Batman - Série de TV


Batman, também conhecida como Batman e Robin, foi uma série de televisão americana exibida entre 1966 e 1968, tendo ao todo 60 "histórias" , sendo cada uma dividida em 2 partes, o que totalizou 120 episódios. O programa é baseado no personagem homônimo das histórias em quadrinhos, e narra a luta contra o crime do herói, sempre acompanhado pelo parceiro Robin e auxiliado pelo mordomo Alfred, pelo comissário de polícia James Gordon e pelo chefe de polícia O'Hara.
De forte tom humorístico, é considerado uma "sátira consentida", pelos aspectos deletérios ao "mito" do personagem. O primeiro deles, segundo a crítica, estava no protagonista: Batman/Bruce Wayne era vivido pelo ator Adam West, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que deixava evidente tal falta de forma. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, cuja principal marca era iniciar boa parte de suas frases com a expressão "Santo (ou Santa) alguma coisa!" Estas frases foram reaproveitadas nas duas séries animadas produzidas pela norte-americana Filmation na década de 70, e no desenho "Superamigos", da Hanna-Barbera. As más línguas no mundo inteiro onde a série foi exibida também teorizavam a existência de um envolvimento homossexual entre os dois personagens. Isto se deu primariamente devido a um livro da vida real chamado Seduction of the Innocent (Sedução do Inocente), de Frederic Wertham (que deu origem ao Comics Code Authority). No livro, o psicólogo afirmava que a dupla dinâmica poderia ser homossexual, dado que Bruce Wayne não era casado e havia adotado um garoto em idade avançada (Dick). A DC Comics veio a público dizer que o personagem não é homossexual, apesar dos subtextos evidentes presentes na série.

Na telessérie exibida nos anos 60 (e mais tarde reexibida na TV brasileira, pelo canal SBT e depois pelos canais a cabo Fox,FX e mais recentemente pelo TCM (Turner Classic Movies) o ator que interpretava o vilão Pinguim era Burgess Meredith, que anos mais tarde se tornaria mundialmente conhecido ao interpretar Mickey Goldmill, o treinador de Rocky Balboa, nos filmes da série Rocky.
Atualmente é exibida na Rede Brasil de Televisão para transmissão na TV aberta brasileira.

Elenco
  • Adam West como Batman / Bruce Wayne: um milionário cujos pais foram mortos quando era apenas uma criança e que agora dedica sua vida para combater o crime. O produtor Willian Dozier escolheu Adam West para o papel após ver sua atuação como o vilão Captain Q num comercial para Nestlé Quick. Lyle Waggoner tambem havia sido selecionado para o papel, mas foi dispensado em favor de West.
  • Burt Ward como Robin / Dick Grayson: companheiro de Batman na luta contra o crime. No seriado ficou caracterizado pela frequente expressão "Santa _____, Batman".






  • Alan Napier como Alfred: mordomo à serviço de Bruce Wayne, auxiliando-o diversas vezes à manter sua identidade secreta.








  • Neil Hamilton como Comissário Gordon: baseado no personagem de quadrinhos de mesmo nome.













  • Yvonne Craig como Barbara Gordon / Batgirl: filha do comissário Gordon, e companheira de Batman e Robin na luta contra o crime.











  • Stafford Repp como Chefe O'Hara: Chefe da Polícia de Gothan. O personagem O'Hara foi criado simplesmente para que Gordon tivesse alguem com quem conversar, porém foi adicionado aos quadrinhos após o seriado por um curto período de tempo.






  • Madge Blake como Tia Harriet Cooper: tia de Dick Grayson. Ela foi adicionada na série para justificar a necessidade Bruce e Dick de manterem suas identidades secretas e para, de acordo com o produtor do show, Willian Dozier, que a dupla dinâmica não parecesse um casal gay.






  • Willian Dozer, criador e produtor do seriado, e a voz do Narrador das aventuras da dupla dinâmica.






A História

A série contava as aventuras de Batman e Robin em Gothan City. Batman se escondia atrás da identidade do milionário e afável Bruce Wayne que morava numa imponente mansão, juntamente com o jovem Dick Grayson (Robin), que ele tinha a sua custódia, o seu fiel mordomo Alfred e a sua tia Harriet, essa última criada para manter as aparências  entre Bruce e Dick, assim o público não levantaria a hipótese de que os dois eram homossexuais.
Batman era a moral em pessoa, correto e incapaz de ir contra os bons costumes e o civismo. Acreditando cegamente em seus princípios, não percebia o quanto suas atitudes eram contraditórias e até mesmo hipócritas. Uma bela crítica aos xerifes do mundo. Já Robin só servia para cair vítima das artimanhas dos vilões. Era o fiel pupilo do Morcego. Sem voz ativa, era o adolescente mais certinho do mundo.

As aventuras normalmente envolviam os heróis em lutas com os super-vilões como Coringa, Charada, o Pingüim, Mulher Gato, Sereia, o Traça, Olga a Rainha dos Cossacos, Viúva Negra, o Vergonha, Zelda a Grande, Senhor Gelo, Menestrel, Arqueiro, Minerva, Grande Chandel, Nora Clavícula e as Irmãs Siamesas, Marsha a Rainha dos Diamantes, Rei Tut, Sandman e muitos outros.
Seus aliados eram o comissário de polícia Gordon, o chefe de polícia O´Hara de Gothan City e a Batgirl. A série contava com um narrador que era o próprio produtor do espetáculo, William Dozier. A série também serviu de trampolim para que muitos astros dos anos sessenta pudessem aparecer, por menor que fosse sua participação.


Fonte
InfanTV
http://www.infantv.com.br/batman.htm

Wikipedia

Comentários