Kamen Rider ( Franquia)

Kamen Rider  é o nome de uma franquia televisiva e cinematográfica do gênero tokusatsu criada no Japão pelo mangaká Shotaro Ishinomori e produzida pela Toei Company. A franquia teve início em 1971 com uma série chamada simplesmente Kamen Rider, que foi derivada do mangá de mesmo nome. Ao longo dos anos, a popularidade da série cresceu a ponto dela gerar várias sequências (spin-offs) tanto na televisão quanto no cinema, além do mercado direto-para-vídeo (OVA). Duas dessas séries (Kamen Rider Black RX e Kamen Rider Ryuki) foram adaptadas para a televisão norte-americana com os nomes de Masked Rider e Kamen Rider: Dragon Knight (Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão no Brasil). Nos anos 2000, a franquia começou a ser exibida juntamente com as séries Super Sentai no bloco que ficou conhecido como "Super Hero Time".
A criação de Kamen Rider teve sua origem no personagem Skull Man, criado por Shotaro Ishinomori com a finalidade de ser o protagonista de uma série televisiva. Após mais de 100 páginas escritas, executivos da TV japonesa pediram por tantas mudanças que Ishinomori teve que criar um novo personagem no lugar: Kamen Rider (Motoqueiro Mascarado em português). A série de TV estreou em 3 de abril de 1971 e o mangá em 1º de junho de 1972. Com o sucesso da série original (Kamen Rider, que durou 98 episódios), os produtores da Toei Company lançaram uma outra série nos mesmos moldes, Kamen Rider V3, que foi igualmente bem sucedida. A ótima aceitação acabou gerando uma franquia e um gênero de sucesso no Japão. Tal como aconteceu com Ultraman, também produzido no Japão, Kamen Rider acabou por ter várias continuações.

Kamen Rider da era Showa
As histórias das primeiras séries sempre mostravam um jovem capaz de se transformar em um herói ciborgue mutante (kaizo ningen) com visual geralmente baseado num inseto(geralmente num gafanhoto) que enfrenta alguma organização maligna que pretende dominar a Terra. 

Kamen Rider da era Heisei
Nas séries mais recentes (Kamen Rider Agito em diante), vários Riders surgem ao mesmo tempo, e lutas entre eles se tornaram comuns. Os novos Riders deixaram de ser ciborgues e alguns deles não são exatamente heróis, além da caracterização dos vilões ser mais elaborada, fugindo do estereótipo do "Império do Mal" e ganhando ares de mistério. As novas histórias são ricas em drama, mistérios e reviravoltas, sendo que muitas vezes a série termina de maneira totalmente diferente do que começou e, às vezes, nem há final feliz (como no caso de Kamen Rider Blade, por exemplo). Além disso, podem ser observadas diversas características novas no gênero Kamen Rider, como a utilização de artefatos para a transformação (como as Gaia Memories de Kamen Rider W) e a introdução de armas e equipamentos altamente tecnológicos à serviço dos Riders.



No Brasil
No Brasil, apenas duas séries originais do gênero foram exibidas, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, ambas pela extinta Rede Manchete durante a década de 1990. Em 2010,Kamen Rider Black foi exibida pelo canal Ulbra TV.
Em 1996, com a estréia do canal Fox Kids no Brasil, foi exibida Masked Rider (adaptação de Kamen Rider Black RX), que também chegou a ser mostrada pela Rede Globo.
Em 2009, Kamen Rider: Dragon Knight (Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão no Brasil), a adaptação norte-americana de Kamen Rider Ryuki, foi exibida pela Rede Globo no bloco TV Globinho. A série estreou nos Estados Unidos em 3 de janeiro de 2009 e em 29 de junho do mesmo ano no Brasil.
Kamen Rider Decade nunca foi ao ar no Brasil, mas foi dublada em alguns episódios com a participação de Figueira Jr. e Charles Emmanuel dublando Kamen Rider Kiva e Kamen Rider Ryuki, como também outros dubladores gravando na GMS Studio em São Paulo.


Adaptações Americanas
Estas séries americanas são adaptações das séries originais da franquia japonesa. A primeira adaptação, produzida pela Saban, foi Masked Rider, adaptação de Kamen Rider Black RX. Quatorze anos depois, a Adness Entertainment adaptou outra série da franquia, Kamen Rider Ryuki, que deu origem a Kamen Rider: Dragon Knight.















Paródias
Norida, paródia de Kamen Rider
Kamen Zaiber

Kamen Norida é “baseado” em Kamen rider 1. A paródia começou a ser exibida no fim da década de 80 e começo dos anos 90. O herói enfrenta uma organização do mal, chamada Joker (parodiando a Dai Shoker). A produção fez muito sucesso no Japão, tendo até uma continuação, que veio na sequência e foi batizada de Kamen Norida V2, focada nos personagens de Kamen Rider V3. Outra paródia de Kamen Riders é o Kamen Zaiber. Ele não é um dos guerreiros mascarados e vive irritado por que as pessoas o confundem com um herói da franquia de tokusatsu.









Fonte:
Senpuu
http://senpuu.com.br/2012/09/kamen-norida-parodia-tokusatsu/

Wikipédia

Comentários