Shotaro Ishinomori


Texto de Emanuel Felipe
O mestre dos mangás
Ishinomori, cujo nome de nascimento é Shotaro Onodera, nasceu em 25 de Janeiro de 1938 em Miyagi, Japão. Passou sua adolescência nessa vila até mudar-se para Tokyo e morar no edifício Tokiwa-Seapartment. Este prédio era nada menos que o local do estúdio de Osamu Tezuka, localizado em Shiina Machi ali morava muitos jovens artistas de mangá, além de Shotaro, Fujiko Fujio, criador de Doraemon, Akatsuka Fujio, um dos maiores escritores de histórias humorísticas e Mizuno Hideko, todos ali viriam a se tornar os pilares da expansão no mundo do Mangá nos anos 60.
Shotaro era um gênio que empregava técnicas novas como Cut-backs, Fade-outs, e inversão de preto-branco para destacar articulação das vinhetas e desenvolvimento da narrativa. Em termos de conteúdo ele produziu adaptações para Mangá de trabalhos muito influenciais e inteligentes de obras de escritores como Ray Bradburry, Jack Finney, Isaac Asimov e John Wyndham. Nos anos 60 sua maior obra foi Cyborg 009, mangá de enorme sucesso, e que rendeu 3 animes, sendo a mais recente de 2001.
Foi uma das obras mais longas feitas por Ishinomori, e devido a sua morte, a história não teve término. A partir dos anos 70, Ishinomori criou Skull Man, outra obra de grande sucesso e já na década de 80, trabalhou e estabeleceu a Manga Informativa. Não há duvidas de que foi um gênio a frente de seu tempo, como no exemplo, uma de suas mais importantes obras, “A Introdução à Economia Japonesa em Mangá”, que o tornou amplamente conhecido fora do Japão pela tradução Inglesa da mesma obra. E também foi responsável por dar origem à algumas confusões a cerca da natureza do Mangá Japonês!

No início da década de 70, Ishinomori lançou uma história adulta e muito polêmico. O título da obra era “Kamen Rider” (Motoqueiro Mascarado), que apresentava um jovem com a capacidade de se transformar num monstro-inseto como protagonista (o visual do personagem era monstruoso ao extremo, bem diferente do qual conhecemos), o qual lutava contra a organização criminosa Shocker. A comercialização dessa obra naquela época foi proibida, principalmente pelo fato de apresentar duras críticas ao Governo Japonês, o qual era representado pela organização Shocker. Porém, durante o ano de 1971, com inspiração no trabalho do mestre Shotaro, a Toei Company trazia às telas do cinema, àquele que se tornaria um dos mais conhecidos heróis de todos os tempos, intitulado devidamente como Kamen Rider. O nome continuou o mesmo, porém com algumas mudanças no roteiro, onde este herói, diferente dos que anteriormente apareceram, lutava em tamanho humano contra monstros também de tamanho humano; ele continuava à ter uma aparência muito mais próxima a um monstro mas bem menos “chocante” que no mangá.
TEZUKA E ISHINOMORI, DUAS LENDAS!

Ele fez em sua primeira aparição, um sucesso tão grande que poderia ser comparado ao do gigantesco e inabalável primeiro Ultraman, o que “acarretou” a geração e criação de várias e várias séries Kamen Rider, sucessivamente, provocando aquilo que podemos chamar de “Henshin Boom” (heróis que se transformam), o que pode ser considerado, uma das grandes realizações e feitos do mestre Shotaro, dentre tantas outras. Vale lembrar que obviamente a versão para TV foi extremamente “suavizada” em relação ao original, e após o grande sucesso da série televisiva, o mestre Shotaro relançou o mangá, mas dessa vez seguindo o estilo da série de TV (tanto os visuais dos personagens quanto as tramas). Este “mestre” foi também um dos grandes responsáveis pelo crescimento da poderosa Toei Company, inspirando algumas das maiores séries da empresa, e ajudando este “gigante das séries de super-heróis” à se tornar uma das maiores produtoras de séries japonesas do estilo, e claro, uma das maiores produtoras do mundo. O já citado “Henshin Boom” gerou um número bem maior de séries semelhantes entre si do que o próprio Ultraman conseguiu, como podemos citar num exemplo rápido, Kikaider, Inazuman, Shiro Jishi Kamen, Lion Man (da P Production, criadora do Spectreman), que literalmente invadiram os canais de televisão do Japão, tanto que até a Tsuburaya, berço do Ultraman, decidiu arriscar-se nesse gênero, lançando Astekaizer (criado por Go Nagai) e Koseidon. Este dito “grupo de heróis que se transformavam para enfrentar monstros e criminosos”, acabaram por formar um novo gênero que ficou conhecido como “Henshin Hero” e que até os dias de hoje ainda tem integrantes acoplados à sua lista!! Uma parte interessante neste fato das criações de Ishinomori, é que o herói Kamen Rider, fez um sucesso tão grande, que mesmo sendo um “herói que se transforma”, acabou formando sua própria “família” dando origem à mais um gênero, que levou o nome do próprio herói e que vem sendo feito até os dias de hoje, como “Gênero Kamen Rider”

Comentários