Jean Chalopin

Jean Chalopin (Tours, 31 de maio de 1950) é um produtor de televisão, roteirista e diretor de cinema francês.
Em 1971, Jean Chalopin cria a Audivisuel DIC, que se tornou a DiC Entertainment; dirigiu e produziu inúmeros desenhos animados, muitas vezes em co-produções internacionais. 
Eis algumas produções nas quais Jean Chalopin colaborou.







Dennis, o Pimentinha

Dennis, o Pimentinha (Dennis The Menace) foi um desenho animado norte-americano produzido entre 1986 e 1988 pela DiC Entertainment, baseado na tira de jornal homônima de Hank Ketcham. Foi exibido nos Estados Unidos por syndication em sua primeira temporada, integrando posteriormente as manhãs de sábado do canal CBS. No Brasil foi exibido pelo SBT durante as décadas de 1980 e 1990 e na Rede Aparecida de 2012 a 2015.
Não confundir com All-New Dennis the Menace, série do mesmo personagem com 13 episódios, produzida em 1993.

Heathcliff
Heatcliff e os Cattilacs é um desenho animado americano realizado em 1984 pela companhia DIC Entertainment. Foi transmitido no Brasil pela emissora de televisão SBT do ano de 1988 até 1990. Era um desenho duplo: o primeiro desenho era estrelado pelo gato Heathcliff, que no Brasil é mais conhecido como Lorde Gato, devido ao fato de ser nomeado pela dublagem brasileira desta forma, em sua primeira série animada, anterior à citada neste artigo. O segundo era estrelado por um grupo de quatro gatos denominado Cattilacs, que tinham como território um ferro-velho. O quarteto felino eram composto por Riff Raff, Wordsworth, Hector e Mungo. Em Portugal, foi transmitido pela TVI no ano de 1993 com dobragem portuguesa e depois pelo Canal Panda com dobragem espanhola sob o nome de O Gato Isidoro. Agora é transmitido pelo KidsCo


Inspetor Buginganga

Narra as aventuras de um inspetor policial que após sofrer um acidente, foi transformado numa espécie de robô com mil e uma bugigangas diferentes, através do projeto secreto "Bugiganga".
O maior vilão da cidade, foi o causador do acidente do inspetor, mas ele também perdeu sua mão no tal acidente e se transformou no "Dr. Garra". Agora bugiganga tem que salvar o mundo dos crimes do Dr. Garra, que acha que bugiganga o fez perder a mão e por isso vive tentando destruí-lo.
No Brasil a série fora exibida primeiramente pela Rede Record e mais tarde pelo SBT na década de 90, recentemente voltou ao ar pela Rede Aparecida (através do Clubti) em 1 de outubro de 2012.
Em Portugal a série foi exibida primeiramente pela RTP1 no início da década de 90 na versão francesa com legendas em português. Em 1994 estreou na SIC com dobragem em português. De 2009 a 2011 estreou no Panda, com a mesma dobragem da SIC, também estreou pelo KidsCoe pela SIC K em 2011 e 2012.

O episódio piloto da série, foi produzido em 1983, com o título de "Winter Olympics". Em sua primeira aparição neste episódio, o Inspetor Bugiganga tinha um bigode, mas que acabou sendo removido pelo resto da série. Isso foi devido ao fato da produtora DIC, ter recebido uma carta da MGM reclamando que a aparência do Inspetor Bugiganga lembrava o ator Peter Sellers no papel do Inspetor Clouseau, no filme de 1963 The Pink Panter.
Apesar de nenhum episódio da série animada de 1983, ter contado a história de como Bugiganga se tornou "meio homem" e "meio máquina", a sua origem acabou sendo revelada em 1991, quando foram lançados nos Estados Unidos cards colecionáveis oficiais do Inspetor Bugiganga ("trading card" ou "cromo"). Um dos cards continha a informação de que ele era um inspetor de polícia comum, até o dia em que caiu escada à baixo, depois de escorregar em uma casca de banana. Quando ele acordou de uma operação no hospital, ele tinha "mais de 13.000 dispositivos de combate ao crime presos ao seu corpo"
A produtora canandense DHX Media confirmou para 2015 o lançamento de "Inspector Gadget 2.0", nova animação do "Inspetor Bugiganga". Com 52 episódios de 11 minutos de duração cada, o desenho animado traz todos os personagens da série clássica de 1983, agora com novo visual e totalmente em computação gráfica.
Na história, o terrível e perigoso Dr. Garra (Dr. Claw) volta a atacar com a organização criminosa conhecida como Mad. Mais uma vez, Chefe Quimby (Chief Quimby) coloca em ação o grande herói Bugiganga, que terá ao seu lado o apoio de sua sobrinha Penny e o inteligente cão Crânio (Brain), que precisam impedir que Dr. Garra domine o mundo.
"Inspector Gadget 2.0" será exibido inicialmente pelos canais Teletoon (Canadá), Cartoon Network (Estados Unidos) e France 3 (França).


Jayce
Jayce et les Conquérantes de la Lumière ou Jayce, como ficou conhecido no Brasil é uma série de desenho animado criada pelo desenhista francês Jean Chalopin no ano de 1985. Além de Chalopin, o desenho teve como roteirista o também francês, Haskell Barkin.
A animação foi produzida pela empresa DIC Entertainment e animada pelos estúdios japoneses Sunrise, Shaft, Studio Giants, Studio Look e Swan Production. . O produtor responsável foi J. Michael Straczynski. A parte musical da série foi composta e dirigida por Shuki Levy.
O enredo aborda a luta entre dois grupos. Os heróis são seres humanos, chamado de Liga Relâmpago. Eles dirigem veículos brancos que são uma curiosa fusão entre máquinas de construção como escavadeiras, tanques de guerra e carros de rally, dotados de armas variadas que podem ser escamoteadas entre si, sendo liderados pelo adolescente chamado Jayce. Já os vilões são criaturas vegetais chamadas Minds Monsters, que tendem a assumir a forma de veículos em preto e verde. Eles viajam através de grandes videiras que podem crescer dentro e através do espaço interestelar, das quais brotam sementes que crescem rapidamente e se transformam em mais Minds Monsters. Eles são liderados por Saw Boss.
Em um planeta do sistema solar Epsolon 9, vivia Audric, um grande cientista, que possuía a meta ambiciosa e autruísta de erradicar a fome no universo. Para isso, ele começa a desenvolver plantas especiais através de engenharia genética e mística. Estas, seriam tão resistentes aos impactos ambientais, que poderiam ser cultivadas em qualquer pedaço de terra vagando no espaço. No entanto, durante as pesquisas, um acidente no laboratório libera radiação que acabou transformando as inofensivas plantas em seres mutantes muito inteligentes e hostis. Estas se multiplicam e organizam em um grande exército com o objetivo de dominar todo o universo, tendo como líder o mutante Monstróide (SawBoss no original em inglês).
Audric, sentindo-se culpado e prevendo a ameaça representada pelo exército Monstróide, esconde em um medalhão místico, o segredo para destruir o exército inimigo. Este medalhão foi dividido em duas partes: uma metade ele carrega consigo e a outra é entregue para seu filho, Jayce.
Os Monstróides, usando o poder de telepatia (possível, segundo a lógica da animação) conseguem rastrear Audric pelo universo com alguma precisão. Por isso, ele é obrigado a fugir pelo espaço para proteger o segredo que pode eliminar a ameaça dos mutantes vegetais.
Para tentar encontrá-lo Jayce, seu mentor, o tecnomago Gillian, e Flora, uma dos experimentos de Audric antes do acidente, se lançam ao espaço guiados pelo mercenário Herc numa busca para encontrar seu pai e, assim, unir as metades do medalhão, revelando o segredo que derrotará definitivamente Monstróide e seu exército. Durante suas aventuras conseguem libertar vários planetas da ameaça Monstróide e criam a Liga Relâmpago.

A Nossa Turma

A Nossa TurmaNossa Turma ou A Turma  foi um desenho animado da década de 1980 produzido por Nelvana e pela DiC Entertainment originalmente para exibição nas redes de televisão norte-americanas Nickelodeon e CBS.
No Brasil, o desenho foi exibido pelo SBT no programa Show Maravilha, entre 1987 e 1994. Anos depois, voltou a ser exibido na mesma emissora nos anos 2000 pela sessão Sábado Animado.
Contava as aventuras de uma turma de doze animais pré-adolescentes antropomórficos, liderados pelo alce Montgomery, sempre valorizando o espírito de equipe e o companheirismo. Foram produzidos quatorze episódios ao todo, mas no Brasil foram exibidos treze (com 26 histórias).
A trama mostra um grupo de amigos que sempre se encontram e em meios as brincadeiras mostram a importância de viver em harmonia, cuidar uns dos outros e amar ao próximo. Cada um dos personagens tem defeitos, mas ao longo do programa aprenderam a superar esses defeitos com a ajuda dos amigos.



Pole Position

Pole Position é uma série animada de televisão franco-americana criada pelo produtor francês Jean Chalopin e produzida pela DiC Entertainment em 1984. No Brasil, foi exibida pelo SBT, entre os anos 80 e 90.
O nome Pole Position foi utilizada sob licença da Namco, que detinha os direitos sobre o nome devido ao jogo Pole Position. A série animada procurou capitalizar sobre a popularidade do jogo. No entanto, há muito pouco em comum entre o jogo e a série.
Os irmãos Tess, Dan e Daysi procuram pelo pai desaparecido após uma explosão durante uma corrida. Entre suas apresentações como dublêse disputas nas pistas, os três irmãos combatem o crime trabalhando para uma organização secreta chamada Pole Position. Para ajudá-los, contam com dois carros robôs contendo computadores falantes chamados de "Roadie" ("Rodão", no Brasil) e "Wheels".

Pooples

Popples é uma série de desenho animado baseada nos bonecos de pelúcia criados pela American Greetings e Mattel que foi ao ar entre os anos de 1985 a 1987. O desenho contou com 2 séries num total de 23 episódios (2 histórias cada), produzidos pela DIC Entertainment e a Madhouse, numa co-produção entre a França e os Estados Unidos realizada por Bernard Deyries, Bruno Bianchi, Masakazu Higuchi e escrito por Jean Chalopin. No Brasil a série foi exibida pelo SBT entre o final dos anos 80 e meados dos anos 90.
Os Popples eram bonecos de pelúcia mágicos parecidos com ratos e dotados de bolsas como os cangurus, de onde podiam tirar qualquer coisa que quisessem e, inclusive, podiam colocar a si próprios nelas, transformando-se em bolas de pelúcia que quicavam.
O nome "Popples" vem do som que faziam ao entrar ou sair de suas bolsas mágicas e também pelo fato de sempre repetirem a primeiro som das palavras que começam com "p", por exemplo: "P-p-pouples adoram p-p-pular!".
Os Popples se revelavam apenas a duas crianças, a garotinha Bonnie (Bela, na dublagem brasileira) e garotinho Billy (Beto), que são seus donos e amigos. Diante dos adultos os popples se escondiam ou se disfarçavam de pelúcia entrando em suas bolsas.
Em 2007 a American Greeting Cards & Mattel lançou novos bonecos dos Popples.
Em 2016 a Netflix Lançou um novo desenho dos Popples.


The Real Gostbusters
The Real Ghostbusters (BR: Os Caça - Fantasmas) foi uma série animada norte-americana da década de 1980 baseado no filme homônimo de 1984. O desenho foi produzido pela Sony Pictures Television, DiC Entertainment e Coca-Cola e foi exibido originalmente pela ABC. No Brasil foi exibido pela Rede Globo.
O "The Real" ("Os Verdadeiros") do título foi adicionado depois de um briga judicial com a Filmation que já possuía um desenho animado com o título de Ghost Busters (Os Fantasmas no Brasil) - continuação da série live-action homônima ao filme, The Ghost Busters (anos 70) que no Brasil tinha o título de Trio Calafrio. Essa séria continuava as aventuras dos investigadores paranormais Dr. Peter Venkman, Dr. Egon Spengler,Winston Zeddemore, Dr. Ray Stantz, sua secretária Janine Melnitz e seu mascote fantasma Geleia (Slimer, no original).
Houve também duas séries de história em quadrinhos, uma publicada mensalmente nos EUA pela NOW Comics e outra publicada no Reino Unido pela Marvel Comics, além de uma popular linha de brinquedos produzida pela Kenner.
O dr. Peter Venkman é o desencanado do grupo. Mesmo não sendo oficialmente o líder, Venkman geralmente toma decisões mesmo quando não perguntado. Está sempre envolvido em situações cômicas e geralmente não é levado muito a sério. Dr. Egon Spengler, um gênio da ciência, costuma ser a fonte primária do grupo para entender os casos, ou mesmo para saber como combater o inimigo. Com sua habilidade em teorias, em vários episódios é ele quem mostra como solucionar os problemas, mesmo quando esses parecem não ter solução. Dr. Ray Stantz é o segundo na lista dos mais inteligentes do grupo e costuma ser o personagem que coloca em prática as teorias de Egon com seus inventos e tecnologia. Também costuma ser o mais brincalhão e otimista do grupo, além de ser o único que várias vezes consegue entender o que Egon tem a dizer. Winston Zeddemore é o corajoso e mais forte do grupo. É o mais habilidoso com a mochila de prótons, até de ser o motorista oficial do Ecto-1, carro por qual nutre grande paixão.


T-Rex
The Adventures of T-Rex (As Aventuras dos T-Rex) foi um desenho animado exibido nos anos de 1992 e 1993 nos EUA criada por Michael Wahl e Lee Gunther. Nos EUA foi exibido originalmente na rede A&E, enquanto no Brasil foi exibido pela Rede Globo.
Durou apenas uma temporada e contava a história de cinco dinossauros irmãos em um clube de jazz que se reuniam para fazer apresentações com fins beneficentes e, secretamente, combatiam o crime organizado na cidade com armaduras. Tinha como frase característica "T-Rex é o nome, no combate ao crime", quando os cinco irmãos se equipavam nos fundos do clube de jazz para combater o crime. O único que sabia do segredo do grupo era seu tutor, o prefessor Edison, que também os auxiliava. Cada personagem tinha uma característica própria, além de possuírem cores próprias sempre presentes em suas roupas de jazz e nas armaduras que usavam para combater os crimes, sendo eles: Bernie (azul), Bruno (rosa), Bubba (verde), Buck (amarelo) and Bugsy (roxo).



Ulisses 31
É uma série franco-japonesa criada em 1981 inspirada na mitologia grega de Odisseu (conhecido como "Ulysses" em Latim) no século 31 com ficção científica. A série é composta por 26 episódios com meia hora cada e foi produzida por DIC Audiovisuel em conjunto com o estúdio de animeTokyo Movie Shinsha.
No século XXXI, Ulisses é o grande coordenador da paz solar. Na companhia de amigos e do seu filho Telémaco, ele deixa a base de Tróia a caminho da Terra, a bordo da nave Odisséia. Enquanto Ulisses sai para um planeta desconhecido, Telámaco é sequestrado para ser sacrificado por Ciclope. Ulisses e seus companheiros conseguem destruir o Ciclope, mas desencadeiam a ira de Poseidon e passam a ser perseguido por Zeus. Ulisses é então transportado para outro universo, o Olympus, e todos os seus amigos permanecem "congelados", com excepção de Telémaco, Themis e o pequeno robô Nono. Para poder voltar à Terra, Ulisses terá de encontrar o Reino de Hades.

Fonte:
Wikipédia

Comentários