As Tartarugas Ninjas


As Tartarugas NinjaTeenage Mutant Ninja Turtles (frequentemente abreviado como TMNT), é um grupo de quatro tartarugas antropomórficas, a quem lhes foi dado o nome de quatro artistas italianos do Renascimento, e treinadas na arte do ninjutsu por um rato sensei antropomórfico com o nome Splinter. A partir da sua casa, os esgotos de Nova Iorque, batalham contra criminosos, senhores demoníacos, criaturas mutantes e alienígenas invasores, enquanto que ao mesmo tentam tempo permanecer escondidos da sociedade. Num ou noutro ponto e em quase todas as histórias TMNT, o Shredder, líder da secção de Nova Iorque do grupo criminoso Foot Clan, é o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas.
Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, a sua primeira aparição foi em 1984 na revista de banda desenhada Teenage Mutant Ninja Turtles #1 publicada pela Mirage Comics, acabando mais tarde por expandir para séries animadas de televisão, filmes, videojogos, brinquedos, e muitos outros produtos. Durante o pico da popularidade da franquia, entre o final da década de 1980 e inicio de 1990, ganharam fama e sucesso a nível mundial.
Em 1983, começa à vida de dois promissores quadrinhistas amantes de Jack Kirby e Frank Miller, lutando bravamente para iniciar uma carreira na difícil arte de produzir uma revista em quadrinhos. Kevin Eastman iniciou sua carreira trabalhando como desenhista freelance, ilustrando e frequentando aulas à noite. Peter Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusetts e desenvolveu alguns projetos de sua própria autoria, como a revista em quadrinhos SCAT. Após se conhecerem, conversarem bastante e a descoberta de várias paixões mútuas nas histórias em quadrinhos, ambos iniciaram uma parceria e acabaram por fundar tempos depois o Mirage Studios.
Depois de um dia frustrante de trabalho em cima de um novo personagem, o Fugitóide, Eastman e Laird decidiram beber um pouco para relaxar. Por brincadeira, durante a bebedeira, os dois começaram a discutir quais as características necessárias para que um personagem pudesse ter sucesso. Entre elucubrações e um e outro copo de cerveja, Laird desenhou uma tartaruga com Nunchakus, e a dupla decidiu criar um seriado parodiando grandes sucessos da época: ninjas (como o Demolidor), e as criações de Frank Miller, Ronin e Elektra, mutantes adolescentes (a série Novos Mutantes, dos X-Men) e criaturas (Cerebus).

Criadores

Kevin Eastman

Criador das Tartarugas Ninja em parceria com Peter Laird, nasceu em 30 de Maio de 1962 em Portland, Maine.
Depois de frequentar por pouco tempo a Escola de Arte de Portland e a Universidade de Southern Maine, ele continuou seus estudos artísticos como freelancer, ilustrando e frequentando aulas à noite.
Escrevendo e desenhando histórias para as revistas Comix Wave e Goodies, ele conheceu Peter Laird no outono de 1982. Descobrindo uma paixão mútua pela arte das histórias gráficas (e por Jack Kirby), Kevin e Peter trabalharam em alguns pequenos projetos antes de fundar o Mirage Estudios, no outono de 1983. Foi lá que, alguns meses depois, enquanto trabalhavam em sua primeira criação, O Fugitóide, que Kevin fez um rascunho daquilo que juntos, eles transformariam num dos maiores fenômenos comerciais da história: As Tartarugas Ninjas.


Peter Laird

Peter Alain Laird, é o co-criador das Tartarugas Ninjas, nasceu em North Adams, Massachusets, em 27 de Janeiro de 1954.
Seu amor por desenho era evidente desde a infância, assim como seu fascínio por dinossauros e robôs.
No caminho rumo aos quadrinhos profissionais, Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusets; publicou uma homenagem ao Conan de Barry Smith intitulada Barbaric Fantasy; contribuiu com charges e ilustrações para o jornal estudantil da universidade, o Daily Colegian; co-criou a revista em quadrinhos SCAT e tornou real o estereótipo do "artista faminto", fazendo ilustrações durante oito anos.
Foi um encontro casual com o jovem e promissor artista Kevin Eastman, em 1982, que lançou Lairdem seu atual caminho, que culminou com a publicação das Tartarugas Ninjas, publicação esta financiada por eles próprios.


História
Inspirados no acidente que foi provocado por um cego ao atravessar a rua e um caminhão com material radioativo, quatro tartarugas que estavam sendo carregadas numa caixa por um garoto, acabam sendo atingidas também pela radiação e caindo nos esgotos de Nova York, onde seria ambientada toda a ação. Assim, a partir de um singelo acidente surgiram as Tartarugas Ninja Mutantes Adolescentes. Além delas, surgiram também o Mestre Splinter e mais tarde o encontro com seus únicos amigos: a assistente de laboratório April O´Neil e o maluco por esportes Casey Jones
Tendo os personagens principais prontos, os personagens secundários e tudo o mais necessário para uma boa revista em quadrinhos, a dupla ofereceu a sua criação a várias editoras. Todas recusaram. Ninguém acreditou que uma ideia tão absurda pudesse fazer sucesso. Sem o apoio de nenhuma editora, os dois produziram a revista sozinhos, em preto e branco, com a ajuda de um tio de Kevin Eastman, e lançaram no mercado, em 1984, uma singela tiragem de 3.000 exemplares. Logo tiveram que imprimir uma segunda tiragem com 6.000 exemplares, e novamente uma outra com 15.000 exemplares.

Com uma deliciosa mistura de ficção científica, artes marciais, humor e ação, as Tartarugas Ninja conquistaram os fãs do circuito alternativo. E, além disso, fizeram com que o mercado enxergasse novamente o potencial dos gibis em preto e branco, algo que estava em baixa na época. Com ousadas citações a heróis underground, temáticas literárias, lutas e bom humor, as Tartarugas Ninja tiveram um bom início em sua estréia nos quadrinhos. Quatro anos depois, em 1987, Eastman e Laird assinavam contrato para criar uma linha de brinquedos e também uma animação para televisão baseada nas Tartarugas.

Personagens

  • Leonardo (Leo) - O tático, líder corajoso e dedicado estudante de seu sensei, Leonardo usa uma máscara azul e detém duas espadas longas e afiadas (katanas e ninja-tōs fusionadas). Como maior autoridade dos quatro, muitas vezes ele carrega o peso da responsabilidade por seus irmãos, o que geralmente leva ao conflito com Raphael. Leonardo foi nomeado após o polímata italiano, pintor, engenheiro, inventor, escritor, anatomista, e escultor Leonardo da Vinci.


  • Donatello (Don ou Donnie) - O cientista, inventor, engenheiro e gênio tecnológico, Donatello usa uma máscara roxa e empunha uma Bō. Donatello é, talvez, a tartaruga menos violenta, preferindo usar seu conhecimento para resolver os conflitos, mas nunca hesita em defender seus irmãos. Ele foi nomeado após o artista renascentista e escultor italiano de Florença, Donatello.



  • Raphael (Raph) - O bad boy da equipe, Rafael usa uma máscara vermelho-escura e empunha um par de Sai . Ele é fisicamente forte, tem uma natureza agressiva e raramente hesita em desferir o primeiro golpe. Ele é muitas vezes representado com sotaque de Nova York. Sua personalidade pode ser feroz e sarcástica, e muitas vezes proporciona um humor sem expressão. Ele é muito leal aos seus irmãos e sensei. Ele foi nomeado após o pintor e arquiteto italiano do Renascimento, Rafael.




  • Michelangelo (Mikey) - O mais estereotipado da equipe: Um brincalhão fácil de lidar e de espírito livre, Michelangelo usa uma máscara laranja e empunha um par de Nunchaku . Ele é o menos maduro das quatro tartarugas e fornece o alívio cômico . Michelangelo tem um lado aventureiro juntamente com um amor por pizza. Ele é tem um pouco de "surfista" e é muitas vezes representado com um sotaque californiano. Ele foi nomeado após o pintor renascentista italiano, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro, Michelangelo.


  • April O'Neil - A ex-assistente de laboratório do cientista louco Baxter Stockman , April é a corajosa companhia humana das Tartarugas. April encontrou pela primeira vez as tartarugas quando a salvaram de robôs de Baxter, os Mouser. Ela embarca em muitas das aventuras das tartarugas e as ajuda fazendo o trabalho "público" que as tartarugas não podem. Na série de TV de 1987 , série "Archie Comics" , nos seguintes três filmes e no reboot de 2014, April era uma repórter de televisão. No filme CGI 2007 (Seguindo os três filmes originais), ela e Casey Jonestrabalham para uma empresa de transporte. Na série de TV de 2012 , April é uma adolescente que é resgatada pelas Tartarugas e mais tarde são lhe ensinados alguns cursos intensivos para ser um ninja, por Splinter.


  • Casey Jones - Um vigilante que usa uma máscara de hóquei para proteger sua identidade, Casey Jones se tornou um dos aliados mais próximos das tartarugas, bem como um interesse amoroso para April. Casey encontrou pela primeira vez as Tartarugas depois de ter uma briga com Rafael. Ele combate o crime com uma variedade de artigos esportivos que ele carrega em um saco de golfe, tais como bastões de beisebol, tacos de golfe e tacos de hóquei.

  • Mestre Splinter - O sensei das Tartarugas e pai adotivo, Splinter é um rato mutante japonês que aprendeu os caminhos do ninjutsu de seu dono e senhor, Hamato Yoshi . Na série de TV de 1987, Série Archie Comics e a série de TV de 2012 , Splinter foi Hamato Yoshi, que se transformou em um rato humanóide em vez de ser apenas animal de estimação do Yoshi. Nas histórias da IDW, ele é Hamato Yoshi reencarnado como um rato mutante.


  • Destruidor - Um mestre ninjutsu, o vilão da série, chamado Oroku Saki, que é o líder do Foot Clan . Em cada encarnação da franquia das Tartarugas, ele tem sido o arqui-inimigo de Splinter e as tartarugas. O Destruidor prefere usar sua armadura, em vez de armas em algumas versões.


  • Karai - Um membro feminino do alto ranking do Foot Clan, que já apareceu em diferentes versões das Tartarugas; história em quadrinhos, desenhos animados e filmes diferentes, assim como em vários jogos de vídeo game. Em algumas encarnações do personagem, ela está intimamente relacionado com o Destruidor como sua filha adotiva ou neta biológica. Na maioria dos trabalhos, ela compartilha uma rivalidade ambígua com Leonardo, que de vez em quando até mesmo chega próxima das barreiras do interesse romântico.
    .


Mídia
O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por 9 anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons, e mais recentemente por Scooby Doo). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Film Productions Inc., foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady.
A animação fez muito sucesso, inspirando paródias e muito merchandising. No Brasil, fora exibida pela Rede Globo. As vozes das Tartarugas Ninjas eram artificiais, e o grito de guerra Kawabanga foi substituído por Santa Tartaruga! Quando foi redublado as vozes ficaram mais adulta e arrumaram o grito de guerra.

Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as 4 tartarugas. No Brasil, foi exibido pela Rede Globo e o canal Fox Kids/Jetix. O que pecou foi que no desenho ninguém morria, e tinha golpes de espada.
O telefilme Tartarugas Ninja Para Sempre fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003, e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.

Nickelodeon é responsável por um novo seriado, que estreou em 2012. Feito em animação por computador, possui um tom humorístico similar ao do desenho de 1987, mas ao mesmo tempo incorpora um pouco mais de ação e agressividade com algumas influências a animações japonesas
Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, tornou-se seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor surge um novo vilão Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo uma crossover com Power Rangers: In Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela Rede Globo e pela Fox Kids( atualmente Disney XD).

Filmes

Cinco filmes das tartarugas já foram feitos:
  • As Tartarugas Ninja (1990), conta a origem seguindo a primeira edição dos quadrinhos e foi o filme independente mais lucrativo da história até 1999 (custou US$ 13 milhões e faturou mais de 201 milhões)
  • As Tartarugas Ninja 2: O Segredo de Ooze (1991), no qual o Destruidor busca o mutagênico que criou as Tartarugas.
  • As Tartarugas Ninja 3 (1993), no qual as Tartarugas voltam para o Japão feudal.
  • Tartarugas Ninja - O Retorno (2007), filme em animação 3D envolvendo as Tartarugas se reunindo para combater um ressuscitado Clã Foot.
  • Teenage Mutant Ninja Turtles (2014), filme no qual as 4 tartarugas ninjas lutam contra forças malignas (clã do pé) na cidade de Nova Iorque


Jogos
A Konami produziu nas décadas de 1980 e 1990 Video games inspirados no desenho de 1987. O primeiro título foi lançado para o NES em 1989. No mesmo ano, fora lançado um fliperama, mais tarde lançado para o NES como Teenage Mutant Ninja Turtles. Mais um jogo fora lançado para o NES, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project. O próximo jogo foi o fliperama Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (1991), mais tarde convertido para o Super NES e com uma versão para o Sega Mega Drive denominadaTeenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.
A medida que a popularidade das tartarugas baixava, a Konami lançou em 1993 Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, jogo de luta baseado em Street Fighter.
A Konami também adquiriu os direitos do novo desenho, e passou a lançar novos jogos baseados neste, com jogabilidade igual à dos antigos. Porém estes são criticados por repetitividade e falta de desafio.
Em 2006, a francesa Ubisoft garantiu os direitos para um jogo baseado no novo filme. Depois lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009), um jogo de luta no estilo Super Smash Bros., e um remake de Turtles In Time.
Em 2007 foi lançado o jogo baseado no filme de 2007 As Tartarugas Ninjas: O Retorno, mesma produtora que lançou a Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up, o jogo não tem fases baseadas nas cenas, mais a historia é a mesma.
Ano passado foi lançado pela Activision o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: Out Of The Shadows, e não pense q foi baseado no filme de 2014, o jogo contém uma historia bem diferente que no filme.

Fonte:
Wikipédia

Comentários