Tarzanide


Tarzanide é um termo criado pelo francês Francis Lacassin, usado para descrever personagens de histórias em quadrinhos inspiradas em Tarzan. Um tarzanide assemelha-se ao Tarzan em sua desenvoltura física, dentro de uma linha de ação que inclui a vida aventuresca na selva, o dom de compreender e ser compreendido pelos animais, o contacto com civilizações perdidas, a coragem aliada à habilidade em lidar com a natureza. A criação de tais personagens pode ter sido propiciada pelo sucesso que Tarzan alcançara desde o seu surgimento na literatura, em 1912, culminando com o lançamento de tiras diárias em quadrinhos, em 1929, as quais abriram caminho para um gênero que aliava a sedução do ambiente desconhecido, a necessidade das características arquetípicas doherói e a popularidade do acesso.
Os tarzanides seguem a mesma linha de ação de Tarzan, porém englobando heróis diversificados, femininos ou masculinos, adaptados a aventuras ambientadas em um conjunto de elementos que perfazem o estereótipo da selva no imaginário popular, o que inclui, além das selvas africanas, a selva amazônica e até estranhas selvas em regiões polares.
São ele:
Akim
Criado em 1950 por Augusto Pedrazza ( Desenhos) e Roberto Renzi ( Cenários) que era inspirado no Tarzan, a diferença é que ele se comunicava com os animais. Chegou a ser lançado no Brasil nos anos 80.







Ka-Zar
O primeiro Ka-Zar, David Rand, apareceu em revistas "pulp" da Timely Publications, criado em outubro de 1936, por Bob Byrd, como mais um tarzanide ("clone" do personagem Tarzan, que estava em auge na época). O personagem apareceu em 27 edições da revista Marvel Mystery Comics, sendo que nos primeiros cinco números o artista Ben Thompson adaptou a aventura de Byrd "King of Fang and Claw". Nessa história, Daniel Rand ainda criança sofre um acidente aéreo com seus pais e a família fica perdida na densa selva do Congo Belga. A mãe, Constance, morre de febre e o pai, John, um antigo comerciante de diamantes no Transvaal, fica perturbado e se isola na selva com o filho. Quando o pai é morto por bandidos, Daniel é salvo por um leão chamado Zar, que passa a ser seu companheiro e protetor. Daniel fica conhecido como Ka-Zar, o "irmão de Zar". No Brasil foi publicado na década de 1940 em O Gibi Mensal.
Décadas depois, em Março de 1965, a dupla criativa da Marvel, Stan Lee e Jack Kirby revitalizou o personagem com uma nova origem, porém mantendo o clima Tarzan e Turok do personagem. O novo Ka-Zar estreou na revista X-Men #10.
Ka-Zar é o Lorde Kevin Reginald Plunder, filho de um nobre inglês, Lorde Robert Plunder, o descobridor da Terra Selvagem, um paraíso ecológico de clima tropical em plena Antártida, que contém espécies de animais extintos no resto do planeta, em sua maioria dinossauros. Kevin Plunder foi encontrado por um tigre-dentes-de-sabre inteligente de nome Zabu, que cuidou e "criou" o agora Ka-Zar, soberano daTerra Selvagem, que reina sobre todos os povos primitivos da ilha, e consegue entender várias espécies de animais.
Ka-Zar tem uma esposa, Shanna, uma heroína com os mesmos atributos selvagens do marido. Os dois tiveram um filho, de nome Matthew (nome escolhido pelo fato de Shanna, no passado, ter vivido um caso amoroso com o herói cego Matthew Murdock, oDemolidor). O irmão de Ka-Zar, Parnival Plunder, é um vilão (O Saqueador) que enfrentou o herói em diversas ocasiões.
Ka-Zar possui relativamente poucas histórias solo, sendo que principalmente nos anos 60 e 70 aparecia mais como personagem coadjuvante dos heróis Marvel com revista própria, como o Homem-Aranha, o Demolidor e X-Men. Nessas histórias houve raros momentos em que o herói abandona seu reino e se aventura na cidade grande, mas na maior parte das vezes os citados heróis aparecem em alguma aventura na inóspita região.


JoJo Congo
Jo-Jo, Congo King era um personagem fictício que apareceu em histórias em quadrinhos publicadas pela Fox Feature Syndicate. Jo-Jo apareceu pela primeira vez na Jo-Jo, Congo Rei # 7 (julho de 1947).
O nome de Jo-Jo veio do título original da série de quadrinhos, Jo-Jo Comics. Os editores decidiram mudar o formato do título, mas manteve o nome para o seu novo herói de aventura. Jo-Jo era outra em Fox Recurso longa linha de Syndicate Tarzanesque caracteres.Como Tarzan, Jo-Jo usava uma tanga, viveu na selva, e falavam uma forma de Inglês quebrado (semelhante ao Johnny Weismuller versão 's de Tarzan). Alguns dos episódios foram dados de crédito de Stan Ford (um pseudônimo).
O interesse amoroso de Jo-Jo na primeira edição foi Gwenna; ela foi substituído (a ser mencionadas nunca outra vez) por Tanee. Ambos Gwenna e Tanee compartilhado duas coisas em comum: estavam seminuas, e eles passaram muito do seu tempo amarrados. Por causa das imagens risque encontrados nas questões de Jo-Jo, muitos deles fornecido por Jack Kamen e Matt Baker, Dr. Fredric Werthamproblema mencionado como 15 em seu livro Seduction of the Innocent.
A última edição da Jo-Jo, Congo King era # 29 (Julho de 1949); o título foi mudado então a My Desire (uma história em quadrinhos Romance). Jo-Jo reapareceu em 1950, agora renomeada selva Jo. Esta versão teve quatro edições.
Fox Característica Syndicate declarou falência em 1950, a venda de muitos de seus recursos criativos. Versões de Jo-Jo apareceu em quadrinhos produzidas por vários editores. Star Comics reimpresso várias histórias Jo-Jo sob o nome "Bombo", e Ajax Quadrinhos reimpresso uma história em 1954 com o personagem renomeado "Kaza."


Adriano Karabastos (Tatu)
Em Uga-Uga que foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas, entre 8 de maio de 2000 e 19 de janeiro de 2001, em 221 capítulos, substituindo Vila Madalena e sendo substituída por Um Anjo Caiu do Céu. Foi a 60ª "novela das sete" exibida pela emissora.
Quando criança, o jovem Adriano sobreviveu a um ataque de índios que matou seus pais; foi encontrado por um cigano pajé e tem uma vida feliz rodando o país todo sob o nome de Tatu. Adriano, é encontrado pelo avô, Nikos. Depois de ser levado para a cidade, descobre ser o único herdeiro da fortuna da família após a morte de seu avô. Caberá a ele administrar os negócios do mesmo.


Zembla
Zembla foi criado por iniciativa do editor-chefe Marcel Navarro para competir com o grande sucesso Tarzanesque, Akim, publicado pela concorrente da Lug, Edições Aventures et Voyages.
O primeiro episódio de Zembla foi desenhada por Akim artista Pedrazza, mas não ser capaz de manipular a carga de trabalho de duas séries popular, ele tinha que se curvar para fora e que a tarefa foi delegada aos artistas Franco Oneta e, mais tarde, seu irmão Fausto Oneta, que a partir de Daquele ponto em diante, continuaram a ser os dois principais artistas e criadores, com poucos, ocasionais fill-in artistas.
As aventuras de Zembla começou em Special- Kiwi No. 15 em junho de 1963, antes de mover-se em seu próprio título mensal do mês seguinte. Um ano depois, um título companheiro,especial-Zembla, foi lançado. Zembla foi cancelado com No. 479 em 1994. Special-Zembla durou até No. 175 publicado em 2003.
Zembla agora faz parte do hexágono Comics, que publicou uma coleção de suas aventuras traduzida em Inglês.

Thunda
Frank Frazetta, pintor, ilustrador e quadrinista. Diferente de suas capas de livros imensamente popular e capas de álbuns, seu trabalho mais conhecido foi o de fantasma a tira de quadrinhos Li'l Abner para Al Capp.
A história em quadrinhos de Domínio Público aqui é de Revista Enterprizes-- THUNDA, rei do Congo # 1 é um livro feito por emtirely Frazetta.Esta é basicamente a versão de Frank de mundo Tarzan-perdido, cidade esquecida, etc ...




George, o Rei da Floresta
George of the Jungle (no BrasilGeorge, o Rei da Floresta) é uma série de desenho animado estadunidense que foi criada em 1967 por Jay Ward, o mesmo criador de As Aventuras de Rocky e Bullwinkle, cuja dupla é conhecida também no Brasil como Alceu e Dentinho. O desenho teve 17 episódios e ganhou um remake em 2007.




Jim das Selvas
É uma tira de jornal do gênero aventura, contando as aventuras de um herói que luta contra piratas, comerciante de escravos e um vilão chamado Cobra, além de enfrentar os perigos da selva. Ele pode ser considerado uma versão mais "civilizada" e "madura" de Tarzan. O nome do seu parceiro é Kolu. A tira foi publicada pela primeira vez em 7 de janeiro de 1934,escrita por Don Moore e desenhada por Alex Raymond, dividindo espaço com Flash Gordon nos jornais de domingo.
Depois de Raymond, Jim das Selvas foi desenhado por John Mayo e Paul Norris (criador de Aquaman). A tira foi encerrada em 1954.

Tarzanetto

Tarzanetto é uma série de histórias em quadrinhos criado por Antonio Terenghi em 1954 para Dart editorial, publicado continuamente até 1961 e recuperação, de forma intermitente, de 1974 até 1980.
Modelado após Tarzan, que é uma paródia, Tarzanetto foi criado por Terenghi em 1954, como um personagem menor em um episódio deDin-Du-Lá, publicada no comic mensal Chicchirichi. 
Um indivíduo calvo novo com charuto e chapéu-coco, Tarzanetto logo se tornou o protagonista de histórias autónomas e rapidamente revela a personagem mais popular da revista, de modo a parecer mais e mais vezes na capa da revista e mais tarde para mudar o nome da revista apresenta Chicchirichi Tarzanetto. Em 1959, a revista foi rebatizado eventualmente Tarzanetto até 1961. 
Depois de uma longa pausa, em 1974 Terenghi leva o personagem com novas histórias publicadas pelo Corriere dei Piccoli. Seguindo o novo interesse pela personagem que ele despertou em público, em 1975, a Tarzanetto quadrinhos de volta às bancas, publicado pela Edinational e, de 1979 até o fim da publicação final em 1980, pelas Edições Bianconi. Histórias Tarzanetto também aparecem nas edições do jornal Sorte Dart e Grande Tarzanetto, uma reedição de velhas histórias publicadas por Bianconi.


Targo
Versão tupiniquim do Tarzan, publicada pela Editora Outubro que depois foi renomeado para Taika, coube a George Malagola a dar o nome ao herói que segundo ele, veio de um amigo policial que possuía o sobrenome “Targa”, Gedeone costumava brincar com o nome do amigo comparando-o ao Tarzan dos macacos.





Zagor
Zagor é um personagem  criado em 1961 e originalmente publicada na Itália. Ele é um personagem de western que habita na lendária Floresta de Darkwood e atua nas aventuras com seu inseparável amigo Chico.

O nome Zagor é uma abreviação de Za-gor-te-nay, ou seja, "O espírito da machadinha" (em dialeto dos índios algonquinos). Ao perder seus pais passou a dedicar sua vida à defesa da paz e da ordem na imaginária floresta de Darkwood, situada na região dos Estados Unidos conhecida por "As 13 Colônias". Zagor possui extraordinários reflexos e dotes atléticos e é extremamente hábil no uso de sua machadinha. Os seus feitos, além da impressão causada por suas vestes e por seu grito de guerra (um característico "AAHHYAAKK!") o fazem ser considerado pelos índios como uma espécie de semi-deus enviado por Manitu. O ambiente das histórias é o velho oeste, mas G. Nolitta (Sérgio Bonelli) inseriu alguns elementos fantásticos, assombrações, ficção científica, e coisas do gênero. O verdadeiro nome de Zagor é Patrick Wilding (conforme os leitores italianos puderam constatar ao ler o Zagor Speciale n.7 (A Lenda de Wandering Fitzy), Zagor n.5 pela Mythos).
Por que o codinome "Espírito da Machadinha"? Porque Zagor habitualmente combate usando como arma uma espécie de machadinha (na verdade, um tomahawk) feita de pedra com cabo de madeira. Não obstante traga uma pistola na cintura, geralmente evita usá-la, preferindo lutar com as chamadas armas brancas ou com as mãos nuas.

Mogli
A história se passa na Índia, Mogli, um garoto criado por lobos e que vive na selva, é convencido pelo seu amigo Baguera, uma velha e esperta pantera, a buscar segurança no mundo dos homens. Mas Mogli, resistindo à idéia de seu amigo, resolve seguir a filosofia do urso Balu, que gosta de curtir a vida e ser feliz, fazendo o que gosta. Juntos, dão início a uma grande jornada em direção à civilização e encontram no meio do caminho um orangotango maluco, uma cobra com poder de hipnotizar e Shere Khan, um tigre ameaçador.
Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarzanide

Comentários