna (localizada na cobertura do apartamento) e se transformam respectivamente em Falcão Azul e Bionicão. Uma sátira bem escrachada às histórias de Batman e seu companheiro Robin.
Os dois travam lutas contra vilões perigosos e resolvem crimes que a polícia não conseguiu, mesmo com Dinamite mais atrapalhando do que ajudando. Dinamite possui os membros e o pescoço alongáveis e usa-os para fazer coisas que um cachorro normal não conseguiria. Além disso, possui uma arsenal de equipamentos eletrônicos que ele tenta usar no combate ao crime mas geralmente eles não funcionam bem e sempre atrapalham o Falcão.
Fez parte do show do Scooby-Doo lançado em 1976 sendo que os traços do próprio Dinamite são baseados nele. Aliás Scooby-Doo, um dos desenhos com maior número de episódios de toda a história foi usado como traço fundamental em vários outros desenhos de cachorros.
Outro dado importante sobre o desenho do Dinamite é que este foi o primeiro da história a escalar um personagem afro-descendente como um mandatário, no caso o prefeito.
No Brasil, muito da graça do personagem ficou a cargo da dublagem do hilariante Orlando Drummond, que além da própria voz do Scooby-doo interpretou personagens famosos na televisão, dentre eles o Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo.

O Vale dos Dinossauros
Conta a história da família Butler, uma família de exploradores. Fazendo uma pesquisa na região Amazônica, são dragados por um redemoinho e entram em uma caverna subterrânea. Ao sair de lá, se deparam com um mundo povoado de seres pré-históricos, como se o tempo não tivesse chegado naquela região. O desenho foi inspirado na série de TV "O Elo Perdido".
São salvos por alguns nativos amistosos e a cada dia que passam na região, precisam se adaptar a esta nova realidade e aprender a fugir dos perigos.
No último episódio, entende-se que eles fogem do vale com um planador, porém isto não é mostrado no desenho.


Swat Kats
A série SWAT Kats, o Esquadrão Radical foi uma série animada norte-americana da Hanna-Barbera produzida entre 1993 e 1995 e que tinha como personagens principais, a uma dupla de gatos que dedicavam a vida a salvar a cidade de MegaKat City das garras de vários vilões que tinham como principal intenção conquistar o mundo ou então destruir a cidade.
A série conta a história de T-Bone (Chance Furlong) e de Razor (Jake Clawson), dois pilotos da força militar "Enforcers" (Os Defensores) que foram expulsos pelo Comandante Ulysses Feral, por terem desobedecido às suas ordens diretas durante a perseguição de um criminoso, Dark Kat, o Gato Sinistro, e que por acidente, na verdade causado pelo próprio Comandante Feral, destruíram o quartel general dos Enforcers. Para tornar as coisas piores, ambos foram proibidos de voltarem a pilotar um avião para o resto da vida, e injustamente obrigados a trabalharem num ferro-velho para pagarem a dívida que fizeram. Usando a sua perícia de mecânicos, e uma quantidade considerável de peças de aviões que foram destruídos, Jake e Chance construíram o "TurboKat", um avião especial para os ajudar a patrulhar a cidade de MegaKat City sob a identidade de Razor e T-Bone, os SWAT KATS, dois vigilantes que protegem a cidade, mesmo que não sejam bem vistos por isso.

Laboratório Submarino

Sealab 2020 (Laboratório submarino 2020 em português) foi um desenho animado dos estúdios Hanna-Barbera exibido em 1972 que mostrava a aventura de um grupo de cientistas que protegiam a fauna marinha. E também ganhou uma versão cômica no bloco Adult Swins.





Galtar
Galtar e a Lança Dourada é uma série de desenho animado, produzida pela Hanna-Barbera. Estreou em 2 de setembro de 1985 e teve apenas uma temporada, com 21 episódios.
A história é sobre Galtar, um guerreiro mítico e de seus dois companheiros, a Princesa Goleeta e Zorn. Galtar com auxílio da Lança Dourada luta contra Tormack, o usurpador do trono do reino de Bandisar, que pretende conquistar o mundo todo. Tormack foi responsável pela morte dos pais de Galtar e de toda a família da Princesa e de Zorn.

Os Piratas de Águas Sombrias
Os Piratas de Águas Sombrias é um desenho animado produzido pelos estúdios Hanna-Barbera de 1991 a 1993, constituido de 21 episodios. Possui também uma versão em quadrinhos publicada nos EUA. Mas depois virou um jogo para Super Nintendo e Sega Mega drive tendo os personagens: Tula, Ren e Ioz. Onde eles enfrentam vários piratas.


Família Drácula
Família Drácula (Drak Pack) foi um desenho animado americano da década de 1980, feita pela Hanna-Barbera, com 16 episódios exibidos de 1980 a 1982 nas manhãs de sábado da Rede CBS. No Brasil, foi exibido no Clube da Criança, da extinta TV MancheteA série é centrada nos adolescentes Drak, Frankie e Lobão (Howler), os descendentes do Conde DráculaFrankenstein e Lobisomem. Como uma forma de expiar os erros passados de seus ancestrais, o trio resolve se tornar super-heróis. Sendo de forma humana a princípio, eles podem se transformar em seus alter egos monstruosos por tocar as mãos de cada um. Drak se torna um vampiro que pode andar tranquilamente no sol, e assumir outras formas além de morcego;
Frankie se torna o monstro de Frankstein, com superforça e descargas elétricas;
Lobão, como um lobisomem, tem uivos ultrasônicos e supersopro.
O grupo recebia regularmente conselhos de Draculão, o tio-avô de Drak, um vampiro que curiosamente poderia ser destruído pelo sol, ao contrário do sobrinho. Uma constante piada era Draculão machucar os dedos quando fechava seu caixão. Draculão afirmava ser o próprioConde Drácula, agora regenerado.

Vilões
Como vilões regulares, havia o Dr. Terror (Dr. Dred), criminoso semelhante a Dick Vigarista, que possuía uma organização secreta formada por monstros, e tramava planos mirabolantes, sempre frustrados pela Família Drácula. Os membros de sua organização eram:
  • Sapão: O mais lembrado de todos os personagens, era o capacho do Dr. Terror. Era uma espécie de homem-sapo com feições de Peter Lorre. Sempre que recebia uma censura por parte de Dr. Terror (frequentemente…) pegava uma mata-moscas e acertava a própria cabeça dizendo repetidamente: MAU SAPÃO…
  • Múmia: uma múmia animada superforte; tinha bandagens que se esticavam, as quais usava frequentemente para prender a Fámilia Drácula. Tinha uma voz monstruosa e lenta.
  • Mosca: Uma mosca humana, falava zumbindo e podia voar.
  • Vampira: uma vampira com poderes similares a Drak, tem uma voz a la Zsa Zsa Gabor. Tem uma leve atração (platônica…) por Drak.



Fonte:
Wikipédia
Omelete
http://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/lembra-desse-super-herois-da-hanna-barbera/

Comentários