Laboratório de Dexter

É um desenho animado criado pelo cartunista russo-americano Genndy Tartakovsky e produzido, em suas primeiras temporadas, pelo estúdio americano Hanna-Barbera para o canal pago Cartoon Network. O episódio piloto foi exibido pela primeira vez no programa What-A-Cartoon! (no Brasil, foi rebatizado pelo canal como Desenhos Incríveis) que mostrava vários curtas animados, e depois acabou por se tornar uma série. A série teve sua primeira temporada produzida e estreada em 1996. A quarta e última temporada foi produzida em 2002 e 2003. Além da série, há um especial de uma hora chamado Ego Trip (no Brasil, rebatizado como 'A Viagem de Dexter'), em que Dexter viaja através do tempo e encontra os seus futuros egos. Ego Trip foi feito com a intenção de concluir a série, porém mais duas temporadas foram produzidas após a sua exibição.

Enredo

Trata-se de um desenho animado cujo foco é um menino prodígio chamado Dexter, que possui um imenso laboratório secreto conectado ao seu quarto. O garoto está constantemente em conflito com a sua endiabrada irmã mais velha, Dee Dee.
Dexter possui um arqui-inimigo que se intitula Mandark, outra criança super-dotada, e que tem uma gargalhada muito peculiar. Quase sempre, Mandark, através de métodos fraudulentos ou por pura coincidência, assume o mérito das conquistas de Dexter. Mandark sempre inventa planos para poder destruir Dexter e o seu laboratório.
Outros personagens que aparecem regularmente na série são os pais de Dexter. Muitas vezes, os episódios parecem não ter uma seqüência lógica entre si.


Personagens

  • Dexter - O protagonista, criador e dono do laboratório. De baixa estatura e cabelos ruivos, é bastante nervoso e azarado. Geralmente dá broncas em Dee Dee. É sempre visto com jaleco branco, botas pretas, óculos enormes e luvas roxas. Em sua voz original tem um sotaque alemão, característica que pode ser uma referência ao mundialmente famoso cientista alemão Albert Einstein.







  • Dee Dee - De olhos azuis e cabelos louros, trata-se da irmã mais velha de Dexter. Adora balé, bonecas, pôneis e de bagunçar o laboratório do irmão. Dupla ou triplamente mais alta que Dexter, possui um corpo desproporcional: tem um minúsculo tronco, uma grande cabeça e pernas compridas com pés enormes. Em um dos episódios, Dexter usou-a como vareta e a jogou para um cachorro. Dee Dee é mimada pelos pais, e ao contrário do irmão, possui baixíssima inteligência. Apesar de mais velha que ele, ela é bastante infantil e imatura, e muito tagarela, gosta de aprontar com o irmão e provocá-lo a ponto de deixá-lo furioso, o que muitas vezes gera brigas entre os dois.



  • Mãe - Uma mulher de quadris largos e cabelos ruivos e que possui uma obsessão quase doentia por limpeza e organização. Daí o fato de quase sempre ser vista com luvas de borracha. Ela obedece ao estereótipo de dona-de-casa dos seriados americanos. Alguns episódios mostram que a personalidade de Dexter foi herdada dela, incluindo o perfeccionismo.








  • Pai - De cabelos louros, faz o estereótipo do marido e pai-de-família dos seriados americanos, apesar do fato de a sua mulher sempre ficar com a última palavra nas decisões da casa. Como mostrado em diversos episódios, adora boliche, golfe, pescaria, e os bolinhos da sua esposa (como mostrado em um episódio específico), além de ter o estranho gosto de podar (quer dizer "picar") todas as plantas que ele vê.





  • Mandark - Leitor de mentes e arqui-inimigo de Dexter. Provavelmente com o mesmo nível de inteligência que o seu rival, também possui um , disse que o seu verdadeiro nome era Astronomonov, porém em episódios mais recentes, ele é chamado de Susan pelos seus pais. Em um episódio, foi revelado que Mandark possui uma irmã mais nova que pede para ser chamada de La-La Vava e que, através de ameaças, sempre faz com que o seu irmão atenda a todos seus pedidos. Muitos dizem que depois seu primeiro episódio de estréia que Mandark decide destruir o laboratório de Dexter, mas não é isso. Ele só queria destruir o laboratório do Dexter quando Dexter fecha o laboratório no episódio de estréia do Mandark.

  • Sr. Levinsky - Professor de Ciências do Dexter, de quem o menino-gênio sempre está disposto a arrancar elogios.









  • Douglas E. Mordechai III - Possivelmente, o único amigo que Dexter possui além do seu computador. Na escola, ele está sempre em companhia de Dexter, com quem parece ter grandes afinidades não só nos gostos, mas também na personalidade.







  • Computador - O computador de Dexter sempre está a vigiar o funcionamento do laboratório e possui uma personalidade própria. Provavelmente foi inspirado no HAL-9000 de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Dexter dirige-se ao seu computador com tratamentos carinhosos do tipo "meu amor", uma vez que a máquina possui personalidade e voz femininas.
  • Robôs - Inúmeros robôs ajudam Dexter no Laboratório.










  • Mee Mee e Lee Lee - As melhores amigas de Dee Dee. As três são idênticas não apenas na aparência corporal, como nas roupas, no gosto por bonecas e balé, e principalmente na infantilidade, também adorando perturbar o sossego de Dexter. Porém, ambas são muito mais inteligentes que Dee Dee. Mee Mee é negra e possui fortes traços africanos, enquanto Lee Lee possui traços asiáticos. Há boatos de que Lee Lee gosta de Dexter.
  • Macaco - Primata que sempre serve de cobaia aos experimentos de Dexter. O Macaco possui superpoderes dos quais Dexter nunca tomou conhecimento. Ele é o principal protagonista da sub-série Dial M For Monkey (Disque M para Macaco), onde combate criminosos pelos quatro cantos da galáxia com a sua assistente Agente Honeydew. Também aperece no episódio Rasslor, da sub-série Justice Friends (Amigos da Justiça), onde se torna o único dos super-heróis presentes a derrotar o vilão Haslor (ainda que o Macaco seja o menor e, aparentemente, o mais fraco de todos os heróis da série).
  • Pais de Mandark - Casal de hippies que não entende o apreço do filho pelo mal e pela ciência. Sempre chamam o filho de Susan, nome que lhe destrói os nervos cada vez que é pronunciado.



Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dexter%27s_Laboratory

Comentários