Inventores Azarados

Muitos cientistas e inventores que fizeram descobertas e criaram meios para facilitar a vida humana, mas que não tiveram mérito. Alguns até morreram ao testar a sua invenção, outros eram considerados hereges na época, vejamos quais são essas pessoas que deram a vida pela ciência:

Alexander Bogdanov

Alexander criou o primeiro sistema de transfusão da história, acreditando que isso o ajudaria a rejuvenescer. Foi então que ele realizou o procedimento com o sangue de um paciente infectado com malária e tuberculose, morrendo pouco tempo depois.








Elizabeth Ascheim


 Elizabeth junto com o seu marido criou o primeiro laboratório de raios X em São Francisco e fez vários testes com as máquinas usando a si mesma como cobaia, sem qualquer tipo de proteção. Isso resultou num câncer agressivo por todo o seu corpo, o que causou sua morte.







Franz Reichelt


Este francês nascido na Áustria é lembrado por sua morte acidental saltando da Torre Eiffel ao testar sua invenção, uma espécie de paraquedas. Os primeiros testes foram bem-sucedidos com o uso de manequins, então ele queria testar sua invenção pessoalmente. Centenas de pessoas assistiram ao salto da torre de 57 metros e Franz caiu e morreu instantaneamente.










Louis Slotin


Ele merece estar na lista por sua coragem, que é apenas superada por seu azar: enquanto realizava experimentos com um núcleo de plutônio envolto em duas semiesferas de berílio, o cientista deixou que uma das semiesferas tocasse a outra acidentalmente, que causou uma fissão nuclear. A  dose que recebeu foi quatro vezes além do necessário para matar uma pessoa, resultando em seu falecimento nove dias depois.



Marie Curie

Primeira mulher na história a receber dois prêmios Nobel em campos diferentes (química e física), a cientista e professora da Universidade de Paris descobriu, junto de seu marido, o elemento rádio. Após anos de pesquisa e estudo do material, Marie desenvolveu leucemia e foi morta pela doença em 1934, mas seu trabalho não foi em vão: pois os avanços que ela trouxe com o elemento e suas experiências resultaram na radioterapia usada na medicina para tratar pacientes com câncer.



Max Valier
Criador do motor de foguete movido a combustível líquido, Max conseguiu adaptar sua criação tanto para carros quanto para aviões e é o motivo para o homem ter chegado ao espaço. Infelizmente, seu sucesso durou pouco, pois em menos de um mês depois, um teste do motor deu terrivelmente errado, explodindo e matando-o.




Nikola Tesla
A unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução eletromagnética(geralmente conhecida como campo magnético "B"), o Tesla, foi nomeada em sua honra (na Conférence Générale des Poids et MesuresParis, 1960), assim como o efeito Tesla da transmissão sem-fio de energia para aparelhos electrónicos com energia sem fio, que Tesla demonstrou numa escala menor (lâmpadas eléctricas) já em 1893 e aspirava usar para a transmissão intercontinental de níveis industriais de energia no seu projeto inacabado da Wardenclyffe Tower. Tesla morreu pobre.

Otto Lilienthal
Otto criou diversos planadores que o carregaram por vários voos bem sucedidos, até que um deles falhou. A queda de 17 metros destruiu sua coluna vertebral e trouxe diversos ferimentos que causaram sua morte no dia seguinte. Apesar do acidente, o Rei Planador, como era chamado, foi fonte de inspiração para que a aviação se desenvolvesse até os níveis que vemos hoje.


Thomas Midgley Jr.
Ele criou  gasolina aditivada de chumbo, que dizem ter causado milhões de mortes. O químico pode ter escapado de entrar na lista, mas apenas por algum tempo, pois contraiu poliomielite por envenenamento com chumbo. Sua morte, porém, não veio por culpa do envenenamento ou da doença, mas sim de outra invenção criada por ele, uma vez que a poliomielite limitava sua movimentação drasticamente, o prendendo à cama, Thomas criou um complexo sistema de cordas e polias que o ajudavam a se levantar, até que um acidente com o equipamento o enforcou, matando-o.


Willian Bullock
Ele inventou a primeira gráfica rotatória da história, que trouxe uma revolução para a indústria de jornais e foi base para toda a tecnologia de impressão que usamos atualmente. Ao consertar um de seus equipamentos, ele chutou uma polia para que ela voltasse ao lugar e a máquina “se vingou” caindo sobre seu pé. A gangrena tomou conta do ferimento e o obrigou a se submeter a uma cirurgia de amputação, à qual ele não sobreviveu.


Fonte:
Jornal Lado B
http://www.jornalladob.com.br/blog/13-inventores-mortos-pelas-suas-proprias-invencoes

Tecmundo
http://www.tecmundo.com.br/ciencia/12200-11-inventores-que-deram-a-vida-literalmente-pela-ciencia.htm

Comentários