Emos

Emo (para a língua portuguesa do inglês emo, pronuncia-se de forma purista AFI[ˈiːmoʊ], "íimou") ou Emocore (do inglês, pronuncia-se de forma purista AFI[iːmoʊˈkɔr], "iimoucór") é um gênero musical pertencente ao Rock tipicamente caracterizado pela musicalidade melódica e expressiva, e por vezes letras confessionais.
Originou-se entre o Hardcore punk em meados de 1980, Washington DC, onde era conhecido como "emotional hardcore" ou "emocore" e cujas bandas pioneiras foram Rites of Spring e Embrace, parte de uma primeira cena do Post-hardcore (gênero musical que surgiu das mesmas origens que o Emo) conhecida como Revolution Summer. Como o estilo contemporâneo foi ecoado por bandas de Punk rock estadunidense, seus som e significado mudaram e se transformaram com a mistura ao Indie rock e sua entrada como um subgênero do mesmo, no início de 1990, por grupos como Cap'n Jazz, Jawbreaker, Braid, Mineral e Sunny Day Real Estate. Até meados dos anos 1990 numerosos actos emo surgiram a partir do meio-oeste e da região central dos Estados Unidos, e várias gravadoras independentes começaram a se especializar no gênero.
O Emo entrou na cultura popular no início da década de 2000 com o sucesso de Jimmy Eat World e Dashboard Confessional e da emergência do subgênero "Screamo". Nos últimos anos, o "emo" tem sido aplicado por críticos e jornalistas para uma variedade de artistas, incluindo as bandas com grande popularidade e actos premiados, e grupos com diferentes estilos e sons, especialmente o Pop punk de Simple Plan, Good Charlotte,Fall Out Boy, Panic! at the Disco e vários outros, fugindo à tradicional definição de 'Hardcore punk emocional' e seus derivados diretos (como foi o caso da maioria dos grupos classificados como Emo antes do Século XXI).
My Chemical Romance, Coheed and Cambria, Thursday, Matchbook Romance e Saosin são exemplos de bandas relativamente modernas com influências – desconsideráveis a parcas, moderadas dependendo do álbum – do que era Emo nos anos 90 e do que era Post-hardcore nos anos 80, e que atingiram considerável popularidade. Ao contrário do que se pensa no senso-comum, o gênero musical Emo não está "morto", ao menos nos Estados Unidos, com várias bandas mainstream de emo-pop e seus fãs ainda sendo ativos — isso sem falar nas bandas indie emo(uma das formas mais puristas, tradicionais, do gênero) de pequena popularidade que continuam a surgir na cena underground do dito país até hoje, na década de 2010. Entretanto, a subcultura Emo dos anos 2000 bem como vestuário e estereótipos emocionais a ela associados saíram de moda no começo da década de 2010.

Na década de 2000 quando as coisas não poderiam ficar pior, eles provavam ao contrário, com essa onda de funk, e depois a onda do emos, onde pessoas se vestiam coloridos e cores berrantes, estilo musical que diziam eles eram rock, enchiam o saco, confira as bandas que marcou essa época, tempos sinistros.

Fresno
Fresno é uma banda de rock, surgida em Porto Alegre no ano de 1999. É formada pelo cearense Lucas Silveira (vocal e guitarra), pelo gaúcho Gustavo Mantovani (guitarra) e pelos pernambucanos Mário Camelo (teclado) e Thiago Guerra (bateria). Atualmente, os integrantes da banda estão radicados em São Paulo. Em 2006, para substituir o baixista, Rodrigo Tavares foi convidado a entrar na banda. Em 2008, o baterista Rodrigo Ruschel, também conhecido como "Bell", substituiu Cuper. Em 2012, o tecladista Mario Camelo, que está com a banda desde 2010, foi efetivado na Fresno. A banda foi um quinteto por pouco tempo, pois dias depois o baixista Rodrigo Tavares saiu para dar total atenção a seu projeto solo, Esteban. A banda optou por não substituir o antigo baixista. Em agosto de 2013, a banda anunciou a troca do baterista Bell Ruschel por Thiago Guerra.
As composições da banda tratam basicamente de desilusões amorosas e sentimentos em sua fase inicial, tendo com o álbum Redenção algumas musicas voltadas para o pop. A partir de 2010, a banda começou uma nova fase. Com o lançamento do álbum Revanche e posteriormente o EP Cemitério das Boas Intenções a banda começa a ter gêneros como o hard rock e rock industrial como principais influências. Ocorre também as mudanças nos temas de suas músicas, falando mais sobre superações, realizações e assuntos sociais ao todo.


NX Zero

NX Zero (mais conhecido pelo nome artístico NX) é uma banda brasileira de emocore formada em 2001 na cidade de São Paulo, composta por Diego "Di" Ferrero (vocal), Leandro Rocha (guitarra e segunda voz), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra).
A banda lançou seu álbum de estreia pela gravadora Urubuz Records intitulado Diálogo? em 2004. Após este, a banda assinou contrato com a Universal Music e lançou mais sete álbuns (6 de estúdio e 1 remix): NX Zero, em 2006, Agora, em 2008, Sete Chaves, em 2009, Projeto Paralelo, em 2010, Em Comum, em 2012 e Norte 2015. Segundo a ABPD a Banda já recebeu 2 singles de Disco de Diamante, "Incontrolável" e "Consequência", Disco de Platina com "Cedo Ou Tarde" e "Razões e Emoções", com um total de mais de um 100 mil downloads pagos, somente no Brasil. Em 2014, a banda lançou, de forma independente, o EP Estamos no Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não, trabalho que surgiu após uma crise entre o grupo. Em 2015, com a gravadora Deckdisc, o NX Zero lança o seu 6º álbum de estúdio, intitulado Norte.


Restart

Restart foi uma banda brasileira de teen pop criada em agosto de 2008 em São Paulo. Em outubro de 2008 a banda lançou de forma independente um EP digital que levava o nome da banda, C4, com pouca repercussão na internet. No início de 2009 após uma reinvenção no estilo musical do grupo a banda lançou seu segundo EP digital, não intitulado, com as canções "Recomeçar", "Vou Cantar", "Levo Comigo" e "Amanhecer no Teu Olhar", nesse ano o Myspace oficial da banda conseguiu mais de 2 milhões de acessos, sendo a Internet o principal meio de divulgações de suas músicas. Conseguindo assim em julho do mesmo ano fechar contrato com as pequenas gravadoras ArtMix, e Maynard Music e em setembro seguinte com a distribuidora Radar Records que um mês depois, em novembro, veio a lançar o disco de estreia da banda, também intitulado Restart.
Integrantes
Pe Lanza
Pe Lu
Koba
Thomas


Comentários