Swordplay - Batalha Campal

Batalha Campal é o nome de uma empresa que atua em eventos em São Paulo e outros estados brasileiros, onde, nestes eventos, organiza arenas de batalhas no estilo  medieval, ou seja, lutas com espadas e outras armas brancas que são  feitas em materiais emborrachados ou revestidos de espuma, e a prática é muito divertida, visto que a possibilidade de machucados e lesões de qualquer natureza são mínimos e por qualquer pessoa pode participar. E o cenário é coreografado.
Esta empresa também organizava encontros de "clãs de batalha campal" e organizava simulações de guerras, onde os diversos clãs de São Paulo se organizavam em dois reinos e estes lutavam entre si, isso anos atrás. No início de  2010 a empresa, por motivos diversos, deixou de organizar esses encontros, felizmente a prática não morreu, pois os praticantes continuaram se organizando mesmo sem uma empresa para encabeçcomandar tudo.

Qualquer um pode participar de uma Batalha Campal, desde que se respeite as faixas etárias (uma criança de 10 anos não pode participar contra um adulto, por exemplo) e as regras impostas pela organização, visando  a segurança dos participantes e a diversão de todos.
As Batalhas Campais são disputadas por duas equipes, os vencedores receberão premiações em Pontos ou Emblemas que podem ser trocados por itens. Para participar da Campal, você dele falar com a Emissária de Maroll, localizada nas principais cidades.


Regras Gerais

Juízes treinados são os interlocutores de uma partida de Batalha Campal. Eles devem zelar para que todas as regras sejam cumpridas e que os infratores sejam penalizados de acordo com a falta cometida. As regras gerais são de uso comum à diversos grupos existentes de Batalha Campal, e tem como base o bom senso:
- Proibido o uso de força excessiva: apesar das espadas serem confeccionadas com um material leve e macio, o uso da força é desaconselhado, evitando assim qualquer chance de ferimentos durante as partidas.
- Golpes: são permitidos apenas golpes no tronco e nos membros, excluindo assim a cabeça e o pescoço, os órgãos sexuais e a linha abaixo do joelho, para reforçar o item de segurança.
- Amizade acima de tudo: como em todo esporte existe a competição e, naturalmente, vencedores e perdedores. Mas o principal objetivo é reunir pessoas que gostam do mesmo tema e proporcionar uma diversão coletiva, onde a amizade de todos deve estar acima de qualquer disputa.
- Um adversário será derrotado após levar um golpe no tronco ou dois golpes nos membros (braços e pernas).

- Um golpe proposital na cabeça do adversário elimina imediatamente aquele que desferiu o golpe.
- O uso de força desproporcional elimina o competidor após primeiro aviso dos juízes.
- Os golpes pelas costas são permitidos.
- Durante a Guerra dos Cem Anos, enquanto uma fileira está em combate, a segunda fileira pode usar espadas, lanças e flechas caso algum adversário se aproxime da fileira. A terceira fileira poderá usar apenas flechas. Da mesma forma, se uma flecha ou lança passar pelo bloqueio da primeira fileira e atingir a segunda, o golpe será validado.


Fonte:
Confraria das Ideias
http://www.confrariadasideias.com.br/batalha_campal.html

Shadow Fax BC
http://shadowfaxbc3.blogspot.com.br/

Comentários