Krav Maga


Krav Maga  é um sistema de combate corpo a corpo desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos.
O Krav Maga é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld como um modo de defender o quarteirão judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava nos anos 1940. Após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento para as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como Krav Maga e sendo o fundador da IKMA - Israeli Krav Maga Association. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.
Desenvolvido para ser utilizado em situações de sobrevivência, sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa, ataques simultâneos e agressão. O Krav Maga é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque eForças de Operações Especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações responsáveis pelo ensino do Krav Maga internacionalmente. Imi foi responsável pela criação da IKMA, que é atualmente liderada pelo seu aluno mais graduado, o grão-mestre Haim Gidon. O Krav Maga não é considerado uma arte marcial muito menos um esporte, já que não possui quaisquer regras. Todos os golpes são treinados com o objetivo de ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz, sendo muitas vezes necessários golpes letais.
Em meados de 1940, nasceu o Krav Maga pelas mãos de Imi Lichtenfeld (Z"L) em Israel, pouco antes de sua independência. Um caminho de vida para o homem dos novos tempos, que traz soluções para qualquer tipo de violência, seja ela armada ou desarmada e até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns. Como é possível? É possível pelo fato de seu princípio ser verdadeiro, inquestionável e incondicional, ele funciona para todos e em qualquer situação. Tendo como berço os movimentos de resistência de judeus da Europa durante a 2ª Guerra, se desenvolveu e amadureceu em Israel, sendo utilizado pelos grupos de defesa que ali existiam e, com a independência do Estado em 1948, tornou-se a filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No início era restrito apenas à elite militar mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel.
E foi neste momento que seu criador, com a preocupação de dar continuidade à sua obra transmitindo-a para o resto do mundo e para as próximas gerações, selecionou um pequeno grupo que seria treinado e preparado para este fim, do qual o Mestre Kobi é parte integrante. Em 1987, foi liberada a saída do Krav Maga para fora de Israel.
Vários países como EUA, Inglaterra e França solicitaram cursos que obtiveram grande sucesso e aceitação. Em 1990, o primeiro faixa preta saiu de Israel para difundir o Krav Maga; Mestre Kobi chega ao Brasil, como o único representante da arte na América do Sul.

Filosofia

O Krav Maga foi criado para ser utilizado como um meio de combate e de defesa pessoal. Contudo, isso não significa que seja só utilizado por forças militares de segurança pública e privada, pois todo e qualquer cidadão necessita de segurança e proteção. Atualmente existem vários tipos de violência, desde assaltos, raptos, violações e uma série de acontecimentos que colocam em causa a integridade física de uma pessoa e cabe a cada um em particular saber defender-se e estar o melhor preparado possível. Esta é a filosofia desta arte marcial, pois ela tenta neutralizar todas as ameaças e visa proteger a sobrevivência dos seus praticantes.

Principais Características
  • É uma arte marcial baseada em instintos e reflexos naturais. Todos os praticantes devem ter a consciência dos riscos e, como tal, devem ter uma preparação física e mental adequada.
  • O Krav Maga atua no limite do erro humano e, em caso de confronto, todos os praticantes devem esperar pelo melhor momento para atacar e/ou desarmar o adversário, caso exista essa necessidade.
  • Para a prática correta desta modalidade, é necessário desenvolver um enorme poder de resposta com movimentos precisos e aplicá-los sempre com a máxima força. É por isso que muitas das técnicas utilizadas no Krav Maga são partilhadas por outras artes de combate como o Boxe, Muay Thai, Vale Tudo, entre outros.
  • Ensina a forma como deve utilizar o seu corpo, para que aprenda a esquivar-se dos golpes dos adversários e para o atacar com a máxima eficácia.
  • O Krav Maga usa sempre os mesmos princípios: simplicidade, rapidez e eficácia, desde a técnica mais básica até à mais avançada. A sua capacidade de desarme, anulação da ameaça e sobrevivência são os conceitos principais que são trabalhados nesta arte marcial que atrai cada vez mais praticantes em todo o mundo.

Fonte:
Lutas Artes Marciais
Krav Maga
Wikipédia

Comentários