Verdades sobre as Histórias Infantis


Robin Hood e a floresta de Sherwood, Rei Artur e sua espada Excalibur, Hércules e os 12 trabalhos. Passamos a nossa infância ouvindo histórias fantásticas, que,se confundem com a realidade. Saiba o que é fato e o que é ficção.




Anastásia

A grã-duquesa Anastásia Nikolaevna, filha do czar Nicolau II, da Rússia, conseguiu escapar da execução de sua família por soldados na Revolução de Outubro, em 1817, e viveu escondida. Mas na verdade a princesa existiu, mas não sobreviveu ao massacre. Em 1991, após várias mulheres dizerem ser Anastásia, a ossada da família foi exumada a comprovou-se a presença da moça - quem faltava eram seus irmãos, Alexei e Maria, identificados em 2007.





Corcunda de Notre Dame 
Quasímodo era um homem manco e deformado que se apaixonava pela cigana Esmeralda, segundo a obra Notre Dame de Paris, de Victor Hugo. Em 2010, registros pessoais do escultor Henry Sibson foram analisados e descobriu-se referências a um corcunda que trabalhou em Notre Dame no século 19, na mesma época em que Hugo escreveu o romance, mas não se sabe se ele realmente existiu.


HELENA DE TROIA
Filha de Zeus e Leda na mitologia grega, Helena, então de Esparta, foi seduzida por Páris, filho do rei de Troia, o que causou uma guerra. 
A história está na Ilíada, mas as informações foram passadas para o papel séculos depois de supostamente terem acontecido. Não há nenhuma prova de que ela existiu, mas, em 1870, arqueólogos descobriram ruínas que podem ter sido a Troia do poema.



HÉRCULES
Chamado de Héracles na mitologia grega, era filho de Zeus com a mortal Alcmena. Foi encarregado de completar 12 trabalhos para se redimir depois de ter matado a família em um ataque de fúria. Na realidade ele não existiu, assim como as outras histórias da mitologia grega, os personagens e os seus feitos foram criados para explicar os acontecimentos da vida. Héracles representa o herói como vencedor do caos pela restauração da ordem

Merlin
Surgiu com o rei Artur, no século 12, e se realmente existiu, foi durante a Antiguidade Clássica, entre os séculos 2 a.C. e 2 d.C., mas não há documentos comprovando. Sua figura de mago, profeta e conselheiro, no entanto, pode ser considerada uma generalização dos druidas. Ele teria pertencido a essa classe, que realmente existiu, segundo autores romanos.


Mulan
Surgiu em um poema escrito nos séculos 5 ou 6 na China. Mulan serviu o Exército no lugar do pai, que não tem um filho homem mais velho para assumir o papel. Mas na realidade não havia indícios de que a história tenha base em fatos. Mas o conflito realmente existiu na época do poema, a China era dividida em norte e sul, e os dois lados guerreavam por causa de diferenças culturais










NICOLAU FLAMEL
Também conhecido como "Nicolas", era um alquimista francês que tentou descobrir o elixir da vida e a pedra filosofal. Citado em Notre Dame de Paris e em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Na realidade ele
 e viveu entre 1330 (ou 1340) e 1418. Além de ter estudado a vida eterna, ele escreveu O Livro das Figuras Hieroglíficas, de 1399, e teria conseguido converter outros elementos químicos em ouro.



REI ARTUR
É vinculado à cultura celta. O personagem, surgido no século 12 com os contos sobre o reino fictício de Camelot, representaria o modelo cristianizado de rei perfeito, a influência da ideologia cristã na literatura. Não há documentos que comprovem, mas pode ter sido inspirado em um homem real, chamado Artof, que teria vivido entre os séculos 5 e 6 na Bretanha. Sua grande feito foi a vitória contra os saxões na batalha de Monte Badon



Robin Hood
A historia que a gente ouve é sobre o príncipe dos ladrões que roubavam dos ricos para dar aos pobres e é mencionado no poema Piers Plowman, de William Langland, publicado por volta de 1377. Contos posteriores expandiram o mito, mas na realidade uma lápide de um Robin de Locksley, em Dewsbury, no condado britânico de Yorkshire, atribuída a Hood. Mas é impossível dizer com certeza se é dele. Como a lenda surgiu em contos orais e somente depois foi colocada no papel, não há registros históricos da existência do personagem.


RÔMULO E REMO
Eram irmãos gêmeos que, abandonados, foram amamentados por uma loba e depois se tornaram fundadores de Roma em 753 a.C. 
Oficialmente não é real, a história consta em registros de poetas e historiadores desde o século 5 a.C. Em 2007, foi descoberta uma caverna decorada com conchas, mosaicos e pedras-pomes, a qual arqueólogos acreditam poder ser o lugar onde a lenda se originou.


POCAHONTAS
A indígena Pocahontas era filha do chefe Powhatan, que comandava tribos no leste dos EUA. Quando os ingleses chegaram, em maio de 1607, ela se apaixonou por um deles e se casou vivendo feliz, é isso que falam não é? Mas na realidade sua história não é nada romântica, Pocahontas foi levada à força pelos ingleses aos 16 anos, catequizada nos moldes britânicos e convencida de que havia sido abandonada pelo pai. Rebatizada de Rebecca, casou-se com um inglês em 1614.O final não foi feliz, Pocahontas provavelmente morreu de tuberculose aos 22 anos.



ZATOICHI
Parecia apenas um andarilho cego que pedia esmolas pelas estradas do Japão por volta de 1830. Mas, na verdade, era um habilidoso samurai que protegia os indefesos. É fictício, mas celebrado como um herói nacional no Japão, onde já estrelou mais de 20 filmes.

Fonte:
Mundo Estranho
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/reais-ou-inventados-a-verdade-sobre-robin-hood-rei-artur-e-outras-16-figuras-polemicas

Comentários