Os Mascote das Olimpíadas


Os mascotes olímpicos são personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos Jogos Olímpicos. Desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, toda edição dos Jogos possui pelo menos uma mascote.
A mascote mais conhecida dos Jogos Olímpicos foi o urso Misha, dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou. Misha foi usado extensivamente durante as cerimônias de abertura e encerramento, virou desenho animado e apareceu em diversos produtos. Atualmente, uma boa parte do merchandisingdos Jogos é voltado para o uso das mascotes, focando principalmente o público jovem.


Tom
Tom é o mascote paralímpico, é uma inédita mistura da flora brasileira - está sempre crescendo e superando obstáculos. Com uma cabeleira de folhagens tropicais, o mascote Paralímpico é um ser cativante, que traduz a energia das nossas matas em suas cores e formas. Possui a capacidade transformadora da flora e não acredita que exista barreiras que não possam ser superadas. Como as plantas, está sempre crescendo em direção ao sol e superando obstáculos.

Vinícius

Vinícius e Tom, Híbrido de felino, macaco e ave; híbrido de plantas e árvores brasileiras, Birdo ... Olimpíadas de Verão. Notaram a homenagem que fizeram colocando os nomes dos mascotes das Olimpíadas do Rio? Vinícius de Moraes e Tom Jobim.








Outros Mascote

Schuss
Schuss, ou Schussboom, foi um mascote olímpico não-oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, na França. O mascote era uma figura de um pequeno homem sobre esquis e foi desenhado por Mme Lafargue. Ele foi o primeiro mascote olímpico da história, mas o primeiro mascote olímpico oficial foi o Waldi.



Waldi
Waldi foi o primeiro mascote olímpico oficial. Criado para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique (Alemanha). Era um cão da raçaDachshund, popular raça de cães da Alemanha, que representa os atributos requeridos para atletas - resistência, tenacidade e agilidade. Waldi foi criado por Otl Aicher e modelado a partir de um cão real, um Dachshund de pelo longo nomeado Cherie von Birkenhof. A cabeça e cauda eram azuis e o corpo apresentava faixas com as outras cores olímpicas.

Schneemann
Representou os "Jogos da Simplicidade", os Jogos Olímpicos de Inverno de 1976, oficialmente XII Jogos Olímpicos de Inverno, foram um evento multiesportivo realizados em Innsbruck, na Áustria. Contou com a participação de 1123 atletas, sendo 892 homens e 231 mulheres representando 37 países. Os jogos foram disputados de 4 a 15 de fevereiro. Originalmente os Jogos estavam marcados para DenverColorado, nos Estados Unidos, mas uma crise financeira fez a cidade desistir de sediar o evento.





Amik
Amik é o nome dado ao mascote dos Jogos Olímpicos de Verão de 1976 em Montreal, no Canadá. Na linguagem Anishinaabe, amik significa "castor", o animal representado pelo mascote. O castor foi escolhido como mascote, por representar o trabalho difícil e por ser um animal nativo do Canadá.




Roni 
Sua face representa os chapéus e os óculos usados pelos competidores. Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, oficialmente XIII Jogos Olímpicos de Inverno, foram um evento multiesportivo celebrados entre13 e 24 de fevereiro de 1980 em Lake PlacidNova Iorque, nos Estados Unidos. Contou com a participação de 1072 atletas, sendo 840 homens e 232 mulheres representando 37 países. Lake Placid recebeu as Olimpíadas de Inverno pela segunda vez na história, a primeira em1932.

Misha

O personagem, um ursinho (animal símbolo da Rússia),foi criado pelo ilustrador soviético Victor Tchijikov, famoso por seus desenhos para livros infantis. Consta que Tchijikov levou seis meses para desenhá-lo, entre centenas de variações, e acabou finalizando o ursinho em dezembro de 1977. Misha, inclusive, tinha até nome inteiro oficial: Mikhail Potapitch Toptygin.
O uso do ursinho nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, transmitidas pela televisão, emocionou o mundo. Misha aparecia em movimentos produzidos por um enorme mosaico de coreógrafos carregando placas coloridas, que eram levantadas e abaixadas segundo um movimento perfeitamente sincronizado pelas pessoas nas arquibancadas do estádio. Um momento especificamente marcante ocorreu durante a cerimônia de encerramento, quando uma coreografia simulou a queda de uma lágrima do olho do ursinho, fazendo Misha chorar.
Misha foi a primeira mascote de um evento desportivo que alcançou êxito comercial a nível mundial (apesar de ser originário de um país socialistaque não primava pela obtenção de lucros). Diversos produtos foram vendidos em todo o mundo com sua imagem e surgiu mesmo uns desenhos animados de origem japonesa baseados no dito personagem que foram um sucesso.Misha acabou se tornando o mascote mais famoso da história das olimpíadas.

Vučko
Simboliza o desejo dos humanos de ser amigos dos animais. Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, oficialmente XIV Jogos Olímpicos de Inverno, foram um evento multiesportivo celebrados entre 7 e 19 de fevereiro em Sarajevo, na então República Federal Socialista da Iugoslávia, hoje Bósnia e Herzegovina. Contou com a participação de 1272 atletas de 49 países.




Sam
Representa o sḿbolo dos Estados Unidos, os Jogos Olímpicos de Verão de 1984 oficialmente Jogos da XXIII Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Los Angeles, EUA, entre 28 de julho e 12 de agosto de 1984. Esta edição, assim como a anterior, também sofreu com um boicote, mas desta vez dos países do antigo bloco socialista, em retaliação ao boicote liderado pelos norte-americanos aos Jogos de Moscou, realizados quatro anos antes. Dos países do antigo bloco socialista somente Romênia, Benim e a República Popular do Congo e as então neutras República Popular da China e Iugoslávia, que havia sediado meses antes os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, participaram dos Jogos.

Hidy e Howdy
Representam a hospitalidade do oeste canadense. Para abrigar o evento foi construído o Canada Olympic Park, onde ficam as pistas de salto com esquis, que estão entre as dez mais altas do mundo. Há também as pistas de trenó, com um simulador que permite a sensação das corridas. Tem ainda uma estalagem com uma cafeteria e o Olympic Hall of Fame, uma exposição de objetos olímpicos e exibições de filmes.

Hodori
Hodori foi a mascote dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, disputados em SeulCoréia do Sul. Hodori era um tigre que levava no peito um colar com os anéis Olímpicos.









Magique
O nome do mascote não foi algo fácil de se escolher. Após vários estudos realizados pelo comitê organizador dos Jogos, nenhuma conclusão foi atingida, entretanto, após reler as anotações, perceberam que a palavra "Magique" apareceu diversas vezes e acabou sendo o nome escolhido.





Cobi
Cobi foi o mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 disputados em Barcelona, Catalunha.
Cobi é um cão da raça pastor catalão desenhado em estilo cubista inspirado na interpretação de Picasso da obra Las Meninas, de Velázquez. Cobi foi desenhado por Javier Mariscal. O mascote foi apresentado ao público em 1987. Seu nome foi derivado do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona (Coob).
Antes e durante os Jogos, Cobi foi mostrado em uma série de propagandas de patrocinadores olímpicos, tais como Coca-Cola, Brother Industries e Danone. Ele já teve sua própria série de TV Cobi e sua turma. Ele também apareceu em uma extensa variedade de lembranças, apelidada de Cobiana, que provou ser uma fonte de renda lucrativa. Durante os Jogos, um Cobi inflável foi amarrado ao cais de Barcelona, além de estar presente em telões pela cidade e em diversos tipos de merchandising. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, Cobi, juntamente com Misha, foi um dos mais populares e bem sucedidos mascotes olímpicos comercialmente.

Haakon e Kristin

Os nomes dos mascotes dos Jogos de Lillehammer vem de dois nomes importantes da história norueguesa e da região da cidade sede dos Jogos: Haakon IV, Rei da Noruega entre 1217 e 1263 e sua tia, Princesa Kristin.
Haakon e Kristin foram as primeiras mascotes humanas na história dos Jogos de Inverno. São crianças alegres que, apesar de vestirem roupas medievais, são modernas e expressam o seu interesse e a visão dos jovens, como o meio-ambiente.

Izzy
Izzy foi a mascote dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta. Foi criada em 1991 pelo designer gráfico John Ryan, a mascote para a Olimpíada foi apresentada ao público na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, como "Whatizit" (nome baseado na frase "What's it?", O que é isso?) porque ninguém sabia exatamente o que realmente era. Em contraste com a tradição de mascotes de importância nacional ou regional da cidade organizadora dos Jogos Olímpicos, a mascote era um amorfo, uma figura fantasia concebida por computador. A recepção do novo mascote não foi boa, e a organização dos Jogos Olímpicos pediu que redesenhasse o personagem, aplicando-lhe uma maior capacidade atlética e algumas mudanças supérfluas. Em outubro de 1995, foi apresentada a versão final, conhecida como "Izzy" e a mascote foi concluída. Izzy não gozou da mesma popularidade que Cobi durante os Jogos Olímpicos anteriores, sendo menos promovida pelos organizadores do evento uma vez que o mascote foi particularmente destinado às crianças. Izzy foi a 13ª mascote oficial dos Jogos Olímpicos.

Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki

As quatros corujas das Olimpíadas de Nagano de 1998:  Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki.





Olly, Syd e Millie
3 mascotes Olly, Syd e Millie foram as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, realizados em SydneyAustrália. Os três representam animais típicos do país-sede da competição.

Powder, Copper e Coal

Os nomes Powder (Pó), Copper (Cobre) e Coal (Carvão) são uma alusão as riquezas naturais do estado de Utah, a sua neve e a sua terra.
Powder é uma lebre sapato de neve, Copper é um coiote e Coal um urso negro. A velocidade da lebre, a habilidade de escalada do coiote e a força do urso negro simbolizam o lema olímpico: "Mais rápido, mais alto e mais forte."



Athena e Phevos
Athena e Phevos  foram as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. O desenho do casal de irmãos foi inspirado em bonecas de argila encontradas durante escavações na Grécia. As bonecas eram usadas em festivais religiosos como o "Daidala".
Os nomes das mascotes representam os deuses gregos Atena e Apolo (na mitologia grega, na verdade, Apolo é irmão de Ártemis, não de Atena). Segundo o comitê organizador dos Jogos, as mascotes representam participação, fraternidade, igualdade, cooperação, jogo limpo e valor humano.
As imagens das mascotes estamparam camisas, broches e outros suvenires.
Neve e Gliz
Neve e Gliz são os mascotes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turin, na Itália. São dois irmãos e representam as características dosJogos de Inverno. Neve (em italiano, tem o mesmo significado que em português) é uma bola de neve humanizada como uma menina de corpo vermelho que representa a suavidade, a amizade e a elegância. Gliz ("gelo" em italiano) é seu irmão, um cubo de gelo com corpo azul, e representa o entusiasmo e a alegria.
Ambos mascostes foram desenhados pelo português Pedro Albuquerque. Para a eleição dos mascotes, o Comitê Organizador dos Jogos (TOROC) realizou um concurso onde se apresentaram 237 propostas antes do encerramento das aplicações, em 20 de maio de 2003. Destes candidatos, apenas cinco passaram para a escolha final, em que foram avaliadas por um jurado internacionalmente eleito pelo TOROC. A eleição foi ratificada, posteriormente, pelo Comitê Presidencial do TOROC. Finalmente, os ganhadores,"Neve e Gliz" , foram apresentados em 28 de setembro de 2004.
O TOROC solicitou, posteriormente, a criação de um novo mascote a Albuquerque para os Jogos Paraolímpicos nas mesmas linhas de Neve e Gliz, criando o Aster, baseado em uma figura estilizada de um floco de neve.

Fuwa
Fuwa é o nome do grupo dos mascotes olímpicos das olimpíadas de Beijing 2008. Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini são as mascotes que simbolizam os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim. Em inglês, são chamados The Friendlies (Os Amistosos) e em chinês usa-se o termo 福娃 (Fúwá, que quer dizer "Crianças de boa sorte"). Foram apresentados publicamente em 11 de Novembro de 2005, a 1.000 dias exactos do início dos Jogos.
O nome das mascotes corresponde a uma repetição das sílabas da frase "Běijīng huānyíng nǐ" (Pequim dá-vos as boas-vindas). Houve acesa polémica em relação a que animal deveria representar o país (consideravam-se as opções do panda, macaco, tigre e dragão, entre outras) e foram escolhidos cinco animais característicos do país. A eleição destes animais tem muito simbolismo já que representam as cinco cores dos anéis olímpicos e os cinco elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra).
Miga, Quatchi e Sumi
Foram apresentadas as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Vancover 2010, Canadá, que foram criadas pelos designers Vicki Wong e Michael Murphy, da Meomi. Elas foram baptizadas como Miga, Quatchi e Sumi.





Wenlock e Mandeville

Wenlock e Mandeville são as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, realizados em Londres, e representam duas gotas de aço.
Foram desenvolvidas por uma agência britânica chamada Iris. De acordo com seu criador, as mascotes surgiram das duas gotas de aço que restaram da última viga de suporte do Estádio Olímpico de Londres.
Os nomes escolhidos fazem referência a duas cidades britânicas: Much Wenlock e Stock Mandeville.
O desenho de Wenlock e Mandeville agradou de modo geral. As crianças foram as mais satisfeitas com as mascotes de Londres, que têm um único olho e um sinalizador na cabeça que remete aos tradicionais táxis ingleses.



Surto Olímpico

Comentários