Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX

Kamen Rider Black  é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 até 9 de outubro de 1988 pela MBS e TBS. Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade. Black Kamen Rider continuou sendo exibido até dezembro de 1994, além de ter sido lançada em VHS. No Japão, a série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas. É a segunda série da franquia Kamen Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, e a única na qual a continuação continua com o foco no mesmo protagonista, Issamu Minami (Kotaro Minami no original). A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero da época, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão. Atualmente, é transmitida na Ulbra TV, aos Sábados e Domingos, às 21h20min, assim como outros tokusatsus de muito sucesso no Brasil como UltramanJiraiyaJibanFlashman e Jaspion.


História
Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do Sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte de um deles e o vencedor seria proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o King Stone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Black Kamen Rider. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Mangá
O mangá com roteiro e arte de Shotaro Ishinomori, autor original da franquia Kamen Rider, foi publicado entre 1987 e 1988 na revista Shonen Sunday. O mangá possui uma temática mais adulta e realista do que a da série de televisão, sendo por muitos considerado o precursor do filme Shin Kamen Rider: Josho, mais fiel a proposta original de Ishinomori.

Especiais para o Cinema
Além dos 51 episódios da série, a Toei Company produziu dois filmes para cinema que jamais foram exibidos no Brasil, nos quais cada um possui a duração de um episódio (aprox. 23 min.). No primeiro especial que se intitula: ``Rápido Para Onigashima (Hurry to the Island of Devil)´´, Black Kamen Rider vai até uma ilha para resgatar um grupo de crianças sequestradas pelos Gorgom, Já o segundo especial intitulado: ``Terror! O Museu dos Monstros do Mal (Monster Mansion)´´, o herói tenta impedir um plano de Shadow Moon de construir sua Base Gorgom na cidade de Yubari.

Personagens
Issamu Minami/Black Kamen Rider 
Irmão de criação de Nobuhiko e escolhido pelo Gorgon para duelar pelo posto de imperador secular. Acaba sendo salvo pelo Soichiro Akizuki quando ia ter sua memória apagada e também presencia a morte de seu pai de criação. Agora Issamu usa o poder dos Gorgon para confrontá-los e conta com a ajuda de Battle Hopper, moto orgânica salva por Issamu que seria usada pelo imperador secular e Lord Sector, presenteada por Akira Daimon. Começa a ter difíceis luta contra Taurus e fica relutante ao enfrentar Nobuhiko, que se transforma em Shadow Moon. Depois de derrotar os Gorgom, Issamu termina a série sozinho, Kyoko e Satie deixam Tóquio a pedido de Issamu como Black, depois de derrotar Shadow Moon,não havia jeito e o mesmo Shadow Moon acaba sendo soterrado na explosão da base de Gorgom. Issamu recebe uma outra chance dos Sahara e começa sua vida como piloto de helicóptero, mas também começa sua dura luta contra os Crisis e recebe poderes do sol e Kingstone sofre uma mutação até se transformar em Kamen Rider Black RX.
Kyoko Akizuki
Irmã de Nobuhiko e filha de Soichiro Akizuki. Kyoko tenta a todo custo salvar seu irmão junto com Issamu e também descobre a identidade de Issamu e passa a estar próxima a ele. Acompanhou a luta de Black e Shadow Moon até o final, mas é Shadow Moon que o derrota. Antes de morrer, Black pede a Kyoko e Satie para se salvarem e vê seu corpo sendo arrastado para longe da praia. Ao saber que Issamu ressuscitou no EUA, Kyoko decide voltar para o Japão, mas é impedida por Satie, porque saberia que isso o atrapalharia na luta contra Shadow Moon.
Satie Kida
Satie Kida (Katsumi Kida no original) é a namorada de Nobuhiko. Se aventura junto com Issamu e Kyoko salvar Nobuhiko, mas ao ser transformado em Shadow Moon, isso a faz com que perdesse a esperança de ver Nobuhiko. Também acompanhou com Kyoko a luta de Black e Shadow Moon até o final, mas é Shadow Moon que o derrota. Antes de morrer, Black pede a Kyoko e Satie para se salvarem e vê seu corpo sendo arrastado para longe da praia. Ao saber que Issamu ressuscitou lá no EUA, impede Kyoko de voltar para o Japão e acreditava estar convicta na vitória de Issamu contra os Gorgom.
Yoichi Daimon
Pai de Akira Daimon que foi recrutado pelo Gorgon a construir Lord Sector. Acaba sendo morto e também sua esposa Hotaru, mas Akira sobrevive e treina seu filho Kenichi Daimon para pilotar o Lord Sector. Issamu ao saber do fato, decide usar o Lord Sector. Presenteado por Akira Daimon, já utiliza o Lord Sector na batalha contra os Gorgon.
Masaru Todo
Acolheu Kyoko e Issamu em seu estabelecimento quando Issamu e Nobuhiko foram capturados pelo Gorgon e depois de Kyoko perder seu pai Soichiro. Aparenta ser muito atrapalhado.



Suda Ryusuke 
Agente do EUA que tem ajudado Black em algumas ocasiões e antigo companheiro que jogava futebol com Nobuhiko e sabia usar o Chute Ryu. Também descobre a identidade de Issamu.
Tropa Juvenil
Grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom.
Monstro Baleia 
Monstro criado pelo Gorgon, mas acaba descobrindo que o mar iria ser destruído pelo Gorgon. Na luta entre Black e Baron, Baron fere o Monstro Baleia sabendo que o ia trair, mas acaba sendo salvo por Black. Tenta salvar Black depois da luta que teve com Shadow Moon na fonte milagrosa e teve sua vida ameaçada diversas vezes pelo Gorgon, mas acaba tendo uma morte definitiva nas mãos do Monstro mutante Togewo.


Motocicletas

Battle Hopper
Moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares. Possui um instinto quase humano, e tem o poder de se auto-regenerar caso sofra algum dano grave. Acaba destruída por Shadow Moon no final da série, após resistir ao comando do vilão de destruir Black Kamen Rider. Renasce como Acrobatter em Kamen Rider Black RX.
Lord Sector 
Criada originalmente pelo engenheiro Akira Daimon, Lord Sector (Road Sector no original) foi originalmente projetada para os Gorgom, mas é dada à Black no episódio 12. Apesar de não possuir instintos de um ser vivo (como Battle Hopper), Lord Sector possui um radar, computador e pode atingir a velocidade média de 500 km/h.

Técnicas de Black



  • Golpe Insectus (Rider Punch no original): É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Black Kamen Rider somente deu o Rider Punch no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.
  • Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick no original) : É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, ocorre um acúmulo da energia, ele é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Black Kamen Rider somente aplicou o Rider Punch no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Rider Kick no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.
  • Punho Distensor (Rider Chop no original) : É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Black Kamen Rider se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeira vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).
  • King Stone Flash ou Raio King Stone : É uma energia que Black Kamen Rider emite de seu cinto para afugentar ou aturdir seus inimigos.
  • Sabre Satã (Satan Sabre): Depois de Shadow Moon matar Battle Hopper a golpes de espada, Black pega o Sabre Satã e o desferiu no King Stone de Shadow Moon, o tornando inerte. Como o Grande Rei concedeu a Black o posto de imperador secular, Black evoca o Sabre Satã das mãos do inerte Shadow Moon e desfere no Grande Rei. Issamu já em posse do Sabre Satã, se despede do Sabre Satã.
  • Power Stripes : É uma energia auto-explosiva que serve para libertar Black quando algo o imobiliza, transmitida de seu Kingstone para todas as suas listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.
  • Ouvido Sônico (Sonik Kuiyā no original): As estruturas triangulares em ambos os lados de sua cabeça tem a função de ouvir vozes e sons afastado.
  • Rider Sensor: É utilizado por Black Kamen Rider através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.
  • Ultra-Visor (Chō Byūa no original): Ferramenta indispensável contra as ilusões às vezes causadas pelo inimigo. Amplifica a visão de Black Kamen Rider, ativando um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado também para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.
  • Chute Ryu (Shūto Ryū no original): Uma das técnicas em que Black usa ao receber o chute de Suda quando ele chuta a bomba em direção a Black e ele usa o mesmo chute para destruir o monstro de Gorgon. Somente Nobuhiko, agora Shadow Moon, Issamu e Suda conhecem esse chute.
  • Machine Scramble: Durante a luta que teve com Taurus, Black usa o comando Machine Scramble para Battle Hopper e Lord Sector aparecerem ao mesmo tempo para confrontar Taurus, apenas no episódio 19.
  • Chute Duplo (Double Kick): Chute dado por RX e Black, versão alternativa trazida por Diend na luta contra Apollo Geist no episódio 27 de Kamen Rider Decade.
  • Chute Quadruplo: Chute dado pelas versões de Issamu num especial de RX.
  • Chute Triplo: Chute dado por V3, Super-1 e Black contra Decade, mas Decade derrota a tal técnica.
  • Rider Kick + Meditação : usado no especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, Black e Maskman confrontam Shadow Moon e General Jark. Os 4 Maskman o imobilizam com a Meditação e Red Mask e Black finaliza com o Rider Kick.

Técnicas de Shadow Moon


Shadow Moon também possui outras técnicas e também outras técnicas parecidas com as de Black, além de dar vida a Kara e Mara. São elas:

  • Sabre Satã (Satan Saber): Após despertar, Shadow Moon evoca o Sabre Satã em posse de Taurus e o utilizou para derrotá-lo. Possui a capacidade de lançar feixes de energia e foi usado para assassinar Black.
  • Mundo da Morte: Shadow Moon usa a energia do King Stone para aprisionar Black num mundo de monstros zumbis, derrotados por Black.
  • Punho de Fogo (Honou no Punch): Shadow Moon concentra sua energia em seu punho para lançar bolas de fogo.
  • Shadow Flash: Shadow usa a energia do King Stone para chamar Battle Hopper para acabar com Black.
  • Raio Shadow (Shadow Beam): Shadow Moon pode utilizar raios de suas mãos.
  • Golpe Shadow (Shadow Punch): similar ao Black, utilizado na luta contra Black.
  • Shadow Kick: golpe em que consiste em usar os dois pés juntos.

Inimigos

Gorgons

É uma organização que possui características de seita e ao mesmo tempo de grupo criminoso. Os Gorgom é um grupo baseado no Japão. A organização possui membros tanto humanos quanto não-humanos. Apesar de Gorgom ser um grupo criminoso e uma seita, eles também conduzem alguns atos terroristas em pequena escala no território do Japão com o objetivo de dominar o mundo. Seus membros se caracterizam por sua crueldade, e são impiedosos com seus adversários. Seus planos costumam ser muito ousados. Seu líder é o Grande Rei.

Não humanos

  • Rei Criador (Sousei-Ou) (Grande Rei na versão brasileira) (ep. 50-51) - O líder do Império Gorgom, quando revela sua forma para Black Kamen Rider e Shadow Moon, mostra-se como um coração gigante, o que leva a crer que o esconderijo Gorgom é algo como uma base onde existe todo o mal (visto que de lá Taurus entrou no inferno para buscar o Sabre Satã), e ele era (literalmente) o coração de tudo isso, já que o aspecto mostrado ao longo dos episódios da base Gorgom pode ser interpretado como a musculatura e partes internas do Grande Rei.
  • 'Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon (1-2, 35-51) - filho de Soichiro Akizuki e irmão de criação de Issamu. Foi escolhido junto com Issamu para lutar pelo posto de imperador secular. Soichiro apenas salvou Issamu, mas Nobuhiko permaneceu na base de Gorgon. Houve muitas tentativas de tentar ressuscitar Shadow Moon, frustradas por Black. Com as pedras do poder, fonte de vida de Danker, Pérola e Baron, consegue ressuscitar Shadow Moon ,que acaba derrotando Black em sua primeira batalha, mas ao receber os poderes do Grande Rei, se apossa de Battle Hopper, que salva Black e se sacrifica, depois Black se vinga e consegue derrotar Shadow Moon. Shadow Moon tenta confrontar Black mais uma vez, mas foi em vão e acaba tendo o Kingstone atingido pelo Sabre Satã em posse de Black. Depois de Black tirar a vida do Grande Rei, Shadow Moon acaba sendo soterrado na base de Gorgon, mas não foi desta que Shadow Moon ficaria fora de ação. Acaba aparecendo na série RX para desafiar RX, que antes era Black.
  • Danker (1-49) - Líder dos Sacerdotes dos Gorgom, possui um rosto pálido e envelhecido, mas é capaz de utilizar Telecinese. Sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo e perder a "Pedra do Céu" para ressuscitar Shadow Moon, se transformando em monstro mutante com aparência de um trilobita. É o último dos sacerdotes a ser destruído.
  • Baraom (1-47) - 2º Sacerdote dos Gorgom, possui um rosto de pedra e esverdeado e possui a capacidade de gerar eletricidade que saem de suas mãos mecânicas. Geralmente, é responsável pelo desenvolvimento dos mutantes de Gorgom. Após perder a "Pedra do Oceano" para ressuscitar Shadow Moon, ele torna-se um monstro mutante com a aparência de um felino com dentes-de-sabre. É o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.
  • Pérola (1-46) - Sacerdotisa dos Gorgom, com o rosto dividido em preto e branco e possui a capacidade de gerar raio-laser que saem de seus olhos. Após perder a "Pedra da Terra" para ressuscitar Shadow Moon, ela torna-se um monstro mutante com aparência de mulher com corpo de Pterossauro. É a primeira a morrer, curiosamente não foi destruída por Black Kamen Rider, ela arrisca sua vida para que Shadow Moon destrua Black, mas ele tem uma recaída e só a atinge, destruíndo-a. Os três sacerdotes foram os responsáveis pela operação mutante em Issamu e Nobuhiko.
  • Taurus (18-35) Birugenia no original- Lendário guerreiro nascido há 30.000 anos em um dia de eclipse solar. Usa como armas um escudo e a Espada diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, como por exemplo o Vento das Trevas e o Raio Espiral. Também chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.
  • Mara e Kara (35-51) - Servas mutantes criadas por Shadow Moon. Ambas morrem após o colapso da Base de Gorgom.




  • Monstro Mutante Morcego - Monstros de Gorgom que estão sempre rondando a Terra.







Humanos

  • Doutor Kuromatsu (Cientista) - Ciêntista que se aliou aos Gorgom, com a promessa de ser reconstruído como monstro mutante e alcançar a vida eterna, já que, segundo o narrador da série, estes viviam 50 mil anos. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black. Foi interpretado Susumu Kurobe, conhecido pelo personagem Hayata da série Ultraman.


  • Saburo Sakata (Político)
  • Presidente Omiya
  • Soichiro Akizuki
  • Yukari Ono (Atriz)


Elenco

Atores japoneses

  • Issamu Minami/Black Kamen Rider: Tetsuo Kurata
  • Black Kamen Rider (dublê): Jiro Okamoto
  • Kyoko Akizuki: Akemi Inoue
  • Satie Kida: Ayumi Taguchi
  • Nobuhiko Akizuki: Takahito Horiuchi
  • Pérola: Hitomi Yoshii
  • Doutor Hideomi Kuromatsu: Susumu Kurobe
  • Taurus: Jun Yoshida
  • Grande Rei (voz): Takeshi Watabe
  • Danker (voz): Shōzō Iizuka
  • Baraom (voz): Toschimichi Takahashi
  • Shadow Moon (voz): Masaki Terasoma
  • Shadow Moon (dublê): Tokio Iwata
  • Suda Ryosuke: Masaki Kyomoto
  • Shigeru Sugiyama (ep. 10): Jouji Nakata
  • Doutor Makino (segundo filme): Akira Ishihama
  • Narrador: Kiyoshi Kobayashi (ep. 1-39) e Issei Masamune (ep. 40-51)

Dubladores brasileiros

  • Issamu Minami/Black Kamen Rider: Élcio Sodré
  • Kyoko Akizuki: Rosana Garcia
  • Satie Kida: Rosa Maria Baroli
  • Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon: Francisco Brêtas
  • Akira Daimon (ep. 12): Tatá Guarnieri
  • Suda Ryusuke: Flávio Dias
  • Monstro Baleia: Ronaldo Artinic
  • Professor Akizuki: Oswaldo Boaretto
  • Pérola: Patrícia Scalvi
  • Danker: Ricardo Nóvoa
  • Baraom: José Parisi Júnior
  • Doutor Kuromatsu: João Paulo Ramalho
  • Doutor Suzuke: Francisco Brêtas (ep. 22)
  • Saburo Sakata: Guilherme Lopes e João Paulo Ramalho
  • Presidente Omiya: Ricardo Medrado (ep. 2 e 3) e Walter Breda
  • Grande Rei: João Paulo Ramalho
  • Taurus: Ricardo Pettine
  • Narrador: Luiz Antônio Lobue
  • Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral
  • Estúdio: Álamo


Músicas
Abertura
  • "Kamen Rider Black" (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku?)
  • Letra: Yoko Aki
  • Composição: Ryudo Uzaki
  • Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Tetsuo Kurata
Encerramento
  • "Long Long Ago, 20th Century"
  • Letra: Yoko Aki
  • Composição: Ryudo Uzaki
  • Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Norio Sakai


Notas:

  • Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série, além de uma música apenas vista em um dos especiais para cinema da série e também no último episódio (episódio 51), de título "Ore no Seishun".
  • No primeiro episódio, enquanto Issamu tenta escapar dos sarcedotes de Gorgom, ele se transforma pela primeira vez em uma forma diferente daquela adotada para o resto da série. Na verdade, trata-se do visual original usado no mangá de Shotaro Ishinomori.
  • Mesmo com o título de Black Kamen Rider erroneamente adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora. Entretanto, nos primeiros anúncios de estreia da série, o nome adotado era "Black Kamen Rider", mas por ser um tanto longo e difícil para criançada, resolveu-se simplificar para "Blackman".
  • Uma criança com um velocípede parecido com a moto Battle Hopper aparece no episódio 17 da série.
  • No episódio 4 da série a atriz Kiyomi Sone, que interpretou Kanoko Nambara em Jaspion fez uma participação neste episódio como irmã de um motoqueiro interpretado por Kazuhisa Hirose, que também fez o papel do vilão Wandar em Flashman.
  • Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido. A explicação é a seguinte: Os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas, uma vez que as fitas originais eram sempre produzidas com dois episódios em cada uma, e, por este motivo, muitas das séries que possuem número ímpar de epísódios, por razões financeiras, não tiveram seu último episódio trazido ao Brasil, muito menos exibido. Vale ressaltar que cada fita era extremamente cara e, na visão dos importadores, um único episódio não justificava e/ou viabilizava a compra de uma nova fita. Também há a explicação de que o episódio não foi inserido no pacote final por erro da distribuidora.
  • De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (Episódio 36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence aRede Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tóquio.
  • O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).
  • O ator Susumu Kurobe (Dr. Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman e o personagem Dr. Kuroda no primeiro e no último episódio de Winspector.
  • A atriz Hiroko Nishimoto, que interpretou Sayaka Nagisa/Change Mermaid em Changeman, aparece no Episódio 29 ´Boneco Assassino` no papel de Hitomi, uma astronauta da NASA amiga de Satie.
  • Os Gorgom sempre chamam Black Kamen Rider de "Black Sun" (Sol Negro), mas a dublagem brasileira erroneamente acabou interpretando como "Black-san" (Senhor Black).
  • Em 8 de agosto de 2009, Black Kamen Rider teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.
  • A moto Lord Sector não aparece na continuação da série, Kamen Rider Black RX. A razão desse fato é até hoje desconhecida.
  • Em 21 de abril de 2012, estreou o especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, onde Black Kamen Rider tem uma pequena participação com Maskman, em que ambos enfrentam Shadow Moon e General Jark juntos.
  • No anime You Are My Noble Master, Yume Kuonji faz a pose de transformação de Black Kamen Rider.
  • No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com GokaigerGo-BustersKyouryuger, Kamen Riders OOOFourzeDecade eWizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad e também suas versões Black e RX participam da luta.
  • No filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 lançado em 21 de março de 2015 no Japão, Tetsuo Kurata interpreta Black e também RX.
  • Em julho de 2015, o ator Tetsuo Kurata veio ao Brasil, para o evento Anime Friends em São Paulo.
  • Hitomi Yoshii (Pérola) apareceu no último episódio de Sharivan como Rumi, uma guerreira do planeta Iga.

Fonte:



Kamen Rider Black RX  é uma série tokusatsu produzida pela Toei Company  pertencente à franquia Kamen Rider, sendo a continuação direta de Kamen Rider Black. Foi a ultima serie da Era Showa. Foi exibida na televisão brasileira pela Rede Manchete a partir de 24 de julho de 1995.

História

Investigando o misterioso aparecimento de três estacas enquanto pilotava um helicóptero, Kotaro Minami (Issamu Minami na dublagem) encontra três monstros chamados Kaima, cujo aspecto lembrava aos sacerdotes da série anterior, que conseguem impedir sua transformação em Kamen Rider Black. Issamu é levado à base do Império Crisis, que propõe uma aliança em troca de dobrar seus poderes como Kamen Rider Black. Ao recusar a oferta, Issamu é jogado à deriva no espaço. No entanto, a radiação do sol que entra em contato com o Kingstone existente em seu corpo provoca uma inesperada mutação e Issamu é lançado na Terra renascido como Kamen Rider Black RX, o Filho do Sol (Taiyō no Kō Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu). Ao longo da série, RX ganhará ainda outras duas formas alternativas: RoboRider e BioRider.
Os principais aliados de Black RX são a fotógrafa Reiko Shiratori, namorada de Issamu; a família Sahara, dona da empresa de helicópteros para a qual Issamu trabalha, e que o acolhe em casa como a um filho, composta pelo pai Shunkichi, a mãe Utako, o menino Shigeru e a menina Hitomi; Joe Kazumi, melhor amigo de Issamu, transformado em ciborgue pela Crisis, mas que muda de lado e passa a ajudar Black RX; e Kyoko Matoba, uma garota paranormal com o poder de controlar a água e mestra no arco e flecha, que ajuda Black RX para se vingar da Crisis, que matou seus pais. Nos sete últimos episódios da série, os dez Kamen Riders anteriores a Black RX também fazem uma participação, ajudando-o a combater a Crisis.

Sabanização

Em 1995 a empresa estadunidense Saban Entertainment, após o estrondoso sucesso de Power Rangers e o fracasso de VR Troopers, criou uma série utilizando-se do material dos Kamen Riders. Seu nome era Masked Rider. Na americanização, Kotaro Minami virou Dex Stuart, um ser do planeta Edenoi, que apareceu em um episódio da terceira temporada de Power Rangers. Um fato curioso que acontece na série Masked Rider é que o Rei Lexian (avô e mentor do personagem Dex) possui um visual semelhante ao do profeta Edin da série Kyojuu Tokusou Jaspion, tokusatsu de maior sucesso no Brasil. Como de praxe, os nomes dos vilões e habilidades do herói também foram todos alterados. Segue abaixo uma lista com todas as mudanças de nome do original para a sabanização.

Atores japoneses

  • Kotaro Minami/Issamu Minami (dublagem brasileira) - Tetsuo Kurata
  • Reiko Shiratori - Makoto Sumikawa
  • Joe Kazumi - Rikiya Koyama
  • General Jark - Toshimichi Takahashi
  • Bosugan - Yoshikatsu fujiki
  • Maribaron - Junko Takahata
  • Gatezon - Takayuki Kitamura
  • Kamen Rider 1/Kamen Rider V3/Skyrider - Rintarou Torii (voz)
  • Kamen Rider 2/Kamen Rider X/Kamen Rider Stronger/Kamen Rider ZX (Episódio 44) - Takeshi Kuwabara (voz)
  • Kamen Rider 2/Kamen Rider X/Kamen Rider Stronger/Kamen Rider ZX (Episódios 45-47) - Kazuhiko Kishino (voz)
  • Riderman/Kamen Rider Amazon/Kamen Rider Super-1 - Kazuhiko Kishino (voz)

Dubladores brasileiros

  • Issamu Minami/Kamen Rider Black RX - Élcio Sodré
  • Reiko - Marli Bortoleto
  • Kyoko Matoba - Leticia Quinto
  • Joe Kazumi - Ricardo Medrado
  • Shunkichi Sahara - Fábio Moura
  • Utako Sahara - Fátima Noya
  • Shigero Sahara - Vagner Fagundes
  • Hitomi Sahara - Fernanda Bullara
  • Kamen Rider I - Carlos Silveira
  • Kamen Rider II - Leonardo Camilo
  • Kamen Rider V3 - Sérgio Rufino
  • Kamen Rider Amazon - Luiz Carlos de Moraes
  • Imperador Crisis - Luís Brandão (episódio 47)
  • General Jark - Ricardo Nóvoa
  • Inspetor Dasmader - Francisco Brêtas
  • Comandante Naval Bosgan - Felipe Di Nardo
  • Chefe Robótico Gatezonn - Paulo Celestino
  • Chefe do Estado-Maior Mariebarom - Patrícia Scalvi
  • Comandante Gadorian - Eudes Carvalho
  • Shadow Moon - Afonso Amajones
  • Yuko - Márcia Regina
  • Ridron - Wender Vieira

Ficha técnica

  • Criação: Shotaro Ishinomori
  • Produção: Toei Company e Mainiti Broadcasting
  • Diretores: Yoshiaki Kobayashi e Massao Minowa
  • Roteiros: Toku Ezure, Juniti Myiashita e Kyoko Washiyama
  • Trilha sonora: Eiji Kawamura
  • Episódios: 47 + 1 especial para cinema
  • Distribuição brasileira: Tikara Filmes
  • Versão brasileira: Álamo

Músicas

Abertura
  • "Kamen Rider Black RX" 
  • Letra: Chinfa Kan
  • Composição & Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Takayuki Miyauchi
Encerramento
  • "Dareka ga Kimi o Aishiteru" 
  • Letra: Chinfa Kan
  • Composição: Tetsuji Hayashi
  • Arranjo: Eiji Kawamura
  • Artista: Takayuki Miyauchi

Notas:

  • RX foi o primeiro Kamen Rider a ter a habilidade de mudar de forma: a partir do episódio 15, o herói ganhou a habilidade de transformar-se em Robo Rider, forma "robótica" que garantia maior potência de seus ataques ao sacrificar velocidade; a partir do episódio 17, RX consegue se transformar em Bio Rider, forma humanóide que privilegia agilidade em detrimento de força. Foi o primeiro e único Rider da era Showa a possuir um automóvel, até ser anunciado na era Heisei o Kamen Rider Drive, que terá um carro também, chamado Trideron, homenagem ao carro de Black RX.
  • Ao contrário das séries anteriores, Shotaro Ishinomori não esteve envolvido diretamente na produção de Kamen Rider Black RX. No entanto, o primeiro episódio Shigeru Sahara aparece lendo o mangá de Kamen Rider Black como forma de homenagear o autor.
  • A moto Road Sector, presente em Kamen Rider Black, não aparece na série. A razão desse fato é até hoje desconhecida. Talvez tenha sido devolvida a Akira Daimon ou provavelmente destruída na base dos Gorgon enquanto Black tentava salvar Shadow Moon.
  • O aparecimento dos 10 Riders anteriores foi a última participação dentro do universo das séries (desconsiderando o remake Kamen Rider The First). A não aparição dos 10 Riders seniores na série anterior Black ainda é desconhecida.
  • A intérprete da feiticeira Maribaron, Junko Takahata, já havia interpretado a bruxa galáctica Kilza em Jaspion, em 1985.
  • A interprete da princesa Garonia, Maho Maruyama, interpretou Rie Aoi/Maria em Jetman e a Fog Mother de Kamen Rider J. Todas as três personagens são vilãs.
  • A princesa Garonia tinha entre 13 e 16 anos. Já Maho Maruyama, sua intérprete, tinha 21 anos.
  • Makoto Sumikawa (também conhecida como Jun Takanomaki), que viveu a fotógrafa Reiko Shiratori na série, interpretou Lady Diana, companheira do protagonista em Spielvan.
  • No original, a espada de RX se chama Revolcane; na dublagem brasileira, o nome foi estranhamente adaptadado para Metallion. Já os nomes da moto e da arma de RX, na forma de Bio Rider, também foram adaptados: no original, sua moto de Mach Jabber e sua espada de Bio Blade; na versão dublada, ambas eram chamadas respectivamente de Iron Snake eMax Sabre.
  • No primeiro episódio, na versão original, RX chama Acrobatter de Battle Hopper, pensando ser sua antiga moto.
  • Kamen Rider Black RX teve um especial (de apenas 17 minutos) intitulado Kamen Rider Black RX: Stay in The World (jamais exibido no Brasil), aonde ele enfrenta Monstros Mutantes de Crisis, além de ter encontros com os Gorgom (na forma Kamen Rider Black) e Crisis. Neste especial, o que ocorre é que as quatro formas de Kamen Rider Black (Black, RX, Bio Rider e Robô Rider) se encontram e lutam juntos. Ainda neste especial, a antena de Robô Rider aparece torta, um erro nas filmagens.
  • O grande ator Rikiya Koyama (Joe Kazumi) trabalha atualmente como dublador no Japão e faz a voz do protagonista Jack Bauer, na versão japonesa da série americana 24 Horas. Ele já dublou Wolverine nos animes da Marvel.
  • No episódio 10, Saburo, um dos amigos de Shigeru, usava uma camisa do Santos Futebol Clube.
  • No episódio 34, Kenji Ohba (que teve o papel de Gyaban nas séries: Gyaban, Sharivan e Shaider) aparece em uma ponta com o nome de Sr. Kujo.
  • Em 2006 no lançamento oficial do DVD do Kamen Rider Black no Japão, nos extras aparece uma entrevista recente de Tetsuo Kurata contando sua trajetória nos bastidores da série.
  • No episódio 26 de Kamen Rider Decade, Issamu/Kotaro, já de idade avançada, no mundo de RX comenta ter perdido Joe Kazumi e está a procura dele. Já no mundo do Black, ele menciona que viu Joe Kazumi aparece e que o ajuda na luta contra os Gorgon e Dai Shocker. Isso acontece porque ele acidentalmente acaba no mundo Black quando lutava ao lado de RX, quando um portal aparece e ele acaba parando lá.
  • Em 8 de agosto de 2009, Kamen Rider Black RX teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.
  • No episódio 46, foi feita uma outra legendagem que retrata do confronto Saban VS Tokusatsu.
  • Em 21 de abril de 2012, estreou o especial Kamen Rider vs Super Sentai Super Hero Taisen, RX faz uma pequena participação enfrentando a organização Dai Shocker e a organização Zangyack, dos mundos Sentais e Kamen Riders.
  • No Movie Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider, os Policiais do Espaço atuam com Gokaiger, Gobuster, Kyouryuger, Kamen Riders Ozu, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentais na batalha contra a organização MAD e Shadow Moon aparece como chefe da MAD junto com Leider.
  • No filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 lançado em 21 de março de 2015 no Japão, Tetsuo Kurata interpreta Black e também RX.


Wikipédia

Comentários