Rede Manchete: O Berço dos Tokusatsus

Rede Manchete (também conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete) foi uma rede de televisão brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch. A emissora permaneceu no ar até 10 de maio de 1999. Fazia parte do Grupo Bloch, que publicava a revista Manchete através da Bloch Editores, sendo que o nome dado para a emissora de televisão refere-se a esta revista.
A Rede Manchete ficou bastante conhecida pela exibição do gênero tokusatsu, produção de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nosefeitos especiais, mesclando varias técnicas como a pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. O Sucesso destas séries foi gigantesco, desencadeando uma febre nacional sem precedentes.
A Popularidade era tanta, que algumas inclusive chegaram a ser exibidas em horário nobre. Costumeiramente, mesmo sendo de uma emissora de porte menor, produções como Jaspion, por exemplo, superavam a audiência da TV Globo, que contava com programas infantis de apelo nacional, como o da apresentadora Xuxa. No auge, Jaspion chegou a obter 15 pontos de audiência no Ibope segundo o Jornal do Brasil, os maiores da história da programação infantil da emissora. Com o sucesso dos heróis nipônicos, em determinado momento, praticamente todas as emissoras exibiam Tokusatsu, graças ao sucesso e a aposta da emissora nesse tipo de produção.

As produções deste gênero apresentadas pela emissora foram Comando Estelar FlashmanCybercop, os Policiais do FuturoDefensores da Luz MaskmanEsquadrão Relâmpago ChangemanO Fantástico JaspionJibanJiraiya, o Incrível NinjaKamen Rider BlackKamen Rider Black RXLion ManPatrineSolbrainSpielvanUltramanWinspector.
Porém, nem tudo era flores, pois nessa época havia muitas reprises e também teve séries que passaram por aqui sem passar o final como: Spielvan, Patrine, Cybercops, Jiban Lion Man Branco, Kamen Rider Black e Black RX. Fora que passava no programa Clube da Criança, quem que não era criança na época que estava em idade escolar, saia da escola e vinha correndo para casa para assistir Jaspion e Cia e chegando lá já havia acabado e o horário que era para passar, passava um desenho boboca?! Eu assim como outros fãs ficavam P da vida, sem contar com inúmeras reprises, pois eles faziam isso para promover mais, só que acabavam aborrecendo os fãs. Muitos dessas séries que eu citei eu só assisti porque eu peguei os DVD's e alguns estão em japonês. O Jaspion e Changeman quando chegavam perto do fim, eles reprisavam muito,  e o final passou batido tanto que alguns não chegaram a ver o final dessas séries. Então teve momentos bons, mas também momentos ruins.


Fonte:
Wikipédia

Comentários