Os desenhos que fizeram sucesso nos anos 90

Não só nos anos 60, 70 e 80, nos anos 90 existem desenhos que fizeram parte da sua infância ou adolescência confira:

Bob Esponja
É uma série de animação americana, criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, sendo produzida e exibida pela Nickelodeon. A série narra as aventuras e os empreendimentos do personagem-título e de seus diversos amigos na fictícia cidade subaquática de Bikini Bottom (Fenda do Biquíni). A popularidade da série a tornou uma franquia de mídia, bem como a animação/série de maior audiência Nickelodeon e a propriedade mais distribuída internacionalmente pela MTV Networks. A franquia de mídia da série gerou um lucro de US$ 8.000.000 em receita demerchandising para a Nickelodeon. A série é livre para todos os públicos.
Muitas das ideias da série originaram uma história em quadrinhos educacional e inédita, intitulada The Intertidal Zone, que Hillenburg havia criado em meados da década de 1980. Ele começou a desenvolver SpongeBob SquarePants em uma série televisiva em 1996 após o cancelamento de Rocko's Modern Life, e contatou Tom Kenny, que trabalhou com Hillenburg em Rocko's Modern Life. A animação havia sido originalmente nomeada de SpongeBoy e teve um título provisório de SpongeBoy Ahoy!. Estes títulos foram alterados, com o nome atual da série sendo registrado.
O episódio piloto da animação estreou na Nickelodeon em 1º de maio de 1999 após a exibição dos Kids' Choice Awards daquele ano, e estreou oficialmente em 17 de julho. A série é mundialmente aclamada desde sua estreia devido a sua simplicidade e ao seu apelo para todas as faixas etárias, e ganhou enorme popularidade em sua segunda temporada. O filme de mesmo nome, concebido como uma animação de longa-metragem, foi lançado nos cinemas em 19 de novembro de 2004, e uma sequela foi lançada em 6 de fevereiro de 2015. Em 21 de julho de 2012, a série foi renovada com a transmissão de sua nona temporada, que se iniciou com o episódio "Extreme Spots".
A animação foi nomeada em uma variedade de diferentes prêmios, incluindo dezessete indicações nos Annie Award e nos Golden Reel Awards (com seis e oito vitórias, respectivamente), quinze nomeações nos Emmy Awards (com uma vitória), treze indicações nos Kids Choice Awards (perdendo apenas uma condecoração) e quatro nomeações nos BAFTA Children (com duas vitórias). Em 2011, Spongiforma squarepantsii — uma espécie descrita como cogumelo — foi nomeada como uma homenagem ao personagem-título do desenho animado. Em 7 de junho de 2016 estreou o musical com o mesmo nome da série (The Spongebob Musical) no Oriental Theatre em Chicago e a produção vai para aBroadway, em Nova York, em 2017.


O Fantástico Mundo de Bobby
É uma série de televisão animada criada pelo comediante Howie Mandel, exibida originalmente de 1990 a 1998 na Fox Kids, num total de 7 temporadas e 80 episódios. A série trata do cotidiano e dos pensamentos de Bobby Generic, um garoto de quatro anos que tem imaginação fértil. Bobby é o alter ego do criador e ator da série, Howie Mandel, que também fez a voz do próprio Bobby. Bobby's World foi produzido pelo Film Romanpara a Alevy Productions e Fox Kids Productions.
O enredo dos episódios se desenvolve em torno das percepções infantis e fantasiosas do mundo por Bobby. Sua família é composta por seu pai, Howard; sua mãe, Martha; e seus dois irmãos, Derek e Kelly. Também aparece constantemente o seu Tio Ted.

Os Anjinhos
É um desenho animado norte-americanaproduzida pela Nickelodeon Animation Studios e Klasky Csupo. É um dos grandes clássicos da Nickelodeon. A série durou de 1991 a 1994, tendo retornado em 1998 e indo até 2005. No Brasil,foi exibida de 1996 a 2005 pela Nickelodeon Brasil. A Série na sua época de transmissão foi um grande sucesso da Nickelodeon, além de ter uma estrela na Calçada da Fama.
Os bebês da série, Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil DeVille são capazes de se comunicar entre si em uma linguagem que os adultos não compreendem. Eles ocasionalmente falam com erros de pronúncia ou simplesmente confundem as palavras. Apesar dos adultos não os entenderem, são capazes de compreender o que seus pais falam, ainda que muitas vezes não compreendam direito e tomem metáforasliteralmente. Angelica Pickles, de três anos, é capaz de se comunicar normalmente com os bebês e com os adultos, habilidade que ela usa para tirar vantagem de ambas as partes.
No Brasil o desenho foi exibido pela primeira vez na TV aberta pela TV Cultura a partir de 1995. Posteriormente, seus direitos foram adquiridos pelo SBT e foram exibidos entre 1997 a 2003 dentro do Programa infantil Bom Dia & Cia. Também foi exibida pela Rede Globo, em 2001, pelo programa infantil Bambuluá, e também em 2004 dentro do bloco infantil TV Globinho. Atualmente a série encontra-se de volta na TV Cultura de segunda a sexta nos horários de 10:30-10:50 e 16:50-17:00 (sendo que esse segundo horário exibe apenas um único episódio).
Voltou a ser exibida pela Nickelodeon Brasil no bloco Nick@Nite de segunda a sexta ás 04:30 da madrugada, porém a série saiu do ar no mesmo ano.
Em Portugal, foi exibido inicialmente em 1992 pela SIC na sua versão original com legendas em português, mais tarde, em 1994, começou a ser dublado em português. Em 2005, voltou a ser exibido pelo Nickelodeon Portugal.


Doug

Doug é uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 12 anos chamado Douglas Yancey "Doug" Funnie. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da sérieJim Jinkins (mesmo criador de Pinky Dinky Doo) e do escritor Joe Aaron.
A série estreou no Nickelodeon em 1991, ficando no ar até 1994. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT, posteriormente, e na Band, dentro do programa PicNick Band. Em 6 de abril de 2009, a TV Cultura volta a exibir a primeira fase, em dois horários: 13h30 e 17h30. Esses episódios foram produzidos entre 1991 até o início de 1995, com 3 episódios não-citados. Em 1996, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade aos produzidos pela Jumbo Pictures. Foram exibidos nos Estados Unidos no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel e pelo SBT e também foi exibido na Rede Manchete através do Clube da Criança.
Atualmente, a fase Nickelodeon é exibida de segunda a sexta as 13:30 na TV Cultura
A partir de 06/09/2015, a série passou a ser exibida aos Domingos, às 16h00.


A Pedra dos Sonhos

O conceito original e as ilustrações foram criados por Michael Jupp. A série foi produzida pelo estúdio Filmfair e exibida pela ITV. Em 1996, a Filmfair foi comprado por um grupo canadense de animação, Cinar, hoje conhecido como Cookie Jar Entertainment.
A história de The Dream Stone acontece em um Universo paralelo e é focada principalmente na luta entre o bem (personificado pelo mago The Dream Maker ou Senhor dos Sonhos), e do mal (representado por Zordrak, o "Senhor dos Pesadelos").
Cada episódio tem basicamente o mesmo enredo: Zordrak instrui seus capangas a roubar a Dreamstone (Pedra dos sonhos), que ele planeja destruir, para que a praga dos pesadelos domine o mundo dos sonhos.
Para isso, Zordrak conta com Urpgor(Biruta), seu homem de confiança e cientista cuja tarefa é encontrar meios para que os Urpneys (Trolhas) - liderados pelo Sargento Blob (Verruga), atravessem a Mist of Limbo (Brumas de Limbo) uma região encoberta por uma vasta névoa roxa que dá acesso à "Terra dos sonhos".
Geralmente, o plano de Zordrak falha. O principal problema é a covardia e a incompetência dos Urpneys (Trolhas), que muitas vezes não querem mais do que "ir para casa" e comer alguns sanduíches.
A trilha do seriado foi realizada pela Orquestra Filarmônica de Londres.


Tiny Toon

Steven Spielberg presents Tiny Toon Adventures (também conhecido como Tiny Toon Adventures ou Tiny Toons) é um desenho animado de comédia americana que foi exibida de 14 de setembro de 1990 através de 31 de outubro de 1994 com a Amblin Entertainment e Warner Bros. Animation após ser concebido na década de 1980 por Tom Ruegger. A série animada segue as aventuras de um grupo de personagens de desenhos animados jovens que freqüentam a Acme Looniversity, para se tornar a próxima geração de personagens da sérieLooney Tunes. A sequência do show é Animaniacs.
O episódio piloto, "Pernalonga apresenta os Tiny Toons", foi ao ar como um especial de horário nobre na CBS americana em 14 de setembro de 1990; enquanto a série em si foi ao ar na syndication de primeira ir ao ar para as duas primeiras temporadas. O final da temporada foi ao ar na Fox Kids americana. A série terminou a produção em 1992 em favor de Animaniacs; no entanto, dois especiais foram produzidos em 1994.


Freakazoid!

Freakazoid! é uma série de desenho animado estadunidense, criada por Steven Spielberg e Warner Bros. Animation que teve apenas duas temporadas de 1995 a 1997.
Inicialmente fora imaginado por Bruce Timm como uma animação séria, ao estilo de Batman: The Animated Series, mas o produtor Spielberg sugeriu um desenho de comédia.
O desenho utiliza-se muito de velhos filmes, como cenas de pessoas gritando.
Em certa ocasião Bruce Timm disse que Freakazoid foi fortemente inspirado por Madman, personagem de histórias em quadrinhos criado por Mike Allred.


As Aventuras de Tintim

As Aventuras de Tintim (no original em francês, Les aventures de Tintin) é o título de uma série de histórias em quadrinhos  criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929.
O herói das séries é o personagem epônimo Tintim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu (Milou, em francês). Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens pitorescos.
Esta série de sucesso era publicada em semanários e, ao término de cada história, os quadrinhos eram reunidos em livros (23 no total, em 2008). Ela ganhou uma revista própria, de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada para versões animadas, para o teatro e também para o cinema. As séries são uma das histórias em quadrinhos européias mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.
As séries de histórias em quadrinhos são há muito admiradas por seus desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, típico de Hergé. O autor emprega enredos bem elaborados de gêneros variados: aventuras swashbuckler com elementos de fantasia;mistérioespionagem; e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de ação, o que equivale em álbuns posteriores à sofisticada sátira e comentários de cunho político-culturais.

Pinky e Cérebro

Pinky and the Brain (no Brasil, Pinky e o Cérebro e em Portugal, Pinky e o Brain), são personagens de uma série americana animada de televisão. São dois ratos brancos típicos de laboratório que utilizam os Laboratórios Acme como base para seus planos mirabolantes para dominar o mundo (sob razão nunca revelada).
Cada episódio é caracterizado (tanto no início quanto no final) pela famosa tirada onde Pinky pergunta: "Cérebro, o que você quer fazer esta noite?", e em Portugal: Ei Brain, o que vamos fazer esta noite. e Cérebro responde (em BR): "A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!". e em PT: O mesmo de todas as noites Pinky... Tentar conquistar o mundo!.

SWAT Kats
A série SWAT Kats, o Esquadrão Radical foi uma série animada norte-americana da Hanna-Barbera produzida entre 1993 e 1995 e que tinha como personagens principais, a uma dupla de gatos que dedicavam a vida a salvar a cidade de MegaKat City das garras de vários vilões que tinham como principal intenção conquistar o mundo ou então destruir a cidade. Também foi exibido no Cartoon Network no ano de 1994 e os novos episódios em 1995. SWAT Kats saiu do ar no Cartoon Network, e foi reprisada no Boomerang entre 2001 e 2003. Em Portugal, que foi ao ar na SIC em 1995, mas com a dublagem brasileira. A dublagem em português lusitano nunca foi produzido. No Brasil foi exibido no SBT nos programas Bom Dia & Cia. de Jackeline PetkovicVovó MafaldaSessão DesenhoA Hora Warner e Sábado Animado; na Rede Globo nos programas TV ColossoXuxa ParkAngel Mix e Festival de Desenhos; e na Sessão de Desenhos da Rede CNT.

Fonte:
BuzzFeed

Comentários