Desenhos que parecem da Hanna-Barbera, mas não são

Na época os desenhos da Hanna-Barbera eram febre do momento, tanto que lançaram linha de produtos baseado nos personagens como Zé Colméia, Don Pixote, Pepe Legal etc. Mas sabiam que tinham desenhos que apesar de serem legais, parecem da Hanna-Barbera, mas não são? Mas nem por isso não deixava de agradar a criançada. Vejamos a lista:

Mini Polegar

Mini Polegar (Mighty Man and Yukk) é um desenho animado produzido em 1978 pela Ruby-Spears Productions e não pela Hanna-Barbera como muita gente achava. Teve apenas uma temporada, com 32 episódios. É a história do milionário Brandon Brewster, que se transforma no super-herói Mini Polegar (Mighty Man). Ele tem a capacidade de diminuir de tamanho e outros poderes comuns a outros heróis como voar e super-força.
Yogui
Seu fiel companheiro é Yogui (Yukk), o cão mais feio do mundo. Yogui é tão feio que vive com uma casinha de cachorro na cabeça. Sua arma secreta é justamente tirar a casinha e quando os vilões olham para o rosto do Yoggi desmaiam, tem crises psicóticos e tudo mais, de tanta feiura, até os prédios desabavam. O rosto dele nunca é mostrado, quando tira a casinha a imagem aparece por trás de sua cabeça, que é quase careca, com apenas 3 fios de cabelo.

Bicudo o Lobisomem

Derivado direto do Scooby-Doo, também criado por Joe Ruby e Ken Spears, o desenho conta com quatro adolescentes: KimBill (ou Biff, na versão original), Gordinho (Puggsy no original) e Bicudo (Sherman "Fangs" Fangsworth) que se transforma num lobisomem toda vez que vê a lua ou uma imagem da lua - e que consegue resolver mistérios envolvendo assombrações. Bicudo, logo que se transforma, costuma atacar Gordinho, antes de reconhecer seu amigo (ele não é muito inteligente, estando normal ou como lobisomem). Sempre que ouve alguma palavra que lembre comida, ele tenta comer o Gordinho. Quando isso acontece, Bill e/ou Kim o acalmam. Também, quando acontece de Bicudo ver sua imagem num espelho, ele enlouquece, correndo em círculos pelo chão. Quando vê o sol, ou uma imagem do sol, Bicudo se transforma novamente e volta ao normal.
Apesar dos apuros temporários que Gordinho passa quando Bicudo se transforma, a turma nunca hesita em fazê-lo se transformar para tirar vantagem do poder do lobisomem em conter algum perigo. Na verdade, eles sempre se referem a Bicudo, transformado em lobisomem, como sua "arma secreta".
Bicudo não tem consciência da sua forma de lobisomem, mas ao se transformar já toma conhecimento imediato do que se passa. Por isso ele nunca parece ter dúvida de como ele pode estar sempre num lugar diferente, enquanto ao voltar ao normal, ele sempre se sente desconcentrado. Também foi produzido pela Ruby-Spears Productions em 1978.

Buggy à Jato
Buggy à Jato (Rickety Rocket) é um desenho animado produzido em 1979 pela Ruby-Spears Productions. Teve apenas uma temporada, com 16 episódios.
Conta a história de uma agência de detetives espacial, com quatro jovens afro-americanos. O Buggy era uma nave espacial, com um formato muito parecido ao de Speed Buggy, daí a tradução para o português de Rocket (foguete) para buggy.
O Buggy à jato era uma nave feita pelos próprios detetives e estava caindo aos pedaços, soltando fumaça, uma lata-velha. Porém apresetnava várias engenhocas que os ajudavam no combate ao crime como radar e uma arma que jogava cola. Além de tudo era extremamente irônico. Era pilotado pelo chefe da agência, Cosmo.
O bordão famoso do desenho ficava por conta do Buggy, que dizia: "Bu-u-u-u-ggy à Jato, Decolar!"
Fazia parte do show do Homem-Elástico.
No Brasil, o desenho foi apresentado pela Rede Manchete nos anos 80.

Thundarr, o Bárbaro
Thundarr the Barbarian (No Brasil: Thundarr, o bárbaro ou Os Bárbaros) foi um desenho animado de fantasia científica produzido pela empresa Ruby Spears no começo dos anos 80. Conta a história do bárbaro chamado Thundarr em um cenário apocalíptico e as suas aventuras. Thundarr era ajudado pela feiticeira Ariel e por Ookla.
O design de personagens foi feito por duas lendas: Alex Toth e Jack Kirby, além dos roteiristas Martin Pasko e Steve Gerber. Em 1994, um gigantesco meteoro, vindo do espaço sideral, passa entre a Lua e a Terra, partindo a Lua ao meio, provocando uma destruição em massa. A raça humana é levada à ruína. Dois mil anos depois, a Terra renasce, um novo e estranho mundo ergue-se do caos, um mundo selvagem, dominado pela tecnologia e pela feitiçaria. Mas um homem consegue se libertar das prisões, livre, esse ex-escravo decide combater as forças do mal que dominam a humanidade.

Goldie Gold
Goldie Gold (no original: Goldie Gold and Action Jack) foi um desenho animado norte-americano dos anos 80, produzido pela Ruby Spears. Exibido no Brasil entre 1983 e 1984, no programa Clube da Criança, na extinta TV Manchete.
Mostrava as aventuras duma agente secreta junto com seu parceiro Action Jack. Goldie é uma jovem loira rica, inteligente, apta em vários esportes, treinada em técnicas de espionagem e artes marciais, além de ser munida de vários aparatos tecnológicos (como um carro que se convertia em veículo aéreo a jato).
Action Jack era um alguém que sempre se envolvia em perigos, quase nunca fazia algo útil. Goldie tinha que salvá-lo muitas vezes. Ela era a verdadeira heroína e Jack estava mais para uma dansel in distress (dama em perigo). É aqui, neste aspecto, que encontra-se o grande diferencial deste desenho: uma inversão no estereótipo do herói masculino forte que salva a vítima, mulher, indefesa.

Lord Gato e Marmaduke

A Turma do Abobrinha
Heathcliff and Marmaduke é um desenho animado produzido em 1980 pela Ruby-Spears Productions. Teve apenas uma temporada, com 39 episódios, sendo 13 de Heathcliff e 26 de Marmaduke.
Na primeira temporada, havia apenas desenhos de Heathcliff e da Turma do Abobrinha. Marmaduke foi uma introdução na segunda temporada, sendo sacados os desenhos da Turma do Abobrinha.

Mr. T
Mister T foi uma série de animação que foi ao ar de 1983 a 1986 com um total de 30 episódios, produzida pela Ruby-SpearsO desenho era estrelado por Mr. T como um técnico de um time de ginástica que viaja o mundo, sempre resolvendo algum mistério.
No começo de cada episódio, o próprio Mr. T aparecia explicando o que iria acontecer e no final ele mostrava a moral da história.


Turboman


A série narra as aventuras de um adolescente denominado Brett Matthews, que quando dirigindo desvia de um caminho durante um temporal e bate em um laboratório secreto do governo. Lá, ele e o seu carro esporte vermelho são acidentalmente expostos a um raio separador molecular inventado por um cientista maluco denominado Dr. Chase. O rapaz e a máquina ficam fundidos e por conseguinte, Brett ganha a capacidade de se transformar no carro quando exposto ao calor extremo e reverter a sua forma humana quando exposto ao frio extremo. Com este novo poder, Brett e os seus amigos, que o chamam "TT", seguem aventuras em conjunto lutando contra o crime e resolvem outros mistérios.
Um enredo secundário que ocorre implica Brett e a pesquisa de Dr. Chase de um modo de devolver Brett ao normal. Também, um vilão recorrente é o misterioso e nunca visto "Corredor Negro"( Viajante Sombrio), que dirige um caminhão monstro e procura capturar TT para encontrar o segredo das suas capacidades. Foi produzida entre 1984 e 1985 pela Ruby-Spears.


Sectaurs
Os Sectaurs eram originalmente uma coleção de action figures da empresa Coleco (No Brasil, os bonecos foram lançados pela Mimo). Os bonecos deram origem a uma série de desenhos animados pela Ruby Spears, muito popular nos anos 80, apesar de possuir apenas 5 episódios, e uma imensidão de merchandising como quadrinhos, livros e um álbum de figurinhas.
No centro de uma pequena galáxia nos limites do universo está o planeta Symbion, onde os Antigos, uma raça altamente iluminada de cientistas, prosperaram por eras.
Mas então, experimentos selvagemente saíram de controle, o paraíso dos Antigos começou a entrar em colapso e o Grande Cataclismo ocorreu. Descobrindo que a vida como eles a conheciam não sobreviveria ao evento, os antigos selaram seus segredos em centros de bio-controle [chamados Colméyas (Hyves, no original)] espalhadas pelo planeta.

A extinção dos Antigos gerou o caos. A atmosfera se tornou instável, e se desfez, criando toda sorte de estranhas criaturas- algumas tomando íncriveis características de insetos. Entre estes, só os fortes sobreviveram, os melhores e os piores, os SECTAURS! O bem do Reino da Luz jaz em eterno confronto mortal com o mal do Império das Trevas. Telepaticamente unidos a seus parceiros insectóides, os guerreiros SECTAURS se degladiam na batalha pela sobrevivência.....



Na verdade esses desenhos tinham o estilo da Hanna-Barbera, mas era da concorrente Ruby-Spears, que viu a onda do sucesso dos desenhos da Hanna-Barbera, investiu no mercado. Igual a Marvel e DC ou a Globo e o SBT. Vamos saber um pouco dessa produtora.
Ruby-Spears Productions (também conhecida como Ruby-Spears Enterprises) é uma empresa americana de entretenimento especializada em animação.
Fundada em 1977 por Joe Ruby e Ken Spears, notou a coincidência de nomes? Ambos começaram como editores de áudio na Hanna-Barbera e mais tarde escreveram histórias de Space Ghost e The Herculoids. Em 1968, eles criaram Scooby-Doo, Where Are You! para a Hanna-Barbera. Também foram escritores e produtores para DePatie-Freleng Enterprises.
O estúdio Rubi-Spears foi fundado em 1977 como uma subsidiária da Filmways Television e foi vendido no final de 1981 para Taft Broadcasting, tornando-se uma empresa-irmã da Hanna-Barbera Productions. Em 1991, Ruby-Spears foi desmembrada em RS Holdings enquanto a maioria da biblioteca Ruby-Spears originais (sua biblioteca pré-1991) foi vendido junto com Hanna-Barbera para Turner Broadcasting System, que por sua vez se fundiu com a Time Warner em 1996. o estúdio Rubi-Spears fechou e abriu de volta em 1994, em seguida, fechou novamente em 1996.




Comentários