Casos famosos de bulicídio

Bullycide (ou bulicídio) é uma palavra-valise utilizada originalmente em 2001, por Neil Marr e Tim Field no livro Bullycide: Death at Playtime. O termo refere-se a um suicídio atribuídio a uma pessoa que sofreu bullying, tanto pessoalmente quanto por cyberbullying.
Bulicídio também pode ser um assassinato que teve o bullying como causa. O termo se tornou popular após uma série de suicídios que ocorreram nos Estados Unidos em 2010 por conta de bullying, apesar de o termo também já ter sido utilizado previamente em diversos trabalhos bibliográficos.
Várias celebridades apoiaram a causa contra o bulicídio, entre elas Lady Gaga e Kim Kardashian.

Amanda Todd

Amanda Michelle Todd (Vancouver, 27 de novembro de 1996 — Port Coquitlam, 10 de outubro de 2012) foi uma adolescente canadense que cometeu suicídio motivado por bullying virtual. Antes de sua morte, Todd postou um vídeo no YouTube em que ela usa cartões para contar sua experiência de ser chantageada, intimidada e fisicamente agredida. O vídeo se tornou viral após sua morte, resultando em repercussão internacional.
No momento da sua morte, Todd estudava na CABE, uma escola que atende a alunos que experimentaram problemas sociais.
A Real Polícia Montada do Canadá e a British Columbia Coroners Service lançaram investigações sobre o suicídio. Em resposta à morte, Christy Clark, a primeira-ministra da Columbia Britânica, fez uma declaração online de condolências sugerindo um debate nacional sobre a criminalização do cyberbullying. Além disso, uma moção foi apresentada na Câmara dos Comuns do Canadá para propor um estudo do âmbito de bullying no Canadá, e para mais financiamento e apoio a organizações anti-bullying. A mãe de Todd, Carol, estabeleceu a Amanda Todd Trust, e com isso recebendo doações para apoiar o anti-bullying, a conscientização e programas para jovens com problemas de saúde mental.

Eric Harris e Dylan Klebold
Eric Harris

Massacre de Columbine, foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de Abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, em uma área não incorporada de Jefferson County, no estado Americano de Colorado. Além dos disparos, o complexo e altamente planejado ataque envolveu o uso de bombas para dificultar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocadas no refeitório, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba. Os autores, os estudantes seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Além disso, feriram outras 21 pessoas, e três outras ficaram feridas enquanto tentavam escapar da escola. A dupla cometeu suicídio.
Dylan Klebold
Apesar dos motivos para o ataque continuam incertos, os diários pessoais dos autores documentam que eles desejavam um ataque similar ao de Atentado de Oklahoma City, e outros incidentes violentos que ocorreram nos Estados Unidos na década de 90. O ataque foi dito noUSA Today como um "ataque suicida [que foi] planejado originalmente como uma grande - e mal implementada - explosão terrorista." O massacre foi relatado como o "mais sangrento tiroteio em uma escola de ensino médio na história dos Estados Unidos."
O massacre provocou debate sobre leis de controle de armas, "panelinhas" do ensino médio, subculturas e bullying. Resultou em um aumento na segurança de escolas americanas com políticas de tolerância zero, e um pânico moral sobre a cultura gótica, a cultura de armas, párias sociais, o uso de anti-depressivos em jovens, o uso da internet por adolescentes, e a violência em videogames.


Megan Meier
Megan Taylor Meier (6 de Novembro de 1992 — 17 de Outubro de 2006) foi uma adolescente estadunidense da cidade de Dardenne Prairie, Missouri, que cometeu suicídio por enforcamento aos 13 anos e 11 meses de idade. Seu suicídio foi atribuído ao cyberbullying ocorrido na rede social MySpace. O perpetrador, supostamente um adolescente de 16 anos chamado "Josh Evans", era na verdade Lori Drew, mãe de uma ex-amiga de Megan Meier, que depois admitiu ter criado a conta no MySpace com sua filha e sua funcionária Ashley Grills, na época com 18 anos. Várias pessoas contribuíram atuando na conta falsa, incluindo a própria Lori Drew.
Testemunhas afirmaram que as mulheres planejavam usar os e-mails de Megan Meier com "Josh" para obter informações sobre ela e posteriormente humilhá-la, em vingança a Megan ter supostamente espalhado rumores a respeito da filha de Lori.
Um júri federal abriu um processo contra Lori Drew em 15 de Março de 2008 sob três acusações de acesso a computadores protegidos sem autorização para obter informações com o intuito de causar dano emocional, e um sob conspiração criminal.  Lori Drew foi julgada culpada de três acusações em 26 de Novembro de 2008.
O caso causou grande comoção e provocou várias jurisdições no sentido de criarem leis de combate ao cyberbullying.


Phoebe Prince
suicídio de Phoebe Prince ocorreu em 14 de janeiro de 2010, levando processos criminais a seis adolescentes.
Tendo recentemente se mudado para Massachusetts, Estados Unidos em 2009 vindo da Irlanda, Prince tinha sido perseguida e intimidada por vários meses por, pelo menos, dois grupos diferentes de estudantes em South Hadley High School por causa de brigas com outras meninas por um breve relacionamento com um estudante, um jogador de futebol. Sua tia alegou que a escola tinha advertido em agosto de 2009, antes de marcar Prince como estudante, para vê-la, porque era "suscetível" à intimidação e já tinha acontecido em Irlanda.
Em 14 de janeiro de 2010, depois de um dia cheio de intimidação e provocação, seguido por um incidente final em que um estudante jogou uma lata de um carro enquanto caminhava da escola para casa, Phoebe cometeu suicídio enforcando-se no oco da escadaria que leva ao segundo andar do apartamento da família. Seu corpo foi descoberto por sua irmã de 12 anos. Após sua morte, muitos comentários rudes foram feitos na sua página memorial do Facebook, a maioria desses foram eliminados. Seus pais decidiram enterrá-la na Irlanda.
O primeiro jugalmento ocorreu em 2011, com um pré-jugamento iniciado em 15 de setembro de 2010.

Rehtaeh Parsons
Rehtaeh Parsons, uma menina de 17 anos de idade, estudante da Cole Harbour District High School, tentou se suicidar se enforcando em 4 de abril de 2013, em sua casa em DartmouthNova ScotiaCanada, levando-a a um coma e a decisão de desligar a maquinário de suporte médico em 7 de abril de 2013. Sua morte foi atribuída à distribuição de fotos online de um estupro coletivo que ocorreu 17 meses antes do suicídio, em novembro de 2011.




Ryan Patrick Halligan
Ryan Patrick Halligan (Poughkeepsie , 18 de dezembro de 1989 — Essex Junction , 7 de outubro de 2003) foi um adolescente de Essex JunctionVermontEstados Unidos, que cometeu suicídio aos 13 anos de idade após ser vítima de bullying por parte de seus colegas de classe e cyberbullying quando online. Sua morte levou seu pai, John P. Halligan, a protestar por leis em Vermont para coibir o bullying e prevenir os suicídios. Ele também proferiu palestras em escolas de vários outros estados sobre a história de seu filho.

Wellington Menezes de Oliveira
Massacre de Realengo refere-se à chacina ocorrida em 7 de abril de 2011, por volta das 8h30min da manhã (UTC-3), na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 13 e 16 anos, e deixando mais de treze feridos. Oliveira foi interceptado por policiais, cometendo suicídio.
A motivação do crime figura incerta, porém a nota de suicídio de Wellington e o testemunho público de sua irmã adotiva e o de um colega próximo apontam que o atirador era reservado, sofria bullying e pesquisava muito sobre assuntos ligados a atentados terroristas e a grupos religiosos fundamentalistas. O crime causou comoção no país e teve ampla repercussão em noticiários internacionais.A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, decretou luto nacional de três dias em virtude das mortes,

Cho Seung Hui

Cho Seung-Hui (Seul, 18 de janeiro de 1984 — Blacksburg, 16 de abril de 2007) foi um spree killer sul-coreano, universitário do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech), em Blacksburg (estado da Virgínia). Em 16 de abril de 2007, ele invadiu a universidade e praticou o assassinato em massa, seguido de suicídio, que ficou conhecido como Massacre de Virginia Tech, matando trinta e duas pessoas e deixando mais de quinze feridas. O Massacre de Virginia Tech foi o maior massacre a uma universidade na história dos Estados Unidos. Cho estava legalmente nos Estados Unidos desde 1992. O possível motivo para a barbárie era o bullying enfrentado pelo estudante por seus colegas na universidade.
“Vocês vandalizaram meu coração, rasgaram minha alma e queimaram minha consciência. Vocês achavam que era um garoto patético que vocês estavam extinguindo. Graças a vocês, eu morri. Como Jesus Cristo, para inspirar gerações de pessoas fracas e indefesas.” Declaração de Cho para a câmera, no manifesto que enviou à NBC News, sem esclarecer a quem estava se referindo quando disse "vocês".


Francis Lapointe

Francis Lapointe foi o seu primeiro e último nome, também conhecido como FrankWolf, ele tinha 20 anos e viveu em Quebec, Canadá. 
Ele era um modelo e tornou-se famoso em redes sociais por seu estilo, beleza, seus cosplays e dedicação ... Frank foi sempre animado e amigável ... Ele morreu segunda-feira (11/25) por meio de suicídio. E o que o levou a fazer tal coisa? O problema era que Frank sofreu o que é chamado de Cyber ​​Bullying, um tipo de assédio moral na internet, o menino recebeu mensagens horríveis, e que causou sua morte. 
Ele ouviu a crítica diária e ameaças por se vestir como uma menina, pela composição, por ser homossexual. Mensagens repetidas vezes zombou o envergonhado, irritado, e até mesmo condenado à morte e depois para o inferno. 


As pessoas que não o conhecem, pessoas que julgaram apenas por sua sexualidade e sua aparência. Pessoas que deixam suas rotinas, para destruir um cara doce, que não tinha nada a ver com suas vidas. 
A polícia atualmente analisa o caso, mas sabe-se que o menino era tão perturbador e verbalmente agredido e não poderia lidar com isso por mais tempo. 
É incrível como, em meados de 2013 ainda há pessoas homofóbicas e cheios de ódio no mundo. E mesmo que essas pessoas nunca tocou um dedo em Frank, sem qualquer dúvida, eles o mataram. 
Esta é a forma como funciona o discurso fundamentalista que desumaniza e condena os homossexuais e transexuais, e muitos muitos outros discursos, "piadas", brinca, os comentários de que a sociedade faz todos os dias contra milhões de pessoas por causa de sua orientação e identidade de gênero sexual. 
Agora, esses discursos incentivar o ódio ea violência e agora, destruir a vítima dentro do ponto que a vida se torna uma tortura. 



Hannah Smith

A jovem Hannah Smith, de 14 anos, de Leicestershire (Inglaterra) se matou na última sexta-feira (2) depois de receber bullying por meio do site Ask.me — site de perguntas e respostas muito comum entre os jovens. No serviço, que funciona como uma espécie de rede social, pessoas deixaram mensagens negativas para a garota, como: “Morra”, “Beba água sanitária” e “Tenha câncer”  

Tyler Clementi
Tyler Clementi foi um estudante de 18 anos da Universidade Rutgers em PiscatawayNova Jérsei, que suicidou-se pulando da Ponte George Washington, em 22 de setembro de 2010. Isto ocorreu depois que uma relação amorosa dele com um colega foi divulgada na internet, pelo seu colega de quarto Dharun Ravi e uma amiga Molly Wei, e depois de uma segunda tentativa de Ravi para gravar os encontros sexuais de Clementi. Ravi e Wei foram indiciados por invasão de privacidade.




Fonte:
Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bullycide

Comentários