Tarzanas

Depois que Edgar Rice Burroughs criou o Tarzan, apareceram muitas versões femininas do herói, e são chamada de Tarzanas vamos conferir:

Jana da Selvas

Jana das selvas ou Jana, Rainha das selvas é um desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1978 e teve 13 episódios. Era transmitido junto com Godzilla.

História


A série conta a história de Jana, que vive nas florestas tropicais da América do Sul, em busca de seu pai, que desapareceu em um acidente de barco quando ela ainda era uma criança. Ela tem um longo cabelo loiro, veste uma roupa feita de alguma pele animal e usa um colar que era utilizado como arma por seu pai.

Além dos amigos animais, tem também amigos humanos: Dr. Ben Cooper e Montaro, um descendente de uma tribo guerreira perdida que anda armado com uma arma sobrenatural, um poderoso dardo, que causa ondas de terremoto quando atinge o chão. Montaro resgatou Jana do acidente em que seus pais desapareceram.


Sheena
Sheena, a Rainha das Selvas é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos estadunidenses publicada originariamente pela editora Fiction House. No Brasil, a EBAL publicou as histórias da personagem. Concebida como uma versão feminina de Tarzan, Sheena tinha duas coisas em comum com o Lorde das Selvas de Edgar Rice Burroughs: Ambos possuiam a habilidade de se comunicarem com animais selvagens e eram órfãos que cresceram e aprenderam a sobreviver em meio à selva. Sheena era selvagemente eficiente em lutas com facas, lanças ou armas improvisadas. Sua característica principal era pegar de surpresa seus oponentes, animal ou humano.Em suas primeiras histórias que se passavam no Congo, apareciam seu companheiro Bob Reynolds, um humano civilizado, e a macaquinha Chim.
Sheena foi a primeira personagem feminina de quadrinhos a ter uma série própria: em 1937 na Grã-Bretanha e em 1938 nos Estados Unidos, antecedendo a Mulher Maravilha cuja primeira revista Wonder Woman foi lançada em dezembro de 1941. Sheena inspirou um grande número de similares "Garotas da Selva" nos quadrinhos, embora na literatura Rima, a Garota da Selva, a tenha antecedido ao ser publicada em 1904 em livro escrito por William Henry Hudson chamado Green Mansions. Sheena foi classificada em 59º lugar peloComics Buyer's Guide na lista das "100 mulheres mais sexies dos quadrinhos".
Sheena estreou no primeiro número da revista britânica de Joshua B. Power chamada Wags, em 1937. Foi criada por Will Eisner e S.M. "Jerry" Iger no estúdio Eisner & Iger, um dos que produziam quadrinhos por encomenda para empresários ou distribuidores (syndicates) e forneciam para a Editors Press Service que distribuia a revista Wags. Para esconderem o fato de que o estúdio era composto apenas deles dois, a dupla assinava as histórias de Sheena com o pseudônimo de "W. Morgan Thomas". Eisner disse que a inspiração para o nome do personagem foi o livro de 1886 de Henry Rider Haggard sobre uma deusa da selva. O livro se chama She.
Sheena primeiro apareceu nos Estados Unidos no primeiro número da revista em quadrinhos "Jumbo Comics" da Fiction House e, a partir daí, em todas as revistas subsequentes desse título (setembro de 1938 - abril de 1953), bem como em 18 revistas Sheena, Queen of the Jungle (primavera de 1942 - Inverno de 1952) . Sheena também apareceu na revista Ka'a'nga número 16 (verão de 1952) e na revista exclusiva (one-shot3-D Sheena, Jungle Queen (1953) — mais tarde republicada pela Eclipse Comics como Sheena 3-D (em janeiro de 1985) e por Blackthorne Publishing como Sheena 3-D Special (maio de 1985). Blackthorne também publicou Jerry Iger's Classic Sheena (abril de 1985). Fiction House originariamente publicou uma revista pulp com contos em prosa da heroína, chamada Stories of Sheena, Queen of the Jungle (primavera de 1951) e Jungle Stories vol. 5, #11 (primavera de 1954).
Na década de 1980, Blackthorne ainda publicou histórias originais de Sheena em três revistas Jungle Comics (maio-outubro de 1988). Bruce Jones escreveu histórias de Sheena e Ka'a'nga (conhecido no Brasil como Kionga) na última publicação. As três capas foram assinadas por diferentes autores:Dave Stevens (#1); Dragan Flaese (#2), que também cuidou da arte interna; e Donnie Jupiter (#3).
Uma versão de Sheena, transferida da África para a América do Sul, apareceu numa revista exclusiva da London Night Studio chamada Sheena, Queen of the Jungle que teve depois quatro minisséries (fevereiro de 1998 - primavera de 1999). AC Comics republicou histórias de Sheena bem como novas aventuras.
Em 2007, a Devil's Due Digital planejou publicar uma minissérie em cinco edições, contendo roteiros de Steven E. de Souza, mais conhecido pelo roteiro do filme Duro de Matar com Bruce Willis e desenhos de Matt Merhoff, com capas por Joe Jusko, Nicola Scott, Khary Randolph e Tim Seeley. A minissérie foi transformada em revista mensal. No início de 2010, Devil's Due Digital começou a distribuir material digitalizado de Sheena.
A modelo Irish McCalla interpretou Sheena em 26 episódios na primeira temporada de uma série de TV exibida entre 1955-56. McCalla falou a um jornal que fora descoberta pelos Estúdios Nassour ao atirar lanças de bambus na praia de Malibu na Califórnia quando disse que (em tradução livre) "Não sabia atuar mas era capaz de balançar entre as árvores".
Em 1984, a Columbia Pictures lançou o filme Sheena, produzido por Paul Aratow com Tanya Roberts, que havia previamente interpretado Kiri no filme de 1982 da MGM chamado The Beastmaster. A Sheena de Roberts era mais eloquente do que a de McCalla. Marvel Comics publicou a adaptação para os quadrinhos em Marvel Comics Super Special #34 (junho de 1984), republicado como Sheena, Queen of the Jungle #1-2 (dezembro de 1984 - fevereiro de 1985).
O programa de TV de Sheena foi relançado por Hearst Entertainment em outubro de 2000, com Gena Lee Nolin. Sheena recebeu um novo poder nos 35 episódios distribuidos por Columbia/TriStar: a habilidade de se transformar em qualquer animal de sangue quente, bastando olhar em seus olhos. Ela mostrava fúria assassina quando se transformava numa fera humanóide chamada Darak'Na mas mesmo em sua forma comum ela foi vista matando numerosos indivíduos, soldados e outros vilões, ao longo da temporada. Assim como Tanya Roberts, a Sheena de Nolin também falava bem.
A Galaxy Publishing, Inc., por volta de 1999, lançou uma série animada de Sheena na Web. Em 2007, a Galaxy licenciou os direitos para quadrinhos para a Devil's Due Publishing, que anunciou planos para publicar revistas em quadrinhos. Em 2011, a Galaxy e Moonstone Books firmaram acordo para publicação de quadrinhos e histórias em prosa de Sheena. Em 2015, a a Dynamite Entertainment anunciou um crossover de Tarzan e Sheena.

Shanna
Shanna é uma personagem ficticia de histórias em quadrinhos da editora Marvel Comics.
A personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos foi na revista "Shanna the She-Devil #1", de 1972.
O escritor Stan Lee queria criar uma personagem com que atraisse mais leitoras femininas para os quadrinhos da Marvel.
Stan Lee convidou roteiristas mulheres entre elas sua esposa, Jeanie; Linda Fite, esposa do desenhista do Hulk da época, Herb Trimpe; e Caroline, esposa do diretor de promoções da editora, Phil Seuling. 
A reuniao dessas mulheres deu origem a três personagens, Shana, Night Nurse e The Claws of Cat que depois passou a ser conhecida como Tigra.
Origem
Os pais de Shana, Gerald e Patricia O'Hara, viviam no Zaire, pais natal de Shana, na Africa onde o pai era minerador de diamantes.
Um dia seu pai, Gerald O'Hara, ao tentar matar um leopardo mata acidentalmente a esposa. Traumatizada, Shana abandona a África e vai morar nos Estados Unidos, tornando-se veterinária e uma promissora carreira como atleta olímpica.
Quando Shana finalmente resolve finalmente retornar a África para visitar o pai, descobre que ele foi sequestrado pelo Mandril, que o leva para a regiao conhecida como Terra Selvagem. Na busca pelo pai ela mesma torna-se refem do Mandril.
Lorde Kevin Plunder, tambem conhecido como Kazar o Senhor da Terra Selvagem, toma conhecimento do sequestro e liberta Shana.
Apos descobrir que seu pai foi morto pelo Mandril Shana inicia uma perseguicao para vingar a morte do pai que a leva da Africa ate Nova York onde auxiliada por outro herois do universo Marvel.
Apos algumas aventuras a heroina retorna a Terra Selvagem e assume seu romance com Kazar.
Quando uma missao da SHIELD na qual Shana estava envolvida da errado, todos ficam presos por meses em uma área remota da Terra Selvagem. Todos os agentes são mortos e apenas ela sobrevive. Wolverine e enviado para ajudá-la e durante a historia ela acaba sendo ferida mortalmente. Ao ser revivida por Wolverine com a ajuda de Amadeu Cho e o Homem-Coisa ela adquire uma ligacao especial à vida da Terra Selvagem, ligacao esta que lhe confere poderes sobrenaturais. 

Juma Marruá
É uma mulher que vive no pantanal, é tão valente que pode até se transformar numa onça, ela apareceu na novela Pantanal, exibida pela extinta Rede Manchete.





Rima
Rima, também conhecida como a Rima, a garota da selva, é a heroína do livro Green Mansions de William Henry Hudson, publicado em 1904. Em 1952, Rima ganhou uma versão em histórias em quadrinhos por Alex Blum, publicada na edição 90 da revista Classics Illustrated.
Em 1959, Rima foi interpretada no cinema por Audrey Hepburn, no filme Green Mansions. Em 1974, ganhou uma nova versão em histórias em quadrinhos, na série "Rima the Jungle Girl", publicado pela DC Comics. Em 1977, Rima aparece em três episódio da série animada Superamigos da Hanna Barbera . É mencionada em The League of Extraordinary Gentlemen vol. 2, #3 (2003) publicada pela America's Best Comics, roteirizada por Alan Moore e ilustrada por Kevin O'Neill e Ben Dimagmaliw. Em 2010, aparece reformulada em First Wave, evento da DC com heróis dos pulps e da Era de Ouro das histórias em quadrinhos.

Tigresa

Greer começou sua vida de heroina nas páginas da revista Claws of The Cat. Ela usava uma roupa de gata muito parecida com a da Mulher-Gato, possuia garras retráteis e não era filiada a nenhum grupo. Logo depois re-apareceu com um uniforme diferente e mudou seu nome para Tigresa. Ela já foi sondada pela Rainha Branca e pelo Professor X para saberem a origem de seus poderes e foi descoberto que vinha de um amuleto em formato de Tigre, encontrado na África e que antes dela seu pai e seu avô, haviam sido os Tigres.
Como Tigresa, Greer entrou para os Vingadores da Costa Oeste, onde sofreu modificações devido a sua forma física. Com o fim do grupo, ela entrou para os Vingadores e ficou pouco tempo. Depois do evento Vingadores: A Queda, ficou um período sem ser vista.
Greer apareceu recentemente nas páginas da Guerra Civil e depois em Vingadores:A Iniciativa.
Linda, feroz e destemida, violenta para quem a tenta maltratar, protectora e carinhosa para quem gosta.

Greer tem velocidade, agilidade, destreza e força sobre-humana. Também possui um fator de cura acelerado. Quando sua forma felina é liberada, se torna meio-humana, meio tigre e possui garras retráteis e uma cauda, além de ficar muito mais forte, rápida e poderosa(chegando próxima ao nível de Wolverine e Dentes de Sabre). Todavia nessa forma sua personalidade humana praticamente deixa de existir, apesar de ainda continuar muito inteligente, mas seguindo apenas seus instintos animais de caça. Por isso ela é muito controlada e meticulosa, para poder usar seus poderes sem libertar o animal dentro de si.

Tainá
Catiti no colo de Tainá
O filme conta as aventuras de uma jovem índia órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma "fuga" para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta. No segundo filme, pequenina Catiti anda pela floresta seguindo e imitando Tainá, hoje uma linda e corajosa adolescente. Elas inutilizam as armadilhas dos traficantes de espécimes raros. Encontram Carlito, garoto da cidade à procura do seu cachorrinho perdido, que Catiti resgata e quer adotar. Quando uma quadrilha se apodera dos bichinhos de estimação (xerimbabos) da aldeia, todas as crianças devem esquecer as diferenças de cultura e temperamento para socorrer os amigos sob a liderança de Tainá.





Comentários