Cientistas descobrem um sistema solar com planetas parecidos com a Terra

São sete planetas que ficam a 39 anos-luz do nosso sistema solar, três deles podem ter água e até oceanos, condições básicas para a vida.
A agência espacial americana anunciou a descoberta de sete planetas e três são muito parecidos com a Terra.
Um grupo internacional de astrônomos descobriu com a ajuda da Nasa que esses sete exoplanetas - planetas que ficam fora do nosso sistema solar - orbitam bem perto da estrela anã chamada de Trappist-1, que é bem menor que o nosso Sol.
A possibilidade de existência do planeta já era investigada há muito tempo, porém os cientistas queriam se certificar de que os dados eram realmente precisos. Isso porque a luz de uma estrela anã vermelha como a Proxima Centauri pode variar de forma a imitar a presença de um planeta. "Assim que estabelecemos que a variação não era causada por buracos estelares, soubemos que poderia ser um planeta orbitando uma zona onde a água poderia existir, o que é muito empolgante. Se futuros estudos concluírem que as condições de sua atmosfera são adequadas para abrigar vida, esta será provavelmente uma das descobertas científicas mais importantes que faremos", disse o pesquisador John Barnes, um dos autores do estudo.


Fonte:
G1

O Globo

Comentários