Flashman



De Tico Matunaga
CURIOSIDADES SOBRE FLASHMAN!
Ano: 1986.
SINOPSE; Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.
Curiosidades: Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô. No episódio 5, "O sucesso das guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraya) aparece interpretando Miram, o suposto irmão de Sara.
No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryouske Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa,o amigo de Dan. Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na lagoa dos noivos", onde interpretou o próprio noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza.
O design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnafico Gals) e não no final.
Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, dentre outros. Depois do término da série, Fujita Taruzumi (Jin) e Sayoko Hagiwara (Nefer) atualmente ambos têm uma estável carreira de modelo nos Estados Unidos.
Sayoko Hagiwara interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren, Storm, Goggle Black), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroana Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980-81).
No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido à rixas de Francisco Borges com o Estúdio Álamo.
Jin/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Britas, o qual depois também dublou os reds em Goggle V e Maskman. Do elenco de dublagem brasileiro já morreram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Labero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Daisy Celeste (Nefer) e Ézio Ramos (Galdan). Atualmente Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, é locutor na Rádio Bandeirantes AM.

Comentários