Os Policiais do Espaço Gyaban, Sharivan e Sheider

Uchuu Keiji Gavan  é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero . Foi produzida pela Toei Company, e exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes,Sharivan e Shaider. No Brasil, foi transmitida pela Rede Globo a partir de 4 de março de 1991 na Sessão Aventura, quando foram exibidos apenas os 20 primeiros episódios. Posteriormente, foi remanejado para o extinto Xou da Xuxa, quando os 44 episódios foram milagrosamente exibidos. Também foi TV Gazeta subsequentemente no mesmo ano, no programa Gazetinha.

História

A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijouji (Retsu Ichijouji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.

Personagens
  • Takeshi Ichijoji/Gaban: Herói da série, combate a Makuu e quando está trabalhando no Clube de Equitação Avalon, no final da série é promovido ao cargo de capitão. Transforma-se ao dizer "Transformação" (Jouchaku no original). Após derrotar Makuu, Gaban volta à estrela Bird, como Capitão da Polícia Intergaláctica, ficando assim responsável pela proteção de toda a galáxia, ajudando Sharivan em sua luta contra a organização Mad, e depois, retorna à sua estrela e luta contra as ameaças que surgem. Casa-se com Mimi, em eventos posteriores a vitória de Shaider, sucessor de Sharivan. Posteriormente aparece co-protagonizando Gavan:O Filme, já mais velho, no qual incentiva Geki, o seu novo sucessor a lutar contra Makuu e ajuda na guerra contra esses vilões.
  • Mimi: Filha única e mimada do Comandante Kom, parceira de Gaban e prima da Shelly. Através da Visão Laser se transforma num periquito australiano para espiar Makuu. Apaixonada por Gaban, ela é capaz de ter atitudes infantis e se tornar ciumenta para defender esse amor e o apoia em qualquer circunstância. Possui a capacidade de ter outros pressentimentos, como sonhou com a morte de Gaban. No meio da temporada, sua mãe adoece e ela volta para resolver questões de família enquanto Marin vai a Terra para auxiliar Gaban. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da Mad e Maoh Saiki. Depois na batalha final contra os Fuuma, Mimi se casa com Gaban, revelado no Crossover os três Uchuu Keiji.
  • Comandante Kom: Comanda a União da Polícia Galáctica. Sempre aparece conversando com Gyaban. Reaparece no novo filme de Gyaban, já idoso.





  • Marin: É a secretária do Comandante Kom. Ajuda Gaban e auxilia em algumas tarefas da Mimi enquanto ela resolvia alguns problemas de família.
  • Tsukiko: É a irmã adotiva de Gaban que aparece na série a partir do episódio 11. Foi criada por Voiser a partir do momento que seus verdadeiros pais foram mortos pelo Caçador Maligno.


  • Sr. Gousuke: É um senhor já idoso que dirige o Clube de Equitação Avalon em que Gaban passa a trabalhar. Sempre bem humorado, ele aparece com certa regularidade na série.








  • Yuuchi e Wakaba: São duas crianças, um menino e uma menina que aparecem com frequência na série. São netos do Sr. Gousuke e moram junto ao avô no clube de equitação.
  • Kojiro: Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  • Alan(ep. 30-31): Policial do Espaço habitante do planeta Beeze. Ele veio à Terra em busca de uma princesa raptada por Makuu.
  • Den Iga/Sharivan: Nativo da Ilha Iga, aonde trabalhava como patrulheiro florestal. Confundiu Gaban como membro da Makuu e se desculpou pelo mal-entendido. Ajudou seu antecessor (Gaban) em sua luta contra a sociedade Makuu em que enfrenta Buffalo Doubler, aonde recebeu um ferimento mortal no episódio 42. Então Gaban o salva e o envia para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando-se assim o Policial do Espaço Sharivan e retribui o favor no episódio 44 quando salva Gaban das mãos de Kiba e Sandorba.
  • Voicer: Pai de Gaban, ele era um antigo policial do espaço, traído por seu ex-companheiro Caçador Maligno e capturado pelos Makuu. Ele foi forçado a construir o Hoshino Cannon, uma arma que pode destruir um planeta, mas manteve os planos em segredo, mesmo depois de ter sido torturado. Ele foi salvo da prisão por seu filho.Foi trazido de volta para Dolgiran mas morreu logo depois, com o projeto secreto para o canhão escrito na palma da sua mão.

  • Saburo(ep. 16): Garoto vindo do Planeta dos Lagos. Foi o primeiro amor de Wakaba. Ele veio para a Terra com seu pai Dr. Bud. Teve seu pai morto e continuava sua vida sendo criado por uma androide chamada Kasumi. Ela foi destruída por um monstro. No fim, ele volta para o seu planeta.
  • Monica(ep. 28): Inicialmente ela aparece como uma velha. Nisso, faz um pacto com Don Holler e rejuvenesce através da flor da vida Eterna. Acaba sendo morta por um monstro de Makuu.
  • Princesa Lyn(ep. 31): Essa garota estava sendo perseguida por Makuu. Nisso, a missão de Alan ao vir à Terra era exatamente isso: salvar a princesa. Aparentemente, ela deveria servir a Polícia Espacial pelo fato de seu uniforme.
  • Princesa Lirara(ep. 37): Vinda do planeta Hopper. Possui a forma de uma criatura parecida com uma borboleta e vem a Terra na forma humana. É feita de refém por Makuu e salva por Gaban no final.


Makuu
É uma organização de criminosos com objetivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu, localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e guerrísticas de seus integrantes.
  • Don Holler (Don Horror): Vilão principal da série, e líder da Organização Criminosa Makuu, é uma assustadora estátua branca com duas caras superpostas: uma de monstro e outra humana. Possui seis braços, dos quais apenas dois se mexem. Ele vive cercado pelos seus súditos, e pelas suas "assistentes" as Horror Girls. Vive em seu castelo voador, escondido num vórtice temporal.Sua cabeça também se move,como visto no último episódio,onde luta contra Gaban,sendo morto pelo próprio. Reaparece em Gavan: O filme como um fantasma no qual os vilões tentam ressuscitá-lo.
  • Caçador Maligno(1 - 30, 42): Braço direito de Don Holler. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gaban, Voiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gaban, foi punido por Don Holler sendo jogado ao espaço para morrer. Reaparece no episódio 42 dando informação sobre a localização de Makuu à Polícia Galáctica.
Bruxa Kiba e Sandorba
  • Sandorba (Cap 30 - 44): Filho de Don Holler, aparece no episódio 30 tomando o lugar do Caçador Maligno como general. Impiedoso e muito cruel, ele vem junto com sua mãe, a bruxa Kiba. Deu muito trabalho a Gaban,sendo morto no último episódio.
  • Bruxa Kiba (Cap. 30 - 44): Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gaban, mesmo que tenha que passar Don Holler para trás. Ela não é bem-vinda por Don Holler e não parece ter boas relações com ele, o que dá a entender que eles já se separaram há muitos anos. Morre no último episódio,junto com seu filho Sandorba.
  • Monstros-BEM: São os monstros da Organização Secreta Makuu e que aparecem até o episódio 12 da série, onde posteriormente seriam fundidos com os guerreiros Doubler. São eles: Shako,Gamara,Condor,Sasori,Dokuja,Omadako,Samurai Ari,Kaenzaru,NijiCho,Armadillo,Goat e Sai.
  • Guerreiros-Doubler: Aparecem também até o episódio 12 da série, e são uma espécie de homens-monstros oriundos de outro planeta que ocupam uma posição hieraquicamente mais elevada que os monstros-BEM normais.
  • Monstros-Doubler: É o resultado da fusão entre os monstros Bem e os Guerreiros Doubler.





  • Soldados Crushers: são os soldados faz-tudo que servem a Makuu.






  • Horror Girls: São as assistentes de Don Holler. Uma delas tem cabeça de ave e que não fala: apenas fica dançando e dando risadas histéricas e macabras. A outra, com aparência insetóide, algumas vezes assume a forma humana para espionar Gaban sem ser percebida.



Veículos
  • Dolgiran - a nave de Gaban. Possui um comando de defesa acionado por Gaban.
  • Dolu- conhecido por Fera Estelar Dolu. quando Gaban fala: "Preciso de ajuda Dolu" (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô .
  • Cybarian (Cyberian no original) - a moto de Gaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.
Arma: Raios duplos.
  • Gavion (Gyabion no original) - o tanque de Gaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca (Scooper no original). Armas: "Gavion laser" e "Foguete gavion".
  • Mogriran- Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger. Foi utilizado uma vez por Gaban para salvar a Tsukiko. Armas: Projétil Mogriran.


Armas e Ataques
  • Raios Seccionados/Raios Superativados (Laser Z Beam, no original): a arma de Gaban disparada diretamente de sua mão, sem nenhum auxílio de pistola ou coisa parecida. Pode ser feito também quando Gaban dá o comando para Dolu disparar através de seus olhos.
  • Visor laser (Laser Scoope no original) - Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.
  • Escudo laser (Barrier no original) - Pouco utilizado por Gaban, serve para se proteger de ataques inesperados.
  • Espada Laser (Laser Blade no original) - a espada de Gaban, com a qual desfere o "Dinâmico Gavan", traduzido para "Gaban Vencerá!" (Gavan Dynamicno original) que derrota os monstros da Makuu. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe um cenário negro, acompanhado de vários raios, erguendo e desferindo um golpe luminoso em formato vertical, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.
  • Sonar Eletromagnético (Electro Sonar no original): acoplada no canto esquerdo da cabeça, usada apenas para rastrear inimigos ocultos como se fosse um radar.
  • Chute Gaban: conhecido como super chute.
  • Soco Gaban (Gyaban Punch no original) conhecido como super soco.
  • Chute Espiral: Gaban dá um chute apenas com um pé.
  • Bombardeio Dimensional (Dimension Bomber no original): conhecido como bomba veloz, Gaban dá um rodopio dando soco com ambas as mãos.
  • Evaporação Vácuo: Gaban pode desmaterialisar na forma de luz para confrontar o grupo Makuu.


Filmes
  • Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan: The Movie 
  • Uchuu Keiji Gavan: The Movie 
  • Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z 

Personagens exclusivos do Filme 1 e 2

  • Geki Juumonji/Gavan Type G - Protagonista de Gavan:O Filme. Ex-piloto de Sidecar e ex-astronauta. Apareceu nos filmes da série Kaizoku Sentai Gokaiger e no Filme de Gavan. Ele e seu companheiro Toiyo se acidentam no espaço. Ele não consegue salvar Touya, mas é se livra do Buraco de Minhoca e se sente culpado por isso. Torna-se Gavan como apenas um recruta normal. Mas é bastante determinado e mesmo assim, não chega perto do antigo Gyaban.
  • Shelly - Parceira de Geki, sobrinha do Comandante Kom e prima da Mimi. Bastante ingênua, mas também possui técnicas ágeis para fugir dos inimigos.
  • Itsuki Kawai - Pesquisador em astrofísica e amiga de infância de Geki e ex-namorada de Touya. Chegou a ter sido sequestrada por Brighton e Gavan a salva.
  • Kai Hyuga - Novo Sharivan, ajuda Gavan na luta contra os vilões.
  • Shu Karasuma - Novo Shaider, ajuda Gavan na luta contra os vilões.
  • Erina - Nova secretária do Comandante Kom.
  • Touya Okuma/Brighton - Touya era o amigo de infância de Geki. Ele havia sido quase engolido pelo Buraco de Minhoca até que o fantasma de Don Holer o salva e lhe oferece uma armadura dourada lhe deixando poderoso. Tornou-se o líder de Makuu e junto com seus subordinados, tenta executar o plano para ressuscitar Don Holer. No fim, termina sendo ferido na luta contra Gavan e morre.
  • Zan Vardo - Guerreiro na forma de homem-dragão que utiliza a armadura de SanDorba melhorada e suas técnicas também. Ele havia sido morto por Gavan, foi ressucitado por Brighton. É morto na segunda vez por Shaider.
  • Majon Kill - Uma general de Makuu com poderes mágicos e armada com um chicote. Foi morta por Sharivan.
  • Lizard Doubler - O último monstro Makuu, mas com a posição de general tal como os outros anteriores. Foi morto por Retsu/Gavan.


Games
The Space Sheriff Spirits é um Jogo eletrônico lançado em 25 de maio de 2006 do gênero Ação que possui 2 modos de jogo. O Modo Gavan no qual é um resumo jogável dos episódios da série(ep. 1, 13-14, 24, 30-31, 39, 42-43); O modo Uchuu Keiji que une o três detetives espaciais na luta contra a Rainha das Trevas Galáctica que seria parte da cronologia dos heróis após a morte de Kubilai; Modo Battle Royal que joga-se ao estilo Street Fighter escolhendo qualquer herói para lutar; E por último o modo Survival que escolhe qualquer herói para poder lutar contra uma quantidade ilimitada de oponentes sem ser derrotado.

Atores
  • Takeshi Ichijouji/Gaban - Kenji Ohba
  • Mimi - Wakiko Kano
  • Comandante Kom - Toshiaki Nishizawa
  • Marin - Kyoko Nashiro
  • Voicer - Sonny Chiba
  • Kojiro Oyama - Noboru Mitsutani
  • Tamiko Ichijouji - Tamie Kubata
  • Tsukiko Hoshino - Aiko Tachibana
  • Maku - Morita Sakamoto
  • Gousuke Fuji - Jun Tatara
  • Shigeru Touyama - Shinichi Kase
  • Don Holler - Shozo Iizuka (Episódios 1-10), Takeshi Watabe (Episódios 11-44)
  • Hunter Killer - Michiro Ida
  • Kiba - Noboru Mitani
  • Sandorba - Ken Nishida
  • Narrador - Issei Masamune


Participações Especiais
Honey, interpretada pela Machiko Soga
  • Guerreiros-Doubler - Satoshi Kurihara, Masashi Ishibashi e Shun Ueda
  • Monstro Samurai Ari (forma humana) - Susumu Kurobe
  • Go Daijoji/Hyou Doubler - Shinji Todo
  • Honey - Machiko Soga
  • Monica (jovem) - Hitomi Yoshioka
  • Paul - Hirohisa Nakata
  • Alan - Hiroshi Miyauchi
  • Double Monster - Hideyo Amamoto
  • Polial - Touta Tarumi
  • Den Iga/Sharivan - Hiroshi Watari


Dubladores
  • Takeshi Ichijouji/Gaban - Orlando Prado (Episódios do 1 ao 3)/Marco Ribeiro (Episódios 4 até o fim)
  • Mimi - Miriam Ficher
  • Don Holler - André Luiz Chapéu
  • Hunter Killer (Caçador Maligno) - Leonardo José
  • Sandorba - Waldyr Santana
  • Kiba - Sônia Ferreira
  • Comandante Kom - Dário de Castro
  • Marin - Ilka Pinheiro
  • Kojiro - Carlos Siedl (Episódios do 1 ao 13)/Ionei Silva (Episódios 14 até o fim)
  • Den Iga/Sharivan - Oberdan Junior
  • Tsukiko - Nair Amorim
  • Sr. Gousuke - Miguel Rosemberg
  • Narrador - Márcio Seixas
  • Estúdio - VTI Rio


Músicas


Abertura
  • "Uchuu Keiji Gavan"
  • Letra: Keisuke Yamakawa
  • Composição: Michiaki Watanabe
  • Arranjo: Koji Makaino
  • Artista: Akira Kushida
Encerramento
  • "Hoshizora no Message"
  • Letra: Keisuke Yamakawa
  • Composição: Michiaki Watanabe
  • Arranjo: Koji Makaino
  • Artista: Akira Kushida


Notas:
  • Gaban foi o precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei Company, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
  • Por algum motivo desconhecido, a atriz Wakiko Kanô, que interpreta Mimi, saiu da série no episódio 30, retornando somente no 42. Na sua ausência, Marin tomou seu lugar como assistente de Gaban. Durante esse período, a cena da apresentação da atriz na abertura foi substituída por Gaban lançando seus Raios Seccionados.
  • O termo "Espaço Makuu", referente ao espaço controlado pela organização, no qual as investidas são mais violentas, esteve sempre presente na série. Porém, no Brasil, o termo só foi usado no episódio 35, e novamente no episódio 40 ao 44 (final da série).
  • Na França, Gaban foi chamado de X-OR.
  • Devido ao enorme sucesso que Gaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora, Sharivan.
  • O tanque Gavion de Gavan, possui três divisões, somente um possui nome o Super Broca, fazendo a nave em que fica no Gavion ficar sem nome.
  • O ator Eisei Amamoto faz uma pequena aparição no episódio 37 de Gaban. Dois anos depois, atuou como "Professor K" - o grande vilão da série Machineman. Ele faleceu em 23 de Março de 2003.
    Versão Mangá
  • Kenji Ohba, o ator que interpretou Gaban, anos antes foi Battle Kenya na série Super Sentai Battle Fever J, que foi ao ar no Japão em 1979 e também interpretou Denji Blue em Denziman em 1980, tornando-se o primeiro ator a aparecer em dois seriados Super Sentai consecutivos. Em Metalder, de 1987, aparece nos episódios 25 e 26, junto de Junichi Haruta (Goggle Black em Goggle V, Dyna Black em Dynaman, MacGaren em Jaspion), Hiroshi Watari(Sharivan, Boomerman, Spielvan), Makoto Sumiwaka (Lady Diana e Reiko Shiratori) e Sumiko Tanaka (Jun Yabuki/Yellow Four II), como amigos de Satoru Kita ( Kazuoki Takahashi, Hayate/Change Griphon em Changeman). No ano seguinte, fez uma participação no seriado Jiraya como Yajiro, um discípulo do mestre Tetsuzan Yamaji.
  • Segundo a Wikipedia Japonesa, o nome do heroi Gaban foi inspirado no nome do ator francês Jean Gabin, muito conhecido no arquipelago pelos seus filmes policiais.
  • No episódio 6 aparece uma garotinha com um pijama com um desenho do Pica-Pau.
  • Foi lançada em VHS pela extinta Globo Video contendo somente os 3 primeiros episódios.
  • No Brasil a serie foi exibida pela Rede Globo e se chamou "Space Cop".
  • Sonny Chiba interpretou Voicer, o pai de Gaban, nos episódios finais. Vinte anos depois, ele atuaria junto com Kenji Ohba novamente, em Kill Bill Volume 1, como Hattori Hanzo e seu aprendiz, respectivamente.
  • Em janeiro de 2012, foi lançado um filme chamado Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan: The Movie (Esquadrão Pirata Gokaiger vs. Detetive Espacial Gavan - O Filme). Pela primeira vez na história, dois seriados de universos diferentes se encontravam na tela do cinema (antes só acontecia em shows de parques de diversão).
  • No filme Uchuu Keiji Gavan - The Movie, Yuma Ishigaki interpreta o novo Gavan, Geki Juumonji, o Gavan Tipe-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Detetive Espacial e auxiliará seu novo pupilo, Riki Miura interpreta Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga é Shu Karasuma, o novo Shaider
  • Geki Juumonji/Gavan Type-G apareceu nos episódios 31 e 32 de Go-Busters em que ele persegue Sai Doubler, revivido pelo Makuu. Ele possui uma parceira chamada Shelli, que possui o mesmo dispositivo de transformação da Mimi.
  • No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com GokaigerGo-BustersKyouryuger, Kamen Riders OOOFourzeDecade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad.
  • Geki Juumonji/Gavan Type-G aparece nos filmes Uchuu Keiji Sharivan NEXT GENERATION e Uchuu Keiji Shaider NEXT GENERATION.
  • Em Uchuu Keiji Shaider NEXT GENERATION, a personagem Horror Girl (alter ego da vilã Hilda Gordon) foi inspirado nas Horror Girls.


Sharivan

Uchuu Keiji Sharivan é uma série de televisão do gênero tokusatsu da franquia Metal Hero. É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gyaban. Produzida pela Toei Company, a série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios. No Brasil, foi transmitida nas tardes da Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano, sendo parte integrante do programa TV Criança. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 (a partir de 13 de maio, pelas manhãs) e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994, na Sessão Série, às 11h e 14h. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses. Em 1998, teve uma exibição regional para o RJ durante o meio-dia, também na Rede Record.

História


Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta Mad (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).

Notas:
  • O ator protagonista da série, Hiroshi Watari, atuou como dublê em Sun Vulcan a três anos atrás do início da série e participou de todos os Metal Heroes de Gyaban a Metalder, sendo que em Shaider ele participou apenas do movie Crossover e, mais para frente, protagonizou mais uma série: Spielvan. Além disso, Watari fez sucesso no Brasil como o personagem Boomerman em Jaspion.
  • Sharivan fez muito sucesso no Japão, atingindo pontos de audiência superiores ao de seu antecessor Gyaban que também fez muito sucesso. No Brasil fez um sucesso mediano, porém foi o Uchuu Keiji que mais teve audiência e sucesso no solo tupiniquim.
  • Os atores: Yuki Tsuchiya e Yuki Yajima, intérpretes dos irmãos Bell: Willy e Helen, nos anos seguintes interpretaram respectivamente: Mika Koizumi/Yellow Four 1 em Bioman e Jinjiro Mizuno/Bycrosser Jin em Bycrossers. Em 1990, Yuki Tsuchiya veio a falecer no dia 16 de maio em um acidente de carro.
  • O tanque Tanque Sharinger de Sharivan, possui três divisões, somente um possui nome o Mogriran, fazendo a nave em que fica no Tanque Sharinger ficar sem nome.
  • O ator Shouhei Kusaka, que tinha feito ponta como o personagem Tokio no episódio 5, atuaria como Kaminin Oruha em Jiraiya e protagonizaria a série Jiban como Naoto Tamura/Jiban.
  • Akiko Hayasaka, que fez uma participação no episódio 22 como a tenista Jun Hanai, era a atriz originalmente escalada para interpretar a ginasta Miki Momozono/Goggle Pink em Goggle V, mas foi substituída por Megumi Ogawa.
  • No filme Uchuu Keiji Gavan - The Movie, Yuma Ishigaki interpreta o novo Gavan, Geki Juumonji, o Gavan Tipe-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Detetive Espacial e auxiliará seu novo pupilo, Riki Miura interpreta Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga é Shu Karasuma, o novo Shaider.
  • No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com GokaigerGo-BustersKyouryuger, Kamen Riders OOOFourzeDecade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad.
  • Hiroshi Watari voltou a interpretar Den Iga no filme Uchuu Keiji Sharivan NEXT GENERATION, lançado em home video em 10 de outubro de 2014 no Japão. Neste filme foi mostrado como como Kai Hyuga (Riki Miura) se tornou Sharivan.
  • A Apolo Brinquedos lançou no mercado brasileiro uma linha de bonecos articulados da series " Sharivan" e do " Comando Estelar Flashman " ,hoje são itens difíceis de serem encontrados para colecionadores pois foram lançados no começo da década de 90.
  • Hitomi Yoshii (Rumi - Maria no original) viveu 3 anos depois a vilã Pérola em Kamen Rider Black

Personagens

  • Den Iga/Sharivan: O protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, onde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, onde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer "Raio Solar" (Sekisha no original). No último episódio, após destruir Mad, Den se reúne aos outros descendentes do povo de seu planeta e volta para lá, para reconstruí-lo.
  • Lili: A ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird. Com a derrota do império Fuuma, Lili volta para o planeta Bird, sendo que ela queria ir para o planeta Iga com Den.
  • Capitão Gyaban: Após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização Mad.
  • Kojiro Oyama: Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  • Comandante Kom - Nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
  • Mareen: Secretária de Kom.
  • Mimi (ep. 1, 47 - 51): Filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban. No fim da série foi forçada a casar-se com o General Gailer, mas é salva por Sharivan. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.
  • Tsukiko (ep. 15, 34): É a irmã adotiva de Gyaban. Foi feita refém de Mad em troca de sua vida a destruição do Grand Bus. Ao ser salva, ela começa a trabalhar para a Polícia Galáctica.
  • Chiaki, Akira e Chie: São os filhos do presidente da Suzuki Motors. Eles aparecem frequentemente ao lado de Kojiro.

Descendentes de Iga

  • The Organizers (eps. 27 e 50): Grupo de Resistência Anti-Mad. É representado por MooreKeith e Rita.
  • Santo Protetor (eps. 34, 47 e 51): O Deus Protetor dos Igas. Para Sharivan entregou a Espada Santificada, e no episódio final da série ajudou Sharivan e Gyaban com a volta do Cristal Iga.
  • Jii/Monstro Mascarado (ep. 19): O velho chefe da Ilha Iga. Teve consigo o mapa com a localização do Cristal Iga, o qual protege sob o disfarce do Monstro Mascarado.
  • Mario (ep. 27): É um fugitivo da Penitenciária de Mad. Foi revelado possuir o mesmo sangue de Sharivan. Acaba sendo morto pelo monstro Uragiri Beast.
  • Garotas da Ilha Iga (eps. 19, 20, 31 e 49 a 51): Colegiais que usam roupas de marinheira, são as protetoras do Cristal Iga, um sol artificial de 2000 anos de idade, oculto na Ilha Iga. Lideradas por Miyuki.
  • Willy Bell (ep. 36): É o irmão mais novo de Helen Bell. Em uma viagem espacial teve seus pais assassinados por Mad. No final é morto pelo General Gailer.
  • Helen Bell (eps. 36, 38, 39 e 42): Irmã mais velha de Willy Bell. Morreu vítima de um plano nefasto de Mad. Após isso Sharivan jurou vingar sua morte.
  • Guerreiros de Iga(ep. 51): Os guerreiros do planeta Iga que ajudaram Sharivan e Gyaban no último episódio. Seus membros são: JackFumio (Henry no original), Lumi (Maria no original) e Yoshio (Kirk no original).

Sociedade Secreta Mad ("Mado", no original)

É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação, localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.
  • Maoh Saiki (Maoh Psycho): Vilão principal da série e líder de Mad. Passa todo o seriado sentado em seu trono e mesmo quando tem que lutar não se levanta dele. No penúltimo episódio é revelado que ele possui dois corpos e quando um morre o outro o ressuscita, o que o torna "imortal". Sendo que esse segundo corpo dele, Saikioh, aparece em várias episódios vigiando Sharivan. Tem a forma de um homem careca trajado de terno branco e se transforma em robô no penúltimo episódio. Mas na batalha final, Sharivan e Gyaban conseguem matá-lo, pois cada herói destrói um corpo de Maoh Saiki ao mesmo tempo.
  • Doutora Porter: Estrategista, é a chefe dos cientistas de Mad e sucessora de Maoh Saiki no comando da organização. É ela quem aciona a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta as pessoas para outra dimensão. Foi morta por Sharivan no último episódio.
  • General Gailer: Comandante de campo de Mad. Não gosta de Porter, mas é obrigado a se submeter à autoridade dela. Tentando melhorar sua imagem com Maoh Saiki, desafia Sharivan para uma luta mano a mano. Nesse último duelo, seu rosto fica com manchas vermelhas se tornando mais poderoso, quando Maoh Saiki o manda para o mundo da alucinação. Mesmo assim, o herói lhe mata.
  • Miss Akuma 1 e 2: Com pouca projeção na série, são duas guerreiras que ajudam Gailer e fazem serviços de espionagem para Porter. Akuma 1, morta por Gyaban, vestia traje preto e Akuma 2, devorada por Gamagon, vestia traje rosa.
  • Leider (eps. 34 a 50): Aparece pela primeira vez no episódio 34. É um feiticeiro de origem desconhecida. Ardiloso e estrategista, finge ajudar Mad, mas enquanto isso joga os membros da organização uns contra os outros, pretendendo se apoderar do comando do grupo quando este se encontrar em estado de caos. No penúltimo episódio, quando finalmente desafiou Maoh Saiki abertamente, este o destruiu.
  • Grande Rei Gamagon (eps. 31, 49-50): É uma enorme cabeça de sapo. Tentou devorar Sharivan quando este acidentalmente caiu em seu planeta no episódio 31. Depois se aliou a Leider para roubar o Cristal Iga. Foi destruído por Sharivan no penúltimo episódio. Ele traz seus servos, que são soldados humanóides trajados de cor vermelha
  • Brasas Benguel (Bengel Brothers, ep. 11): Piratas mercenários espaciais que vieram dos confins do universo planejando tomar o controle de Mad. Após serem torturados por Maoh Saiki, são transformados em ciborgues comandados por Mad e suas informações sobre os golpes de Sharivan são utilizadas para criar o monstro maligno Shouri Beast.
  • Soldados Saikier: São os soldados rasos de Mad. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.
  • Leisa, a Guerreira do Mundo Espiritual (ep. 42): Um guerreira enviada por Leider para matar Helen Bell. Disfarçada de humana, ela engana Hellen dizendo que está muito triste sobre a perda de alguém. Mas nisso, ela mostra sua verdadeira face e duela contra Hellen. Sendo então morta pela mesma.

OutrosSoldados Saikier: São os soldados rasos de Mad. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.

Leisa, a Guerreira do Mundo Espiritual (ep. 42): Um guerreira enviada por Leider para matar Helen Bell. Disfarçada de humana, ela engana Hellen dizendo que está muito triste sobre a perda de alguém. Mas nisso, ela mostra sua verdadeira face e duela contra Hellen. Sendo então morta pela mesma.

  • Kumiko (ep. 3): Filha de um cientista escravizado por Mad para a construção de uma arma de destruição em massa. Quando Sharivan consegue salvar seu pai, é sequestrada por Mad e salva também pelo herói.
  • Tsutomo (ep. 4): Garoto de raciocínio limitado que é vítima do plano MY-COM de Mad, que consistia em um sistema de estudos usando computadores capaz de tornar crianças comuns e supostos gênios ao prever o resultado dos futuros exames escolares. É salvo por Sharivan ao ser usado como chamariz para uma cilada preparada para o herói no ambiente hi-tech chamado "House".
  • Tokio (ep. 5): Jovem que foi transformado em agente espião de Mad ao lado de outros jovens na mesma situação. Acaba sendo forçado a matar sua própria namorada, Yoko, e ao resistir é morto pelo monstro Sound Beast. Foi interpretado pelo ator Shouhei Kusaka, que viveu Naoto Tamura, o Jiban da série Policial de Aço Jiban em 1989.
  • Satiko Osawa (ep. 7): Jovem possuída pelo monstro Double Beast e que manifesta uma dupla personalidade por sua influência. É salva por Sharivan.
  • Goichi Mizoguchi (ep. 8): Garoto ecologista inconformado com a poluição do rio dos salmões. Seu sonho, assim como o de seu pai (que morrera de acidente de trânsito), era proteger o rio para que os salmões pudessem voltar a nadar livremente. Sua mãe trabalhava num supermercado.
  • Professor Komura (ep. 12): Renomado astrofísico conhecido mundialmente por ter recebido um Prêmio Nobel de Física, pai de Akiko, é alvo da chamada "Operação Meu Amigo" de Mad, que falsamente difundia a amizade entre os povos das galáxias e os seres humanos.
  • Arai (ep. 13) Boxeador: que perdeu sua mãe ainda pequeno e por conta disso queria construir um hospital. No entanto acaba sendo manipulado por MAD até que Sharivan o salva.
  • Denichiro Iga (primeira aparição: ep. 13): Pai de Sharivan, botânico descendente do planeta Iga. Morreu quando Den Iga era criança após defender seus semelhantes do ataque de um urso com as próprias mãos.
  • Senhora Gin (ep. 14): A última descendente da monarquia Demimoz, era uma velha senhora, já viúva, que vivia sozinha numa imensa mansão. Nesta mansão estava escondida um imenso tesouro que atraiu a atenção de Mad.
  • Sayoko Hayashida (ep. 16): Cantora de sucesso que, antes de sua última semana de vida, perdeu sua voz por conta de uma doença e se suicidou enquanto estava na praia junto com a sua irmã Akiko. No entanto Mad a ressuscitou através de uma cirurgia e ainda fez sua voz voltar ao normal. Mad utilizou-a em um plano diabólico em que fez os jovens ficarem muito agressivos através de sua música.
  • Jun Hanai (ep. 22): Tenista promissora que chegou a participar do torneio de Winbledon, manipulada pela influência maligna de Shinigami Beast. É induzida a cometer suicídio como parte de um plano de Mad para acabar com várias pessoas famosas (dentre elas a campeã de natação Yumi Yabuki e o renomado escritor Ichiro Omura), pois com isso várias pessoas seguiriam seus exemplos e também fariam o mesmo. É salva por Sharivan.
  • Senhor Gohara (ep. 25): Bem-sucedido empresário vítima de um plano de Mad de extorsão por meio de dívidas contraídas com jogos. Seus filhos e mulher são sequestrados e cabe a Sharivan resgatá-los.
  • Bita (ep. 29): Um ex-policial que convencido pelo monstro Heiki Beast a cair numa cilada para derrotar Sharivan. Anteriormente, ele havia sido expulso da polícia porque estava dentro de um Cassino.
  • Naoko (ep. 32): Uma garota vítima de um plano da Laranja de Mad em transformar crianças em monstro.


Armas e Ataques


  • Chute Sharivan (Shariban Kick no original): Chute especial utilizado por Sharivan. É tão poderoso que pode até mesmo quebrar uma enorme rocha.
  • Bomba Faísca: Um soco aéreo que tem a força de quebrar um parede de concreto.
  • Antena Solar: Tem o poder captar pequenos sons num raio de até 4 mil metros.
  • Dimensão Trans-Silver: duas antenas aparecem em cada lado da cabeça para rastrear o inimigo, parecido com os riders em Kamen Rider Black.
  • Campo de Observação: Radar que tem a capacidade de perceber, memorizar e analisar as ondas captadas como o raio infravermelho, raio ultravioleta e raio X. Os dados são expressos no visor da armadura.
  • Proteção Sharivan: Uma barreira capaz de reter o fogo e até mesmo raio laser.
  • Tiro Relâmpago (Crime Buster no original): A arma laser de Sharivan cujo raio laser pode se dividir em várias funções: Tiro Mortal, Tiro Dissolvente, Tiro Choque e Tiro Destruidor. Além disso, o Tiro Relâmpago pode ser usado para salvar vidas, convertendo-a numa seringa para transfusão de sangue.
  • Protetor Plasma: Óculos especiais que Sharivan usou para combater as ilusões de Leider. Com o recurso do Grand Bus, Sharivan combate a Nave de Combate Caveira usando o Jato Plasma.
  • Espada Laser (Laser Blade no original): A espada de Sharivan, com a qual desfere o "Choque Fatal Sharivan" (Shariban Crash no original) que derrota os monstros de Mad. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe sua silhueta negra, em frente a uma enorme imagem dourada do sol, erguendo e desferindo um golpe luminoso, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.
  • "Espada Leão Iga ou Espada Santificada": Foi encontrado e tirado por Den, leva até a montanha Iga e liberta o cristal Iga. Posteriormente, utiliza a espada no episódio 47 e 51.




Veículos



    • Grand Bus: A nave de Sharivan. Tem dois módulos: uma nave de batalha e uma forma humanoide, da qual pode disparar o "Canhão Plasma" (Plasm Cannon no original).

    • Armas: Missil Grand Bus, Laser Grand Bus, Canhão Plasma e Canhão Plasma-Tipo 2 (Jato Plasma).

    • Moto Sharian: A moto de Sharivan, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Mundo da Alucinação de Mad.

    • Armas: Laser Sharian e Moto Foguete Sharian.

    • Tanque Sharinger: O tanque de Sharivan. Em seu interior fica armazenado o veículo Mogriran.

    • Armas: Laser Sharinger e Foguete Sharinger.

    • Mogriran : Um veículo que tem uma imensa perfuratriz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger.

    • Armas: Projétil Mogriran.


Filmes

  • Uchuu Keiji Gavan: The Movie 
  • Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z 



Elenco

Atores japoneses

  • Den Iga/Sharivan: Hiroshi Watari
  • Capitão Gyaban: Kenji Ohba
  • Lili: Yumiko Furaya
  • Mimi: Wakiko Kano
  • Miyuki: Sumiko Kakizaki
  • Comandante Kom: Toshiaki Nishizawa
  • Kojiro: Masayuki Suzuki
  • General Gailer: Satoshi Kurihara
  • Doutora Porter: Hitomi Yoshioka
  • Leider: Mitsuo Andô
  • Miss Akuma 1: Chieko Maruyama (1-22, 48-51) e Miyuki Nagato (23-47)
  • Miss Akuma 2: Lala (1-22) e Yui Mizuki (23-50)
  • Marin: Kyoko Nashiro
  • Maoh Saiki (Ma Oh Psych): Shozo Izuka (voz)
  • Narrador: Issei Masamune

Participações Especiais

  • Tokio (5): Shouhei Kusaka (creditado como Hiroshi Tokoro)
  • Boxer Beast (forma humana) (13)/Keith (27, 50): Toshimichi Takahashi
  • Tsukiko Hoshino (15): Aiko Tachibana
  • Hunter Killer (15) (flashback): Michiro Iida
  • Voicer (15) (flashback): Sonny Chiba
  • Koichi Iga (19): Yoshinori Okamoto
  • Jun Hanai (22): Akiko Hayasaka
  • Mário (27): Kiyohiko Ozaki
  • Moore (27, 50): Isamu Shimizu
  • Willy Bell (36): Ayumu Tsuchiya
  • Helen Bell (36, 39, 42): Yuki Yajima
  • Guerreira Do Mundo Espiritual (42): Chieko Maruyama

Dubladores brasileiros

  • Den Iga/Sharivan: Élcio Sodré
  • Capitão Gyaban: Carlos Laranjeira
  • Lili: Eleonora Prado (episódios 1 e 2) e Rosana Garcia
  • Comandante Kom: Luiz Antônio Lobue
  • Mimi: Christina Rodrigues
  • Tokio (episódio 5): Eduardo Camarão
  • Kojiro Ooyama: Oswaldo Boaretto
  • Patrão do Den Iga: Jorge Pires (a partir do episódio 3)
  • Chiaki: Alessandra Araújo (a partir do episódio 3)
  • Akira: Zezinho Cutolo (a partir do episódio 3)
  • Miyuki: Cecília Lemes
  • Helen Bell: Neuza Azevedo
  • Willy Bell: Mauro Eduardo Lima
  • General Gailer: Ricardo Medrado
  • Doutora Porter: Márcia Gomes
  • Leider - João Francisco Garcia
  • Miss Akuma 1: Nair Silva
  • Miss Akuma 2: Patrícia Scalvi
  • Santo Protetor: João Paulo Ramalho
  • Maoh Saiki (Maoh Psycho): Luiz Antônio Lobue
  • Tigre Bengel: João Francisco
  • Cobra Bengel: Ézio Ramos
  • Mario (episódio 27): Ricardo Nóvoa
  • Professor Wakami (episódio 28): Aldo César
  • Narrador: Carlos Alberto Amaral
  • Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral
  • Estúdio: Álamo

Trilha sonora

OST (Trilha sonora original)

  • Uchuu Keiji Sharivan, por Akira Kushida (tema de abertura)
  • Tsuyosa wa Ai da, por Akira Kushida (tema de encerramento)
  • Yeh Sharivan, por Akira Kushida (tema do Tanque Sharinguer)
  • Spark Sharivan, por Akira Kushida (tema do Raio Solar)
  • Ultra Dimension Fighting Grand Bus, por Akira Kushida (tema do Grand Bus)
  • Let's Walk The Streets Of The Starry Sky, por Kyohiko Ozaki
  • Danger Melody, por Popura (tema de batalha, usado nas raras cenas de luta de Lili)

BGM (Músicas de fundo)

  • Kakero! Iga Den
  • Genmujou
  • Sekisha Seyo! Sharivan
  • Ai no Theme
  • Chousen
  • Chou Kagaku no Mistery
  • Hasshin
  • Ijigen Dai-Kessen
  • Yume Miru Mirai
  • Run Sharivan
  • Hoshizora no Machi wo Arukou (Egao ga Modotte)

Músicas tema

Abertura
  • "Uchuu Keiji Sharivan" 
  • Letra: Keisuke Yamakawa
  • Composição & Arranjo: Michiaki Watanabe
  • Artista: Akira Kushida
Encerramento
  • "Tsuyosa wa Ai da" (強さは愛だ?)
  • Letra: Keisuke Yamakawa
  • Composição & Arranjo: Michiaki Watanabe
  • Artista: Akira Kushida



Sheider


Sheider  é uma série de televisão do gênero tokusatsu franquia Metal Hero, sucedendo Sharivan e antecedendo Jaspion. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 2 de março de 1984 e 8 de março de 1985 pela TV Asahi, totalizando 49 episódios. É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço. No Brasil, Shaider foi exibido em 1990 pela TV Gazeta de 19/11/90 até 23/03/91. Posteriormente, exibido pela Rede Globo inicialmente aos sábados pela manhã (7h35) de 6 de abril a 22 de junho de 1991. Em 1992, foi remanejado para as madrugadas de sexta para sábado e sábado para domingo, junto com Bicrossers, no período de 14 de junho de 1992 até 10 de janeiro de 1993, sua última exibição. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Spielvan e Metalder, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.



História

O terceiro Policial do Espaço a defender a Terra é Dai Sawamura, codinome Shaider, sua parceira Annie, é uma ótima lutadora e sempre ajuda a decidir os combates, A dupla luta contra o maligno Império Mágico Fuuma.

O Final

O Kubilai arruma um corpo mecânico e  luta com Sheider. Ele é derrotado como um mero monstro do dia e isso faz com que suas tropas em todo cosmo entrem em colapso, tombando facilmente ante as armadas da polícia do espaço. Sheider vai pegar Annie no castelo de Kubilai, Paú que mostra sua verdadeira forma (uma múmia ) e se despede de Sheider e Annie, assim, tudo explode e Shaider ao por dor sol com Annie.

Notas:

Houve um especial em que faz uma homenagem a trilogia, onde só ocorre uma grande recapitulação do que ocorreu nas três séries, os atores originais se encontram e do nada uma voz dos céus diz algo como “as crianças do mundo nunca viram os 3 policiais do espaço juntos, transformem-se para elas verem” e eles se transformas. Ainda houve a participação especial de Satoshi Kurihara, que interpretou o General Gailer em Sharivan. Curioso é que a personagem  Sacerdotisa Paul é um homem no original que teve a vós de mulher aqui no Brasil, ele foi interpretado pelo ator Jun Yoshida que fez o Taurus em Kamen Rider Black.

Elenco
Annie, parceira de Sheider

  • Hiroshi Tsuburaya - Dai Sawamura/Shaider
  • Naomi Morinaga - Annie
  • Toshiaki Nishiwaza' - Comandante Kom
  • Wakiko Kano - Mimi
  • Kyoko Nashiro Myodai' - Marin
  • Masayuki Suzuki - Kojiro
  • Jun Yoshida - Sacerdotisa Paú
  • Kazuhiko Kubo - Comandante Hesler
  • Shozo Izuka - Kubilai (voz)
  • Keiko Nawa - Garota 1
  • Aya Kano (eps 1-15)/Mai Ooshi (eps 16-35)/Yumiko Yashima (eps 36-48) - Garota 2
  • Yoshimi Kawashima - Garota 3
  • Noriko Kojima - Garota 4
  • Rina Naoi - Garota 5



Fonte:

Toku Share

Wikipédia


Wikipédia

Comentários

  1. A Imagem do Sharivan, Shaider e Gavan na Escadaria de Shinjuku Nomura building. Visitei a Locação durante a viagem ao Japão no Ano retrasado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário