Os Trapalhões na Guerra dos Planetas

Os Trapalhões na Guerra dos Planetas é um filme de comédia brasileiro de 1978, o décimo terceiro do grupo humorístico Os Trapalhões, dirigido por Adriano Stuart. É o primeiro filme d' Os Trapalhões que conta com a formação completa simultânea dos quatro humoristas que consagraram o grupo: Renato AragãoDedé SantanaMussum e Zacarias, porque este último, o quarto trapalhão, entrou no grupo em 1975. O filme é uma paródia trash e pueril da franquia space opera americana Star Wars, de George Lucas. No filme, príncipe Flick (Pedro Aguinaga) pede ajuda aos Trapalhões para salvar o seu planeta do malvado Zuco (Carlos Bucka).





História


Após uma perseguição de automóveis por causa de uma mulher, os Trapalhões são obrigados a passar as noites em volta de uma fogueira. No céu aparece um disco voador co-pilotado por Bonzo (Emil Rached) e aterrissa perto dos Trapalhões. Dentro do estranho sai o príncipe Flick (Pedro Aguinaga) e pede ajuda ao quarteto, pois Zuco (Carlos Bucka) quer dominar o universo e se dirige a aldeia que está com Myrna (Maria Cristina), sua mulher.

Ao chegarem em Airos, Zuco sequestra Myrna, Didi (Renato Aragão) pega algumas armas e com elas vencem Zuco, mas Myrna acaba tendo uma desintegração física, o prícipe fica com o computador Cérebro, o que dá poder em toda a galáxia.
Elenco
  • Renato Aragão .... Didi
  • Dedé Santana .... Dedé
  • Mauro Gonçalves .... Zacarias
  • Antônio Carlos Bernardes Gomes .... Mussum
  • Pedro Aguinaga .... Príncipe Flick
  • Carlos Bucka....Zuco
  • Wilma Dias .... Loya
  • Carlos Kurt .... Igor
  • Tereza Mascarenhas
  • Arlete Moreira
  • Maria Cristina .... Princesa Myrna
  • Emil Rached .... Bonzo
  • Risa

Produção
O filme foi uma co-produção da TV Globo e Renato Aragão Produções. Anteriomente, Renato e seus companheiros tinham uma espécie de sociedade com o diretor J.B. Tanko para a realização dos filmes.
Bonzo
Por causa dos efeitos especiais, o filme foi filmado no formato videotape e posteriormente foi enviado aos Estados Unidos para ser ampliado em 35 mm,  embora a a legislação considerava ilegal envio de material ao exterior.
O filme parodia a saga americana de George Lucas, Star Wars, com um roteiro pueril e dadaísta, que envolve salvar a princesa, ou um planeta, das mãos de um malvado vilão. Os efeitos especiais a base de videotapes cansavam a vista dos espectadores que lotaram as salas de cinema. Nas reprises da televisão, esse problema não aparece tanto. Lá fora o filme ficou conhecido como Star Wars Brazil.

Lançamento
Lançado nas férias de verão de 1978, Os Trapalhões na Guerra dos Planetas contou com um público de, mais ou menos, 5.089.869 pessoas, ocupando a sexta posição em bilheteria nacional e na terceira posição entre os mais vistos dos Trapalhões.

Recepção da crítica

A celebridade internauta The Cinema Snob, do mesmo site do famoso The Nostalgia Critic, fez uma resenha do filme, referido como Brazilian Star Wars. Ele criticou muito o filme, considerando-o não engraçado, comprido demais devido a demasiadas cenas de slow motion e achando os personagens principais irritantes, além de péssimos efeitos especiais.

Home video

Os Trapalhões na Guerra dos Planetas foi lançado em DVD no Brasil pela Europa Filmes, com preço sugerido de R$ 14,90.

Fonte
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Trapalhões_na_Guerra_dos_Planetas




Comentários