Novo Universo Marvel



Criada em 1986, por altura do 25º aniversário da Marvel, o então director Jim Shooter lançou esta nova linha . Tratava-se de um universo completamente separado, com a sua própria continuidade e sem a existência de crossovers com personagens de outras linhas ou editoras. Pretendendo ser mais realista, não existiram seres mitológicos, deuses, magia, supertecnologia ou extra-terrestres.
A quantidade de super-seres e super-poderes seriam também limitados, não sendo os personagens tão sensacionalistas ou perfeitos. Tal era um contraste directo com o Universo Marvel tradicional, o qual não é mais do que um espelho do mundo real no qual o conhecimento público de super-heróis, super-vilões e das suas actividades tem pouco efeito no quotidiano do cidadão comum.
A limitação dos elementos de fantasia e as actividades dos seus personagens serem pouco expostas ao público, tornou-o mais real. No entanto, este Novo Universo permitiu também eventos catastróficos, antes da sua extinção, os quais dificilmente ocorreriam no universo tradicional, como a destruição de Pittsburgh em The Pitt e a guerra com a África do Sul em The Draft e The War.
O Novo Universo não foi o sucesso esperado pela Marvel. Os críticos queixavam-se que os conceitos dos personagens eram pouco inspirados e alguns eram derivados de outros já estabelecidos, sendo Estigma, a Marca da Estrela considerado quase uma cópia do Lanterna Verde. As vendas eram baixas e em 1989 o conceito foi abruptamente encerrado, tendo no entanto existido nos meses seguintes a publicação de The War, que tentava resolver algumas pendências.
Posteriormente, o Novo Universo tem tido algumas aparições fugazes. Peter David introduziu Justice como o Profeta da Rede no universo Marvel 2099 e Fabian Nicieza deu um pequeno papel a Estigma em Gambit. Mark Gruenwald trouxe o Novo Universo de volta num número na revista Quasar #31, em Fevereiro de 1992, o que originou a mini-série Starblast em 1994, um crossover onde se viram as personagens do Novo Universo pela última vez.

Força PSI
Eles são um time de cinco jovens paranormais fugitivos que possuem poderes psíquicos de cura física, projeção astral, telepatia e telecinésia.

Emmet Proudhawk, um ex-agente da C.I.A. e também possuidor de uma grande capacidade paranormal, procurou proteger esses jovens da exploração - ou destruição - que ele sabia que aconteceria assim que os governos e a KGB descobrissem a existência deles. 
Mas o pior ocorreu... Tyrone Jesup, Wayne Tucker, Kathy Ling, Michael Crawley e Anastasia Inyushin, foram descobertos, e Proudhawk está morto. Mas seu triste destino não foi em vão. Os cinco jovens ainda estão vivos e livres. E mais, eles descobriram que podem unir suas habilidades paranormais para criar uma entidade poderosa que é a imagem de seu guardião chamado de Falcão-Psi.
Juntos eles empreendem uma verdadeira guerrilha para protegerem a si e aos outros da mesma espécie.


Justice
John Roger Tensen - também conhecido como Justice, é um personagem do Novo Universo Marvel. Trata-se de um ser extra-dimensional com o poder de regeneração acelerada e ver a aura das pessoas. Caso a pessoa tenha uma aura "má", ela será "justiçada" por um raio que Justice emite pela mão (chamado por ele de "espada"), caso contrário ele a protegerá projetando por sua mão um campo de força ("escudo"). Ele foi criado em 1986 por Archie Goodwin, Walt Simonson e Geof Isherwood. Em 1999 Peter David o introduziu no Universo de 2099 como "O Profeta da Rede" (em inglês, Net Prophet)
No Universo Marvel a qual pertence a Terra 616, existe o super-herói Justiça, anteriormente chamado de Marvel Boy, o que gera confusão entre os personagens.
No Brasil, o personagem teve revista própria, publicada pela Editora Abril, que a cancelou quando cessou a produção da Marvel.


Títulos Lançados
  • Trovão (1986-1987)
  • A Marca da Estrela (Estigma) (1986-1989)
  • P.N.7(1986-1989)
  • Justice (1986-1989)
  • Torpedos (1986-1987)
  • Merc, o Cão de Guerra (1986-1987)
  • Máscara Nocturna (1986-1987)
  • Força Psi (1986-1989)
  • P.N.7 Anual (1987)
  • Merc, o Cão de Guerra Anual (1987)
  • Força Psi Anual (1987)
  • A Marca da Estrela Anual (1987)
  • The Pitt (1988)
  • The Draft (1988)
  • The War (1989-1990)
A maioria destes títulos foram publicados no Brasil pela Editora Abril. Algumas das histórias dos oito títulos principais foram publicados nas revistas Justice e Força Psi, exclusivas do Novo Universo, as quais duraram 12 números. Parte da restante saga de Estigma foi publicada na revista Superaventuras Marvel .

Fonte:
Guia dos Quadrinhos
Wikipédia

Comentários