Cantores e Bandas dos anos 80

Lembra daquela banda, cantores que faziam sucesso nos anos 80? Pois aqui esta uma lista de alguns cantores que agitaram as danceterias e fizeram sucesso nas rádios, confira:

A-Ha

Amigos de infância, Paul Waaktaar e Magne Furuholmen começaram a tocar juntos numa banda de nome Black Sapphire, até que, no início dos anos 80 acabaram por conhecer Morten Harket (que também era de uma outra banda chamada Soldier Blues da qual era o vocalista). Os três decidiram, então, formar uma única banda e em 1982 deixaram a Noruega rumo à Londres a fim de fazer uma boa carreira no mundo da música.
O nome "A-ha" foi "achado" por Magne Furuholmen em um caderno de notas de Paul. Estava escrito: "Aha!" (uma expressão muito utilizada que significa surpresa, espanto, descoberta, etc). Eles resolveram usar esta expressão para batizar a banda deles (inserindo um hífen entre o primeiro "A" e o "H" e retirando o ponto de exclamação: A-ha). A justificativa para adotar esse nome foi a de que os rapazes queriam um nome curto, de fácil memorização, e que lembrasse o som do idioma norueguês.
Em Londres, após serem rejeitados por várias gravadoras, o grupo finalmente firmou um acordo com a Warner Bros. Records (na qual permaneceram até 1994) com a ajuda do músico John Ratcliff e do empresário Terry Slater, depois de algumas reuniões.


Alphaville
Alphaville é um grupo musical alemão de synthpop que ganhou popularidade nos anos 1980. A banda é mais famosa pelos seus três maiores êxitos, "Big in Japan", "Forever Young" e "Sounds Like A Melody".





Blitz

Blitz é uma banda de rock brasileiro. Foi uma das bandas precursoras do chamado "BRock". O grupo foi formado no Rio de Janeiro, em 1980. Integrado por Evandro Mesquita, guitarra e voz; Fernanda Abreu, backing vocal; Marcia Bulcão, backing vocal; Ricardo Barreto, guitarra; Antônio Pedro Fortuna, baixo; William "Billy" Forghieri, teclados; e Lobão (depois substituído por Juba), bateria. Em 1982, o primeiro compacto, "Você Não Soube Me Amar" (cuja música de mesmo nome fora incluída na trilha sonora da novela Sol de Verão), alcançou um sucesso estrondoso, logo seguido pelo álbum "As Aventuras da Blitz", consolidando a banda como fenômeno de massa. Em 1984 a Rede Globo leva ao ar o musical "Blitz contra o Gênio do Mal", representado por Oswaldo Loureiro (Kid Babalu, o Gênio do Mal) e com Patricya Travassos (Rapsódia Blue, comparsa de Kid Babalu). Nesse musical são executadas algumas músicas dos primeiros dois discos da banda.
Dois anos após o lançamento do terceiro LP — "Blitz 3", de 1984 —, a banda se desfez, voltando a se reunir ocasionalmente para shows ou eventos. Com um rock leve, letras bem-humoradas e performance teatral no palco, a Blitz tocou no Rock In Rio de 1985. Em 1994 teve sua música "Mais uma de amor (geme geme)" como tema da novela A Viagem, da personagem interpretada por Fernanda Rodrigues. Em 1997, alguns ex-integrantes se reuniram e gravaram o CD "Línguas" e, em 1999, veio outro, intitulado “Últimas Notícias”. Márcia Bulcão e Ricardo Barreto trabalham juntos na banda DJambotrio que conta também com o Pedro Lima,criador do bloco Carnavalesco.Os 3 se reuniram em torno de um objetivo: realçar as influências da música africana no repertório brasileiro. Algumas canções são cantadas em idioma Wolof feitas em parceria com os músicos senegaleses Mamour Ba e Jean Pierre Senghor. Recentemente a banda lançou o álbum o "Eskute Blitz".


B-52's

Os The B-52s (antes de 2008 denominado The B-52's) são uma banda norte-americana de rock e new wave, formada em 1976, em Athens, por Kate Pierson (vocais), Cindy Wilson (vocais), Fred Schneider (vocais), Ricky Wilson (guitarra) e Keith Strickland (bateria).
O nome correto da banda durante muitos anos foi "The B-52's", mas em 2008 deixaram cair o apóstrofo, passando no seu website, na capa do álbum Funplex e single a ler-se "The B-52s".


Nos primeiros três anos, os The B-52s tocam inicialmente em clubes, sendo o mais conhecido o Max's Kansas City. Dada a sua falta de conhecimentos musicais, chegam a utilizar gravações de guitarras e percussão.
Em 1979 lançam o seu primeiro álbum The B-52's, marcado por ritmos de dança, humor e bizarria, do qual se destaca o tema "Rock Lobster" ("Lagosta Rocker" ou "Lagosta do Rock"). 
O segundo álbum Wild Planet lançado em 1980, segue a mesma linha do anterior, com destaque para as faixas "Private Idaho" e "Give Me Back My Man".
Em 1981, lançam Party Mix, compilação com 6 faixas remixadas dos dois primeiros álbuns.
Em 1982, David Byrne, dos Talking Heads, trabalha como produtor com a banda mas, após algumas sessões fracassadas, lançam o EPMesopotamia, que surge sem parte do humor característico do grupo.
Whammy!, o terceiro álbum dos The B-52s, lançado em 1983, mostra o grupo com uma nova sonoridade, mais electrónica. Mesmo assim, o hit do álbum é "Legal Tender".
Em 1985, participam com grande sucesso do festival brasileiro Rock In Rio, no Rio de Janeiro. Foi seu maior público. Apesar do sucesso, foi a última aparição pública de Ricky Wilson (guitarrista) com a banda. Ele faleceria de 12 de outubro daquele ano, vitimado por um câncer linfático, causado pela AIDS.
O álbum seguinte, Bouncing Off the Satellites, editado em 1986, é marcado pela morte de Ricky Wilson, poucos meses antes do seu lançamento. A banda ressente-se desta perda e ainda enfrenta o descaso da gravadora. Os hits desse álbum são "Summer Of Love" e "Girl From Ipanema Goes To Greenland".
Só em 1989 a banda volta com um novo trabalho. Com o falecimento do guitarrista (Wilson) o músico Strickland (baterista) se tornou o novo guitarrista, fazendo músicas próprias e compondo junto com o grupo lançando assim Cosmic Thing, que se torna o álbum de maior sucesso comercial do grupo, com êxitos como "Love Shack", "Roam" e "Deadbeat Club".
Em 1992, Cindy Wilson, esgotada com as turnês do álbum anterior, abandona a banda, e é como trio que os B-52s lançam Good Stuff. Cindy junta-se novamente à banda em 1998, mas apenas para apoio da turnê da banda, na promoção do álbum de êxitos Time Capsule.
Em 2002, lançam somente nos EUA uma coletânea dupla, Nude On The Moon.
Em 2008, lançam um novo álbum, "Funplex", fazendo um certo sucesso que atrai novos fãs. A faixa-título tem boa aceitação na mídia, e, impulsionados pelo lançamento, fazem uma turnê que inclui a América Latina (Argentina, Brasil e Peru).


Culture Club
Culture Club é uma das bandas pop de New Romantic mais conhecidas do movimento New Wave, e se tornou um fenômeno cultural em todo o mundo na década de 1980, vendendo mais de 150 milhões de discos e se tornando um dos maiores ícones musicais de todos os tempos. Seus integrantes são Boy George (voz), Roy Hay (guitarra e teclados), Mikey Craig (contrabaixo) e Jon Moss (bateria).
O cantor britânico Boy George e o baixista Michael Craig formaram em 1982 o grupo In Praise Of Lemmings, que mudou em seguida o nome para Sex Gang Children. O nome exótico rendeu-lhes a acusação de pedofilia, o que levou a troca do nome do grupo para Culture Club. Assinando com a gravadora Virgin, lançaram o primeiro single, "White Boy", seguido por "I’m Afraid Of Me", mas o sucesso veio realmente com "Do You Really Want To Hurt Me". O primeiro álbum da banda, "Kissing To Be Clever", tornou-se um grande sucesso.
O Culture Club foi um dos integrantes do movimento "New Romantic" ao lado de Duran Duran e Visage. No entanto, os conflitos entre os integrantes do grupo e os problemas de Boy George com drogas levaram à separação do grupo. Em 1986, Boy George é preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetski é encontrado morto por overdose de heroína na casa de Boy George.

Boy George é internado em uma clínica para tratar sua dependência e retorna em 1987, iniciando sua carreira solo com o álbum "Sold". A banda só voltaria a se reunir em 1998 para gravar o CD "Greatest Hits" no programa Storytellers, do canal a cabo americano VH1. Em 1999, a banda se reuniu para gravar e lançar o CD "Don't Mind If I Do", que contém a canção "I Just Wanna Be Loved", e chegaram a realizar uma turnê na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 2002 a banda gravou seu segundo DVD ao vivo.
Recentemente, Mikey Craig e Jon Moss decidiram reativar o Culture Club com novos membros no lugar de Boy George e Roy Hay: o cantor de 29 anos Sam Butcher e Phil Pickett, tecladista que acompanhava a banda em suas turnês e escreveu algumas das músicas do grupo em sua formação original. Boy George foi chamado para este retorno, mas se recusou e chegou a criticar publicamente o novo vocalista que a banda escolheu para substituí-lo. Em 2014 Boy George decide voltar com a Culture Club para fazer uma turne , mas acaba cancelando por causa de um pólipo na garganta. No começo de 2015 a banda lançará seu novo disco com o título Tribes.

Dead or Alive

Dead or Alive foi uma banda de new wave de Liverpool, Inglaterra. O grupo teve auge na década de 1980, com dois singles de sucesso nosEstados Unidos, sete singles Top 40 no Reino Unido e três álbuns Top 30 no Reino Unido. Foi o primeiro grupo produzido pela equipe de produtores Stock Aitken Waterman a terem um single no topo das paradas de sucesso. A banda - que era formada por Pete Burns (vocalista), Wayne Hussey (guitarrista e compositor), Mike Percy (baixista), Steve Coy (baterista), Timothy Lever (vários instrumentos) e Jason Alburey (tecladista) - lançou onze álbuns e tornou-se popular em diversos países da Europa e no Japão.

No Brasil, no início da década de 1990 ficou famosa com o single Come Home With Me Baby, com destaque em casas noturnas, rádios e principalmente na MTV Brasil, chegando a ser um dos vídeos mais pedidos na emissora.
Dois singles do grupo atingiram o Top 20 na Billboard Hot 100]: "You Spin Me Round (Like a Record)" (# 11, em 1985) e "Brand New Lover" (# 15 em 1986). "You Spin Me Round" esteve na tabela musical britânica em 1985, em 2003 e novamente em 2006, quando Pete Burns participou da edição do programa de televisão Celebrity Big Brother. Este último single também se tornou o primeiro de dois singles no topo da Billboard Hot Dance Club Play.


Depeche Mode

Depeche Mode é uma banda inglesa de música eletrônica formada em 1980 em Essex, Inglaterra. A banda era inicialmente formada porDavid Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor a partir de 1981), Andrew Fletcher (tecladista) e Vince Clarke (tecladista e compositor de 1980 a 1981). Vince Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum de estréia em 1981, tendo formado os duos Yazoo e Erasure. Foi substituído por Alan Wilder, membro de 1982 a 1995. Após a saída de Wilder, o Depeche Mode continuou a carreira como um trio.
Hoje é considerado uma enorme influência para diversas bandas de pop e rock atuais como Smashing Pumpkins, Linkin Park, Lacuna Coil eDeftones. Possuindo também uma lista de fãs ilustres como Marilyn Manson, Trent Reznor (do Nine Inch Nails), Scott Weiland, Amy Lee,Robert Smith, Tori Amos, Shakira, Lady GaGa, The Ting Tings e Johnny Cash.
Em 2009, era estimado que a banda já havia vendido mais de 110 milhões de cópias em todo o mundo. A banda teve 44 canções nas paradas britânicas e já esteve mais vezes que qualquer outro artista entre os 40 mais ouvidos no Reino Unido a alcançar o primeiro lugar. Também é reconhecido por suas técnicas de gravação e o inovador uso de samplers.


Kid Abelha

Em 1981, Paula Toller conhece Leoni na faculdade. Ambos estudavam na PUC-Rio e começaram a namorar. Com isso, Paula passou a visitar os ensaios da banda "Chrisma", formada por Leoni (voz e baixo elétrico), Carlos Beni (bateria) e Pedro Farah (guitarra). Os garotos sempre convidavam Paula a ingressar na banda, porém, ela sempre recusava, alegando ser tímida. Suas visitas aos ensaios a motivaram a cantar. George Israel, por sua vez, foi visto tocando saxofone em Búzios, Rio de Janeiro, e convidado por um amigo de Leoni a conhecer a tal banda que este liderava.
George aceitou o convite e se uniu à banda, pouco tempo depois conhecida como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, nome escolhido durante uma transmissão ao vivo na Rádio Fluminense FM. A primeira demo executada pela extinta rádio foi Distração. O sucesso foi imediato, a banda passou a fazer shows no Circo Voador e, com isso, participam do LP Rock Voador, com duas faixas: Distração e Vida de Cão é Chato pra Cachorro. Pedro Farah foi o primeiro integrante a abandonar a banda, logo no início do sucesso, para morar nos Estados Unidos. Com isso, Bruno Fortunato assume a guitarra do Kid em definitivo. Beni, que mais tarde seria produtor da banda carioca Biquini Cavadão, foi o segundo integrante a sair do Kid, sendo substituído por bateristas contratados.


Kid Vinil

Kid Vinil ficou famoso nos anos 1980 como vocalista do grupo Magazine, com as canções "Tic Tic Nervoso" (de Marcos Serra e Antonio Luiz),"A Gata Comeu""Sou Boy" e "Glub Glub No Clube". No início dos anos 1980, havia tocado na banda Verminose, mais voltada para o punk rock e o rockabilly. Também foi um dos maiores incentivadores do início do movimento punk paulista, organizando shows e tocando músicas de bandas de punk rock e pós-punk em seu programa de rádio.
Na tevê, participou em 1987 do programa Boca Livre na TV Cultura. De 1989 a 1993, apresentou o programa Som Pop, na TV Cultura. NaRede Bandeirantes, comandou o programa Mocidade Independente. Tornou-se VJ da MTV, participando de programas como Lado B, em que apresentava videoclipes de bandas underground, especialmente do exterior.
Voltou com o Magazine em 2000, lançando um segundo trabalho pela gravadora Trama, o CD "Na Honestidade", em 2002. Encerradas as atividades com o Magazine, formou uma nova banda, o Kid Vinil Xperience, em 2005.
Em 2008, lançou um livro pela Ediouro Publicações chamado Almanaque do Rock, que relata a trajetória do rock, começando pelos anos 1950 e indo até os dias de hoje. No momento, prepara um outro livro sobre a história do rock brasileiro.
Atualmente, viaja pelo Brasil trabalhando como DJ. Com o Kid Vinil Xperience, lançou, em 2010, o seu primeiro CD, Time Was, um disco decovers de músicas favoritas e obscuras e, em 2013, o primeiro DVD, Vinil Ao Vivo, gravado em 2010 na cidade de Novo Horizonte, pelo selo Galeão, com interpretações de todos os hits de sua carreira.



Kon Kan

Kon Kan é uma dupla de músicos que criou um projeto de música eletrônica, concebido e formado em 1988 por Barry Harris (voz, teclados, guitarra) e Kevin Wynne (voz), em Toronto, Canadá.
A ideia do nome Kon Kan foi uma espécie de paródia em relação à nomenclatura para a chamada Regulação dos Conteúdos Canadenses, ou Canadian Content, que era apresentada pela sigla Can Con. Esse regulamento indica que 30% das canções executadas nas estações de rádio do Canadá devem ser de origem canadense.

A dupla fez parte do cenário da música eletrônica do final da década de 80, gravando a canção "I Beg Your Pardon", em 1988. O single dessa canção foi o primeiro lançado pelo Kon Kan, através do selo Revolving, e foi a partir dele que a gravadora Atlantic os contratou, logo no primeiro ano de vida do grupo. Esse contrato levou-os para a gravação do primeiro álbum meses depois do grupo ter sido criado.


Leo Jaime
Leonardo "Leo" Jaime (Goiânia, 23 de abril de 1960) é um ator, cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.
Léo Jaime participou da formação original do grupo carioca de rockabilly João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, e saiu do grupo para seguir carreira solo. Foi Leo Jaime que indicou Cazuza à então nascente banda Barão Vermelho, recusando o posto de vocalista.
Léo Jaime fez muito sucesso na década de 1980, quando emplacou vários hits nas rádios do Brasil, além de fazer trilhas sonoras para filmes e novelas. Seus principais discos solo são Phodas "C", de 1983 e Sessão da Tarde, lançado em 1985 (que vendeu mais de 160 mil cópias). Lançou Todo Amor em 1995, uma obra de intérprete e Ïnterlúdio, em 2008, com canções inéditas.

Como ator, Léo Jaime atuou na telenovela Bebê a Bordo, de 1988, como Zezinho, nos filmes O Escorpião EscarlateRádio PirataRock Estrela e As Sete Vampiras e também no teatro, como no musical Vitor ou Vitória, em São Paulo, ao lado de Marília Pêra e no musicalEra no Tempo do Rei, baseado na obra de Ruy Castro, interpretando Dom João VI.
Também escreve para televisão, jornais e revistas. É cronista, foi autor/redator de textos para programas da televisão como Domingão do Faustão e Megatom, na Globo, e comentarista de futebol no SBT. Suas crônicas foram publicadas nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Desfile e Capricho.
Seu último papel na TV foi na série Malhação, interpretando Nando Rocha.


Magazine

O então Verminose tocou em praticamente todos os palcos existentes em São Paulo, naquela época. Os integrantes do Verminose viram-se envolvidos em uma confusão generalizada, no palco do Teatro Lira Paulistana, no auge do conflito entre os punks da capital e os do ABC paulista. Nesta época, 1983, Kid Vinil havia concedido uma entrevista à revista Veja, criticando a cena punk paulista, sendo acusado de "traidor do movimento". Depois disso, a banda decide remodelar seu som, inspirando-se no rockabilly e na estética new wave, optando por também alterar o nome para Magazine, baseado no grupo homônimo inglês, liderada pelo vocalista Howard Devoto.
A banda acabou sendo uma das primeiras contratadas da chamada safra paulistana da WEA, que também incluíram, posteriormente, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, entre outras.
Por intermédio de Pena Schmidt, a banda gravou, no estúdio dos músicos Tico Terpins e Zé Rodrix, o Áudio Patrulha, o primeiro compacto simples pela WEA, que continha a faixa "Eu Sou Boy". Completava o compacto a faixa "Kid Vinil".
A banda entra em estúdio para a gravação de seu primeiro LP (nesta época, era comum para as gravadoras lançarem os novos artistas em compactos simples, baratos de serem produzidos, para, dependendo da receptividade do público, lançar um LP ou, ainda, mais um compacto).
O primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 1983, e continha várias canções compostas por Tico Terpins e Zé Rodrix, mais algumas releituras de músicas da jovem guarda, que faziam parte do repertório do grupo ao vivo. Deste LP, foi extraído o segundo compacto, "Adivinhão", gravada originalmente por George Freedman, em 1961.
No ano seguinte, a banda grava mais um compacto: "Tic Tic Nervoso", que posteriormente se tornou trilha da novela Livre para Voar, da Rede Globo. Com a agenda cheia, a banda tocava em todos os lugares do país. Kid Vinil, em entrevista, relembrou, dessa fase, um show na cidade de Manaus, no Amazonas: "serviram pra gente depois do show, uma tartaruga gigante inteira preparada na hora..." "Tic Tic Nervoso" era uma composição da dupla Antonio Luiz e Marcos Serra produzida por Liminha e Ted Gaz.
Após os lançamentos, o Magazine entrou em crise, sem saber qual direção musical tomar. Pressionados pela gravadora, lançaram no primeiro semestre de 1985 "Glub Glub no Clube", composição de Ted Gaz.
Neste momento, sem planos de gravar um novo LP, o Magazine acabou emplacando mais uma música em trilha sonora de novela da Rede Globo. Com produção de Pena Schmidt eLiminha, produtores dos primeiros compactos do grupo, o Magazine fez uma nova canção sobre a letra de "Comeu", balada de Caetano Veloso. Com isso, o Magazine emplacou o tema da novela A Gata Comeu, com direito até a um videoclipe, produzido pela Rede Globo.
O lançamento da canção foi sucedido pela saída de Kid Vinil do Magazine, tendo ele, imediatamente, iniciado um novo projeto: Kid Vinil e os Heróis do Brasil. O Magazine ainda tentou seguir sem Kid Vinil, trazendo um novo vocalista (Pedrinho - ex-Beijo na Boca), chegando a gravar um compacto 12 polegadas pela Continental, que não emplacou e, como consequência, ocasionou a debandada em massa dos integrantes. O disco trazia as faixas "Pegue Seu Nariz" e "Nellie, o Elefante", versão para "Nellie, the Elephant", do grupo Toy Dolls.


Metro
A banda que viria a se tornar o Metrô foi fundada em 1978, inicialmente com o nome "A Gota Suspensa", uma formação mutante, em que participaram vários músicos e cantores, entre eles Freddy Haiat, Kuki Stolarsky, Marcinha Montserrath, Mike Reuben. O núcleo que mais tarde viraria Metrô era composto por cinco colegas franco-brasileiros que estudavam juntos no Liceu Pasteur, colégio francês de São Paulo: a atriz e modelo Virginie Boutaud (vocais), Alec Haiat (guitarra), Yann Laouenan (teclados), Xavier Leblanc (baixo) e Dany Roland (bateria). A Gota era um conjunto de rock progressivo/experimental bastante inspirado por bandas como Pink Floyd, King Crimson, Novos Baianos, e pelo movimento tropicalista, entre outros. Aos poucos, o som da Gota foi fidelizando um público juvenil cada vez mais numeroso, que os seguia em suas apresentações em colégios assim como em festivais de música em São Paulo. Aos poucos começaram a se apresentar em espaços muito característicos desta época como Clash e Carbono 14. Em 1983, a fita que gravaram para se candidatarem ao festival interno do Colégio Objetivo interessou um produtor independente, mecenas dos primeiros registros do som da Gota em estúdio. O álbum A Gota Suspensa foi lançado pela gravadora independente "Underground Discos e Artes", com a participação de Tavinho Fialho no contrabaixo no lugar de Xavier, que tinha sido convidado pelos pais a ser mais assíduo nos estudos, e o sensivel Marcel Zimberg (saxofone, flauta). O disco não foi um sucesso comercial, porém foi muito bem-recebido pela crítica, adquirindo status cult.

O álbum e o sucesso de público da Gota chamaram a atenção de várias gravadoras, entre elas a Som Livre e a CBS Records. Alec, Dany, Virginie, Yann e Xavier acabaram assinando com esta ultima um contrato para três discos. O som da banda passava por uma metamorfose com as novas influências como Blondie, Rita Lee, The B-52's, Devo, e Kraftwerk. Surgia então um estilo musical mais "acessível"; uma sonoridade mais pop e menos experimental. Em 1984, nesta nova fase, A Gota Suspensa trocou seu nome para Metrô. Seu primeiro lançamento com este nome foi o bem-sucedido single "Beat Acelerado", que trazia no Lado B "Sândalo de Dândi".


Nina Hagen

Nina Hagen (nascida Catharina Hagen no dia 11 de março de 1955, na cidade de Berlim, Alemanha), é uma cantora alemã de grande sucesso internacional, especialmente por suas atuações e por suas extravagâncias vocais. Também fez participações como atriz em alguns filmes.

Apesar de ser uma renomada intérprete de Rock, representante da música popular, ela recebeu anteriormente treinamento vocal formal como cantora de ópera (o que transparece, por exemplo, em sua interpretação de New York, New York).







Ottawan
Ottawan era uma dupla musical francesa de música disco formada no final da década de 1970. Seus membros eram Jean Patrick (nascido em 6 de Abril de 1954, na Martinica) e Anette(nascida em 1 de novembro de 1958, na Martinica). O nome Ottawan é inspirado na capital canadense, Ottawa.


Paula Abdul
Paula Julie Abdul (San Fernando19 de junho de 1962) é uma dançarinacoreógrafacantora e atriz norte-americana.
Nascida numa família judaica na Califórnia, seu pai é sírio e foi criado no Brasil tendo, posteriormente, emigrado para os Estados Unidos. Sua mãe é oriunda do Canadá. Paula se tornou bem-sucedida na carreira de coreógrafa de videoclipes no início da década de 1980, sendo inclusive requisitada para filmar vídeos para Michael e Janet Jackson. No final daquela mesma década, decidiu perseguir uma carreira como cantora, lançado dois bem-sucedidos álbuns em 1988 e 1991. No começo da década de 1990 teve um turbulento relacionamento com o ator Emilio Estevez.
Foi jurada em oito temporadas do American Idol ao lado de Simon Cowell e Randy Jackson. Quando foi contratada para a 8ª edição a cantora Kara, todos já previam uma suposta substituição que para a 9ª temporada foi confirmada. Abdul já não é mais jurada do programa, sendo substituída pela apresentadora Ellen DeGeneres, tendo inclusive imitado ironicamente Ellen durante o show VH1 Divas, mas logo na sequência desejando boa sorte a ela. Foi uma das juradas do programa The X-Factor USA.





Sabrina
Sabrina Salerno (nascida Sabrina Débora SalernoGénovaItália15 de março de 1968), mais conhecida pelo nome artístico Sabrina, é uma cantora italianaapresentadora de televisãomodeloatriz e produtora musical.

Após vencer um concurso de beleza em sua região natal, Sabrina começou sua carreira como modelo, e em 1985 fez sua estreia na televisão no Show italiano Premiatissima no canal 5. No ano seguinte, seu primeiro single "Sexy Girl", cantado em Inglês, foi lançado. Produzido por Claudio Cecchetto, tornou-se um hit no Top 20 da Itália e Alemanha.
No final de 1987, ela lançou seu primeiro álbum, "Sabrina (álbum) foi inteiramente cantado em Inglês. Além de "Sexy Girl", o álbum inclui mais de cinco hit "Boys (Summertime Love)", que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias em todo o mundo, e "Hot Girl", um sucesso top 20 em alguns países europeus . Inicialmente no Reino Unido, a BBC proibiu o vídeo de "Boys (Summertime Love)", até que foi editado. A razão para a proibição foi que ele mostrou Sabrina dançando em uma piscina vestindo um biquíni, como ela estava dançando sua parte superior de biquíni ficava caindo revelando seus mamilos.

Em 1988, Sabrina recebeu o prêmio "The Best Singer europeu" durante o evento Festivalbar , fez sucesso com o single "All Of Me (Boy Oh Boy)" (produzido por Stock, Aitken & Waterman ). Mais tarde naquele ano, seu segundo álbum, Super Sabrina, foi lançado, e ela se estabeleceu como um verdadeiro símbolo sexual europeu graças aos vídeos atrevidos que acompanharam hits como "My Chico" (# 1 na Itália) e " Like a Yo-Yo "(produzido por Giorgio Moroder). Este último se tornou o tema da TV Odiens, um programa italiano muito popular, em que Sabrina também estrelou.
Graças ao sucesso dos álbuns e sua imagem sexy, ela estava prestes a realizar em vários programas de TV europeus concertos. Um famoso desempenho foi em 1989 no Estádio Olímpico de Moscovo, onde cinqüenta mil pessoas se reuniram durante três dias para desfrutar de um show de Sabrina. Em 1989, ela estrelou o filme italiano Fratelli d'Italia e lançou um álbum de remixes chamado Super Sabrina Remix, bem como um novo single, "Gringo(Sabrina)".
Em 1990, Sabrina foi a apresentadora do jornal da manhã com Raffaella Carrà na Rai Due, e apareceu no show de música popular Festivalbar com um novo single chamado "Yeah Yeah".
Em 1991 marcou uma viragem na carreira: ela fez um dueto com o cantor italiano Jo Squillo "Siamo Donne", seu primeiro lançamento no idioma italiano. Eles tocaram juntos em 1991 do Festival de San Remo com muitos aplausos. Teve novo álbum de estúdio, Over the Pop, e pela primeira vez, ela foi autorizada a co-escrever e produzir algumas das canções. Ficou claro que a Sabrina amadureceu como artista, e este desejo de independência e de um distanciamento da sua imagem sexy levou a um conflito com ela mesma. Como resultado, a promoção do álbum foi interrompida e só mais um single, "Shadows of the Night" foi lançado. A edição do disco, foi lançada mais tarde em 91, agora incluindo o single "Siamo Donne". Um novo single, "Cover Model", foi lançado na França e na Itália, com sucesso limitado. Sabrina rompeu com sua gravadora, uma decisão que levou a um impasse de quatro anos em sua carreira. Em 1995, ela foi capaz de voltar ao show biz, co-hospedando alguns programas de TV italiano e lançando um selo independente com dois novos singles, "Rockawillie" e Angel Boy", que eram sucessos na Itália.

Sandra Cretu

Sandra Ann Lauer nasceu na cidade alemã de Saarbrücken, perto da fronteira com a França. O pai, Robert Lauer, é francês, e sua mãe, Karin Lauer, é alemã. Sandra também teve um irmão mais velho, Gaston (falecido em 1995), que foi um paraplégico. Seu pai era dono de uma loja de vinhos em Saarbrücken e sua mãe trabalhava em uma loja de sapatos. Sandra mostrava um interesse precoce pela música e dança. Começou a aprender balé clássico aos 5 anos de idade e teve aulas contínuas por 10 anos. Quando ela tinha 10 anos, ganhou um violão e teve aulas com um professor.
Em 1975, aos treze anos, Sandra visitou uma competição em Saarbrücken, chamada "Young Star Festival", onde novos talentos para a indústria da música foram sondados. Ela não estava realmente fazendo parte do concurso, mas apenas sentada na plateia. Quando todos os candidatos terminaram suas apresentações e o júri estava discutindo os resultados, ela disse à mãe que tinha de ir ao banheiro público. Se levantou, caminhou até o palco, convenceu o DJ a colocar sobre a versão cover de uma canção de Olivia Newton-John, pegou o microfone e começou a cantar.
Ajudada pelo reconhecimento recém-adquirido, lançou o single "Andy Mein Freund", uma canção sobre um cachorro de estimação. O single, porém, foi mal posicionado nas paradas, dominadas pela disco music, e ela se retirou da cena musical por alguns anos.
Em 1979 Sandra juntou-se ao Arabesque, um grupo composto por Michaela Rosa e Vetter Jasmine. Com a banda um novo período na vida de Sandra começa. Pela primeira vez, ela estava longe de sua família, aparecendo no palco e em programas de TV em países estrangeiros, dando entrevistas, fotos, e cantando em shows. Arabesque se tornou bem sucedido, e no décimo nono aniversário de Sandra, ela era uma estrela. Arabesque foi particularmente popular no Japão. Também obtiveram um êxito no Top 10 na Alemanha, com "Marigot Bay", em1981. Depois de nove álbuns, as diferenças de interesses musicais e o fim da popularidade acabou resultando o final do grupo em seguida participou da série Sexual Healing.
Sandra e Michael Cretu, estavam namorando, e se mudaram para Munique, onde Michael logo criou seu próprio estúdio, chamado "Data-Alpha", depois de uma canção de seu álbum soloLegionäre. Seu primeiro single juntos foi em 1984, "Japan Ist Weit", um cover da canção "Big in Japan", do Alphaville. A canção conseguiu entrar em várias paradas, como o Top 20 Alemão e o Top 100 da Suíça.


Em 7 de janeiro de 1988 Sandra se casou com Michael Cretu e mudou-se para a ilha espanhola de Ibiza ela Participou do filme Forever No mesmo ano, eles trabalharam em um novo álbum para Sandra. No mesmo ano lançaram Secret Land, afastando-se um pouco do Pop para um som mais misterioso e sedutor. Quatro singles foram lançados deste álbum. O primeiro single, "Heaven Can Wait" tornou-se um sucesso na França e na Alemanha, a faixa-título, "Secret Land", se tornou o segundo single, entrando no Top 10 alemão. O terceiro single "We'll Be Together" foi outro hit no Top 10 alemão. "Around My Heart" foi o quarto single, atingiu o número 11 na Alemanha em 1990 participou do Filme Big Romancer.
A versão remixada de Everlasting Love foi um hit nas paradas do Reino Unido (atingindo # 45), e também na Suécia, Filipinas, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Também nesse ano, Sandra participou do projeto "Artist United For Nature"'.


Talking Heads
O grupo foi formado em 1974 durante os estudos na "Rhode Island School of Design". No início, o grupo era apenas David Byrne (vocal, guitarra) e Chris Frantz (bateria), que tocavam e compunham (entre as músicas da época, pode-se citar "Psycho Killer" e "Warning Sign") sob o nome de "The Artistics", jocosamente chamado de "The Autistics". Em 1974, a namorada de Chris, Tina Weymouth (baixo), juntou-se a eles e então David mudou o nome da banda para Talking Heads.
A primeira grande apresentação da banda ocorreu no dia 8 de junho de 1975, quando fizeram a abertura do show dos Ramones no lendário CBGB's Club, em Nova Iorque. Em 1976 acrescentaram mais um membro, Jerry Harrison (guitarrista e tecladista), um ex-membro dos The Modern Lovers outra grande referência novaiorquina. Rapidamente o grupo se articulou e conseguiu fechar um contrato como a Sire Records (associada da Warner Bros).
O primeiro compacto da banda é lançado em 1977, "Love → Building on Fire".De setembro de 1977 data o primeiro álbum, Talking Heads: 77 que já mostrava o rock e o punk misturados com sons experimentais, por influência de grupos como Velvet Underground e da nova aspiração de Cleveland, Pere Ubu. As músicas "Uh-Oh, Love Comes to Town", "Psycho Killer" e "Pulled Up" foram lançadas como singles.
Em 1978, chega o segundo trabalho do grupo, More Songs About Buildings and Food, numa colaboração com o produtor inglês Brian Eno, conhecido pelo seu trabalho com Roxy Music,David Bowie e Robert Fripp. Brian Eno se tornou uma espécie de "quinto elemento" do grupo e passou a colaborar com novos estilos musicais. É dessa época o cover de Al Green, "Take Me to the River". Este álbum teve uma melhor recepção pela crítica, o que deu certo nome à banda.

As experiências musicais continuaram com o trabalho de 1979, Fear of Music, cujo foco estava no flerte com o clima dark do pós-punk rock. A música "Life During Wartime" ficou famosa nesse momento.
Em 1980, lançam Remain in Light e passam a ter uma maior influência da world music, principalmente ritmos africanos. O trabalho "Once in a Lifetime" marca esse processo.
Após lançar quatro LPs em 4 anos, o Talking Heads fica 3 anos produzindo apenas um e nesse ínterim lançam o trabalho ao vivo The Name of This Band Is Talking Heads
Durante esse período, David Byrne lança dois trabalhos solo: My Life in the Bush with Ghosts, com Brian Eno; e a trilha sonora da peça de balé The Catherine Wheel. Chris Frantz e Tina Weymouth, influenciados pelo soul, dance e funk também formam um projeto alternativo, o Tom Tom Club, e lançam o primeiro álbum, que leva o nome da banda. Nessa época perdem o produtor Brian Eno, que passa a se dedicar à banda irlandesa U2.
metroSpeaking in Tongues foi lançado em 1983, um trabalho mais comercial que gerou o primeiro grande sucesso da banda no Top 10 americano, "Burning Down the House". A turnê desse trabalho, intitulada "Stop Making Sense" e considerada uma das melhores da história do rock, foi a última da banda. O documentário desta tour foi filmado pelo então novato Jonathan Demme que anos depois ganharia o Oscar de melhor diretor por O Silêncio dos Inocentes. Em Stop Making Sense, álbum ao vivo de 1984, além de "Burning Down the House" temos uma poderosa versão para "Psycho Killer".
Após o lançamento de 1982 outros 3 trabalhos foram criados: em 1985 Little Creatures, em 1986 True Stories e em 1988 NakedTrue Stories, trilha sonora para um estranhíssimo filme dirigido pelo proprio Byrne teve como hits "Radiohead" (que inclusive deu nome ao grupo inglês liderado por Thom Yorke, o Radiohead) e a contagiante "Wild Wild Life".
Com o passar do tempo, a banda cada vez mais passou a ficar em segundo plano, sob os pés do líder David Byrne. Após um espaço de 3 anos sem gravações e shows foi dada a "sentença definitiva". No dia 2 de dezembro de 1991, David Byrne anunciou o fim do grupo Talking Heads durante uma entrevista no Los Angeles Times. David Byrne seguiu numa errática carreira solo mas o grupo até hoje é uma referência de rock experimental, pop e criativo influenciando bandas atuais como Arcade Fire, The Killers, Clap Your Hands Say Yeah e, mais recentemente, artistas inspirados pelo worldbeat, como Vampire Weekend e Yeasayer.

The Go-Gos

The Go-Go's é uma banda norte-americana de rock formada em 1978 em Los angeles, Califórnia. Entraram para a história da música como a primeira, e até então única, banda totalmente feminina a liderar as paradas de álbuns da Billboard, tocando seus próprios intrumentos e interpretando suas próprias composições. 
Seu álbum de estreia, Beauty and the Beat lançado em 1981, subia constantemente de posição no Billboard 200, até atingir o topo da parada de álbuns, onde se manteve por seis semanas consecutivas. Beauty and the Beat é considerado um dos "pilares do gênero new wave" pelacrítica do AllMusic, quebrando barreiras e abrindo o caminho para uma série de outras novas revelações musicais norte-americanas. O álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias e atingiu platina tripla, tornando-se um dos álbuns de estreia mais bem sucedidas da história. The Go-Go's já vendeu mais de 7 milhões de álbuns em todo o mundo. 



Tokyo
Tokyo foi uma banda brasileira que surgiu em 1984, com um estilo pop rock e que revelou o cantor punk Supla e o produtor de MPB BiD (na época Bidi, guitarrista). Fizeram sucesso com as canções "Humanos" e "Garota de Berlim"
No início, a banda teve como nomes Zig Zag e Metrópolis, mais tarde mudando para Tokyo. O primeiro lançamento da banda foi um compacto simples com a canção "Mão Direita", que foi lançada pela gravadora Som Livre e acabou sendo censurada devido a sua letra que tratava sobre masturbação.
Em seguida mudaram para a gravadora Epic Records, onde lançaram a canção "Humanos", que foi o primeiro sucesso radiofônico da banda. No mesmo ano lançaram Humanos, álbum de estreia da banda. Na época a imprensa rotulou a banda de os "punks de butique". O single seguinte foi "Garota de Berlim", faixa composta pelo pintor Rodrigo Andrade em 1982. "Garota de Berlim" contava com a participação da roqueira alemã Nina Hagen, e foi sucesso em 1986. Neste mesmo disco, Cauby Peixoto participa de uma faixa denominada "Romântica". Após o lançamento do primeiro álbum, Bid deixou a banda e foi substituído por Conde Novaes.
Em 1987 lançaram o álbum O Outro Lado, que não obteve sucesso. Entretanto a canção "Metralhar e Não Morrer" chegou a tocar em algumas rádios. A banda encerrou as atividades dois anos depois.


Ultraje a Rigor

Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início da década de 1980 em São Paulo. Idealizada por Roger Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil, devido as canções "Inútil" e "Mim Quer Tocar". Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional. O mesmo álbum, mais tarde, acabou sendo consagrado como o "melhor álbum de rock nacional" pela Revista MTV, em dezembro de 2008.

A banda é um grande marco no cenário do rock nacional. Sua formação inicial era Roger, Leonardo Galasso (bateria, mais conhecido como Leôspa), Sílvio (baixo) e Edgard Scandurra (guitarra solo). Mal o nome foi adotado, Sílvio saiu para dar lugar a Maurício Defendi. Hoje, apenas Roger, idealizador da banda, continua desde a formação original.
Entre 2011 e 2013, a banda fez parte do talk show brasileiro, Agora É Tarde, da Rede Bandeirantes, apresentado por Danilo Gentili. Atualmente fazem parte do SBT onde integram o novo talk show de Gentili, The Noite.


Comentários