Robocop

RoboCop é um filme americano de 1987, de ação e ficção científica, realizado por Paul Verhoeven e escrito por Edward Neumeier e Michael Miner.
O filme conta com a participação de Peter Weller, Nancy Allen, Dan O'Herlihy, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer e Ronny Cox. A ação decorre num futuro próximo na cidade de Detroit, Michigan, profundamente corroída pelo crime. RoboCop centra-se na história de um policial, Alex Murphy (Weller), que é brutalmente assassinado por um grupo de criminosos, e subsequentemente é revivido pela Omni Consumer Products (OCP), como um ciborgue força da lei conhecido como "RoboCop".
RoboCop inclui temas sobre os media, corrupção, autoritarismo, ganancia, privatização, capitalismo, identidade, distopia, gentrificação e natureza humana. Foi muito bem recebido pela critica e foi considerado como um dos melhores filmes de 1987, resultando numa franquia que inclui vários produtos, duas sequelas, uma série de televisão, duas séries de animaçao, uma mini-série televisiva, videojogos e vários adaptações para banda desenhada. Foi produzido com um orçamento modesto de $13 milhões, conseguindo gerar um lucro de mais de $53 milhões. Depois veio o RoboCop 2 que é o segundo filme da série RoboCop e foi lançado em 1990, novamente com Peter Weller como RoboCop e com Irvin Kershner na direção. E RoboCop 3 é a continuação dos filmes RoboCop (1987) e RoboCop 2 (1990) e foi lançado em 1993, com Robert John Burke como RoboCop. Em 2014 veio a versão de José Padilha. É o quarto filme da franquia RoboCop, agindo como um reboot e vagamente um remake do primeiro filme de 1987.
A Screen Gems anunciou um remake de RoboCop em 2005, mas a produção foi interrompida um ano depois. Darren Aronofsky e David Self eram originalmente atribuídos para dirigir e escrever o filme, respectivamente, para um possível lançamento em 2010. O filme foi adiado inúmeras vezes, e Padilha assumiu a direção em 2011. Em março de 2012, a MGM anunciou o lançamento para agosto de 2013, mas que, depois, foi mudado para fevereiro de 2014. O elenco principal foi escolhido entre março e julho de 2012. A filmagem principal começou em setembro de 2012 em Toronto, e Vancouver,com locações adicionais em Hamilton, e Detroit, nos Estados Unidos. Este foi o último filme da Strike Entertainment que foi extinta.
O filme foi lançado no Reino Unido em 7 de fevereiro de 2014 e nos Estados Unidos em 12 de fevereiro de 2014, com uma classificação PG-13 pela MPAA, tornando-se o segundo filme da franquia a receber uma classificação PG-13, seguido de RoboCop 3.



História


Alguns anos no futuro, Detroit no estado de Michigan é quase uma distopia à beira do colapso devido à ruína financeira e à criminalidade descontrolada. Para escapar ao colapso, o presidente da câmara da cidade assinou um acordo com a megacorporação Omni Consumer Products (OCP), dando-lhes o controle das forças policiais arruinadas, em troca de permitir à OCP demolir as secções degradadas de Detroit e construir uma cidade utópica, a "Delta City", uma cidade-estado independente gerida pela corporação.
Este movimento irrita os policias, agora sob ordens da OCP, que ameaçam fazer uma greve, mas a OCP começa a avaliar outras opções para a aplicação da lei. O número 2 da OCP, Dick Jones (Ronny Cox), oferece o andróide ED-209. Mas o robô, por uma simples má interpretação, mata um membro do conselho durante a demonstração. O presidente da OCP, "O Velho" (Dan O'Herlihy), decide então que o projecto experimental de nome "RoboCop" seja o escolhido, como sugerido pelo jovem Bob Morton (Miguel Ferrer), enfurecendo Jones.
No entanto, é necessário um policial recém-falecido para o protótipo RoboCop. Com isso em mente, a OCP atribui tarefas aos policias para as zonas mais violentas da cidade, à espera que algum morresse no cumprimento do dever. Um desses oficiais é Alex J. Murphy (Peter Weller), que é parceiro de Anne Lewis (Nancy Allen). Na sua primeira patrulha juntos, ambos perseguem um grupo liderado pelo cruel Clarence Boddicker (Kurtwood Smith), que acabara de assaltar um banco, seguindo-os para uma fábrica de siderurgia abandonada. Quando Murphy e Lewis são separados, Murphy é torturado e morto por Boddicker e seu grupo.
Murphy é rapidamente declarado morto e seus restos mortais são escolhidos para o programa RoboCop. A RoboCop são dadas três directivas principais: 1ª, servir o interesse público; 2ª, proteger os inocentes; e 3ª, cumprir a lei. No entanto, foi colocada uma 4ª diretriz na programação de RoboCop, sem o conhecimento dos cientistas. RoboCop sozinho é eficiente e vai limpando Detroit do crime, e Morton é elogiado pelo seu sucesso, atraindo mais a ira de Jones. Boddicker, sob as ordens de Jones, eventualmente assassina Morton. Enquanto isso, Lewis descobre que RoboCop exibe maneirismos curiosos que o próprio Murphy tinha, e percebe que RoboCop é de fato Murphy. O próprio RoboCop, após reencontrar em uma patrulha um dos membros do grupo de Boddicker, experimenta acontecimentos passados ​​da vida de Murphy. Num determinado momento, regressa à sua antiga casa, conseguindo relembrar a mulher e o filho há muito afastados, acreditando que Murphy estava morto.
Após "sonhar" com o assassinato de Murphy, RoboCop se determina a caçar os culpados, conseguindo perseguir Boddicker até uma fábrica de cocaína. RoboCop ameaça matar Boddicker, mas este revela sua afiliação com Jones, e lembra a RoboCop que ele é um policia, provocando a Directiva 3. RoboCop descobre que não pode matar Boddicker e em vez disso prende-o. RoboCop, então, vai ter com Jones à sede da OCP para tentar prendê-lo, mas Jones revela a quarta directiva, introduzida por ele na produção de RoboCop, programação que impede o policia-robô de tomar qualquer ação contra um executivo da OCP. Jones passa a explicar que o seu maior objetivo é assumir o controlo da OCP, e admite ter sido ele a encomendar o assassinato de Morton. Jones então envia o seu ED-209 pessoal contra RoboCop, que é superado por uma máquina maior e mais fortemente armada. Lewis, que tinha seguido RoboCop, é capaz de ajudá-lo a escapar e leva-lo para a mesma fábrica de siderurgia para o reparar e recuperar. Lá, Lewis descobre que muita da personalidade de Murphy ainda existe dentro de RoboCop.
Enquanto isso, a polícia finalmente entra em greve. Como consequência, o crime começa a alastrar-se. Através de um dispositivo de rastreamento fornecido por Jones e solto da prisão por influência deste, Boddicker reúne o seu grupo para localizar RoboCop e atirar nele com uso de armas militares de alta potência também arranjadas por Jones. Eles convergem para a fábrica, mas RoboCop e Lewis são capazes de afastar o ataque e matar o grupo, embora Lewis seja gravemente ferida na perna. RoboCop garante que ajuda médica está a caminho, e volta para OCP, eliminando facilmente o ED-209 que guarda o prédio da corporação com uma das potentes armas militares que o grupo de Boddick acabara de usar.
Quando RoboCop chega à sala de direcção, Jones está oferecendo o ED-209 para substituir o Departamento de Polícia de Detroit, que ainda está em greve. Utilizando imagens que gravou de Jones confessando o assassinato encomendado de Morton, RoboCop mostra ao conselho a duplicidade de Jones. Explica também que está programado para não agir contra um oficial da OCP, mas consegue embaraçar os demais da sala contra Jones, que de repente agarra O Velho e ameaça matá-lo se não lhe derem um helicóptero. O Velho imediatamente anuncia a demissão de Jones, permitindo assim brecha para RoboCop matá-lo. O Velho agradece a RoboCop pela sua ajuda e pede o seu nome; RoboCop, sorrindo, responde "Murphy".
Um ano depois da implantação bem-sucedida da unidade de aplicação da lei Robocop, a OCP passa a ser a maior credora da cidade oferecendo seus serviços e produtos, dentre os devedores esta a prefeitura e a policia de Detroit que esta falida. A OCP decide comandar a cidade implantando um novo programa de pacificação urbana e criação de uma nova cidade sustentável. Entretanto, uma nova rede de narcótico surge, a droga conhecida como "Nuke" invade as ruas, e os traficantes obedecem um líder religioso chamado "Cain", que lidera diversas gangues que vendem a nova droga por toda Detroit. Conforme a ameaça cresce Robocop acaba tendo problemas ao defrontar sozinho a poderosíssima quadrilha do Nuke. A OCP resolve recriar um novo "Robocop 2" utilizando a mesma formula da primeira unidade, mas todos os protótipos acabam falhando ... até que o "Dra. Faxx", uma psicóloga e cientista é contratada e implanta um novo projeto, transformar dependentes químicos em máquinas obedientes.
A corporação OCP é vendida para uma Organização Japonesa que planeja transformar um de seus bairros em um novo empreendimento Delta City, para isso devem expulsar os moradores para que comecem a construção. A OCP cria a Reabilitação , uma nova força policial destinada a evacuação das casas, muitos moradores se revoltam para defenderem seus lares e se levantam contra a OCP, eles são denominados rebeldes. Um campo de batalha está formado, Robocop tenta ajudar os moradores mas vê sua parceira Anne Lewis sendo morta pelo Comandante dos policiais da Reabilitação. Começa então uma luta terrível entre o policial do futuro, a polícia de Detroit e os moradores contra a OCP , a Reabilitação e os Androides Japoneses enviados para destruir o Robocop. Nessa batalha sem tréguas Robocop renasce das cinzas para acabar com os planos da OCP e seus aliados.
O Visual do Robocop de 2014 é bem agressivo
Na versão de José Padilha a história se passa em  2028, o conglomerado multinacional OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. Seus drones (aviões teleguiados e robôs terrestres armados) estão vencendo as guerras norte-americanas ao redor do mundo e agora eles querem levar essa tecnologia para casa. Mas uma lei impede o uso de drones em território americano. Então o CEO Raymond Sellars pede ao cientista Dr. Dennet Norton que crie um ciborgue, alguém que o público possa gostar e com isso melhorar a imagem das máquinas bélicas. O doutor passa a escolher os candidatos até que Alex Murphy, um marido e pai amoroso e bom policial, fazendo o seu melhor para conter a onda de criminalidade e corrupção em Detroit é gravemente ferido numa explosão armada pelo traficante Antoine Vallon com ajuda de policiais corruptos. Alex é reconstruído e retorna às ruas da sua amada cidade com incríveis novas habilidades, mas com questões que um homem comum nunca precisou enfrentar.

Série de Televisão
Robocop - A Série
RoboCop: The Series - em português: RoboCop, A série - é uma telessérie norte americana de produção canadense, que durava em média 42 minutos lançada nos anos 90. Foi criada pela dupla, Michael Miner e Edward Neumeier.
O roteiro do seriado foi baseado nas ideias do filme RoboCop, que também teve ligação entre o lançamento de RoboCop 2. Porém para transformar uma das maiores franquias da época em uma série, A Fox e a CTV (emissoras produtoras do seriado) tiveram alguns problemas em direitos autorais, com a M.G.M, assim tiveram que mudar nomes de alguns personagens. O enredo conta a que ocorre em Delta City (uma cidade fictícia). Onde um cientista, nomeado de Cray Malladro, decide juntamente com uma comunidade científica, criar um Neurocérebro. Ao criar o instrumento decide envertar uma especie de ciborgue. Assim nasceu o RoboCop. Esse Robocop deixou de ser sanguinário e com muita lição de mora, e ganhou até um vilão O Cara Feia Morgan.


Robocop Prime Directive
No começo de 2000, o herói cibernético já estava esquecido, 7 anos depois do seu último filme. A série com um total de 375 minutos se passa em um ambiente negro após o RoboCop 3, mostrando um personagem RoboCop mais triste e sozinho. O filme só faz referências aos antigos filmes de série de Robocop quando um dos empregrados da OCP faz uma fala sobre a tentativa de recriar RoboCop, usando o cadáver do bandido Cain no RoboCop 2. Outro personagem faz referência a Robocop 3 falando o nome do bairro Cadilliac Heights. Nos episódios "Dark Justice" e "Resurrection", RoboCop tem “flashblacks”do filme original.

Mídias

Jiban, versão de Robocop
Robocop ganhou versões em quadrinhos, jogos eletrônicos e também 2 versões animadas, esta última ele estava mais para Inspetor Bugiganga. E também vários brinquedos e actions-figures do herói. Em 1989, a Toei Company produziu a série Jiban, que é uma versão nipônica do Robocop, porém melhorada. A História é sobre um policial Naoto Tamura que ao ser gravemente ferido, se transforma num ciborgue e enfrenta as ameaças de Biolon.







Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/RoboCop

Comentários