Patrine

Patrine é uma série de televisão japonesa do gênero Tokusatsu produzido pela Toei Company que foi transmitido no Brasil pela extinta Rede Manchete na década de 90, durante a semana no período da manhã e aos sábados à tarde.

A jovem colegial Sayuri Nakami (Yuko Murakami no original japonês), interpretada por Yuko Hanashima recebe de um estranho velhinho o poder de se transformar na Estrela Fascinante Patrine, a fim de proteger a paz na cidade. Na verdade, esse velhinho é o deus da cidade e dita a ela a seguinte condição: ela não deve revelar sua identidade secreta a ninguém, sob pena de ser transformada num sapo.
Tudo piora com o aparecimento do terrível Diabo do Inferno, mas ela conta com a ajuda da Estrela Fascinante Pequena Patrine, na verdade sua irmã mais nova, Tomoko (Momoko no original; interpreta por Rie Maeda), que também sofre as mesmas condições.
Longe das aventuras, elas ainda vivem confusões graças ao seu irmão, Hideki (Takuto no original) e sua turma. Surge o Diabo do Inferno, o grande vilão da série, que é o antagonista ao Deus Protetor. Trazendo o caos a cidade, Diabo do Inferno seqüestra a Patrine, fazendo Deus Protetor não ter outra escolha que senão recrutar uma nova garota para defender a cidade e resgatar Patrine, assim Tomoko é escolhida e se torna a Estrela Fascinante Pequena Patrine. Não podendo revelar sua identidade, Tomoko nem imagina que sua irmã Sayuri seja a Patrine, assim as duas lutam pela justiça juntas, sem saber de suas identidades secretas.
Nessa segunda fase, as aventuras ficam em torno da Patrine e da Pequena Patrine, sempre tendo um inimigo ligado ao Diabo do Inferno.
Patrine ainda tinha que se livrar de Honda, uma furiosa detetive que vivia atrás dela. Honda era a mãe de um dos integrantes do “Clube Patrine”, formado por fãs da heroína, para ajudá-la na luta contra o mal. Fundado pelo irmão do meio de Saiyuri, o clube tinha ainda: Kenji, Shinosuke e Kazuya, filho de Honda. Na verdade o clubinho só causava mais problemas para heroína resolver, pois viviam se metendo em confusão, afim de chamar a atenção de Patrine.
"Ela é uma menina super especial, com poderes que você nunca imaginou, e vai ser sua melhor companheira pra viver grandes aventuras". Com essa chamada, a Manchete anunciava para Abril de 1994 a estréia de Patrine, dentro do Clube da Criança, na época comandada pela atriz Milla Christie. Tal estréia não aconteceu no mês prometido e só depois, já no segundo semestre, a emissora colocaria a série no ar, juntamente com Winspector no programa Dudalegria.


Notas:


  • Patrine foi uma das primeiras heroínas japonesas a ser exibido no Brasil.
  • Assim como SpielvanJibanCybercops e Kamen Rider, o seriado Patrine não exibiu os dois últimos episódios que faltaram para ser exibidos na extinta TV Manchete.
  • No episódio, "A Misteriosa Motoqueira", uma das garotas estava vestindo o uniforme do Kamen Rider Sky, do sexto seriado do Kamen Rider, de 1976, feito pelo mesmo criador do seriado Patrine: Shotaro Ishinomori, falecido em 1998.
  • Ocorreu muita confusão com o nome da personagem principal da Patrine, que na dublagem brasileira ela é chamada de Sayuri, mas na versão original ela é chamada de Yuko.
  • Há um pequeno erro na dublagem brasileira no episódio, "A Benzedura". Na dublagem, a heroína Patrine não falou correto o primeiro nome da atriz Shirley MacLaine, ela disse Charlie MacLaine. Provavelmente o estúdio se confundiu, pois em japonês, o nome Shirley (em inglês) é pronunciado "Shaarii", soando como Charlie (somente o fonema inicial muda).
  • Há rumores de que Patrine inspirou a mangaká Naoko Takeuchi a criar sua maior obra, Sailor Moon.
  • Curiosamente, Patrine tem a mesma dubladora que a Sailor Moon no Brasil (Marli Bortoleto)
  • O ator Kazuoki Takahashi, o Hayate/Change Griffon dos Changeman, aparece no episódio "O Apito Misterioso".
  • No 1º episódio, o vilão "Ladrão de Fitas" usa uma roupa e máscara do detetive Sherlock Holmes para cometer os roubos. Neste mesmo episódio ele rouba uma fita de de um jogo da série Dragon Ball para NES, que foi comprada no mesmo episódio.
  • Um ser chamado Enguia no episódio 17, é bissexual, pois ele se relaciona tanto com homem quanto mulher, isso o que um dos personagens explica.
  • O ator que interpreta Hayato Murakami (o pai de Yuko), Shigeru Saiki, faria anos mais tarde parte do elenco do Super Sentai de 2006, Gogo Sentai Boukenger, como Morio Makino.

Elenco:


Yuko Hanajima ... Sayuri/ Patrine
Rie Maeda ... Momoko
Hayato Nakami ... Hayato
Makiko Teji ... Noriko
Ossamu Yutaka ... Kazuya
Takeshisa Yamazawa ... Shinsuke
Shibuya ... Kenji
Rie Shibata ... Honda Rituko
Mihoko Tsuchyia ... Takeushi


Dublagem



Windstar:

Marli Bortoletto ... Sayuri/ Patrine
Angélica Santos ... Momoko
Mário Vilela ... Deus Protetor
Emerson Camargo ... Diabo
Vagner Fagundes ... HidekiAraken Saldanha ... Hayato
Leda Figueró ... Kenji
Rosa Maria Baroli ... Noriko
Leticia Quinto ... Leiko Arai
Emerson Camargo ... Narrador


Fonte:
Infan TV
http://www.infantv.com.br/patrine.htm

Jwave
http://www.jwave.com.br/2010/01/especial-20-anos-de-patrine-nova-rainha_14.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Patrine

Comentários