Bumerangue

Bumerangue é um objeto de arremesso com origem em várias partes do mundo. Como desporto, o seu número de adeptos vem crescendo em todo o mundo. Os bumerangues foram criados para voltar à mão do arremessador quando não atingir um alvo.
A origem ainda não é muito certa; pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No Antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia, em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos.
O país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos. O arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se que tenham aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira. Há dois tipos de bumerangues, os retornáveis e os não retornáveis:
Bumerangues retornáveis tenham sido usados como parte de algum jogo, mas há poucas evidências para sustentar essas teorias.
Bumerangues não-retornáveis são usados para a caça há pelo menos 20 ou 30 mil anos. Ao contrário de simples bastões de arremesso, eles eram esculpidos para, quando atirados corretamente, voarem em linha reta e permanecerem no ar pelo maior tempo possível.
Foi a Associação de Bumerangue da Austrália (Australian Boomerang Association) que estabeleceu as principais provas disputadas atualmente. É deles também o primeiro campeonato oficial de bumerangues, disputado na década de 1960 em Melbourne, dois anos após a fundação da associação.

Quanto à origem do nome, há diversas hipóteses mas nenhum consenso. A mais aceita e a de que o nome estaria ligado à forma como os aborígines chamavam o vento, "boomori". Também pode estar relacionado com a palavra usada por eles para designar uma alavanca, "woomera".
Os americanos incluíram modalidades como M.T.A., doubling, trick catch e provas em equipe. As competições de bumerangue ganharam força nos anos 1980.
O primeiro evento internacional, realizado em 1987, nos EUA, reuniu estadunidenses, franceses e alemães. A história das "copas" começa definitivamente em 1991, quando foi disputada em Perth, na Austrália, a primeira Copa do Mundo. No mesmo período, foi fundada a World Boomerang Association (WBA), responsável pela promoção do esporte e organização de campeonatos. A Internation Federation of Boomerang Associations (IFBA), fundada oficialmente em 2004, é herdeira da WBA.

Apesar da tradição australiana, o bumerangue como esporte não é popular em nenhum país do mundo, nem mesmo na Austrália.Hoje em dia a região mais atuante no esporte é a Europa, com a Federação Francesa de Bumerangue (France Boomerang Fédération) com o maior destaque no apoio, organização e divulgação de eventos e competições, sendo mais ativa até mesmo do que a IFBA, que é a responsável por padronizar as regras de competições e deveria promover o esporte pelo mundo, mas não o faz.
Um campeonato internacional, o Campeonato Mundial, acontece de dois em dois anos, com os times da Alemanha, Estados Unidos e França na liderança. O título de campeão do mundo individual foi conquistado por Manuel Shütz em 2000, 2002, 2004 e 2012.

Federação Brasileira de Bumerangue
Fundada em 24 de março de 2007, a FBB é a maior entidade promotora do bumeranguismo nacional. Seu quadro de Membros é composto por profissionais de diversas áreas, todos bumeranguistas competidores ou não, mas, no mínimo, amantes do esporte e dispostos a promover o crescimento da prática no Brasil. 

A FBB nasceu da união básica de duas vertentes: a necessidade de uma entidade capaz de organizar, difundir e fazer crescer o bumeranguismo brasileiro e o antigo desejo de um homem batalhador inconteste por este esporte, este homem, Carlos Martini Filho, o "Magrão", que foi o mais querido aluno do precursor do bumeranguismo brasileiro, o médico radiologista Carlos de Campos Pagliuchi.



Fonte:
Federação Brasileira de Bumerangue

Giz Modo

Wikipédia

Comentários