Década de 1980

década de 1980 , ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 1990. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.

Ciência e Tecnologia

  • Desenvolvido o IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: o XFree86, Windows e o MacOS;
  • Desenvolvimento do CD;
  • Lançamento da estação espacial MIR, da União Soviética;
  • Popularização dos BBSs;
  • Início da fabricação dos PCs (estes ainda muito primitivos), dos walkmans e videocassetes;
  • Início do Software Livre (Projeto GNU, Free Software Foundation).
  • Descoberta da [AIDS]


Desenhos e série dos Anos 80

A Família Buscapé'. O desenho animado conta a história de uma família do interior dos Estados Unidos que se muda para Beverly Hills (Califórnia), quando descobre petróleo em suas terras. A animação foi produzida pelos estúdios Hanna-Barbera em 1965, mas só bombou no Brasil nas décadas seguintes, assim como várias outras séries que você vai ver nesta galeria.




A Ilha da Fantasia' (1978) é um lugar onde todos os sonhos podem se tornar realidade. O anfitrião do lugar é o senhor Roarke.










A Princesa e o Cavaleiro' (1967) é um anime que conta a história de Safiri, uma princesa que finge ser um garoto.







'Alf, o ETeimoso' (1986), é uma série sobre um alienígena que vive com uma família de terráqueos.











'Lula Lelé' (1965) é um desenho animado sobre uma lula que compõe música e quer fugir do aquário.









Artístas
  • Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história. Ele conseguiu ser o primeiro cantor do mundo a emplacar 5 musicas de um mesmo álbum no topo da Billboard Hot 100, com o disco "Bad". Também é o responsável por inventar videoclipe moderno, se tornando o maior artista da década e arrastando prêmios por cima de prêmios, elevando a cultura pop toda a um patamar jamais visto;
  • Madonna, que mudou o cenário musical, tornando-se a cantora de maior referência no gênero pop desde então. Foi a maior artista feminina da década, e quebrou recordes de vendas com seus aclamados álbuns: Like a VirginTrue Blue e Like a Prayer, que tocaram em pontos pouco debatidos na época como: aborto, feminismo e religião, fazendo com que a hitmaker quebrasse tabus, tornando estes assuntos cada vez mais contemporâneos;
  • Dentre outras artistas importantes desta mesma fase estão: Olivia Newton-John, Cher, Debbie Gibson, Cyndi Lauper, Tina Turner, que voltou ao mundo da música lançando um novo álbum (Private Dancer), e mais nomes como: Kenny Loggins, Sheena Easton, Air Supply, Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Bonnie Tyler, Paula Abdul, Irene Cara, Kenny Rogers, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, Kim Carnes, Kim Wilde, Bryan Adams, Kate Bush, The Pointer Sisters, Pet Shop Boys, Berlin, Roxette, Tiffany, Gary Numam, Teena Marie, entre outros.


No Brasil
A década de 1980, embora chamada de "década perdida" pelos economistas latino-americanos, inclusive pelos brasileiros , por causa da estagnação econômica e da inflação descontrolada, não foi, de forma alguma, um período de retrocesso em outros campos. Pode não ter tido o charme dos anos 1960, com a bossa nova, que fez a cabeça do Primeiro Mundo, ou a intensidade dos anos 1970, com a música e o teatro de protesto e com o irreverente movimento tropicalista.
Musicalmente, é a década da consolidação de diversos cantores e bandas nacionais: RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 Bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira!, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Blitz, Lulu Santos, entre outros.
Na TV faziam sucesso o seriado mexicano Chaves, o humorístico TV Pirata e o infantil Balão Mágico. As crianças e os adolescentes brincavam com o videogame Atari e o jogo Genius. Em 1986, estreou na TV Globo o Xou da Xuxa, considerado um marco revolucionário na história da televisão brasileira,pois. Dividido em diversos blocos, com desenhos, musicais, apresentações de dança e teatro, brincadeiras, jogos e premiações; além de quadros como Madame Caxuxá e Vovuxa. Também distribuía muitos presentes e recebia centenas de cartas, diariamente. O último Xou da Xuxa foi ao ar em 31 de dezembro de 1992 e, no total, foram exibidos 2 mil programas.
Aconteceu também o Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo da cidade do Rio de Janeiro, em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou Música Popular Brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll. A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira; entre os fenômenos individuais destacam-se: Simone, que foi a maior vendedora de discos de toda a década, Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee e Joanna. Alguns dos principais destaques masculinos foram os compositores-cantores Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.


Estilos

  • O movimento new wave influenciou música, comportamento e artes plásticas.
  • O art deco tem grande valorização na arquitetura.
  • O heavy metal, que surgiu em meados de 1970, se torna uma grande vertente do rock, com a New Wave of British Heavy Metal.
  • A música eletrônica ganha identidade.
  • O rádio e a televisão são o principal meio de disseminação de cultura pop.


Moda


  • Os anos 80 ficaram caracterizados pelo uso de roupas exageradas e muito coloridas, blusas largas, a predominância da cor néon, cabelos super volumosos ou com cortes em estilo mullet, jeans rasgados ou lavados com ácido, calças de cintura alta justíssimas ou semi-baggys e as famosas ombreiras.
  • Durante o início da década viu-se uma continuação dos estilos de roupas do final dos anos 70, e só evoluiu para algo mais exagerado e futurístico durante os anos seguintes.
  • A cor preta se torna cada vez mais popular nas vestimentas.
  • No publico feminino as tendências eram: Usar e abusar das ombreiras e dos babados e acessórios, como: brincos e pulseiras; Conjuntos jeans (com jaquetas e calças de mesma lavagem); Top cropped e minissaias; leggings das mais diversas cores; A maquiagem era fundamental, com o uso excessivo de blush (chamado de rouge na época); Cabelos com bastante permanente; Sapatilhas de plástico, polainas, botas e sapatos de bico e saltos finos fizeram parte do cenário estilístico do início ao fim da década.
  • Já para os homens, eram leis: Enormes jaquetas (jeans ou de couro); Os famosos shortinhos curtos e o jeans de cintura alta; Óculos Ray-Ban Aviator; Também blazers com ombreiras;Tênis esportivos, mocassins e all-stars eram essenciais dentre calçados masculinos.

Jogos Eletrônicos
Na década de 1980 a Sega e a Nintendo gradualmente substituíram o Atari, que monopolizava a indústria dos consoles e videogames no início da década, mas na metade desta começou a ser superado pelas duas empresas japonesas, finalizando a década com a Sega e Nintendo monopolizando o mercado de diversão eletrônica e iniciando uma espécie de corrida "armamentista" que marcaria a década seguinte. Nessa década jogos como Pac-ManSuper Mario Bros.The Legend of ZeldaDonkey KongFroggerDiggerTetrisGolden Axe e Sega Moonwalker tornaram-se populares, fazendo sucesso até hoje. Foi também nessa década que ocorreu o crash dos videogames de 1983.

Fonte:
Super Interessante
http://super.abril.com.br/relembre-mais-de-100-desenhos-e-series-que-fizeram-sucesso-nos-anos-80

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1980

Comentários