Super-Heróis Nerds

Super-Herói geralmente usa sua força para combater o mal, mas também existem aqueles que usam a inteligência e astúcia para vencer os inimigos, confira alguns deles:









Batman

Bruce Wayne

Bruce Wayne se mostra perante a sociedade como um playboy irresponsável e superficial que vive da fortuna herdada dos pais (conquistada quando os pais de Bruce investiram em Gotham antes de a cidade tornar-se uma grande metrópole) e dos lucros obtidos pelas Empresas Wayne, uma grande empresa no ramo da tecnologia de ponta. Contudo, Wayne também é conhecido por suas contribuições para caridade, especialmente através da Fundação Wayne, fundação dedicada a ajudar vítimas de crimes e prevenir que pessoas tornem-se criminosas. Essa personalidade de Bruce Wayne foi inventada por ele para evitar que alguém desconfiasse de seu alter ego, às vezes fingindo-se bobo e egoísta para que ninguém o descubra. Bruce Wayne deixou claro que considera manter sua identidade secreta prioridade máxima, chegando a ficar perto da morte várias vezes para evitar mostrar suas habilidades em público como Batman.

Batman

Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age quando o usa tem o objetivo de intimidar seus adversários. Enquanto Bruce Wayne é despreocupado e irresponsável, Batman é frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também altera sua voz significativamente quando torna-se Batman, tanto para disfarçar como para intimidar.
Batman costuma atuar apenas à noite (e não durante o dia, como no seriado dos anos 1960), imitando os hábitos dos morcegos. Em histórias mais recentes, surgiu a ideia de Batman como uma lenda urbana.


Brainiac V
O herdeiro de Brainiac se revelou em Action Comics #276, em uma história secundária da Legião dos Super-Heróis. Apresentado como um jovem loiro de pele esverdeada chamado Querl Dox, ou Brainiac 5, ele acreditava ser descendente do século 30 de Brainiac, vilão do Superman. Diferente de seu aparente ancestral, Brainiac 5 usa seu "intelecto de nível 12" para auxiliar as forças do Bem. Juntou-se à Legião na mesma época que a Supergirl, por quem se apaixonou. Seu planeta-natal era citado, variando entre Yod ou Colu.


Doutor Estranho

Stephen Strange foi um renomado cirurgião e é um grande estrategista (sendo por essa razão o líder dos Defensores), e como parte do seu treinamento místico, se tornou um brilhante artista marcial (quase tão bom quanto o Punho de Ferro). Ao completar seus estudos, Stephen virou um dos seres mais poderosos da Marvel Comics. Seus poderes são todos de natureza mística, mas são separadas em categorias diferentes, e elas são:
Poderes pessoais: O Doutor Estranho é um dos mais poderosos telepatas do planeta, sendo capaz de projetar seu corpo astral através da existência; possui também uma forma de mesmerismo, criando ilusões realistas e comunicando-se mentalmente com outros. Ele não precisa de magia para as suas habilidades telepáticas, no entanto, pode aumentá-las com fontes de energias mágicas, como o Olho de Agammoto, por exemplo.
Forças Universais: O Doutor Estranho é capaz de manipular as energias mágicas da realidade, para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem habilidades telecinéticas, projeta escudos de energia, teleporta a si e a outros, e pode destruir e transmutar um planeta inteiro.


Doutor Manhattan
Doctor Manhattan ("Doutor Manhattan" na versão em português), alterego de Jonathan Osterman, é um personagem fictícioapresentado na aclamada série Watchmen, publicada pela DC Comics entre 1986 e 1987.
Trancado acidentalmente em uma câmara de testes durante um experimento de física nuclear, Jon Osterman é completamente desintegrado. Ao invés de morrer, Osterman ganha vastos poderes, o primeiro dos quais o da restituição de seu próprio corpo. Entre seus outros poderes estão força super-humana, telecinese, a habilidade de se teleportar para distâncias interplanetárias e até mesmo intergaláticas, a manipulação da matéria em nível subatômico,uma quase completa clarividência. Ao contrario do que muitos pensam, ele não adquiriu onipotência.
Apelidado de "Doutor Manhattan"(Uma alusão ao projeto manhattan) pelo governo dos Estados Unidos da América, que o apresentou como um super-herói à população, Osterman se torna cada vez mais alheio à assuntos humanos (apesar de sua importância na Guerra Fria) e incapaz de interagir com outras pessoas, especialmente sua amada Laurie, a segunda Silk Spectre.
Dr. Manhattan foi criado por Alan Moore e Dave Gibbons. Assim como alguns personagens da série, é inspirado em personagens daCharlton Comics, neste caso o Capitão Átomo.
Na adaptação para o cinema, foi interpretado por Billy Crudup. Assim como nos quadrinhos, o personagem exibe nu frontal em boa parte de suas cenas. Mesmo com efeitos para mudar a aparência do ator, seu pênis não foi retirado no computador, sendo o primeiro super-herói a ficar completamente nu no cinema. Por ter vastos poderes, Manhattan é considerado um "Deus".

Eléktron
Ray Palmer pode encolher a tamanhos microscópicos e até subatômicos, mantendo a mesma força que tem em tamanho normal. Ele também pode aumentar sua densidade, ficando extremamente pesado. Esta habilidade combinada com o encolhimento é muito útil para desequilibrar ou tombar oponentes.











Fera

Henry Philip McCoy nasceu em Dundee, Illinois, Estados Unidos, filho de Norton e Edna McCoy. Seu pai foi empregado em uma usina nuclear local e exposto à contaminação radioativa em um acidente no trabalho, o que supostamente foi a causa da mutação do seu filho. Hank foi dotado com um vasto intelecto e as mãos e os pés estranhamente grandes para um ser humano; na verdade, seus membros eram comparáveis aos de um gorila e umas histórias antigas mostram que seu apelido na escola era de "Maguilla Gorilla". Não obstante, Hank McCoy teve uma infância e juventude feliz, onde ele pôde dar vazão à toda sua energia, alegria e genialidade.
A mutação de Henry manifestou-se inteiramente em sua adolescência e embora usasse seus poderes para se exceder nos esportes por um tempo, ele logo foi forçado a procurar um refúgio do ostracismo inevitável e da hostilidade irracional dos seres humanos normais. Seus pais, entretanto, foram contra a maré e sempre o apoiaram. Logo ele foi contactado pelo Professor Charles Xavier, que soube de seus poderes mutantes. Ele teve a opção de se juntar à Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, que era, na verdade, uma escola vanguardista benevolente para a instrução e treinamento de mutantes como ele. Como uma instituição prestigiada, oferecia oportunidades acadêmicas ilimitadas e o estudo personalizado entre um corpo pequeno e seleto de estudantes, sendo para Hank uma oportunidade ímpar de crescimento. Com sua sede insaciável de conhecimento e a necessidade de um refúgio, Hank se juntou à escola e aos X-Men, onde sob o tutela de Xavier, seus dias eram recheados de equações diferenciais, Proust e tarefas na Sala de Perigo. Nesse período ele recebeu o codinome de Fera. Liderou algumas missões ao lado do mutante Pássaro das Trevas.
Alguns anos mais tarde, em Amazing Adventures (volume 2) #11, McCoy deixou os X-Men após ter terminado um doutorado em Biofísicano Instituto Xavier e se tornou um pesquisador científico na Corporação Brand, uma facilitadora de pesquisas genéticas. Em seu trabalho, ele isolou um catalisador químico na esperança de reduzir os aspectos anormais de sua aparência, mas isso fez sua mutação evoluir, crescendo pelos cinzentos sobre todo seu corpo, ganhando mais tarde orelhas afiadas, pelos azuis, dentes caninos alongados, garras, sentidos ampliados e um fator de cura acelerado. Apesar disso, McCoy aceitou seu destino e é um dos mais alegres e otimistas super-heróis, fazendo às vezes o papel de "palhaço da turma", não obstante seu intelecto genial. Ao contrário do que sua aparência primitiva e feral sugere, ele é um intelectual cujos discursos e maneirismos são extremamente eloquentes e formais. E juntamente com Reed Richards, Tony Stark, Bruce Banner, Henry Pym e Simon Willians, é uma das mentes científicas mais respeitadas no Universo Marvel.
Pouco tempo depois, foi recrutado para se juntar aos Vingadores, onde permaneceu como membro por muitos anos, tornando-se um amigo próximo de Magnum (Simon Willians).
Mais tarde se juntou aos Defensores e ficou com a equipe até a sua dissolução. Ele e seus amigos sobreviventes dos Defensores, Anjo eHomem de Gelo logo foram contactados por Ciclope e Jean Grey para formar o X-Factor. Hank serviu a essa equipe por anos, enquanto lecionava na faculdade. Mais tarde (com o regresso do Professor Xavier), Fera retornou aos X-Men onde permanece até hoje. Foi ele quem descobriu a cura para o Vírus Legado.
Posteriormente, o Fera sofreu uma mutação secundária, assumindo uma aparência mais felina. Isso o fez ficar muito deprimido por temer estar involuindo. Adicionalmente, a alteração levou sua namorada de longa data, Trish Tilby, a terminar com ele. Quando apareceram notícias de uma "cura" para mutações, ele considerou seriamente fazer o exame, mas mudou de ideia após uma "prensa" de seu companheiro de equipe Wolverine, pois concluiu que assim enviaria uma péssima mensagem a outros mutantes.



Homem de Ferro
Gênio, bilionário, playboy e filantropo, só isso que o Tony Stark é sem sua armadura. O Homem de Ferro já se destacava pela inteligência antes de ser o Homem de Ferro. As Indústrias Stark sempre foram pioneiros em tecnologias militares, uma empresa fundamental pra economia mundial e a maior fornecedora de equipamentos bélicos da Terra.
Juntou-se então ao programa de graduação no MIT com a idade de 15, onde se formou em física e engenharia elétrica. Tal grande dupla de matérias foi fácil para ele, prova de sua genialidade ainda na adolescência pois tais matérias de se formar são extremamente difíceis. Por fim, ele recebeu graus de mestre em ambos os campos de estudo. Como um jovem estudante de intelecto genial, Tony Stark conheceu outra mente brilhante, Bruce Banner, pelo Dr. Derenik Zadian na Conferência Pensamentos Avançados ( "Forward Thought Conference" ) na Universidade de Oxford. Isso levaria à uma longa vida de rivalidade científica entre os dois. Pouco tempo depois, Tony matriculou-se na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde conheceu Cassandra Gillespie. Durante seu primeiro encontro com Cassandra, Tony a protegeu de um grupo de agentes Hydra que estavam atrás da mãe de Cassandra, uma traficante de armas e rival de negócios de Howard Stark. Na sequência deste incidente, Howard trouxe Tony de volta à América e, forçadamente, ele terminou o relacionamento com Cassandra, que mal havia começado. Depois disso, Meredith McCall, filha de Creighton McCall, maior rival de Howard no negócios, se apaixonou por Tony. No entanto, seus pais os proibiram de se virem. Tony derivou em seus anos 20 e se tornou ocioso, rico, indolente e sem raízes, perambulando ao redor do mundo como um jet set aventureiro de playboy. Tony, ao completar seus 20 anos, tornou-se um preguiçoso, rico, indolente e e sem raízes, perambulando ao redor do mundo como um tipo de playboy aventureiro.

Gear
Quando Virgil Hawkins descobriu que havia se tornado um meta-humano (com os efeitos do gás do Big Bang, o Vapor Quantum), seu melhor amigo Richie Fowley (Rick Stone nas comics) sugeriu que ele fosse um super-herói, o Super Choque. Tempos depois, Richie ganhou superpoderes que lhe possibilitavam controlar a gravidade (de uma forma semelhante ao Lanterna Verde), e se tornou o super-herói Push graças a um velhinho mendigo de nome Rag-Tag; mas o velho era criminoso e queria que Richie roubasse para ele. Então, Richie voltou a ser apenas o assistente do Super Choque; mas depois, descobriu que também era meta-humano; pois parte do gás que afetou Virgil foi passado para ele; ficando adormecido por um tempo. Com a superinteligência, Richie criou a "Mochila" (um computador portátil que anda nas costas dele e processa todo tipo de dado; além de informar quando há meta-humanos por perto), as Zap-Caps(granadas em forma de cápsulas que podem prender ou explodir meta-humanos), os Patins a Jato e a Prancha Voadora (que o fazem correr e voar em alta velocidade).
Nas comics, Rick é homossexual e vítima de homofobia por parte de sua família e amigos, não é super-herói e nem confidente de Virgil. No cartoon Richie demonstra estar no amor com Frieda, sendo bastante comum ver ambos na companhia de Virgil e Daisy.

Questão

Residente em Hub City, Vic Sage fez carreira como um jornalista de TV agressivo e denunciador. Não muito depois do início de suas aparições na TV, ele começou a investigar o Dr. Arby Twain.
Sage acabou encontrando um cientista chamado Aristotle Rodor, que havia sido seu professor, e ele lhe contou sobre uma pele artificial chamada Pseudoderme que ele havia desenvolvido juntamente com o Dr. Twain. A pseudoderme deveria funcionar aplicando o produto sobre a pele e fixando-a com um gás especial, mas continha uma toxina fatal quando aplicada sobre feridas abertas. Rodor e Twain concordaram em abandonar o projeto, mas Rodor descobriu que Twain estava vendendo o produto ilegalmente a nações do Terceiro Mundo, sem considerar o risco à saúde humana.
Sage resolveu impedí-lo mas não poderia ir atrás do Dr. Twain sem expor-se. Rodor sugeriu que ele usasse a pseudoderme para esconder seu rosto. Armado com informação, e mais importante, com um disfarce, Sage acabou por capturar Twain, parar a transação e extrair uma confissão. Pela TV, ele desmascarou as atividades ilegais de Twain.
Sage decidiu que essa nova identidade, parcialmente inspirada pelo Spirit, seria útil em futuras investigações, e iniciou uma parceria com o Professor Rodor, que iria fornecer a pseudoderme e modificou o gás para que alterasse a cor dos cabelos e roupas de Sage. Os dois se tornaram grandes amigos, e Sage sempre se refere a ele como "Tot".



Senhor Fantástico


Reed Richards nasceu em Central City, Califórnia, filho de Nathaniel e Evelyn. Assim como o filho viria a ser, Nathaniel era um gênio renomado. Reed era uma criança superdotada e se formou pela primeira vez ainda na adolescência. Estudou em várias universidades de prestígio, desde o Instituto de Tecnologia da Califórnia até a Universidade de Harvard.
Na Universidade Empire State ele foi colega de quarto de Benjamim J. Grimm. Reed já havia começado a projetar uma nave capaz de viajar pelo hiperespaço. Quando contou o que pretendia ao amigo este, brincando, se ofereceu para pilotar o veículo.
Quando Reed passou a estudar na Universidade de Columbia alugou um quarto numa pensão que era propriedade da tia de uma garota chamada Susan Storm. Eles se apaixonaram imediatamente. Ainda em Columbia ele conheceu um outro brilhante estudante chamado Victor Von Doom. Quando conheceu Richards, Doom viu nele a primeira pessoa capaz de lhe rivalizar intelectualmente. Com o tempo, Doom passou a invejar Richards cada vez mais. Determinado a provar que era o melhor, Doom conduziu experimentos arriscados que acabaram queimando seu corpo e o levando a tornar-se o Doutor Destino.
Em seguida Richards foi para Harvard, onde recebeu o doutorado em física e engenharia elétrica com apenas 22 anos de idade. Após passar seis anos trabalhando para os militares Reed começou a usar o dinheiro de sua família, assim como fundos do governo, para financiar sua pesquisa. A nave começou a ser construída em Central City. Susan Storm estava morando nas redondezas e tornou-se noiva de Reed. Ben Grimm acabou sendo mesmo requisitado para pilotar a nave. A essa altura ele já era um piloto de testes e astronauta de sucesso.
Quando o governo ameaçou cortar os fundos Reed, Ben, Sue (Susan) e seu irmão Johnny Storm decidiram se esgueirar até a nave e realizar seu primeiro voo. Apesar de todos saberem que nem todos os testes tinham sido realizados, Reed estava certo de que a nave era segura.
Quando a nave passou pelo Cinturão de Van Allen ela foi bombardeada por uma dose quase letal de radiação cósmica. Reed não havia levado em conta um nível anormal de radiação. A radiação danificou a blindagem insuficiente da nave, e não houve outra escolha a não ser voltar imediatamente para a Terra. Depois do pouso forçado a tripulação descobriu que seus corpos foram modificados drasticamente, ganhando super-poderes. O de Reed em particular tornou-se elástico, capaz de se esticar e contrair nas mais variadas formas. Foi por sugestão dele que o grupo decidiu usar as habilidades recém-adquiridas para servir a humanidade como o Quarteto Fantástico.
Para auxiliar nesse objetivo, o Senhor Fantástico criou equipamentos e veículos como as roupas de moléculas instáveis, feitas sob medida para não serem danificadas pelos poderes do grupo. Passou também a pesquisar um meio de reverter a mutação de Ben Grimm, pela qual se considera responsável. Essa é uma das poucas conquistas científicas que ele ainda não alcançou, visto que consegue inventar quase qualquer coisa.
O Quarteto Fantástico já se deparou com várias versões alternativas do Senhor Fantástico. Uma delas habitava a anti-Terra e tinha a capacidade de se transformar num monstro de pele púrpura chamado de Bruto. O Bruto já chegou a vir à Terra e prender o verdadeiro Senhor Fantástico na Zona Negativa, assumindo seu lugar. Ele tentou aprisionar também o Coisa e o Tocha Humana, mas foi desmascarado pela Mulher Invisível que resgatou seu noivo, prendendo o Bruto no lugar.
Outro Reed Richards alternativo enlouqueceu após falhar em salvar sua realidade de Galactus. Ele se dedicou a viajar a outras realidades para destruir todas as outras versões de Reed Richards. O primeiro encontro dele com o Quarteto foi numa outra realidade, onde eles presenciaram a morte de versões mais jovens deles mesmos. Quando veio parar na realidade do Quarteto Fantástico, ele tentou destruí-la usando o Nulificador Total, mas foi impedido pelo Vigia.
Só após inúmeras aventuras é que Reed veio a se casar com sua noiva, a Mulher Invisível. Seu primeiro filho, Franklin Richards, veio a possuir poderes jamais vistos, tornando-se capaz de alterar a própria realidade.
Num certo momento da cronologia do universo Marvel o Senhor Fantástico foi dado como morto pelas mãos do Doutor Destino. Na verdade, ele foi transportado para um mundo alienígena por um ser chamado Hyperstorm, onde vagou por cerca de um ano. Após esse tempo os membros remanescentes do Quarteto conseguiram chegar ao mesmo local, acompanhados pelo Homem-Formiga e Namor. Ao reencontrar Reed o restante do Quarteto foi atacado por ele. Depois de tanto tempo exilado o Senhor Fantástico acabou convencido de que seria impossível para seus amigos rencontrá-lo, e portanto aqueles seriam apenas impostores. Após ser convencido da identidade de seus companheiros, Reed partiu em busca de Galactus pois sabia ser ele o único capaz de derrotar Hyperstorm naquele momento.
Pouco depois desse arco de histórias ocorreu o evento Massacre Marvel, no qual os principais heróis da editora enfrentaram o vilão Massacre. Vários desses heróis - incluindo o Quarteto, os Vingadores e o Hulk - teriam morrido no último esforço para derrotar Massacre, não fosse a intervenção de Franklin Richards que conseguiu criar uma realidade alternativa para eles habitarem. Durante essa saga (que no Brasil foi publicada sob o nome de Heróis Renascem) o Quarteto reviveu vários momentos de sua vida. Enquanto isso, na verdadeira Terra, o grupo de pretensos heróis conhecidos como Thunderbolts arrasou o Four Freedoms Plaza, deixando os heróis sem uma base quando retornaram do universo paralelo. Eles foram obrigados a usar o galpão onde Reed armazenava equipamentos como QG, rebatizado de Pier 4.

Comentários