OS ROBÔS GIGANTES NOS SUPER SENTAIS

De Emanuel Felipe


Desde sua criação em 1975, os Super Sentais foram sofrendo diversas mudanças, acrescentando novos elementos às suas séries. Uma das, ou talvez a mais impactante, foi a chegada, em 1979, do Battle Fever Robo. Isso mudou a dinâmica dos episódios e dos vilões, trazendo duas dimensões de combate: tamanho normal e gigante. A maioria das séries se mantinha em um tamanho único, seja normal, como os Kamen Riders, ou apenas gigante, como a família Ultra. Battle Fever J determinou um estrutura de episódios que segue até hoje, sendo a última real mudança no Protocolo Super Sentai. Inclusive, no passado, esse era um fator classificativo das séries, com a nomenclatura Super Sentai sendo utilizada apenas para séries com mechas, deixando Goranger e JAKQ como apenas Sentai. Felizmente, isso foi deixado de lado. Houve uma progressão da forma como esses robôs são apresentados. Até hoje, o único robô que não se transforma nem se monta de forma alguma foi o original, Battle Fever Robo. Já a série seguinte criou um novo conceito, o do mecha Henkei, ou que se transforma. Isso significa que ele é originalmente um veículo e depois vira um robô. Foi o único mecha principal com essa forma, mas ocasionalmente temos secundários que seguem essa fórmula, como DekaBike Robo, GoZyuJin e Plezuon, mais recentemente. Outra tradição que começou já com um enorme impacto, foi a aparição de um segundo mecha, sendo que a primeira vez que isso aconteceu foi com a destruição do Flash King e a aparição do Flash Titan. Por sinal, essa também foi a última vez que um mecha foi totalmente destruído no decorrer da série. No entanto, desta tradicão apareceu outra: o Gattai de dois robôs em um mega gigante. Não estou contanto aqui Titan Jr. e o Gran Titan, afinal eles não eram mechas separados. O primeiro que considero nesse caso seria Super Live Robo, de Liveman. Esse sim era a fusão de dois mechas únicos, o Live Robo (pilotado pelos iniciais da série, Red Falcon, Blue Dolphin e Yellow Lion) e Live Boxer (mecha dos dois adicionais, Green Sai e Black Bison). Isso depois virou praticamente obrigatório em todas as séries seguintes. Os robos vêm recebendo cada vez mais trabalho por parte da Toei, afinal, eles são talvez a principal frente de venda de brinquedos. Por isso mesmo, estamos vendo, cada vez mais, robôs e/ou variações de cada um deles. Todas as séries hoje contam com robôs separados para o sexto ranger e pelo menos um adicional para o grupo principal, com raríssimas exceções. Talvez o maior símbolo disso foi Hyakujuu Sentai Gaoranger, literalmente o esquadrão das 100 bestas. A Toei realmente chegou a criar imagem e descrição para cada uma das 100, sendo lançado um livro ilustrativo mostrando todos esses. Na série vimos algo como 30.

CURIOSIDADE

Os robôs gigantes são uma característica marcante e tradicional das séries Super Sentai (Super esquadrão em japonês) que possuem como protagonistas um grupo de geSralmente 5 heróis que defendem a Terra de alguma ameaça. Aqui no Brasil a mais famosa é Changeman. Porém as duas primeiras séries do gênero, Goranger e JAQK, não possuíam robôs. Eles tinham apenas veículos. A origem dos robôs da verdade vem de outro lugar.

Aqueles que não sabem podem ficar surpresos, mas o robô gigante nas séries japonesas começou por causa da Marvel. Mais precisamente com o Homem-Aranha. Por mais que esta afirmação possa parecer absurda, há uma explicação. No final da década de 70, a Toei fez uma parceria com a Marvel para produção de séries. O resultado disto foi a série Spider-Man (Supaidaman na pronúncia japonesa), que foi ao ar entre 1978 e 1979. Embora o nome e a vestimenta fossem iguais ao do herói dos quadrinhos, a origem e os inimigos eram completamente diferentes. Nesta série, Spider-Man tinha uma nave que virava robô gigante, chamado Leopardon, que acabou sendo o primeiro robô gigante da forma como conhecemos em tokusatsus.
Em 1979, a Toei cria mais uma série baseada em produções da Marvel. Desta vez a inspiração foi Capitão América. Mas ao invés de ser somente um japonês vestindo o uniforme do personagem oriundo dos EUA, foi criado um novo sentai, com a premissa de que cada personagem representasse um país (obviamente o principal era o Japão). Junto ao conceito de robô gigante de Spider-Man, nasce Battle Fever J, a primeira série a usar o título de Super Sentai (já que os dois anteriores na época eram só chamados de Sentai, sem o Super, devido a não terem robô gigante).
Independente do tipo de série, as lutas dos robôs gigantes contra monstros gigantes são feitas com atores vestidos e em uma cidade de maquete. Como o público primário das séries é mais novo, não existe uma exploração da consequência destes embates. Ver o robô gigante cair em cima de um prédio teriam consequências grandes no mundo e provavelmente haveria baixas. Outro detalhe é que em Sentais, os heróis enfrentam os monstros corpo-a-corpo. Somente quando ele é derrotado que os vilões o tornam gigante e somente neste caso que o grupo usa o robô gigante. Este tipo de pensamento passou pela cabeça de muita gente e usando isto como um conceito básico, foi trazido ao mundo o que considero o melhor anime de todos os tempos.
Existe também outro tipo de tokusatsu chamado de Metal Hero, onde um herói veste uma armadura de metal para enfrentar o mal. As três primeiras séries, que são diretamente ligadas, chamadas Uchuu Keiji (policial do espaço) Gavan, Sharivan e Shaider. Os três possuíam naves, mas não viravam robôs gigantes, apenas algum tipo de máquina de combate. Foi na série seguinte, a quarta do gênero, que o conceito foi usado. Estamos falando de Jaspion.

O Fantástico Jaspion (no aqui no Brasil) foi uma das primeiras séries tokusatsus a chegar aqui junto com Changeman. Para quem assistiu as séries na época, talvez seja o robô gigante mais lembrado de todos. Daileon é uma nave de combate que pode virar um robô para enfrentar os monstros gigantes (Mega monstros numa tradução do original japonês). Diferentes dos sentais, os monstros aqui já são gigantes e aparecem para combate normalmente quando são invocados por Satan Goss, o grande vilão da série. Definitivamente um grande sucesso com o público brasileiro.

Comentários