Leões de Tsavo

Os leões de Tsavo empalhados. Foto: Field Museum
Em março de 1898, os ingleses começaram a construir uma ferrovia sobre o rio Tsavo, no Quênia. Para a construção havia sido contratado o engenheiro Coronel John Henry Patterson (1865 - 1947) e logo após sua chegada ao local, mortes violentas começaram a acontecer durante a noite. Os autores dos assassinatos foram identificados como dois leões que rondavam a região da obra: Sombra e Escuridão. Ele detalhou a história em seu livro chamado Os Devoradores de homens de Tsavo.

Durante os noves meses de ataques, os trabalhadores tentaram se proteger a qualquer custo; construí­ram barreiras de espinhos ao redor dos acampamentos, fogueiras e implantaram um rigoroso toque de recolher ao cair da noite. Mesmo assim, os ataques continuaram e, conforme o relato do Coronel, em dezembro as obras tiveram que ser adiadas, uma vez que trabalhadores abandonaram seus postos com medo de Sombra e Escuridão. 
Em nove meses, eles devoraram 135 operários que construíam uma ponte sobre o Rio Tsavo, até serem mortos a tiros. Os leões de Tsavo pertencem a uma subespécie, a única em que os machos são desprovidos de juba. 
Virou até um filme  chamado A Sombra e a Escuridão produzido pela Paramount Pictures e estrelado por Val Kilmer e John Kani.

Fonte:
Blog do Nata
http://blogdonata.blogspot.com.br/2011/01/sombra-e-escuridao-os-leoes-assassinos.html

Museu de Imagem
http://www.museudeimagens.com.br/leoes-de-tsavo/

Comentários