Ai Takano

Ai Takano nasceu no dia 12 de janeiro de 1951,  foi um cantor japonês, famoso pelo tema de Jaspion, era filho de um compositor e saxofonista de jazz e começou a tocar bateria aos 14 anos.
Incentivado pelo 'Milagre Econômico Japonês', que aconteceu depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando o país se encontrava destruído e em estado de miséria extrema, tendo se recuperado com a ajuda da intervenção norte-americana, que reformou a política, extinguiu o Exército Imperial e passou a fornecer proteção militar ao arquipélago, que, sem a necessidade de forças armadas, transferiu as verbas da mesma para o desenvolvimento da indústria de papel, construção e naval, que evoluiu consideravelmente quando o país se tornou base de reparos para os vasos de guerra americanos durante a Guerra da Coréia, onde os empresários japoneses tinham liberdade de transitar quase sem supervisão, aproveitando para coletar informações que depois utilizariam para avançar a tecnologia de suas próprias indústrias.
Ao fim da Guerra da Coréia, o Japão já havia retornado para o mesmo nível econômico que possuia antes da Segunda Guerra Mundial, tendo esse processo levado cerca de uma década. A reconstrução do mercado de mídia japonês iniciado após a retirada das Forças de Intervenção Norte-americanas no inicio dos anos 50, fez com que muitos jovens se sentissem atraídos para as grandes metrópoles, em busca de sucesso na carreira artística. Desta forma, Ai Takano partiu para a cidade de Yokohama, na Província de Kanagawa, que, na época, era a segunda mais populosa região do Japão, depois de Tóquio, onde, ao se apresentar em um clube, foi convidado para integrar um grupo chamado 'Freelancers', que se desfez pouco tempo depois, em janeiro de 1967.
Imediatamente após a dissolução do Freelancers, Takano e seu companheiro de banda, o guitarrista Koshikawa Hiroshi, convidaram o também guitarrista Kitamura Jiro, o vocalista/percussionista Usui Keikichi e o baixista Oka Tadao, que haviam conhecido em apresentações realizadas pela província, e juntos criaram o grupo "The Robins", em fevereiro daquele mesmo ano, quando passaram em um teste realizado pela gravadora Victor Records of Japan.
O grupo mudou de nome em 01 de junho de 1967, quando fez sua primeira apresentação oficial, ao lado do também estreante grupo 'The Jaguars', passando a ser conhecido como "The Carnabeats" , nome baseado na Carnaby Street de Londres, uma rua que durante os anos 60 foi considerada um símbolo de modernidade e bom gosto.

O primeiro single do Carnabeats, 'Sukisa, Sukisa, Sukisa', era uma versão japonesa da canção "I Love You" do grupo britânico The Zombies e se tornou um dos primeiros hits musicais do rockabilly no Japão, vendendo mais de um milhão de cópias. Após o sucesso, a canção foi inclusa como lado B no single do The Zombies, quando a versão original de 'I Love You' foi lançada no país.
O Carnabeats lançou o primeiro dos dois discos de sua carreira, entitulado 'The Jaguars vs. The Carnabeats', em agosto de 1967, tendo realizado covers de vários cantores e grupos ocidentais até a decadência do rockabilly no Japão, que levou a banda a se dissolver em setembro de 1969.
No final daquele mesmo ano, Ai Takano foi convidado pelo músico Eddie Ban, para integrar sua banda, o Eddie Ban Group, que depois foi incorporada, em janeiro de 1970, a uma outra banda, de nome  'The Golden Cups'.
O Golden Cups, fundado originalmente em 1966, lançou dez singles e nove álbuns nos seis anos que existiu, tendo Takano participado apenas dos dois últimos singles e álbuns da banda, que encerrou atividades após uma desastrosa apresentação em Okinawa, em dezembro de 1972, que acabou com um incêndio que consumiu todos os instrumentos e equipamento da banda.
No decorrer da década de 70, Ai Takano passou por um período de reduzida atividade, voltando apenas em 1981, quando foi convidado pelo guitarrista Takeda Kazuo (竹田和夫, 1952-  ), para se tornar co-vocalista de seu grupo 'CREATION'(, um dos mais influentes do blues japonês dos anos 80.
Naquele mesmo ano, interpretou o tema de abertura do seriado policial Pro Hunter, exibido pela Nippon Television, e, apesar de a série não ter feito grande sucesso, a canção tornou-se muito conhecida, e permitiu que Takano tivesse um retorno de popularidade, sendo convidado para interpretar temas de programas de televisão no decorrer da década.

Abertura do anime Ginga Shippū Sasuraigā, com tema de Yamamoto Masayuki, letra de Yamamoto Yu ) e arranjos de Joe Hisaishi, interpretada por Ai Takano, sob o pseudônimo MOTCHIN. O seriado de 43 episódios, foi produzido pela extinto estúdio Kokusai Eiga-sha, e exibido originalmente pela TV Tokyo entre 05 de abril de 1983 até 31 de janeiro de 1984.
Canção de abertura do seriado infantil de ficção 'Pettonton', baseado na obra do escritor Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎, 1938-1998), com letra de Mori Yukinojo, música de Kazuya Amikura  e arranjos de Kawakami Ryo, interpretada por Ai Takano. A série, de 46 episódios, foi exibida pela TV Fuji entre outubro de 1983 até 26 de agosto de 1984.
Ai Takano e o grupo CREATION, interpretando 'Lonely Hearts', canção tema da série de TV Pro Hunter ), exibida pela emissora Nippon Television entre abril e setembro de 1981. A canção, de autoria desconhecida, foi lançada no single oficial de trilha sonora da série, em maio daquele mesmo ano. Posteriormente, a autoria da obra foi creditada ao compositor Otani Kazuo , responsável pela maior parte das canções do seriado.
Em 1984, com o fim do CREATION, Takano voltou à carreira solo, sendo convidado para interpretar o tema de abertura e trilha sonora do seriado tokusatsu de ficção 'O Fantástico Jaspion', que se tornariam seu trabalho mais conhecido no Brasil.
O seriado Jaspion foi produzido pelos estúdios Toei e exibido pela TV Asahi entre março de 1985 e março de 1986, e apesar de não ter sido bem sucedida no Japão, ganhou uma quantidade considerável de fãs ao redor do mundo, especialmente no Brasil, onde foi exibida pela primeira vez em 1988.
Na mesma série faz as canções "Ryusei no Senshi", "Nefuu Yarou Jaspion" e outras, além dos temas de abertura e encerramento da série. Faleceu no dia 1 de abril de 2006, aos 55 anos.


Fonte:
Mundo Oriente
http://mundo-oriente.blogspot.com.br/2010/11/ai-takano.html

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ai_Takano

Comentários