Anos 70

Para quem acha que a Era Disco veio dos Estados Unidos, esta enganado, pois ela veio da Europa que foi se alastrando em todo mundo. A música disco também conhecido como Discothéque é um gênero de dança que atingiu a década de 70 e teve suas raízes no clube voltada para negros, latinos-americanos e gays, amantes das músicas psicodélicas.
O termo discothèque tem origem na Segunda Guerra Mundial, era o nome dado aos salões franceses que não tocavam música ao vivo, o termo Disc Jockey ou DJ, usado para descrever radialistas, passou a ser usado para profissionais que executavam canções nesses salões. No ano de 1975 é que a disco music realmente decolou, com sucessos como "The Hustle" (de Van McCoy) e o primeiro sucesso de Donna Summer, "Love to Love You Baby" (gravado na Alemanha) atingindo os primeiros lugares.

Em 1975, ocorreu o primeiro grande sucesso da disco, com KC & the Sunshine Band ("Shake your Booty" e "That´s the Way - I Like It"). Neste mesmo ano, teve o lançamento do primeiro "disco mix" (música remixada por um disc-jóquei), com a música de Gloria Gaynor "Never Can Say Goodbye", um cover do sucesso dos Jackson 5.
O ritmo da "disco' music" também está presente em músicas como o tema musical da série de TV SWAT ("Theme from "S.W.A.T.""), de 1976 (gravado pelo grupo de estúdio Rhythm Heritage) ou a música "Gonna Fly Now", música-tema do filme "Rocky, o Lutador" composta por Bill Conti. Da Europa, surgiram grupos como Silver Convention e Boney M (na Alemanha), Santa Esmeralda (na França) e La Bionda (na Itália).
O grupo sueco ABBA, que inicialmente fazia um gênero romântico, também embarcou no "fenômeno disco'", com "Dancing Queen", "Money, Money, Money", "!Gimme! Gimme! Gimme!", "Super Trouper", "Voulez-vous" e outras.
A popularidade do estilo atingiu o auge na chamada Era Disco, entre 1977 e 1979, em parte devido ao filme de 1977 Saturday Night Fever (traduzido no Brasil como "Os Embalos de Sábado à Noite"), com o ator John Travolta. Este filme também foi responsável pela taxação do grupo Bee Gees como artista disco, taxação esta fundamentada nos sucessos disco do grupo que estiveram na trilha sonora do filme, como "Stayin' Alive""You Should Be Dancing""More than a Woman""How Deep Is Your Love?" e "Night Fever", além de "Tragedy", que é posterior ao filme. Entretanto, esta taxação deu-se, uma vez que os Bee Gees que já tinham sido banda de rock, de country rock, de balada e posteriormente de pop e pop rock firmaram sucesso nesse estilo musical em 1976 através da música "You Should Be Dancing" que, posteriormente fez parte da trilha sonora do filme Saturday Night Fever (no Brasil chamado de 'Os Embalos de Sábado à Noite')

Também no modo de vestir que era moda dos anos 70 foi as calças boca de sino que era apreciada principalmente pelas mulheres, também um visual hippie e as faixas de panos amarradas na cabeça. As cores que caracterizava a época é o caramelo, tanto no couro em bolsas de franjas como nos sapatos e alguns detalhes nas peças de roupas como macacões e calças jeans ganharam um toque do caramelo.
No Brasil um grupo de estilistas bastante criativos ganha destaque no Rio de Janeiro com nomes como Jose Augusto Bicalho, Luiz de Freitas, Sonia Mureb, Meire Zaide, Gregório Faganello, Marco Ricca, Marilia Valls. Já em São Paulo era Décio Xavier que tentava fazer a capital paulista brilhar no cenário da moda ao lado de José Gayegos e outros.
Mas também não era só Era Disco, também teve outros movimentos, para começar o movimento Punk  que muitos acham que surgiu nos anos 80, na verdade surgiu na década de 70, isso mesmo  o conceito de "cultura punk" adquiriu novo sentido com a expressão movimento punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura supostos comum a todos membros do movimento punk ou da ramificação/submovimento a que ele pertence. O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos — seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional vigente na sociedade ou como manifestação de segregação e autoafirmação por gangues de rua. A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.
Originalmente, o punk surgiu por volta de 1974 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos das década de 1950 e 1960: era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento.
A primeira manifestação genuinamente punk, no entanto, o estilo punk rock, surgiu primeiro nos Estados Unidos com a banda Ramones, por volta de 1974, e foi caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilorocker/greaser (jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto à juventude, diversão e rebeldia).
Enquanto o rock and roll tradicional ainda criava estrelas do rock que distanciavam o público do músico, o punk rock rompeu este distanciamento trazendo o princípio da música supersimplificada (pouco mais que três acordes, facilmente tocados por qualquer pessoa sem formação mínima musical) e instigando naturalmente outros adolescentes a criarem suas próprias bandas. O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois.
Extremamente empolgado pela apresentação dos Ramones, Mark Perry abandona seu emprego e produz o primeiro fanzine punk, oSniffin' Glue ("cheirando cola"), com a intenção de promover esta nova agitação cultural. O fanzine foi o símbolo marco para o "Do it yourself" (faça-você-mesmo) punk, não tinha quase nenhum recurso financeiro e era marcado pelo estilo visual deliberadamente grosseiro e com senso de humor ácido.
Na Inglaterra o princípio de que "qualquer um pode montar uma banda" e o espírito renovador do punk rock se mesclaram a uma situação de tédio cultural e decadência social, desencadeando o punk propriamente dito.
Os Sex Pistols, antes uma banda de punk rock comum, se torna um projeto mais ambicioso com a tutela de Malcom McLaren e a inclusão de um baixista inventivo e provocador, Sid Vicious. A banda passa a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, além de símbolos comunistase indumentária sadomasoquista num agressivo deboche dos valores políticos, morais e culturais (influenciados e patrocinados por Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, amigos aficionados pelas ideias dadaístas e situacionistas).
Além de ridicularizar clássicos do rock and roll, as músicas da banda costumavam demonstrar um profundo pessimismo e niilismo, agredindo diretamente diversos elementos da cultura vigente, sempre em tom sarcástico e agressivo. Logo chamam a atenção de entusiastas que começam a acompanhar os shows produzindo eles próprios de forma caseira estilos de roupas e acessórios, em geral rearranjos de roupas tradicionais como ternos, camisas e vestidos, com itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos.
Essas características — sarcasmo, interesse pelo grosseiro e o ofensivo, valorização do faça-você-mesmo, reutilização de roupas e símbolos de conhecimento geral em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, sejam políticas ou morais, e pessimismo — somadas ao estilo empolgante e direto do punk rock, definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como subcultura punk.
A partir de 1977, esta postura punk se tornou um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando e ramificando em subgêneros.
O movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 1970, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto estado-unidenses e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Aqui, surge a primeira banda punk brasileira: Restos de Nada.
Hippie
A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas ideias foi o guitarrista Douglas Viscaino que como protesto criou a banda e dizia que poderia através das músicas e letras libertárias conscientizar todas as pessoas a lutarem contra a perversa forma de sistema imposta pela ditadura. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como AI-5, Detrito Federal,Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.
Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.
Também o movimeno Hippie que embora tenha surgido nos meados dos anos 60, mas nos anos 70 esse movimento foi ganhando força nos Estados Unidos e no Brasil com a frase Paz e Amor! 

Por volta de 1970, muito do estilo hippie se tornou parte da cultura principal, disseminando a sua essência por todas as áreas das sociedades atuais. A liberdade sexual, a não discriminação das minorias, o ambientalismo e o misticismo atual são, em larga medida, produto da contestação hippie.
No entanto, a grande imprensa perdeu seu interesse na subcultura hippie, apesar de muitos hippies terem continuado a manter uma profunda ligação com a mesma. Como os hippies tenderam a evitar publicidade após a era do Verão do Amor e de Woodstock, surgiu um mito popular de que o movimento hippie não mais existia. No entanto, ele continuou a existir em comunidades mundo afora, como andarilhos que acompanhavam suas bandas preferidas, ou às vezes nos interstícios da economia global. Ainda hoje, muitos se encontram em festivais e encontros para celebrar a vida e o amor, como no Peace Fest e nas reuniões da família arco-íris.
No Brasil, existem algumas comunidades hippies espalhadas por praias e comunidades alternativas. Neste contexto, destacam-se a cidade mineira de São Tomé das Letras, o vilarejo Trindade em Parati, no Rio de Janeiro, Pirenópolis em Goiás, Trancoso e Arembepe na Bahia etc. No cenário musical, destacam-se o cantor Raul Seixas e a banda Mutantes, que fizeram grande sucesso nos anos 1960 e 1970 e que têm milhares de fãs ainda hoje. Na cena musical contemporânea, destaca-se o cantor Ventania, marcante referência de São Tomé das Letras, Minas Gerais. Ventania tem, em seu repertório, inúmeras obras que falam desde do livre pensar ao desapego material, cultuando a natureza e os ideais hippies. Há, ainda, inúmeros festivais Brasil afora, como o Festival Psicodália, que se realiza anualmente no sul do Brasil, normalmente em Santa Catarina, e que reúne mais de 5 000 pessoas por edição. Em Santa catarina também destaca-se o vale da utopia na proximidade da Guarda do Embaú espaço natural ao acampamento e vivenciamento da experiencia Hippie.


Filme Trash
A definição de Filme Trash, em geral, trata-se de um filme tecnicamente mal feito (propositadamente ou não) mas que é considerado bom. A estética cinematográfica Trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no Terror. Costuma-se considerar Trash todo filme de Terror que ao invés de causar medo ou tensão, é engraçado. Um dos primeiros filmes trash dos anos 70 foi o Massacre da Serra Elétrica, dirigido por Tobe Hooper, lançado em outubro de 1974.

Séries dos anos 70

Existiam séries que faziam sucesso nos anos 70, eis algumas listas:
A Família Do Re Mi ( 1970)

É uma série de televisão dos Estados Unidos, uma sitcom de comédia. O primeiro episódio foi ao ar em 25 de setembro de 1970 e o último em 23 de março de 1974, exibido pela Rede ABC num total de 96 episódios e quatro temporadas. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo nos anos de 1970. Criada por Bernard Slade e produzida por Bob Claver e Mel Swope da Screen Gems. A produtora havia tido um programa de grupo musical familiar (os inicialmente fictícios The Monkees, que depois se transformariam em umabanda verdadeira) cuja série terminara e queria lançar um outro na mesma linha.
The Partridge Family foi inspirada e vagamente baseada no grupo The Cowsills,uma família musical da vida real famosa no mercado americano dos anos de 1960. Têm-se que os filhos do The Cowsills eram quem os produtores queriam para interpretar The Partridge Family,mas eles rejeitaram a proposta quando souberam que a mãe, Barbara, teria que ficar de fora pois Shirley Jones era quem tinha sido contratada para estrelar o programa.
A Screen Gems produzia os shows e lançava vários discos com as musicas da banda, cujas gravações a maioria dos intérpretes no programa não participavam. O produtor musical Wes Farrell contratava músicos de estúdio para as gravações. Em poucas semanas de exibição da série, David Cassidy convenceu Farrell de que podia cantar com a banda e se tornou o principal vocalista. (Devido a isso várias músicas gravadas nos primeiros episódios e do primeiro disco não contavam com Cassidy nessa função). Shirley Jones também participou dos discos.
Com os shows e as campanhas promocionais, David Cassidy se transformaria num ídolo adolescente dos anos de 1970 (inclusive no Brasil).Com isso, David assinaria um contrato solo com os produtores. Como a Família Partridge não existia de verdade, David começou a excursionar com sua própria banda e a gravar seus próprios discos.
O primeiro grande sucesso de The Partridge Family foi a canção de 1970 "I Think I Love You", atingindo o número um da parada da revistaBillboard. (A canção foi uma composição de Tony Romeo, autor de muitos sucessos de the Cowsills).
David Cassidy logo se cansaria da súbita fama e dos seguidos shows.. No verão de 1972, numa entrevista para a revista Rolling Stone, ele tentava se afastar da imagem popular de Keith Partridge.
Na quarta temporada, com o declínio da audiência, os produtores introduziram o personagem Ricky Stevens (Ricky Segall), uma precoce criança cantora que gravaria canções infantis, ora acompanhado da banda, ora por Shirley no piano e Danny na guitarra (ele gravaria seu próprio disco com músicas do programa).

As Panteras ( 1976)

É uma série de televisão norte-americana produzida por Aaron Spelling e Leonard Goldberg para a emissora ABC, levada ao ar em cinco temporadas de 1976 a 1981.
Foi criada por Spelling, Goldberg, Ivan Goff e Ben Roberts, possuindo 158 episódios no total.
O seriado traz três belas, corajosas e inteligentes mulheres que trabalham na Agência de Detetives Charles Townsend comandada pelo misterioso chefe que jamais aparece, apenas passa as orientações por meio de um viva-voz. Seu homem de confiança, John Bosley, é quem trata pessoalmente com as moças, de nomes Sabrina Duncan, Kelly Garrett , Jill Munroe, Kris Munroe, Tiffany Welles e Julie Rogers.

Casal 20 ( 1979)
Casal 20 (do inglês Hart to Hart) foi uma série de TV estadunidense que foi ao ar entre 1979 e 1984, totalizando 110 episódios. A série, criada pelo romancista Sidney Sheldon, foi um enorme sucesso de audiência.
É protagonizada pelo casal rico e simpático Jonathan (Robert Wagner) e Jennifer Hart (Stefanie Powers) que ao invés de aproveitar a vida em sua mansão viaja com seu dinheiro combatendo crimes, deixando de lado seu emprego em sua firma. Além dele e sua mulher, participavam também o mordomo Max (Lionel Stander) e seu cachorro Freeway, que viajavam pelo mundo solucionando casos de espionagem e assassinatos.

Chip's ( 1977)
CHiPs é uma série de TV estadunidense, exibida em 6 temporadas, de 1977 a 1983. É baseada nas aventuras de dois patrulheiros rodoviários em motocicletas na Califórnia. A sigla CHiP significa California Highway Patrol, ou Polícia Rodoviária da Califórnia. As duas primeiras temporadas da série foram lançadas em DVD no Brasil.



Curiosidades
Arnold

Dois seriados de grande sucesso, exibidos na Tv aberta Sbt, foram Arnold (1978), que conta a história de duas crianças negras adotadas por uma família branca e de classe social alta, e do órfão Chaves (1972), um garotinho que vive no barril de uma vila habitada por moradores pra lá de engraçados.








Lançamento do Cinema

Alguns filmes que foi sucesso e continua até hoje como o caso de Planeta dos Macacos que também virou série, Embalos de Sábado à Noite estrelado pelo John Travolta, Star Wars, Rocky o Lutador ambos produzidos em 1976, Superman - o Filme estrelado pelo ator Cristopher Reeve em 1979 e é um clássico, Alien - O Oitavo Passageiro, Jornadas nas Estrelas - O Filme e muito outros que viraram clássicos. Os filmes de artes marciais também virou febre nos anos 70. 

Desenhos Animados

Os Mussarelas
É um desenho animado de 1972, que foi produzido pela Hanna-Barbera Productions. O desenho contava as aventuras e desventuras vividas por Zecas Mussarela (Gus Holiday) e sua família, que viviam na Roma Antiga. O desenho procurava seguir a linha dos populares Os Flintstones e Os Jetsons, mas não alcançou o mesmo sucesso dos que o inspiraram. Devido à baixa receptividade do público, teve apenas uma temporada de 13 episódios de exibição e não foi mais produzido.
Lançado os quadrinhos na revista Heróis da TV da Editora Abril, com o nome de "Folias Romanas", a tradução ao pé da letra do nome original.

Superamigos
Foi um desenho animado de grande sucesso, produzido de 1973 a 1985 pela Hanna-Barbera, baseado na Liga da Justiça da DC Comics.







Hong Kong Phooey
Hong Kong Phooey (no BrasilHong Kong Fu) é uma série de desenho animado que foi produzida pela Hanna-Barbera entre 1974 e 1976.

"Quem é o super-herói? O Sargento?...Não. Rosemary a telefonista?...Não. Penry o humilde faxineiro?...Pode ser..." e assim, tinha início mais um episódio de Hong Kong Fu. O desenho retrata um jovem faxineiro que trabalha na delegacia de polícia, Penry, que sempre ao ouvir os relatos de Rosemary ao Sargento Flint sobre os vários pedidos de socorro na cidade, discretamente, sai de vista e se transforma no "super-magnífico lutador contra o crime", Hong Kong Fu, um lutador(um especialista!) de artes marciais, usando um Kimono vermelho e uma máscara sobre os olhos para manter sua identidade secreta, sai a procura dos bandidos e "super-vilões" da cidade, derrotando-os das mais variadas formas possiveis(ou melhor dizendo, nas mais variadas trapalhadas possíveis). Hong Kong Fu, também é uma óbvia sátira aos seriados de Kung Fu que marcaram a época.
Incrivelmente, a série só teve 16 episódios, mas mesmo assim, é um campeão de reprises no Brasil, sendo reprisado durante toda a década de 70 e 80, o que leva muitos a acreditarem que tem muito mais episódios.
Tarzan 
Os estúdios Filmation produziram, entre 1976 e 1982, a série animada Tarzan, Lord of the Jungle, considerada bastante fiel à obra de Burroughs– bem mais que muitos dos filmes realizados até então. Um exemplo é a presença, no desenho da Filmation, do macaquinho N'kima como mascote de Tarzan, em vez da chimpanzé Cheetah, que só existia nos cinemas. Este desenho foi exibido no Brasil pelo canal SBT nas tardes dos anos 1980, voltando a ser exibido recentemente nos sábados, pela manhã.

Grupo Musical que marcou época

Os Super-Heróis
Quem não se lembra desse grupo que se fantaziavam de super-heróis, se não me engano a minha tia tinha até esse disco. Pois fazia muito sucesso com a garotada. Quem não lembra do refrão da música:

Nós somos todos Babys!!! Superamigos Babys!!! Só você, nos chamar!!!



Ghensis Khan 

Dschinghis Khan foi uma banda pop alemã criada em 1979 para competir no Festival Eurovisão da Canção 1979. O nome da banda é a pronúncia alemã de Genghis Khan, e foi escolhido para interpretar o tema homónimo Dschinghis Khan, escrita e produzida por Ralph Siegel, com letra de Bernd Meinunger, uma dupla responsável por várias canções daquele certame musical.
Apareceram com a explosão da Disco Music, e, com isso, alcançaram popularidade no mundo todo, especialmente na Europa, Rússia eJapão. Suas músicas falavam geralmente de figuras históricas ou locais com culturas exóticas, como Mongólia, Rússia, Oriente Médio, Japão e México.
A formação original era composta pelos integrantes Steve Bender (1942-2006), Wolfgang Heichel, Henriette Heichel, Leslie Mándoki, Edina Pop e Louis Hendrik Potgieter (1951-1993),que morreu de AIDS. O grupo parou de se apresentar em meados da década de 1980, mas voltou recentemente por causa da popularidade do grupo na Internet. A nova formação da banda contou com Stefan Track substituindo Potgiester como o personagem de Khan. Eles voltaram com uma apresentação no Olympiyski Arena, em Moscow, no dia 17 de outubro de 2005. No dia7 de maio de 2006, Steve Bender (conhecido como o "careca" do grupo) morreu de câncer.
Curioso observar que a música Moskau, que era relacionada a Moscou, e que foi um dos maiores hits do grupo nas décadas de 1970 e 1980, era proibida na Rússia por ser considerada "Anti-Soviética". Com esta mesma música, foi lançado no Brasil pela RGE no início da década de 1980 um grupo "cover" chamado de Brazilian Genghis Khan, que fez grande sucesso nas rádios e programas de auditório brasileiros, principalmente em 1984 e 1985, tendo como principal sucesso o hit Comer, Comer. O quarteto, liderado pelo argentino Jorge Danel, era formado por Genghis (Omar Leon), Thor (Jorge Danel), Tuly (Heloísa Nascimento) e Tania (Tânia Brasil).
Atualmente, a banda alemã ainda tem integrantes da década de década de 1980. Wolfgang Heichel,Henriette Heichel e Edina Pop ainda estão no grupo musical e fazem shows e apresentações, como a abertura do Eurovision de 2009. Os três integrantes agora atuam com um grupo de bailarinos e cantores que foi intitulado The Legacy of Dschinghis Khan, que se vestem com figurinos orientais estilizados, evocando a música que fez o grupo estourar na década de 1970.
As Melindrosas
As Melindrosas foi um quarteto feminino brasileiro composto pelas cantoras GretchenSula Miranda, Yara e Paula que se formou em 1978 e encerrou em 1986.
Descobertas e produzidas por Jorge Gambier, lançaram em 1978 o LP "Disco Baby", que apresentava cantigas de roda gravadas em estilo disco (sucesso na época). Obteve sucesso, chamando pela primeira vez a atenção para o mercado musical infantil no Brasil.
Eram suas integrantes as irmãs, Maria Odete, Yara, Suely e a amiga Paula.
Alguns meses após o lançamento do lp Disco Baby a integrante Maria Odete deixa o grupo e parte para carreira solo como Gretchen.
O grupo gravou quatro LPs ultrapassando quatro milhões de cópias vendidas e ainda em 1979, estrelou o filme dirigido por J. B. Tanko "É Proibido Beijar As Melindrosas/Vamos Cantar Disco Baby".
Em 1981 lançam o compacto com a música O Feiticeiro que fazia parte da trilha sonora do palhaço Bozo. A integrante Suely deixa o grupo em 1981 para casar e no seu lugar entra a integrante Ezilda.
As Melindrosas ainda lançam um compacto em 1982 e logo em seguida terminam o grupo.
Yara ainda tenta emplacar com dois grupos o 1º chama Video Girls(Certo, Bonitinho e Correto), grupo formado pelas integrantes Yara, Ezilda e Fati. A música é bem executa nas rádios de todo o país mas o grupo não segue carreira.
Em 1984 Yara lança o grupo Hora Certa com Fati e um integrante homem, se apresentam nos programas de auditório e emplacam o hit A Colegial.
Yara nos anos 90 lança carreira solo como Yara Miranda.
Suely muda o nome para Sula Miranda e grava como cantora sertaneja e é coroada a Rainha dos Caminhoneiros. Sula algum tempo depois vira cantora gospel sem muito exito volta a tentar carreira com músicas sertanejas.
Paula é dona de um badalado restaurante em SP.
Gretchen seguiu carreira de sucesso pelo Brasil e hoje está aposentada, casada morando em outro país.


Gretchen

Gretchen iniciou a carreira como crooner da orquestra do Maestro Zaccaro em 1976, o convite para integrar a banda veio após Maria Odete ter vencido o Festival do Colégio Objetivo.
Ainda na adolescência, integrava o grupo As Melindrosas juntamente com suas irmãs Sula Miranda, Yara e a prima Paula. O primeiro LP, "Disco Baby", já estava pronto enquanto a gravadora Copacabana procurava 4 meninas para a divulgação do material, após a escolha e o início da divulgação com exibição do clipe no programa Fantástico e várias outras aparições em programas de TV, o LP alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas e recebeu nota na revista musical Billboard. Num período de dois anos, o LP já havia vendido quatro milhões de cópias, segundo o produtor Jorge Gambier, mas neste período Gretchen já havia abandonado o grupo e seguiu em carreira solo

Dee D. Jackson

Deirdre Elaine Cozier, mais conhecida como Dee D. Jackson, (OxfordInglaterra15 de julho de 1954) é uma cantora inglesa.
Dee D. Jackson fez sucesso no final da década de 1970, gênero Disco, principalmente com as canções Automatic Lover e Meteor Man. Atualmente vive em TurimItália e possui umagravadora.


Houve versões brasileiras de Ghensis Khan e Dee D. Jackson. Também o Rock in Roll dominava as paradas como Iron Maden, AC/DC, Kiss, Ramones, Black Sabbah e muitos outros.

Penteados dos Anos 70
Os penteados da década de 70 transmitiam um ar mais livre, mais hippie, confira:

Nos anos 70, também tinha o Black Power que virou febre para os afrodescendente.



Anos 70 no Brasil e no Mundo


Esportes

- 21 de junho de 1970 - Brasil tri-campeão da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México.

- Em 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de Munique (República Federal da Alemanha).

- Em 1976, são realizados os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá).

Ciência e Tecnologia

- 15 de novembro de 1971 - A Intel lança o primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004.

- Em janeiro de 1972 é lançado o Odyssey 100, primeiro videogame do mundo.

- 1975 - A missão espacial Viking I explora o planeta Marte.

- Em 1976 é fundada a empresa que seria a gigante da computação nas décadas seguinte: a Apple.

- A televisão em cores começa a se tornar popular no final dos anos 70.



Guerras, Golpes Militares, Revoluções e Conflitos

- 11 de setembro de 1973 - golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o governo de Salvador Allende.

- Com derrota dos Estados Unidos, em 1975, termina a Guerra do Vietnã.

- 25 de abril de 1974 - Revolução dos Cravos em Portugal acaba com o regime militar no país.

- Abril de 1975 - começa a Guerra Civil no Líbano.

- Em 1979, na Nicarágua, ocorre a revolução sandinista (movimento de caráter socialista), contra a ditadura de Anastásio Somoza.

- Abril de 1979 - Revolução Iraniana.



Política

- 15 de março de 1974 - O general Ernesto Geisel assume a presidência do Brasil.

- 9 de agosto de 1974 - Após o caso Watergate, Richard Nixon renuncia à presidência dos EUA.

- 15 de março de 1979 - o general João Baptista Figueiredo assume a presidência do Brasil.

- Em 1971, a República Popular da China ingressa na ONU (Organização das Nações Unidas).

- Margareth Thatcher torna-se, em 1976, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra Britânica da história.

Economia

- 1973 - Crise mundial do petróleo - OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%.

- 1973 - Início do projeto do Eurotúnel e lançamento do primeiro Airbus.

- Início da década de 1970 - Brasil vive a fase do "Milagre Econômico".

Música

- Março de 1970 - Depois de muito sucesso, acaba a banda de rock Beatles.

- 16 de agosto de 1977 - Morre o rei do rock, Elvis Presley.

Bandas de sucesso da década de 1970:

- Brasil: Os Mutantes,  A Cor do Som, Novos Baianos, Made in Brazil e Casa das Máquinas.

- Internacionais: Deep Purple, Black Sabath, Rolling Stones, Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, AC/DC, Sex Pistols, The Clash, The Ramones, Bee Gees, Queen, ABBA, Dire Straits Iron Maiden, The Police, Pink Floyd.

Músicos que fizeram sucesso: 

- Brasil: Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Beto Guedes e Vinicius de Moraes.

- Internacionais: David Bowie, Elton John, John Travolta, Donna Summer, Elvis Presley, Rod Stewart, John Lennon, Cat Stevens, Billi Paul e Bob Marley.

Televisão

- Programas que fizeram sucesso: Nacionais (Chico City, Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, Malu Mulher, A Grande Família) e Internacionais ( Hulk, Cyborg, As Panteras, Havai 5.0)

- Desenhos que fizeram sucesso: Speed Racer, Pica-Pau, Pernalonga, Piu-Piu, Tom e Jerry, Gaguinho, Os Herculóides, Homem Pássaro e Popeye.

Como podem ver na década de 70 teve vários movimentos e muitos acontecimento, o pessoal quando fala da década de 70, logo lembra da Era Disco.
Fonte:
Sua Pesquisa
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_70.htm
Uol
http://virgula.uol.com.br/tvecinema/quais-desenhos-da-tv-marcaram-sua-infancia-nos-anos-70-e-80/
Filmes Antigos
http://filmes-antigos.info/seriados-dos-anos-70.html
Wikipédia
Disco Night
Fashion Bubbies
Nada Frágil

Comentários