Heróis Espaciais


Existem muitos heróis espaciais que fizeram sucesso nos pulp fiction, como Buck Rogers, Flash Gordon etc. Aqui esta a lista deles:

Astronauta
Astronauta é uma personagem das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa para tiras diárias e dominicais para o jornal Diário de São Paulo em 1963, o personagem foi criado por Mauricio dois anos após Yuri Gagarin ter se tornado o primeiro homem a fazer uma viagem espacial.
Mauricio de Sousa cita o herói espacial Flash Gordon de Alex Raymond com um dos seus personagens favoritos da infância.
Além das tiras de jornal o personagem tem histórias publicadas em revistas da Turma da Mônica, ao contrário da Tina, Astronauta não teve título próprio com histórias inéditas, entretanto teve almanaques de republicações nas editoras Globo e Panini.
História
Astronauta brasileiro que viaja pelo universo em sua nave espacial esférica, assim como seu traje. Astronauta tinha uma namorada chamada Ritinha, que se cansou de esperar por sua volta e casou-se com outro. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.
Astronauta é aventureiro e adora conhecer novos planetas, mas sofre muito com a solidão, e vive sonhando com sua família e amigos. De vez em quando ele faz algumas visitas ao nosso planeta, mas nunca se satisfaz por completo pois quem ele realmente queria ver era a Ritinha, a sua única companhia nas viagens é o seu computador.



Adan Warlock
Adam Warlock, conhecido nos anos de 1960 como Ele, é um personagem fictício dos quadrinhos da Marvel Comics. Sua estréia foi na revista Fantastic Four #66 (setembro de 1967) (na forma de um casulo) e #67 (outubro de 1967), (na forma humanóide). Criado por Stan Lee e Jack Kirby.
Depois de sua aparição enigmática nas aventuras do Quarteto Fantástico, o personagem reapareceu na revista Thor #165-166 (junho e julho de 1969), como um super-vilão que rapta Sif, a namorada do Deus do Trovão, tentando formar com ela o primeiro casal de uma nova espécie cósmica. Com argumento de Roy Thomas e as ilustrações de Gil Kane, Ele reapareceria três anos depois primeiro como um guru de um grupo de jovens, depois como um alegórico Messias renomeado de Warlock, em série iniciada na revista Marvel Premiere #1 (abril de 1972). Essas aventuras se passaram na Contra-Terra, o planeta criado pelo Alto Evolucionário para abrigar suas formas de vidas evoluídas conhecidas por Novos Homens. A revista depois foi renomeada para Warlock e com o logo de "The Power of Warlock" (o poder de Warlock) a série continuaria até o #8 (agosto de 1972 - outubro de 1973).
Após reaparecer como convidado especial na revista The Incredible Hulk #177-178 (julho-agosto de 1974), Adam Warlock recebeu uma nova série criada por Jim Starlin, aclamada pelos críticos e conhecida como "A Saga de Magus",. As aventuras começaram na revista Strange Tales #178-181 (fevereiro-agosto de 1975) e continuaram em Warlock, revistas relançadas com os números 9-15 (outubro de 1975 - novembro de 1976). Starlin a escreveu e ilustrou (às vezes ajudado por Steve Leialoha). A trama envolve Warlock num épico de guerra contra a corrupção, império religioso espacial, sua versão futurista demagógica e louca e o cósmico supervilão Thanos. Num intervalo da saga Warlock apareceu numa aventura com o Homem-Aranha na revista Marvel Team-Up #55 (março de 1977), numa história escrita por Bill Mantlo e desenhada por John Byrne, até que a saga tivesse um grandioso epílogo em duas partes com autoria de Jim Starlin e publicada nas revistas anuais dos Vingadores (The Avengers Annual #7) e Marvel Two-in-One Annual #2 (ambas de 1977). Nesse desfecho morrem Adam Warlock, Thanos, Gamora e Pip. Warlock teria ainda uma quase-ressurreição na revista Marvel Two-in-One #61-63 (março-maio de 1980), escrita porMark Gruenwald e desenhada por Jerry Bingham, na qual estréia a personagem "Ela", mais tarde chamada de Kismet.
Starlin ressussitaria Thanos nas mini-séries The Thanos Quest #1-2 (setembro de 1990), nas quais escreveu com os desenhos de George Pérez e Ron Lim. Warlock, Gamora e Pip apareceriam na mini-série em seis edições Infinity Gauntlet (julho-dezembro de 1991). Os personagens voltariam em Silver Surfer, vol. 2, #60 eDoctor Strange vol. 3, #36 (ambos de dezembro de 1991).
Warlock começaria sua própria série em Warlock and the Infinity Watch, iniciada por Starlin e desenhada por Angel Medina. Durou 42 edições (fevereiro de 1992 - agosto de 1995), com Starlin escrevendo os primeiros 31 números. Foi substituído por Richard Ashford (uma revista) e John Arcudi até o término, com Pat Olliffe substituindo Medina nos desenhos. Mike Gustovich faria as duas revistas finais. Warlock foi um dos personagens principais em três mini-séries de Starlin : The Infinity War (junho-novembro de 1992), Silver Surfer / Warlock: Resurrection (março-junho de 1993) e The Infinity Crusade (junho-novembro de 1993).
Warlock também protagonizou as The Warlock Chronicles #1-8 (julho 1993 - fevereiro de 1994), com Starlin e diversos desenhistas. Apareceram depois quatro mini-séries chamadas deWarlock (vol. 3, novembro de 1998 - fevereiro de 1999), de Tom Lyle. Outra mini-série com o mesmo título mas sem ligação com Adam Warlock foi lançada em (1999-2000), estrelada pelo alienígena mutante Warlock de Novos Mutantes. Finalmente, outra mini-serie chamada Warlock (vol. 5, novembro de 2004 - fevereiro de 2005), foi escrita por Greg Pak e desenhada por Charles Adlard.

Warlock apareceu em quatro crossovers entre a Marvel Comics e a Malibu Comics (que criara o "Ultraverso"): Rune / Silver Surfer (abril de 1995, embora na capa apareça junho de 1995);Rune vol. 2, #6-7 (1995); e Ultraverse Unlimited #1 (junho de 1996).
As histórias das revistas regulares e das mini-séries citadas foram publicadas no Brasil pela Editora Abril, durante as décadas de 1980-1990, e atualmente pela Panini, embora algumas permanecem inéditas. Em Portugal, foram publicadas diversas histórias (da fase The Magus Saga) na revista Mundo de Aventuras.


Ás do Espaço
Space Ace  conhecido no Brasil como Ás do Espaço, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Tatsuo Yoshida, uma ficção científica publicada na revista Shōnen Book da editora Shueisha entre junho de 1964 e maio de 1966. Posteriormente foi adaptada em uma série de anime produzida pela Tatsunoko Production, sendo exibida originalmente pela Fuji TV de 8 de maio de 1965 a 28 de abril de 1966.








Adam Strange

Adam Strange é um personagem da DC Comics criado no ano de 1958, por Gardner Fox. Trata-se de um terráqueo que é transportado para o planeta Rann e torna-se seu defensor, lutando contra ameaças monstruosas usando um propulsor a jato e uma pistola de raios.
Sua criação foi inspirada em John Carter of Mars, personagem da série de livros Barsoom de Edgar Rice Burroughs, além de ser influenciada por Flash Gordon e Buck Rogers.
Adam Strange foi publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora O Cruzeiro na revista Homem no Espaço em 1961. Foi chamado de Joe Cometa. Ao passar para outras editoras, foi adotado o nome original.


História
Adam Strange era um arqueólogo que por intermédio dos efeitos dos misteriosos raios zeta foi teletransportado através do universo e se rematerializou no Planeta Rann. Ali se tornou seu principal herói e constituiu família. Ele só permanecia em Rann enquanto duravam os efeitos dos raios em seu corpo, retornando à Terra sempre ao final das histórias. Para voltar para lá, ele viajava pelo mundo até os locais em que o raio atingiria a Terra uma vez mais.
Sua missão era proteger Rann das ameaças alienígenas usando alta tecnologia como uma arma de raios, um foguete acoplado às suas costas e um capacete com visor transparente. Por um erro de um autor numa história da Liga da Justiça, onde o Flash cita que Strange seria uma otima aquisição para a equipe sendo que a equipe nunca tinha encontrado o heroi, os autores tiveram que criar uma aventura na qual Adam Strange e A Liga da Justiça lutavam contra Kanjar-Ro.

Buck Rogers

O personagem apareceu pela primeira vez como Anthony Rogers, o personagem central da novela Armageddon 2419 A.D., publicada em agosto de 1928 na revista pulp Amazing Stories, a sequencia The Airlords of Han, foi publicada na edição de março 1929.


Philip Nowlan e o syndicate John F. Dille Company, mais tarde conhecido como o National Newspaper Syndicate, foram contratados para adaptar a novela para as tiras de jornal. Nowlan e Dille contrataram o cartunista Dick Calkins, Nowlan adaptou o primeiro episódio de Armageddon 2419 A.D., AD e mudou o nome do herói de Anthony Rogers para Buck Rogers. A tira diária foi publicada pela primeira vez em 7 de janeiro de 1929, coincidentemente, este foi também a data em que a tira de Tarzan por Hal Foster estreou nos Estados Unidos (a tira havia estreado em novembro de 1928 na revista inglesa Tits-Bits). Em 1930, o personagem começa a ser publicado em pranchas dominicais coloridas, ilustradas por Russell Keaton. Keaton queria ilustrar outra tira escrita por Calkins, Skyroads, com isso, foi substituído por Rick Yager.


Em 1933, Nowlan e Calkins co-escrevram Buck Rogers in the 25th Century, uma novela que recontou a origem de Buck Rogers e também resumiu algumas das suas aventuras. Uma reedição deste trabalho foi incluído com a primeira edição de 1995 da novela Buck Rogers: A Life in the Future de Martin Caidin.

Autoria das primeiros tiras é extremamente difícil de determinar. As assinaturas nas partes inferiores das tiras não são precisos indicadores de autoria.

O sucesso da tira deu origem a Big Little Books e livros pop-up, a tira era popular o suficiente para inspirar outras séries como Flash Gordon de Alex Raymond, Don Dixon and the Hidden Empire (1935-1941), Speed Spaulding (1940-1941), adaptação do romance When Worlds Collide (1933) de Philip Wylie e Edwin Balmer e John Carter of Mars (1941-1943), a adaptação da série literária Barsoom de Edgar Rice Burroughs, criador de Tarzan.

Murphy Anderson ilustrou a tira entre 1947 e 1949. George Tuska começou a desenhar a tira em 1959 e permaneceu até o capítulo final da história em quadrinhos original, que foi publicado em 8 de Julho de 1967.

Na década de 1960, duas novelas de Nowlan foram combinadas pelo editor Donald A. Wollheim em um livro de bolso chamado Armageddon 2419 A.D.

A tira voltou a ser publicada em 1979 por Gray Morrow e Jim Lawrence, sendo renomeada Buck Rogers in the 25th Century em 1980. Cary Bates roteirizou as últimas tiras entre 1981 e 1983.

Ao longo dos anos, tem havido muitas aparições Buck Rogers em revistas em quadrinhos, bem como sua própria série. Na década de 1930, Buck apareceu em 69 edições de Famous Funnies, em seguida, aparições 2 vezes em Vicks Comics, ambos publicados pela Eastern Color Printing. Em seguida, em 1940, Buck começou sua revistas intitulada Buck Rogers, que durou seis edições, novamente publicados pela Eastern Color Printing.

Buzz Lightyear


Buzz Lightyear é um personagem fictício, que apareceu pela primeira vez no filme de computação animada Toy Story, no segundo filmeToy Story 2 e no recém lançado Toy Story 3. Ele também apareceu no filme Buzz Lightyear do Comando Estelar: A Aventura Começa e na série da televisiva Buzz Lightyear do Comando Estelar. Seu lema, muitas vezes repetido, é "ao infinito... e além". Embora Tim Allen expressa o personagem dos filmes de Toy Story da TV e cinema, Patrick Warburton expressa Buzz Lightyear em jogos de video-games de Toy Story.
Nos filmes, Buzz Lightyear é um brinquedo - um boneco de astronauta - que é inspirado em um patrulheiro espacial ficticio, homônimo ao boneco. Seu nome foi inspirado no astronauta da Apollo, chamado Buzz Aldrin.


Buzz é um patrulheiro do espaço da Aliança intergaláctica e está estacionado no Quadrante Gama, Setor 4. Ele é o capitão da equipe da Aliança Lightyear. Buzz é o filho do Imperador Zurg, mencionado em Toy Story 2 e em Buzz Lightyear do Comando Estelar. De qualquer forma, Buzz não conhece seu pai. Buzz é treinado em várias formas de artes marciais e é um guerreiro altamente qualificados em combates.
Buzz é conhecido por sua bravura e coragem. Buzz acredita que, seguir as regras é a melhor forma das pessoas viverem a vida. Embora um grande líder, às vezes ele pode ser muito emocional, uma das suas maiores falhas do personagem.
Buzz usa um pouco de sua alta tecnologia em seu traje espacial, semelhante ao dos astronautas, embora mais simplificado. Seu tórax apresenta um painel de controle. No lado esquerdo, há um grande botão vermelho com uma etiqueta dizendo "Lightyear"; esse botão ativa o sistema de vôo. Quando ativada, as asas escondidas na mochila, irão desdobrar, e os amplificadores, na parte inferior da embalagem vai pegar fogo, permitindo que o brinquedo possa voar. Os lados das asas levam luzes que cintilam, a fim de evitar qualquer colisão no ar.
Os botões do lado direito tem inúmeras funções.Para cada botão,o brinquedo fala frases diversas,mas o verdadeiro patrulheiro espacial Buzz Lightyear possui várias utilidades para cada um dos botões,como mostrado em seu filme ele aperta um desses botões para acionar o turbo de suas asas. Em seu braço esquerdo, possui botões quando pressionados, o utente poderá entrar em contato com o Comando Estelar, a sede de Buzz Lightyear e seus aliados.
Um capacete retrátil, quando ativado, cobre a cabeça de Buzz e lhe permite respirar no espaço ou em planetas sem oxigênio. O capacete é ativado pressionando o botão roxo ao lado de sua armadura no peito. Quando pressionado uma vez, o capacete automaticamente oscila para cima; quando pressionado novamente o capacete vira para trás.
O braço esquerdo de Buzz possui um painel que, quando aberto, é revelado um display que contém um login da missão na área do punho para gravar histórias e fornecer registros. É também onde está escrito "Made in Taiwan", um dos fatos que prova que ele é realmente um brinquedo. Também nesta área estão localizados calibres de oxigênio, um medidor de combustível para o jet pack, e um alto-falante. O braço direito contém o sistema que prevê uma arma laser poderosa, fora do pequeno canhão na parte de trás do punho. Não se sabe quanto tempo a bateria do laser dura.
O fato da mochila, contendo asas dobradas e reforçadas, permite Buzz voar pelo espaço. Funciona sobre pilhas de combustíveis recarregáveis. Dependendo da situação, uma mochila diferente pode ser associada ao fato. As asas, quando ativadas, são revestidas com luzes.
O traje espacial de Buzz feito, predominantemente, nas cores: roxa, verde e branca, ascende no escuro (lembrando os brinquedos que brilham) em suas partes verdes.

Blackstar
Blackstar foi uma série animada americana de fantasia científica. Foi produzida em 1981 por Lou Scheimer e Norm Prescott para a Filmation. Blackstar tem notáveis similaridades a He-Man and the Masters of the Universe, de 1984, também produzido pela Filmation.


História


John Blackstar foi astronauta de uma futura versão da Terra que tinha sido sugado por um buraco negro e caído no planeta Sagar, onde a espada e a magia ainda governavam o dia. Com os seus aliados, os Trobbits (criaturas parecidas a Hobbits rosados), Klone (um elfo que se torna animais), o dragão Warlock, e Mara a Feiticeira, Blackstar combate o cruel Overlord, um opressor que governa pela força da Powersword, uma metade da Powerstar, uma arma imensamente poderosa. Afortunadamente, Blackstar possuia a outra metade, a Starsword.


Ben Tennyson

Benjamin Kirby Tennyson, conhecido apenas como Ben Tennyson é o personagem principal da franquia americana de desenhos animados Ben 10, desenvolvida pela Cartoon Network. Foi criado originalmente pela equipe Man of Action, composta pelos produtores Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle.
Ele é o protagonista da franquia estando presente em todos os episódios assim como todos os materiais relacionados a série tais como filmes e jogos eletrônicos.


Ben nasceu na cidade de Bellwood onde junto morou com seus pais por grande tempo. Aos 10 anos enquanto estava de férias viajando com seu avô Max e sua prima Gwen ele acaba encontrando um dispositivo vindo do espaço denominado de Omnitrix que acaba se prendendo ao seu braço feito um relógio de pulso. Ao ativá-lo descobre sua capacidade de transformá-lo em criaturas alienígenas o que acaba fazendo muita gente o atacá-lo na tentativa de obter o dispositivo. Com o tempo Ben vai descobrindo os segredos do Omnitrix, vai destrancando novos alienígenas e fazendo novos inimigos. Mais tarde é revelado que o Omnitrix seria na verdade mandado para o seu avô tendo se prendido ao seu corpo pela semelhança de seus DNAs. Com o tempo seus inimigos vão sendo derrotados, enquanto que outros vão perdendo o interesse em tomar seu dispositivo, mas ainda mantendo ódio com o garoto lhe querendo vingança.
Aos 15 anos após suas batalhas pelo Omnitrix, Ben reaparece misteriosamente sem o Omnitrix no pulso, isso até Gwen lhe alertar sobre o desaparecimento de seu avô forçando-o a recolocar o Omnitrix de volta sofrendo uma enorme mudança além de um novo exército de alienígenas. Mais tarde Ben se reencontra com Kevin, um de seus antigos inimigos que se vê a aliar com Ben para poder derrotar uma frota de alienígenas que estavam invadindo e dominando a Terra. Com o tempo Ben vai ganhando novos aliados, reencontrando alguns de seus antigos inimigos e recuperando transformações perdidas. Ele também passa a se apaixonar tendo com primeiro interesse sua recente amiga Julie. Mais tarde ele perde o Omnitrix e em seguida consegue uma versão evoluída chamada Superomnitrix, capaz de aumentar as forças de seus alienígenas além de mudarem suas formas.

Brick Bradford
Brick Bradford foi o herói de uma série de histórias em quadrinhos iniciada em 1933, criada pelo escritor William Ritt (um jornalista estabelecido em Cleveland, Ohio) e pelo artista Clarence Gray, sendo originalmente distribuída pela Central Press Association, uma subsidiária da King Features. No Brasil, foi publicado nas revistas Suplemento Juvenil e O Gibi da década de 1930, quando foi chamado de Dick James. Em publicações mais recentes o título original foi mantido.
Inicialmente, lembrava quadrinhos de aventuras aéreas como Skyroads, até que começou a abordar elementos de ficção científica presente em tiras como Buck Rogers e Flash Gordon visto que suas histórias características giravam à roda de temas como dinossauros, vilões intergalácticos, robôs e mundos sub-atômicos. Em meados dos anos 1930 a popularidade de Brick Bradford aumentou grandemente e a série ganhou uma edição semanal iniciada em 24 de Novembro de 1934, bem como já havia começado a aparecer nos suplementos dominicais dos grandes jornais em 1933, 15 meses antes de sua publicação semanal.
Em 20 de Abril de 1935, a série Brick Bradford ganhou uma máquina do tempo (no formato de um pião, que tanto podia ir para o futuro quanto para o passado) chamada de Time Top nos quadrinhos (similar àquela de Brucutu), a qual tornou-se um produto básico para a série pelos anos seguintes, bem como significou o primeiro uso regular de viagem no tempo numa HQ.

Bravestarr
BraveStarr é o nome em inglês de uma série de desenhos animados. É uma ficção científica misturada com Velho Oeste (space western) dirigida para as crianças. Foi criada por Donald Kushner e Peter Locke, tendo sido exibida originariamente no período de Setembro de 1987 a Fevereiro de 1989. A série foi lançada simultâneamente com uma linha de brinquedos do tipo bonecos de ação. Foi a última série do estúdio estadunidense Filmation (com Group W Productions).


BraveStarr é um delegado do planeta "Novo Texas" (com três sóis) do século XXII. O planeta é rico em um minério valioso (Kerium), o que o faz ser constantemente atacado por vilões espaciais e colonizadores gananciosos.
BraveStarr é também um índio americano, que pode invocar os poderes dos "animais-espírito". Adicionalmente, usa como armas pistolas laser. Ele protege a comunidade da mesma espécie.
Os poderes dos "animais-espírito" são:
  • Olhos de Falcão: Permite enxergar a grandes distâncias
  • Ouvidos de Lobo: Super-audição
  • Força do Urso: Super-Força
  • Velocidade do Puma: Super-Velocidade
BraveStarr tem como parceiro um alienígena com aparência de cavalo cibernético (Techno Horse), que consegue falar e ficar sob duas patas. Chamado em inglês de Thirty/Thirty (de Furacão no Brasil), ele possui como arma um rifle de energia que chama de Sarah Jane(na dublagem brasileira ele é chamado de "Trabuco", ou "Trabuquinho").

Capitão 7
Capitão 7 é um super-herói brasileiro que é oriundo da TV Record (como série de TV) e posteriormente reformulado em gibi. Criado em 1954 na TV Record por Rubem Biáfora e tendo o ator mineiro Ayres Campos (que na época tinha físico de atleta) como protagonista, ficou no ar até 1966 (12 anos). O programa estreou em 24 de setembro de 1954. A princípio, o seriado era realizado ao vivo e depois de um certo tempo gravado.
O número "7" é uma alusão ao canal onde a emissora pode ser sintonizada em São Paulo.
O personagem era inspirado em personagens da tiras de jornal e revistas em quadrinnhos como Buck Rogers, Flash Gordon, Supermane Capitão Marvel.
História
Quando criança, Carlos foi levado por alienígenas ao Sétimo Planeta (daí seu codinome), onde cresceu aprimorando corpo e mente. Já adulto, retornou à Terra. Em sua identidade civil, Carlos é um brilhante químico. Quando a situação exige a presença de um herói, ele se transforma no Capitão 7.
  • Parentes/amigos conhecidos:
Silvana – Carlos e Silvana tiveram um longo namoro, e por fim se casaram. No início a vida dupla do herói era um segredo, mas com o tempo Carlos revelou sua identidade a Silvana e até mesmo a levou até o Sétimo Planeta, onde a moça adquiriu poderes semelhantes ao do Capitão. Desde então, os dois passaram a atuar em conjunto.
Dr. Moreira - pai de Silvana, Dr. Moreira é um proeminente agente da Interpol e uma importante fonte de informação e apoio ao casal de heróis.
  • Arqui-inimigo(s):
O Caveira - quando o bandido Cid, capturado pelo Capitão 7, tenta escapar da prisão, acaba por destruir seu rosto nas cercas elétricas. Jurando vingança contra o herói que o aprisionou, Cid passa a utilizar uma máscara e assume a identidade do Caveira – que com o tempo viria a se tornar um dos principais antagonistas do Capitão. O Caveira foi criado por Juarez Odilon, e faz sua primeira aparição na edição número 19 da revista do Capitão 7.

Poderes

O Capitão 7 é capaz de voar e se mover com grande velocidade. Também possui super-força e é praticamente invulnerável, além de ser capaz de resistir a ambientes inóspitos (como, por exemplo, viajar através do vácuo). Seus poderes, no entanto, funcionam completamente apenas enquanto estiver utilizando seu uniforme especial, que Carlos mantém guardado em uma caixa de fósforos enquanto se mantém em sua identidade civil. Sempre que necessário, o Capitão ainda pode viajar até o Sétimo Planeta e recorrer à ajuda de seus patronos, donos de uma ciência e tecnologia muitíssimo mais avançadas do que as da Terra.


Doutor Alpha
Criado em 1905 por Osvaldo Silva, Dr Alpha é um inventor brasileiro que construiu uma nave espacial chamada Meteoro com a qual viaja para o espaço e visita a Lua, o planeta Marte e o planeta Júpiter. Ele era loiro, tal qual Flash Gordon, Buck Rogers e Brick Bridford, porém surgiu quase 20 anos antes. Não seria errado considerá-lo um super-herói, pois diferente de seus similares surgidos depois, Dr. Alpha possui um uniforme espacial que usa em suas viagens com um balãozinho em cima que lhe permite voar, porém convencionou-se que heróis espaciais são uma categoria a parte dos super-heróis, sendo assim fica ao critério de preferência a classificação do Dr. Alpha em super-herói ou herói espacial, mas o fato é que ele é o primeiro do gênero a nível mundial.

Doutor
O Doutor (em inglêsThe Doctor) é o personagem principal da série de ficção científica britânica Doctor Who. No enredo, ele é um um alienígena viajante do tempo que tem mais de um século de vida e viaja através da nave espacial e máquina do tempo chamada TARDIS, geralmente com companhias. O personagem já foi interpretado por doze atores, que possuem diferentes acompanhantes.

Duck Dodgers
Duck Edgar Dumas Aloysius Dodgers é o metaficcional protagonista da série de animada da Warner Bros. Ele é realmente o famoso (mas fictício) Patolino, que interpreta um herói intergalático do futuro. É um tipo de alter ego do Patolino. O personagem é uma paródia ao herói das tiras de jornal Buck Rogers in the 25th Century, que também fez sucesso em umseriado cinematográfico de 1939, estrelado por Buster Crabbe, que também havia interpretado outro herói dos quadrinhos no cinema, Flash Gordon Duck Dodgers fez sua primeira aparição em 1953, no curta de animação Duck Dodgers no século 24 ½, dirigido por Chuck Jones. Jones criou uma paródia dos seriados de ficção científica: Buck Rogers e Flash Gordon.
Em 2003 ganhou uma série animada. Na série o personagem chegou a participar de um crossover com a Tropa dos Lanternas Verdes, Dodger aparece vestido com a roupa de Hal Jordan.
Em 2004, o personagem foi usado pela NASA no logo da missão para Marte Opportunity.


Esquadrão Atari
Esquadrão Atari (Atari Force no original) foi o nome de duas séries de quadrinhos publicadas pela DC Comics, de 1982 a 1986. Ambas foram extremamente baseadas em marcas comerciais da Atari, Inc.


O Esquadrão Atari teve 2 versões; a primeira era de revistas em formatinho distribuídas como brindes nos cartuchos dos jogos Defender,Berzerk, Star Raiders, Phoenix, e Galaxian.
A segunda foi publicada (vendida) no formato "comic book" (17 x 26 cm) pela DC Comics.
Em Julho de 2015, a Dynamite Entertainment anunciou que adquiriu a licença para republicar os quadrinhos e criar uma nova série, além de Esquadrão Atari, também obteve autorização das franquias: Asteroids, Centipede, Crystal Castles, Missile Command, Tempest, Yar’s Revenge, entre outros.

Flash Gordon
Flash Gordon é o herói de uma tira de jornal de aventura e ficção científica originalmente desenhada por Alex Raymond. Publicada pela primeira vez em 07 de janeiro de 1934, a tira foi criada para competir com outra tira de aventura, Buck Rogers.
A história girava em torno das aventuras de Flash Gordon, cujo nome batizava a série, e seus acompanhantes, Dr. Hans Zarkov e Dale Arden. A história começa com o Dr. Zarkov inventando um foguete, no qual os três fazem uma viagem ao planeta Mongo, onde naufragam. Mongo é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, que têm caído uma a uma sob o domínio do cruel tirano Ming, o Impiedoso.
Logo após sua chegada, os três terrestres fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono usurpado por Ming. Ming baniu o príncipe e seus seguidores — incluindo a própria filha, Aura, noiva de Barin — para o reino florestal de Arboria. Flash, Dale e Zarkov juntam-se então à luta de Barin para recuperar o trono.

Jedi

Os Cavaleiros Jedi são uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A ordem começou dezenas de milhares de anos antes da ascensão do Império Galáctico. Da mesma forma, o planeta natal da ordem é desconhecida. Existem muitos candidatos, incluindo mundos conhecidos como Coruscant,Ossus, Corellia e Utapau, assim como planetas perdidos e míticos como Had Abbadon e Ondos. É sabido, contudo, que os melhores e mais sábios filósofos, religiosos e guerreiros reuniram-se em um único mundo muito tempo atrás para discutir suas descobertas envolvendo a enigmática, mística Força, e que a concentração desses esforços por fim levaram ao desenvolvimento da Ordem dos Jedi.
Inicialmente os Jedi formavam uma ordem contemplativa. Ao longo do tempo, contudo, a ordem assumiu um papel mais ativo e direto em assuntos da galáxia, por fim se centralizando em Coruscant no final da catastrófica Batalha de Ruusan depois e um pouco depois do renascentismo da Ordem Jedi.
"Por mais de mil gerações, os Cavaleiros Jedi foram os guardiões da paz e da justiça na Velha República. Antes dos tempos sombrios. Antes do Império." — Obi-Wan Kenobi
Tornar-se um Jedi requeria o mais profundo comprometimento e mente astuta. A vida de um Jedi era feita de sacrifícios. Aqueles que mostrassem aptidão para a Força eram levados logo após o nascimento para treinamento no Templo Jedi em Coruscant, preferencialmente após serem desmamados. Sua vida fora dos treinos era de simplicidade, aderindo ao Código Jedi que proibia materialismos ou apegos emocionais. Esse treinamento foi inicialmente feito por Jedi experientes e veneráveis até que o indivíduo tivesse proficiência suficiente para começar a jornada como Jedi.
Exceções eram feitas algumas vezes, mais notavelmente no caso de Anakin Skywalker, mas os Jedi achavam que seus métodos tradicionais eram bem sucedidos e detestavam mudanças.


Joh Carter
John Carter é um personagem criado por Edgar Rice Burroughs em 1912. Trata-se de um veterano confederado da Guerra Civil Americana que é transportado misteriosamente para Marte, onde passa a viver aventuras entre os inesperados marcianos e as paisagens fantásticas do planeta.









Lanternas Verdes

A Tropa dos Lanternas Verdes patrulha uma vasta região do espaço do Universo DC. Os Guardiões do Universo, uma raça super-inteligente e nobre, mas às vezes, fechada e arrogante, fundou e ainda administra a Tropa dos Lanternas Verdes do planeta Oa. Os Guardiões dividiram o Universo em 3600 setores, e escolheram um nativo de cada setor para servir como Lanterna Verde deste, no início da história da tropa. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Lanternas Verdes, depois que Hal Jordan reativou a bateria central, essa norma foi mudada e passaram a ser dois Lanternas por setor. Essa modificação foi para que existisse maior segurança entre as ações entre os membros, sem o risco de isolamento e possível posterior derrocada deste (como o que aconteceu com Hal Jordan e com Sinestro em tempos mais antigos). Isto atualmente indica que existam aproximadamente 7200 membros efetivos e mais os agentes independentes e encarregados dos treinamento de novos recrutas. Cada Lanterna Verde recebe um anel que lhe dá grande controle sobre o universo a sua volta. O anel é considerada a arma mais poderosa do Universo, sendo limitado apenas pela vontade do portador.
Os Guardiões criaram a Tropa dos Lanternas Verdes há cerca de três bilhões de anos atrás, logo após o fracasso representado pela criação dos Caçadores Cósmicos, e a força sobreviveu a múltiplas rebeliões, assassinatos e colapsos dentro e fora dela.

Patrulha do Espaço
A Patrulha do Espaço foi criada e publicada pela primeira vez em 1953, com histórias e desenhos de Gedeone Malagola, algumas usando o pseudônimo de “Daramór Dias”. As HQs da Patrulha eram publicadas nas revistas “Capitão Astral” e “Ciência Ilustrada”. 

As aventuras de ficção científica da Patrulha aconteciam na Terra e em outros planetas, reais ou imaginários. O grupo de patrulheiros era uma espécie de polícia espacial da Terra. Contava com integrantes como Capitão Astral, Eletra e outros personagens da editora Júpiter que também estrelavam aventuras solo. Os patrulheiros lembravam um pouco os “Lensmen”, do americano E. E. “Doc” Smith, que também eram patrulheiros interplanetários (ideia mais tarde copiada no “Lanterna Verde” da editora DC). 


A Patrulha Sideral

Patrulha Sideral, criado por  Nico Rosso, que é de 1949.




















Rom, o Cavaleiro do Espaço

Rom é um super-herói cósmico no Universo Marvel. Ele aparece pela primeira vez em Rom # 1 (Dezembro 1979) e foi criado por Bill Mantlo e Al Milgrom,originalmente a figura de Rom era vendida como um brinquedo de ação semelhante a Comandos em Ação.

Rom nasceu há cerca de 200 anos terrestres no planeta Gálador, lar de uma pacífica civilização no auge de sua prosperidade. Sendo a guerra, a pobreza e a doença algo praticamente esquecido os galadorianos decidiram enviar uma frota de naves para percorrer toda a galáxia, partilhando sua tecnologia e princípios de vida com outras civilizações.
Os galadorianos foram bem recebidos em todos os mundos que chegaram, mas ao penetrarem na misteriosa Nebulosa Negra pela primeira vez foram emboscados uma armada de naves guerreiras. Essas naves pertenciam ao Espectros (dire wraiths), uma civilização hostil de seres metamorfos, que combinavam alta tecnologia e magia negra e pretendiam conquistar toda a galáxia. Após uma feroz batalha, os Espectros destruíram toda a frota galadoriana invocando um gigantesco demônio espacial chamado Asa da Morte (deathwing). Antes de morrer o comandante da frota conseguiu enviar uma mensagem para Gálador alertando do perigo que os Espectros representavam.
O Conselho de Gálador, tomando conhecimento da tragédia, iniciou medidas para se defender e livrar a galáxia da sombra conquistadora dos espectros. Desenvolveram armas de defesa avançadíssimas, sendo as principais o Projetor do Limbo, uma devastadora porém não letal arma que bania os atingidos por seus raios para a dimensão etéra do Limbo, onde ficariam presos por toda a eternidade. Além dele, criaram poderosas armaduras capazes de dotar seus usuários de incríveis poderes, mas que custavam a eles sua humanidade, ao torna-los mais máquinas do que homens. A cirurgia para ligar alguém a essas armaduras era irreversível e o sacrifício exigido dos seus usuários era enorme. Por isso, o Conselho pediu voluntários incapaz de forçar alguém a tal ato de despreendimento heróico.
Rom foi o primeiro cidadão de Gálador a se oferecer para a transformação. Com seu exemplo, milhares o seguiram. Eles se tornaram os Cavaleiros Espaciais de Gálador. Cada um recebeu uma armadura diferente, dotada de poderes especiais para cada galadoriano. Sem perda de tempo os Cavaleiros partiram para a Nebulosa Negra. A guerra foi violenta e terrível. Centenas de cavaleiros pereceram. Mas com determinação e coragem destruíram a maior parte das naves dos Espectros e suas bases nos mundos da Nebulosa. Na batalha final, Rom, que havia se destacado como grande líder e herói dos cavaleiros espaciais, conseguiu destruir Asas da Morte.
Um grande número de espectros, porém, haviam fugido da derrota na Nebulosa Negra e se espalhado por milhares de mundos,usando seus poderes metamórficos para conquistar e usar esses mundos como armas em uma guerra de vingança contra Gálador. Rom e os demais cavaleiros, então, partiram em uma busca centenária por toda a galáxia, encontrando e banindo os malignos espectros antes que pudessem realizar seus planos.
Dois séculos de lutas depois, o Sensor de Rom localizou uma grande colônia de Espectros na Terra, onde as criaturas haviam assumido a forma de humanos e se infiltrados em postos-chave por todo o planeta. Chegando a Terra, Rom passou a eliminar sistematicamente os malignos feiticeiros espaciais. Porém, seus atos foram durante muitos anos confundios com assassinato de pessoas inocentes, e sua aparência robótica provocava medo e desconfiança. Por isso, era constantemente perseguido pelas autoridades terrestres e os super-heróis, que o consideravam um "invasor alienígena". Durante muito tempo, seus únicos aliados foram os jovens Steve Jackson e Brandy Clarck, que acabou se apaixonando pelo nobre Cavaleiro Espacial, embora seu amor nunca pudesse voltar a ser um homem real.
Finalmente, Rom convenceu os heróis da Terra da ameaça representada pelos invasores espectros, e, em uma grande batalha final, baniu os últimos transmorfos para o Limbo, retornando em seguida para Gálador na esperança de ter sua forma humana restaurada.
Na época trabalhando para o governo e inspirado pela arma de ROM, Forge criou uma replica do Neutralizador que acabou nas mãos de Henry Peter Gyrich, que na intenção de anular os poderes da Vampira acabou atingindo a Tempestade (Ororo Monroe), anulando temporariamente seus poderes.Forge, sentindo-se responsável, acolheu Ororo e ambos acabaram se apaixonando.Ororo quando descobriu que Forge era o criador da arma que tirou seus poderes ela se sentiu traída e o abandonou.Este episódio influenciou muito na fase dos X-Men.
  • Armadura galadoriana – pressurizada, pode manter o usuário em situação agradável no espaço, no fundo do mar ou no centro de um vulcão ativo. É feita de um aço galadoriano chamado PLANDANIUM que nem o adamantium demonstrou ser capaz de causar grandes danos, isso fornece uma grande proteção ao usuário. O elmo da mesma fornece visão infravermelha. Exoesqueleto que aumenta a força.
  • Neutralizador – a arma principal de Rom, possui três formas distintas evocadas pelo usuário quando necessário. Nesta forma dispara rajadas escarlates em cone ou raio que neutralizam qualquer forma de radiação(permanente), habilidade mutante(temporariamente), doenças(permanente), magias(as dissipa, mas não impede que sejam relançadas).
  • Analisador – a segunda forma de sua arma - um feixe de luz escarlate em forma de cone analisa o alvo completamente descobrindo sua verdadeira forma caso esteja transformado em outra coisa, detecta doenças, radiação, magia.
  • Erradicador – a terceira forma de sua arma - um feixe de luz escarlate em forma de raio ou cone chato que pode banir para o limbo ou desintegrar o alvo, a escolha do usuário.
  • Voo – jatos fundidos as costas da armadura.
Característica: Sua armadura pode ser usada como tal


Spielvan
Jikuu Senshi Spielban  é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987 pela TV Asahi, totalizando 44 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1991. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Metalder e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.
História
A história tem início quando o Império Water ("Waller", no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water, o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water, visto que estes foram sequestrados e postos à serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Profº Paul, seu pai, se transformou no insensível Dr. Bio, e sua irmã Helen foi transformada pelo próprio pai na fria e calculista Herbaira, cujo objetivo é um só: assassinar seu irmão Spielvan, e assim impedir a derrota do Império Water.


No Brasil, inicialmente a série foi anunciada com o título de Spielvan. Faltando algumas semanas para a estreia, o título foi modificado para Jaspion 2, dando a falsa ideia de uma continuação. As duas séries não tinham nenhuma relação quanto ao enredo. Jogada similar a feita na França onde os seriados super-sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente.
As únicas séries do gênero Metal Heroes que possuem cronologia são Gyaban, Sharivan e Shaider, depois temos Winspector, Solbrain e Exceedraft e por último B-Fighter e B-Fighter Kabuto.
Spielvan teve histórias em quadrinhos publicadas no Brasil na revista Heróis da TV da Editora Abril, as histórias eram produzidas por artistas brasileiros, em 1994 foi publicado pela editora um inusitado crossover entre Jaspion e Spielvan na revista "Almanaque do Spielvan, roteirizada por Marcelo Cassaro.
Elenco
  • Spielvan: Hiroshi Watari
  • Diana: Makoto Sumikawa
  • Helen: Naomi Morinaga
  • Pandora: Machiko Soga
  • Doutor Bio: Ichiro Mizuki
  • Deslock: Shozo Izuka
  • Lay: Michiko Nishizawaki
  • Marin: Maria Hernandez
  • Anna: Rachel Griffths (Cenas de Flashback)/Mitsuko Horie (ep. 44)
  • Guiottini: Mickey Curtis
  • Narrador" Toru Ohira

  • Ficha Técnica
  • Criação: Saburo Hatte (pseudônimo usado pela equipe de criação da Toei Company)
  • Produtores: Yuuyake Usui (TV Asahi), Susumu Yoshikawa, Itaru Orita (Toei)
  • Roteiros: Shozo Uehara, Yoshiaki Kobayashi, Noboru Aikawa, Kazuho Takizawa, Yasushi Ichikawa, Noboru Sugimura
  • Diretores: Takeshi Ogasawara, Yoshiaki Kobayashi, Michio Konishi, Makoto Tsuji
  • Música: Michiaki "Chumei" Watanabe
  • Produção: Toei Company, TV Asahi e ASATSU-DK INC.
  • Episódios: 44


Notas


  • O nome "Herbaira", a forma maligna da Helen, surgiu a partir da pronuncia em japonês do nome original, "Hellvira".
  • Algumas fotos do seriado apareciam na contra-capa das fitas de Jaspion. Um ano antes da estreia, foi lançado um LP contendo 4 cançoes da série versadas em português, misturadas com 2 músicas de Jaspion e duas músicas de Kamen Rider Black.
  • Apesar de Hiroshi Watari ser quase um ano mais velho que Naomi Morinaga, Spielvan é dois anos mais novo que Helen.
  • Os quatro últimos episódios de Spielvan nunca foram exibidos no Brasil. Segundo o então presidente da distribuidora Everest Vídeo (depois Tikara Filmes) Toshihiko Egashira, em entrevista à revista Herói, houve problemas com o frete marítimo das fitas da série, e o erro só foi descoberto na fase de dublagem. Assim, Spielvan, tal como Kamen Rider Black, e Jiban, ficou sem o seu final exibido pela TV brasileira. O ator Hiroshi Watari, em entrevistas no Japão e até mesmo no Brasil, declarou que, assim como muitos fãs, não compreendeu exatamente o final da série.
  • A atriz Naomi Morinaga, depois da série, participou de filmes eróticos. Em 1993, fez uma participação no filme Kamen Rider ZO e atualmente é dona-de-casa. Em 2014 retornou para telas reprisando o seu papel da Annie do seriado Shaider como mentora do novo Shaider do novo filme dos policiais do espaço.
  • Ichiro Mizuki, que dublou o Doutor Bio, canta os temas de abertura e encerramento da série. No ano seguinte, cantou o tema de encerramento de Metalder, Time Limit.
  • Ézio Ramos, o dublador brasileiro do protagonista da série, faleceu em 1999. Já Rosana Garcia não mora mais no Brasil. De acordo com informações da dubladora Alessandra Araújo, ela se casou em meados dos anos 1990 e se mudou para a Espanha.
  • Hiroshi Watari veio para o Brasil em várias ocasiões. A primeira, em julho de 2003, no Anime Friends, junto com os cantores Akira Kushida e Hironobu Kageyama. A segunda, em outubro de 2004, no Ressaca Friends, junto com Takumi Tsutsui (Jiraiya). E a terceira em julho de 2008, durante o Anime World em Porto Alegre.
  • No dia 7 de Maio de 2006, Machiko Soga, que interpretou a Rainha Pandora na série, veio a falecer vítima de câncer no pâncreas.
  • Os atores que interpretaram Spielvan e Diana quando crianças são Masaru Nagai e Mika Katsumura, que coincidentemente (ou não) trabalharam juntos novamente em Mirai Sentai Timeranger, respectivamente como Tatsuya/TimeRed e Yuuri/TimePink, fazendo par romântico. Além disso, a atriz que interpretou Helen quando criança também interpretou a Tsutsue de Hyakujuu Sentai Gaoranger.
  • Segundo a Wikipédia japonesa, o nome 'Spielvan' é uma homenagem ao diretor norte-americano Steven Spielberg.
  • Além de dublar a personagem transformada, Makoto Sumikawa também era a unica atriz que vestia a armadura da Lady Diana apenas para a poses, enquanto os demais eram dublês do JAC. Hiroshi Watari e Naomi Morinaga apenas emprestaram as vozes para Spielvan e Helen transformados, segundo Watari.
  • Spielvan teve 4 episodios finais dublados por fans do estúdio da Action Studios.


Ultraman

Ultraman é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.
No Brasil, foi televisionada nos anos 70, 80, 1996 e 2001 pelas emissoras: TV Tupi, TV Record, TVS (atual SBT), Rede Bandeirantes, Rede Manchete e CNT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza, sendo uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go.
Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão, entre os telespectadores, com o de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade.
Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986, sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos TV POW, exibido nessa emissora e apresentado por Mara Maravilha e Charles Myara, entre outros. Em 1996, é lançada em Home Vídeo (em parte, pois só foram lançadas doze fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com a nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois, em 2001, passou a ser exibida na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e pela Rede Brasil de TV, de São Paulo que é exibido todas as quartas. Em 2015 a Editora JBC anunciou o lançamento do mangá no Brasil.
Versão Mangá lançado pela JBC
História

Um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayata da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.
E assim Hayata vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantém sua identidade secreta em sigilo. Em diversas batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans-Seijins, aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacá-la diversas vezes.
Uma vez enfrentou Zarabu-Seijin, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população. Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata, transformando-se em um falso Ultraman. Depois de tentar muito, Hayata consegue se libertar e se transforma em Ultraman para enfrentar ZarabuSeijin.
Entre essa e muitas batalha de destaque, Hayata consegue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da Patrulha Científica. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Fuji. Apesar disso, ele sempre tem restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal.
Por fim, Zeton-Seijin invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman, que acaba sendo derrotado e morto. Vindo do espaço, surge Zoffy, um outro Ultra que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78, assim se separando de Hayata (este recebeu uma nova vida que Zoffy trouxera com ele).
Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) eUltraman Mebius (2007). Na década de noventa, Ultraman também fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), Dai Kessen e Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).
S.I.A.

  • V-Tol 1: é usado em quase todos os episódios, é o principal meio de transporte da S.I.A.
  • V-Tol 2: é usado em alguns episódios, na maioria das vezes é comandado por Hayata. Ele é menor que o betól original e possui menos armas do que ele.
Além desses dois, há diversas aeronaves que aparecem comandadas pela S.I.A.
  • Submarino: a S.I.A. tem um submarino próprio quando a missão é em algum lago ou no oceano.
  • Pistolas: são usadas por todos os membros da S.I.A. contra algum monstro ou outra criatura.
  • Spyder: é a principal arma de Arashi, pode disparar tanto laser quanto fogo. É mais poderosa do que as pistolas comuns.
  • Granadas: pouco usadas, têm força para derrubar um monstro, dependendo do caso e do monstro.
  • Comunicadores: têm o símbolo da S.I.A. servem de walt-talks.
  • Spark 8: arma mais poderosa da S.I.A. inventada por Ide. Foi a arma usada para vencer Drako e Gelonimon.
O carro utilizado pela S.I.A. era um Corvair 700 de 1961.


Estatísticas de Ultraman

Altura: 40 metros
Peso: 30.000 toneladas
Idade: 20.000 anos
Velocidade de voo: Mach 5
Velocidade de corrida: 450 km/h
Velocidade de nado: 370 km/h
Salto em distância: 800 metros
Planeta natal: Terra da Luz, Nebulosa M-78, 2.000.000 anos-luz da Terra
Item de transformação: cápsula Beta
Hospedeiro: Shin Hayata
Armas mortais: Raio Spectral

São poucos os utensílios de Ultraman:
  • Capsula Beta: a capsula que permite a transformação de Hayata a Ultraman.
  • Timer Colorido: é o marcador de energia de Ultraman, quando seu tempo começa a se esgotar, ele começa a piscar e, se parar de piscar, Ultraman morre. Para não morrer, Ultraman sempre tem que voar para carregar suas energias por meio do Sol. Com isso, Ultraman ganha mais um minuto para enfrentar seu adversário.

Poderes de Ultraman
Ultraman possui uma variedade de poderes, entre eles:
  • Spacium Ray: o ataque mais famoso de Ultraman, formado pela energia do espectrum (energia alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar e Z-ton.
  • Lâmina: Consiste em Ultraman lançar uma lâmina capaz de cortar metais duros como o aço.
  • Anéis: Esse ataque é usado em últimas consequências, Ultraman concentra toda a energia e lança sobre o inimigo uma rajada de anéis que reduz seus inimigos ao pó! É raro o Ultraman usar esse ataque e apesar de pouco usado ele é tão poderoso se não mais do que o próprio Spacium Ray!
  • Rajada: Ultraman também tem um ataque pouco conhecido, no qual ele junta as mãos, lançando uma pequena rajada.
  • Outros poderes: Ultraman tem uma técnica capaz de lançar água em ocasiões de emergência. Tem na vista um detector, capaz de encontrar qualquer objeto camuflado. É extremamente forte, considerado de toda a linhagem dos Ultras o Ultraman com maior força física. Também pode voar, tendo também, nos pés, um efeito antigravitacional, o qual usa em algumas lutas para se deviar de alguns ataques. Além disso, é capaz de se teletransportar de uma distância muito grande em questão de segundos, utilizando isso para se locomover de um planeta a outro - um poder que usa raramente. Nota-se que isso encurta bruscamente o tempo do Timer, assim reduzindo o tempo em que Hayata pode ficar transformado em Ultraman. Por fim, Ultraman ainda pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal.

Personagens
  • Shin Hayata/Ultraman: É o segundo em comando da equipe, aparentemente não tem medo de nada. Nada se sabe sobre sua vida pessoal.


  • Capitão Muramatsu: É o Capitão da S.I.A. É um homem sério e tem o respeito de todos.









  • Arashi: É o homem forte da equipe, ele é astuto e sabe manipular qualquer tipo de arma. As vezes é meio teimoso e aparentemente é o melhor amigo de Hayata (entre os agentes da S.I.A.).
  • Ide: É o cientista da equipe, em boa parte dos episódios ele cria uma nova arma para combater os monstros, é sempre brincalhão, medroso, bem-humorado e um tanto atrapalhado.
  • Akiko Fuji: É a auxiliar do Capitão Muramatsu, sempre está presente e algumas vezes toma a iniciativa da equipe.












  • Hoshino: Um garoto pentelho que sempre acompanha a equipe e acaba virando membro oficial Jr. da S.I.A.










Dr. Iwamoto
  • Dr. Iwamoto: Cientista que auxilia a equipe em várias ocasiões.










  • Alan: Apareceu em um dos episódios em que presencia de um lugar onde existia um povo que reverenciava Ultraman. Retorna depois de descobrir que Jamila retornou para Terra, mas como um monstro.
  • Pigmon: Monstro que ajudou os tripulantes quando sua nave espacial se colide na Terra. Ele se comunica com a S.I.A. do monstro Jerônimo, que seria uma ameaça. Ele se sacrifica protegendo Ide de um monstro, sendo que este dependia de Ultraman, ao invés de poder contar com sua própria força e seu intelecto.

Principais Vilões
  • Bemlar - inimigo que enfrenta Ultraman no primeiro capítulo, fugiu de ser executado e se refugiou na Terra.
  • Baltans Seijin - aliens vindos de um planeta que foi destruído, queriam emigrar para a Terra e, quando viram que seria impossível à população deles viver aqui por causa do seu tamanho, resolveram invadir a Terra à força. Depois de derrotados por Ultraman e terem sua nave destruída os inimigos voltaram para se vingar onde criaram um plano para levar Ultraman e os outros para o espaço assim deixando a Terra livre para o ataque! Eles então são atacados na viagem e a nave acaba caindo em Vênus, assim o Ultraman é obrigado a lutar em Vênus e em seguida regressar a Terra para deter a ameaça! Os Baltans são inimigos clássicos do universo Ultra, apareceram diversas vezes e se destacam pelo seu poder, que é muito superior ao da maioria dos monstros e guerreiros que aparecem no seriado.
  • Red King - monstro habitante da Terra dos monstros, enfrentou Ultraman duas vezes. Apesar da sua postura, não dava muito trabalho para Ultraman.
  • Banira e Aboras - Dupla de monstros mitológicos que foi transformada por uma civilização antiga em líquidos coloridos, de acordo com as suas cores originais (vermelho - Banira e azul - Aboras) e foi acidentalmente "ressuscitada" pelos cientistas da Universidade. Banira expelia fogo pela boca e, Aboras, um gás corrosivo. Ambos tinham instinto de destruir um ao outro e, no confronto, Aboras acabou por matar Banira, dissolvendo o corpo do inimigo com o ácido de sua boca, sendo depois destruído por Ultraman.
  • Zarabu Seijin - alien que se dizia ancestral da nossa espécie e por isso superior. Seus planos eram de desdenhar Ultraman e colocá-lo contra os habitantes da Terra como se ele fosse um invasor do mal!. Tinha o poder de controlar a mente das pessoas.
  • Gomora - um dos monstros mais poderosos do seriado. Sua principal arma era sua cauda, a qual tinha um ataque fatal. Tão poderoso que era chamado de príncipe dos monstros. Foi um dos monstros que por muito pouco não derrotou Ultraman.
  • Mephilas Seijin - alien vindo de uma galáxia distante, seus planos eram trocar seu planeta natal pela Terra, pois o planeta já não suportava mais sua população. Como os terráqueos não quiseram efetuar a troca, ele libertou três monstros para ameaçar a Terra e fazer a vontade de seu povo à força. O confronto de Ultraman e Mephilas deu empate e o Alien prometeu voltar.
  • Gelonimon - O Rei dos Monstros, tinha o plano de ressuscitar diversos monstros para causar um ataque surpresa à Terra. Tinha o poder de controlar o vento e tinha penas que serviam como dardos certeiros.
  • Zeton Seijin(ou Z-Ton) - foi o guerreiro do último capítulo, treinado para destruir Ultraman. Feito que conseguiu realizar, mas foi destruído pela S.I.A.

Zoran
É um anime em preto e branco criada pelo estúdio de animação Television Corporation of Japan ou TCJ (hoje conhecido apenas como Eiken) tendo 96 episódios, no Japão o anime estreou no canal TBS entre 4 de maio de 1965 até 28 de março de 1967. Também teve um filme da série intitulado Space Boy Soran que foi lançado no dia 24 de julho de 1965.
No Brasil a série foi transmitida pela TV Tupi e pela Rede Record entre 1970.
História
Zoran é um órfão que foi salvo e resgatado por extraterrestres. Ele foi levado a um planeta alienígena que possui gravidade 15 vezes maior do que a da Terra. Para sobreviver, Zoran ganhou implantes cyborgs. De volta ao seu planeta de origem, devido aos implantes, o garoto descobre que tem super força ( 15 vezes maior do que um humano comum), super velocidade e outras habilidades especiais. Tem como companheiro Chap, um esquilo espacial com capacidade de se comunicar telepaticamente, de pressentir o perigo e o poder de invisibilidade. Ele passa a tomar parte da Força de Defesa da Terra, na Divisão Aurora e passa a combater os malfeitores e invasores espaciais, com a ajuda do professor Furutsuki e de sua filha.

Equipe

  • Direção: Haruyuki Kawajima
  • Composição da série: Haruyuki Kawajima
  • Roteiro: Masaki Tsuji
  • Direção dos episódios: Tsunetoki Seko
  • Música: Kazuo Iba ,Taku Izumi
  • Conceito original: Kazuya Fukumoto
  • Design dos personagens: Yoshikatsu Miyakoshi
  • Direção de arte: Hisako Takemura
  • Animação intermediária: Masae Abiko, Shizuko Komooka, Toyoo Ashida
  • Chave de animação: Yoshikatsu Miyakoshi
  • Supervisão: Kazuya Fukumoto
  • Estúdio de animação: Television Corporation of Japan
Fonte:
Os Primeiros Super-Heróis do Mundo
http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2014/06/dr-alpha-primeiro-heroi-espacial-das.html

Guia dos Quadrinhos
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/patrulha-do-espaco/23368

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Her%C3%B3is_espaciais

Comentários

  1. O que adianta fazer uma pesquisa tão completa e esquecer os primeiros?
    Já está mais do que na hora do brasileiro reconhecer seus méritos! Os primeiros heróis espaciais surgiram no Brasil!
    São eles: Dr Alpha, de 1905!
    http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2014/06/dr-alpha-primeiro-heroi-espacial-das.html
    http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2015/10/le-docteur-omega-o-plagio-frances-do-dr.html
    http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2015/03/novas-descobertas-buck-rogers-e-um.html
    a PATRULHA DO ESPAÇO de Gedeone Malagola:
    http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2014/10/patrulha-do-espaco.html
    e a PATRULHA SIDERAL de Nico Rosso:
    http://quadrosaovivo.blogspot.com.br/2016/05/o-capitao-brasil-do-bk.html
    antes de todos esses que vc colocou aí, não acha que está na hora de valorizar nossa História?

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    1. Valeu pelo toque Rod, as vezes fica até difícil pesquisar essas raridades.

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  2. Na verdade, o Dr. Alpha estreou em 1907, há vários heróis espacias, como Luke Harry no Planeta Zinder, desenhado pelo Messias de Mello em 1939, menciono eles e outros
    http://quadripop.blogspot.com/2014/06/ficcao-cientifica-nas-revistas-em.html

    Um bom texto do J. J. Marreiro, criador do Beto Foguete
    http://laboratorioespacial.blogspot.com/2010/04/herois-do-espaco-homens-do-espaco.html
    http://laboratorioespacial.blogspot.com/2014/08/beto-foguete-e-os-patrulheiros-do.html

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