Bill Gates

William Henry Gates III KBE • GCIH (Seattle, 28 de outubro de 1955) mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, filantropo e autor norte-americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.
O famoso mentor do universo da computação foi criado em uma família de classe média; ele era filho de um advogado a serviço de empresas poderosas, William H. Gates, e de Mary Maxwell Gates, professora universitária e gestora de bancos. Bill e suas irmãs estudaram nas escolas privadas de melhor qualidade da cidade. O jovem ingressou logo depois na aclamada Universidade Harvard; embora fosse um aluno excelente, não se graduou em Matemática e em Direito, deixando as disciplinas quando ainda cursava o 3° ano, para se devotar exclusivamente à Microsoft.
Ao completar 16 anos ele já exercia na Taito o papel de criador de software básico, utilizado em máquinas de fliperama. Atuou igualmente como investigador convidado na Universidade de Massachusetts; nesta ocasião, já ao lado de Paul, incrementou um software que tinha como objetivo decifrar fitas magnéticas que continham dados sobre trânsito de veículos, inseridos em um chip Intel 8008.
Gates, aos 19 anos, concebeu com seu camarada dos tempos de menino, Paul Allen, a empresa Microsoft, que logo se converteu em um dos maiores empreendimentos deste campo em todo o mundo. Ainda estudantes em Harvard, eles elaboraram um interpretador – programa que interpreta um código fonte de uma linguagem típica da programação decodificada e o transforma em um sistema de símbolos que pode ser realizado concretamente – do sistema BASIC para um dos PCs pioneiros na iminência de ser lançado ao mercado consumidor norte-americano: o Altair 8800.
 Em 1983, a equipa de Bill Gates volta a revolucionar a tecnologia informática: introduz o rato e cria uma interface gráfica para substituir o DOS, a que chamou Windows (janelas). Por essa altura, Allen deixa a Microsoft, devido a uma grave doença.

Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, 2009, em 2013. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.
Bill Gates, participou da exclusiva Lakeside School, uma das poucas escolas dos EUA com um terminal de computador na época. Seu interesse por programação era tão grande que ele foi dispensado das aulas de matemática (que dominava) para se dedicar à programação.
As primeiras lições de computação de Bill gates foram dadas pelo amigo de escola Paul Allen, que era 3 anos mais velho e nutria a mesma paixão pela programação. Os 2 iriam fundar a Microsoft futuramente.

Fonte:
O Leme

Info Escola

Comentários