Madan Senki Ryukendo


Madan Senki Ryukendo, é uma série tokusatsu japonesa. É a primeira produção da Takara Tomy, em parceria com a We've Inc. O programa foi exibido às 7:00 h na TV Aichi de 8 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2006, totalizando 52 episódios e 2 especiais. O sucesso de Ryukendo levou a Takara a criação de outro tokusatsu, Tomica Hero Rescue Force.
Em outubro de 2008, a RedeTV! anunciou que adquiriu da Swen-Televix os direitos de exibição da série no Brasil. Em 13 de Abril de 2009, às 19h, a série estreou dentro do bloco TV Kids, juntamente com o Anime Pokémon. A série terminou em 24 de junho do mesmo ano, totalizando 52 episódios apresentados, sendo reprisada no horário das 19h30 min do mesmo bloco infantil. Saiu do ar logo após, mas retornou no horário das 12h30 min para apenas algumas cidades do Brasil, sendo posteriormente retirada do ar. Em 8 de abril de 2011, passou a ser reexibida às 15:35 dentro de outro bloco do mesmo programa, saindo do ar dia 27 de junho. No dia 8 de julho de 2011, volta a ser exibida, com cortes, no horário das 12:00 às 13:00, dentro de um dos blocos do TV Kids.



História

Akebono é uma pacata cidade nos arredores do Japão, onde as pessoas vivem tranquilamente sem qualquer perturbação. Porém, a cidade possui um local denominado Ponto de Poder, do qual provém enorme quantidade de energia. Essa energia tem atraído ataques de monstros e outras criaturas demoníacas da organização Jamanga, liderada pelo cientista Doutor Worm, cujo objetivo é concentrar grandes quantidades de Energia Negativa (obtida através dos sentimentos ruins dos seres humanos, como o medo e o pavor) para ressuscitar o Grande Rei Demônio da organização, Fantasma Verde. Para detêr as constantes investidas das criaturas, foi criada uma organização, a S.H.O.T. (Shoot Hell Obduracy Troopers), que se mantém em segredo e luta contra os demônios às escondidas.
Paralelamente a isso, Kenji Narukami é um jovem que se muda para a pacífica Akebono e é confundido com um demônio logo em sua chegada. Ao mesmo tempo, um exército de soldados monstros começam a atacar Akebono, e Kenji se vê diante de um confronto entre a polícia local e os invasores. Após salvar o cachorrinho de um senhor e enfrentar um monstro aranha gigante, Kenji é derrubado e escolhido pela GekiRyuuKen, uma espada mágica com grandes poderes. Ao ativá-la, Kenji acaba se tornando o guerreiro Ryukendo, cujo destino é combater Jamanga.


Guerreiros Madan
São poderosos defensores cuja missão é proteger o planeta das ameaças das trevas, Sãos eles Ryukendo, Ryugan´O e Ryujin´O. para lutar, todos eles possuem armas de combate, que serve como dispositivo de transformação, e um set de chaves, cujas funções podem executar um ataque ou invocar seu mechas.






Exércitos de Demônios Yamanga
São os principais inimigos da S.H.O.T. e dos Guerreiros Madan.Seu seu principal objetivo é junta energia negativa gerada quando humanos tem sentimentos ruíns como o medo e o pavor, para reviver seu rei. Fantasma Verde. Há séculos atrás, os Guerreiros Madan ancestrais (Mestre Ryukendo e seus dois companheiros) lutaram contra o Grande Rei em uma árdua batalha. Mesmo não conseguindo derrota-lo, já que somente o Mestre alcançou a forma Suprema, o ataque conjunto dos heróis tirou energia suficiente do demônio ao ponto de reduzi-lo a um estado larval, vivendo dentro de uma esfera oval esverdeada até os dias em que pudesse novamente despertar. Antes de "morrer", no entanto, o Fantasma Verde obteve a Chave Máxima doMestre Ryukendo, e dividindo-a em três partes, elas foram postas nos corpos de Lady Gold, Rock Crimson e Conde Bloody, fazendo-o os imortais. Nos tempos atuais os vilões desejam ressuscitá-lo para que recebam proteção e ganhem posição dominante sobre o planeta Terra.


Final

Do episódio 45 ao 50, assistimos a grande batalha final contra Yamanga e a aparição do terrível Fantasma Verde. Os episódios 51 e 52 servem como um especial de natal (!) e epílogo. No final, toda cidade de Akebono dança a musiquinha de abertura fazendo coreografias (mas hein?) e a sensação (pros mais velhos, é claro) de que a série podia render bem mais do que foi, é grande.

Elenco

  • Kenji Narukami/Ryukendo: Shougo Yamaguchi 
  • Juushirou Fudou/Ryugan'o: Gen
  • Koichi Shiranami/Ryujin'o: Kouhei Kuroda 
  • Yuuya Amachi: Kei Shimizu 
  • Lin Sakyou: Kumi Imura 
  • Kichi Setoyama: Kentarou Miyagi 
  • Kaori Nose: Hiroko Sato
  • Komachi Kurihara: Fumie Hosokawa 
  • Dr. Worm: Takao Handa
  • Ichiko Nakazaki: Eri Otoguro 
  • Ritsuko Takakura: Hitomi Nakahodo
  • Umi Saionji: Ayano Okubo 


Produção
Produção: Takara – We’ve, 2006
Episódios: 52 p/ tv + 2 Especiais
Criação: Tatsuo Yoshida
Exibição no Japão: Tv Aichi (08/01/2006-31/12/2006)
Exibição no Brasil: RedeTv!
Distribuição: Televix
Disponível em: DVD



Especiais


  • Atirador Madan Magna Ryugan'o 
Especial com duração de 10 minutos que conta a história de Fudou desde sua atuação como detetive do departamento de investigações de Akebono, sua amizade com GouRyuuGun até sua primeira missão como um Guerreiro Madan. Revela a origem de Ryugan'o, bem como a do termo "raijin" e o motivo do uso intenso da força de vontade durante as batalhas.
  • Madan Senki Ryukendo Especial: Episódio Zero
Especial lançado no DVD original da série, serve como um episódio zero, narrando os acontecimentos do episódio piloto, bem como apresentando os brinquedos da série.


Curiosidades

  • A série foi adquirida pela RedeTV! em outubro de 2008. Antes disso, em 2007, surgiram boatos de que a série seria exibida, porém nada foi confirmado. Finalmente, em 13 de abril de 2009, a série estreou na rede, no horário das 19h, dentro do bloco TV Kids. Foi concluída em 24 de junho de 2009, com todos os episódios transmitidos.
  • A empresa Focus Filmes lançou um box contendo os treze primeiros episódios no fim de 2009, em DVD. Porém, devido à baixa repercussão das vendas (segundo Afonso Fucci, gerente de marketing da empresa, foram vendidos apenas 10% da tiragem inicial), a série foi descontinuada, e não há planos para lançar os episódios restantes.
  • A série é a terceira do gênero tokusatsu a ser exibida pela RedeTV! (anteriormente, a rede havia posto no ar os episódios de Jiraiya e Maskman em 1999), bem como o primeiro tokusatsu original trazido a ser exibido no Brasil desde 2000, quando a Rede Record exibiu Ultraman Tiga no extinto programa Eliana e Alegria.
  • A dublagem da série foi realizada na Centauro, e devido ao contrato com a Swen-Televix, tem por base a dublagem em espanhol. Devido a isso, alguns nomes sofreram mudanças em relação ao original: Ryujin'o tornou-se Ryuyin'o, Jamanga virou Yamanga, Jack Moon se tornou Yack Moon, entre outras. Os mechas dos guerreiros, que no original se chamam "JuuOh", são pronunciados como "YuuOh". Além disso, os golpes e a transformação dos heróis parecem ter sido traduzidas diretamente da língua espanhola, sem qualquer adaptação do japonês original. Da mesma forma, algumas piadas perderam parcialmente o sentido, como Kenji chamando Fudou de "Dom" (no original, Kenji o chama de "ossan", que pode ser traduzido mais corretamente como "coroa", "velho", etc).
  • Os heróis, após transformarem-se, dizem seus respectivos nomes seguidos da palavra "Raijin" (traduzido na dublagem como "despertar!"). Na série, o real significado deste termo não é revelado, porém, no mangá oficial da Takara, a palavra é escrita como "来神", cujos kanjis significam, respectivamente, "vir, tornar" e "deus". Logo, o sentido do termo seria "tornando-se um deus".
  • Devido à excelente audiência da série em sua primeira semana de transmissão (cerca de 4,7 pontos, com picos de 5,4), a RedeTV passou a exibir os episódios na íntegra, sem os cortes que espremiam os episódios (que possuem entre 23 e 25 minutos) nos 20 minutos de exibição. Desde então (21 de abril), a série vem sendo exibida por completo, com abertura, encerramento, "parte chave" do episódio exibido (uma espécie de recapitulação do evento mais importante) e prévia do próximo episódio, demonstrando a boa audiência e sucesso que a série vem conquistando.
  • Os nomes das três guarda-costas de Lady Gold (Ganymede, Europa e Phobos) vem dos satélites dos planetas Júpiter e Marte.
  • Embora a história se passe na cidade fictícia de Akebono (Akebono-cho), a série foi filmada na região metropolitana de Tóquio, e diversas locações da capital foram incorporadas à história: a torre de Akebono é nada menos que a famosa Torre de Tóquio, assim como o auditório do episódio 35 é o Auditório Central da cidade.
  • No longa-metragem da série Tomica Hero Rescue Force (também produzida pela Takara), "Rescue the Mach Train!" (2008), os atores Shougo Yamaguchi (Kenji), Gen (Fudou) e Kohei Kuroda (Koichi) fazem uma participação especial reprisando seus papéis na série.
  • As BGM's de Ryukendo foram compostas por Michiru Oshima, que também ficou responsável pelas trilhas de Fullmetal Alchemist e Pretty Guardian Sailor Moon.


Fonte:
J-Box
http://www.jbox.com.br/materias/ryukendo/

Toku Reply
http://tokureply.blogspot.com.br/2016/02/oi-pessoal-hoje-eu-gustavo-vou-falar.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Madan_Senki_Ryukendo

Comentários