Atores que deram vida ao Batman no Cinema e na TV

Batman é um super-herói publicada pela DC Comics. Foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Originalmente com o nome "o Bat-Man", o personagem também é conhecido por vários epítetos como "o Cruzado de Capa" (The Caped Crusader), "o Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight), e "o Maior Detective do Mundo" (The World's Greatest Detective). Tornou-se popular assim que foi apresentado, acabando por ganhar a sua própria revista de banda desenhada em 1940, Batman. Enquanto as décadas progrediram, foram surgindo divergências sobre a interpretação do personagem. No final dos anos de 1960 a série de televisão Batman usava uma estética camp, que continuou a ser associada ao personagem durante muitos anos, mesmo depois da série ter acabado. Vários criadores trabalharam no sentido de trazer de novo o personagem de volta às suas raízes sombrias, culminando com The Dark Knight Returns (1986) de Frank Miller, seguido por Batman: The Killing Joke (1988) de Alan Moore e Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth (1989) de Grant Morrison. O sucesso dos filmes Batman da Warner Bros. ajudaram a manter o interesse do público na personagem.
Na década de 1940, dois seriadosO Batman (1943) e Batman & Robin (1949) estrelaram o herói, interpretado por Lewis Wilson no primeiro e Robert Lowery no segundo. Em 1966 foi produzido o telefilme Batman, O Homem Morcego, que deu origem á série de TV estrelada por Adam West. Conheça os atores que deram vida ao Batman no Cinema e na TV.

Lewis G. Wilson
Wilson foi o primeiro e mais jovem ator de todos os tempos a interpretar Batman, e também o menos bem sucedido. Aos 23 anos, o ator dramático desconhecido vestiu a capa e o capuz nas 15 partes da série produzida pela Columbia em 1943 chamada simplesmente de Batman. Enquanto fazia um playboy arrojado como Bruce Wayne, seu físico estava mais para Danny Devitofazendo o Pinguim. Um critico descreveu Wilson como "muito espesso no meio" Talvez tenha sido por isso que ele usava o cinto utilidades , logo abaixo do peito. Também se queixaram de que sua voz era muito alta e que ele tinha um sotaque de Boston. Essa não seria a púnica vez que reclamariam do Batman, no entanto.
Depois de Batman, a carreira de Wilson não deu em nada. A maioria de seus papeis não foi creditada e sua maior participação foi provavelmente em um clássico cult de 1951 chamado Bowanga Bowanga. Alguns anos mais tarde, ele estava fora do showbizz por completo. Seu filho, Michel G. Wilson porem, se sairia melhor em Hollywood, tornando-se o produtor executivo da franquia de James Bond. Lewis G. Wilson morreu em 2000.

Robert Lowery
Lowery assumiu o papel na serie seguinte de 1949, Batman e Robin.Ao contrario de Lewis, Lowery, de 36 anos na época, era um ator veterano, que já parecera em The Mark of Zorro(1940), Ghost of Mummy (1944) e Dangerou Passage (1944). Ele também preenchia a roupa do Batman melhor que Lewis, com o cinto de utilidades estando onde se seria de esperar e não em um octogenário.
Embora Lowery nunca tenha feito um Batman no cinema, ele chegou a vestir a capa do mascarado mais uma vez e fazer papeis em histórias de super-heróis. E, 1956, ele co-estrelou em um episódio de As Aventuras de Superman, marcando a primeira vez que um ator de Batman compartilhou um tempo na tela com um ator do Super-Homem. (Os dois também apareceram juntos em seus dias pré-super-herói, em um filme de propaganda anti-nazista na Segunda Guerra Mundial).
Depois de Batman, Lowrey, frez filmes no cinema e na TV por mais 20 anos. Ele morreu em 1971.

Adam West
Adam West, nascido William West Anderson (Seattle, 19 de setembro de 1928), é um ator e dublador norte-americano.
Estreou na carreira artística em 1957, no filme Voodoo Island, mas não teve seu nome creditado. Participou e inúmeros seriados de televisão, mas ficou conhecido pelo papel de Batman no seriado de mesmo nome, e que foi ao ar de 1966 a 1968.
Adam West aparece como desenho animado na série Uma família da Pesada como o Prefeito da cidade de Quahog, sendo dublado por ele próprio. E também em vários episódios de Os Padrinhos Mágicos, no qual ele interpreta um super herói felino maluco.


Michael Keaton
Demorou mais de 20 anos por Adam West a perder a exclusividade sobre Batman. Quando o diretor Tim Burton (que como Dozier não era um fã de histórias em quadrinhos) eMichael Keaton foram anunciados para o Batman de 1989,  Os fãs ficaram uma bat-merda, pensando que seu amado super-herói estava indo novamente para algo semelhante a Adam West. A escolha de Keaton para o papel causou tal controvérsia que 50 mil cartas de protesto foram enviadas parar nos escritórios da Warner Bros. Em um esforço para acalmar os opositores,o co-criador de Batman, Bob Kane foi contratado como consultor criativo do filme.
Outras estrelas de Hollywood foram  consideradas para o papel de Batman incluído Mel Gibson, Kevin Costner, Charlie Sheen, Pierce Brosnan, Tom Selleck e Bill Murray. Mas o produtor Jon Peters disse que ele lançou Keaton porque "A imagem do Batman é de um grande modelo masculino, mas eu queria um cara que fosse uma pessoa real, que acontece de colocar esta armadura estranha. Um cara que é engraçado e assustador. Keaton é ambos. Ele tem seu que é explosivo, o lado louco. ''
O estúdio e os fãs não tinham nada com que se preocupar. Desempenho do Keaton recebeu críticas favoráveis,e Batman matou a pau na bilheteria. A Revista Variety escreveu: ", Michael Keaton captura a intensidade assombrada do personagem, e parece particularmente solitário e obsessivo sem Robin em torno de si para compartilhar suas façanhas."
Keaton foi recompensado por ser o primeiro ator a reprisar o papel na tela grande. E em 1992 de Batman Returns, Keaton novamente recebeu críticas positivas.
Depois de Batman, a carreira de Keaton abrandou. Depois de alguns papéis pequenos e algumas bombas, ele praticamente desapareceu dos olhos do público. Mais recentemente, ele apareceu na comédia The Others Guys de 2010, com Will Ferrell e Mark Wahlberg.


Val Kilmer
Quando a franquia de Batman foi entregue ao diretor Joel Schumacher, Keaton decidiu não voltar. Daniel Day-Lewis, Ralph Fiennes, William Baldwin e Johnny Depp teriam sido considerados como substitutos. Mas o trabalho foi ganho por Val Kilmer - provavelmente o mais esquecível dos Batman modernos. 
Schumacher ficou interessado em Kilmer para Batman Forever após vê-lo em Tombstone (no qual interpretou Doc Holiday, que Adam West também retratou em um filme antes de fazer o Batman da série de TV. Kilmer supostamente aceitou o papel sem sequer ler o roteiro ou saber quem era o novo diretor.
Schumacher rapidamente aprendeu quem era Kilmer, embora, dois se enfrentavam constantemente no set. Schumacher descreveu mais tarde Kilmer como "infantil e impossível", alegando que ele brigou com várias pessoas da equipe e se recusou a falar com ele por duas semanas depois que o diretor pediu a sua estrela para parar de se comportar de maneira rude.
O Desempenho do Kilmer recebeu críticas mistas. Como o New York Times colocou: "O traje nobre é agora usado por Val Kilmer, que faz um bom Batman, mas não um melhor do que Michael Keaton." Bob Kane sentiu o contrário, dizendo que ele pensou em Kilmer como sendo o melhor trabalho de todos a os atores que já fizeram Batman até aquele ponto.
O filme foi melhor que Batman Returns na bilheteria, mas Kilmer estava destinado a ser um Batman com prazo marcado para se vencer. Entre sua má atitude e sua preocupação de que o super-herói não estava recebendo o tempo necessário de tela, tanto quanto os vilões, ele deixou a Batcaverna para o bem de todos. Em vez de filmar Batman & Robin de 1989 , ele fez The Saint.
Depois de Batman , a carreira de Kilmer foi rumo a baixo. Embora tenha sido provavelmente A Ilha do Dr. Moreau de 1996 , que jogou a pá de cal.

George Clooney
A carreira de Clooney estava decolando quando ele foi lançado, Batman & Robin de 1997, com o seu desempenho inovador que vem apenas um ano antes com Quentin Tarantino em From Dusk Till Dawn - Um drinque no Inferno . Os produtores provavelmente sentiram que deram um grande golpe em escolher a estrela em ascensão fazer um mega-filme. Esses produtores, junto com Clooney, provavelmente lamentam essa decisão agora.
Batman & Robin foi um desastre, repleto de homoerotismo acampado nele e aqueles infames Bat-mamilos da armadura do cruzador mascarado. Clooney, uma vez brincou dizendo que ele ajudou a matar a franquia. "Joel Schumacher me disse que nunca fez outro filme de Bataman, porque Batman dessa edição da faranquia era muito gay." O ator também chamou o filme" um desperdício de dinheiro.
Críticos e fãs concordaram. Em 1997, Mick LaSalle do San Francisco Chronicle , escreveu: "George Clooney é o grande zero do filme, e deve entrar para a história como o George Lazenby da série." Batman & Robin recebeu 11 indicações ao Razzie Awards e freqüentemente está entre os piores filmes de todos os tempos. Foi também o pior desempenho de bilheteria dos modernos filmes do Batman.
Mas tudo o que não fez foi manchar a a carreira de Clooney. Depois de Batman, ele contiuou rumo ao estrelato, estrelando Out Of Sight (com uma participação especial de Michael Keaton), Três Reis e outros ao longo dos próximos três anos.

Christian Bale
Entre Adam West e George Clooney, Batman parecia destinado a permanecer uma piada, pelo menos quando se trata de adaptações live-action. Em seguida, veio Christopher Nolan. O diretor de O Memento e Insomnia, foi dado-lhe as rédeas e ele planejava reinventar a franquia, finalmente fazendo o obscuro Dark Knight.
Entre os primeiros candidatos para os papéis de Batman / Bruce Wayne foram Billy Crudup, Jake Gyllenhaal, Joshua Jackson e Cillian Murphy. Mas Nolan finalmente escolheu Christian Bale, explicando que "ele tem exatamente o equilíbrio da escuridão e da luz que estávamos procurando."
Bale recebeu críticas geralmente favoráveis por Batman Begins de 2005 , com vários críticos dizendo lembraram de sua brilhante interpretação em American Psycho. Não é tão brilhante, no entato o tom de voz que ele coferiu ao personagem.
Kevin Conroy, o homem por trás, provavelmente, da voz de Batman mais reconhecível, entrou na conversa, dizendo em um fórum em 2010 que a voz de Bale era "ridícula" e implorou o ator que parasse de fazer isso. Se The Dark Knight Rises trailer é qualquer indicação, Bale não tomou o conselho.


Ben Affleck
Benjamin Géza Affleck-Boldt, mais conhecido como Ben Affleck (Berkeley, 15 de agosto de 1972), é um premiado ator, diretor, cineasta, produtor cinematográfico e roteirista norte-americano. Começou sua carreira como ator mirim, protagonista na série educativa The Voyage of the Mimi (1984) e The Second Voyage of the Mimi (1988) da PBS. Mais tarde, ele apareceu em Dazed and Confused (1993) e os filmes de Kevin Smith Mallrats (1995), Chasing Amy (1997), e Dogma (1999). Affleck ganhou fama e reconhecimento como escritor, quando ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro Original por Good Will Hunting (1997), que co-escreveu e estrelou ao lado de seu amigo de infância Matt Damon. Alcançou reconhecimento internacional por aparecer em filmes como Armageddon (1998), Shakespeare in Love (1998), Pearl Harbor (2001), Changing Lanes (2002), The Sum of All Fears (2002), Daredevil (2003), Hollywoodland (2006) e State of Play (2009). Estrelou Gone Girl de David Fincher, no final de 2014 foi escolhido pra viver O Homem-Morcego em Batman v Superman: Dawn Of Justice (2016).

Affleck já dirigiu três filmes. Ganhou reconhecimento por sua estreia como diretor em Gone Baby Gone (2007), vencendo o National Board of Review Award de Melhor Diretor Estreante. Ele, então, dirigiu e estrelou The Town (2010). Seu terceiro filme foi Argo (2012), pelo qual ganhou o Globo de Ouro, BAFTA e o Directors Guild Award de Melhor Diretor, e o Globo de Ouro, BAFTA, o Producers Guild Award e o Oscar de Melhor Filme. Vai adaptar e dirigir o romance Live by Night para um lançamento nos cinemas em 2016.
Ele e Matt Damon são donos de sua própria empresa de produção de filmes, a Pearl Street Films. Tem um irmão mais novo, o ator Casey Affleck, com quem já trabalhou em filmes como Good Will Hunting e Gone Baby Gone. Além do trabalho em filmes, está ativamente envolvido em causas humanitárias e políticas; é o co-fundador da Eastern Congo Initiative. Se casou com a atriz Jennifer Garner em 2005 e em 30 de junho de 2015 anunciaram o divorcio; eles têm três filhos.


Fonte:
01 Pordia

Comentários