Vandal Savage


Vandal Savage é um personagem de histórias em quadrinhos, e um supervilão do Universo da DC Comics. A primeira aparição de Savage foi em Green Lantern (Vol. 1) #10 em 1943, e foi criado por Alfred Bester e Martin Nodell.
Savage é imortal, e tem atormentado a Terra com crime e violência desde antes do início da história humana. Ele é um estrategista brilhante com imensa capacidade tecnológica. Ele é um dos vilões mais persistentes da DC e lutou contra centenas de heróis ao longo da história. Em 2009, Vandal Savage foi classificado pela IGN como o 36º Maior Vilão de Comic Books de Todos os Tempos.
Na pré-história, 50.000 A.C, Savage era um homem da caverna do tipo Cro-Magnon chamado Vandar Adg, líder da Tribo do Sangue, que seria banhado na radiação de um meteorito misterioso, que lhe deu intelecto e imortalidade inacreditáveis. Um observador da Tribo do Urso mais tarde, ao se aproximar mesmo meteorito, se transforma no arqui-inimigo eterno do Savage, o Homem Imortal, possuindo o poder de ressuscitar como um personagem novo cada vez que é morto.
A primeira marca do Savage na “história” do universo DC veio quando um povo tentou e destruiu a cidade perdida de Atlântida. Esse povo se tornou conhecido como Illuminati, que tem Savage como seu líder desde então.
Ao que parece, Vandal governou centenas das civilizações sob centenas dos nomes. Ele alega ter sido o Faraó Quéfren, Alexandre, o Grande,Júlio César, Gêngis Khan, Barba Negra, e Vlad III, o Empalador (cuja lenda diz que era o Conde Drácula), para nomear alguns. Trabalhou também como amigos e conselheiros aos gostos de Érico, o Vermelho, Napoleão Bonaparte, Ras al Ghul, Otto von Bismarck e Adolf Hitler.

Ele apareceu pela primeira vez em Green Lantern # 10. (1943).
Originalmente, Vandal Savage foi apresentado como um vilão da Sociedade da Justiça da América, especificamente para o primeiro Lanterna Verde, Alan Scott. Ele continuou como um inimigo da equipe durante toda a Era de Prata, fazendo aparições ocasionais durante todo esse tempo.
Ainda na Era de Prata, seu arqui-inimigo, o Homem Imortal, foi introduzido, ele era um homem com origem e poderes semelhantes aos de Savage. Os dois continuaram como inimigos até que a Crise nas Infinitas Terras apagou o Homem Imortal da existência, o substituído pelo Homem Ressurreição.Depois da Crise nas Infinitas Terras, Savage percebeu que foi muito afetado pelo evento. Com lembranças de seu ódio pela Sociedade da Justiça, o vilão soube da formação de uma nova equipe conhecida como a Liga da Justiça.

Savage não hesitou em formar um grupo de vilões para atacar a nova equipe com o objetivo de evitar que os heróis se tornassem uma ameaça para seus planos futuros. Depois de perder seu primeiro confronto com a Liga, Savage decidiram cuidar de cada membro individualmente, começando com Wally West. Entretanto, depois de uma luta contra o velocista, o vilão acabou aparentemente morto.
Logo, Savage voltaria como uma grande ameaça para Wally, liberando uma droga chamada Velocity 9, que começou a dar super velocidade aos usuários. Para derrotar o vilão, foi injetada a mesma droga em Wally, o herói ainda conseguiu derrotar Savage, mas isso o deixou quase sem poderes. Savage, por sua vez, começou a envelhecer rapidamente, e tramou sua vingança contra o herói, atirando em Wally à queima-roupa. Entretanto, o Homem Imortal ressurgiu e seu plano foi frustrado.
Mais uma vez, Savage teve um encontro marcado com a morte, mas não compareceu.

Savage apareceu em diversos episódios do desenho da Liga da Justiça, no qual foi dublado por Phil Morris, nos EUA (e por Élcio Romar, no Brasil). Esta versão de Savage, além a ser um imortal, realçou propriedades curativas no estilo Wolverine. Sua origem é a mesma que aquela dos quadrinhos, a não ser a revelação em um episódio que sua idade é metade daquela nos quadrinhos - 25.000 anos.
A Liga se encontrou pela primeira vez Savage no episódio triplo “nos Tempos de Savage”, quando cria uma maquina do tempo e faz com o Eixo ganhe a segunda guerra mundial. A Liga (menos o Batman), que estava fora do planeta protegida pela energia do anel do Lanterna Verde, não foi afetada pela alteração temporal. Ao chegar na Terra, a equipe descobre o planeta totalmente diferente, sob o poder de um regime totalitário, encontra Batman como líder de uma revolução e descobre que Vandal Savage foi responsável por tudo isso: o vilão enviou umlaptop para seu alter ego da época da segunda guerra mundial, com informações, tecnologias do futuro e planos dos Aliados. Este conhecimento e tecnologia permitiram que Savage transformasse a si mesmo na mais alta da autoridade da Alemanha Nazista, colocando Hitler congelado criogenicamente, e assim assumindo o título de Führer. Assim a Liga viaja para o passado para impedi-lo. A Liga, com ajuda dos aliados, consegue impedir os planos de Savage e evita um ataque aéreo surpresa aos Estados Unidos. Nestes episódios a suástica nazista, fora substituída por um símbolo negro semelhante a um raio, o motivo da mudança não foi explicado, provavelmente os produtores mudaram o símbolo para não chocar os telespectores do desenho animado, em sua maioria, crianças. Uma outra explicação para o símbolo é a de que se trata de uma variante da letra S no alfabeto rúnico, como na sigla da organização paramilitar nazista Schutzstaffel, conhecida como SS ou Runic "SS". No caso do desenho, o S rúnico se referiria ao sobrenome de Savage, refletindo o caráter centralizador e ególatra do vilão.
A segunda aparição de Vandal Savage foi no episodio "Dama de Honra", em que aparece como namorado da princesa Audrey de Kasnia. Savage disfarçou-se como seu próprio descendente, Vandal Savage III. Casou-se com a princesa Audrey tornando-se principe, e usou a participação de Kasnia no projeto de ajuda a Estação Espacial Internacional, para instalar lá uma arma que desloca meteoros de suas rotas e os dispara com exatidão em qualquer parte da Terra. Com isto, ameaçou o mundo esperando que as nações se cuarvassem à sua autoridade. A Liga (Batman e principalmente a Mulher Maravilha, que se tornou amiga da princesa Audrey) acabou com o plano de Savage outra vez, descobrindo sua verdadeira identidade.
Sua ultima aparição foi no episodio duplo “No Além”. Superman atingido por uma arma de Toyman, foi jogado para milhares de anos no futuro, onde a humanidade não existe mais, com exceção de Savage, o unico humano vivo. Savage foi o responsável pela destruição da raça humana, ao construir uma máquina que lhe permitia que controlasse a força da gravidade. Uma curiosidade: a tecnologia que lhe permitiu constrir a máquina havia sido desenvolvida pelo cientista Ray Palmer, identidade secreta do super-herói Eléktron, que viria depois a aparecer emLiga da Justiça sem Limites. Com a ausência do Superman, ele conseguiu derrotar a Liga da Justiça. Mas os efeitos colaterais de sua manipulação na gravidade deslocaram a órbita da Terra, matando toda a vida humana, tornando-o o unico sobrevivente. Os séculos do solidão e isolamento fizeram com que se lamentasse de sua louca obsessão por poder. O Superman, sem seus poderes, aceita a realidade e passa a confiar em Savage. Durante a noite, andando pelas instalações de Savage, o herói descobre a máquina do tempo usada no episódio "Nos Tempos de Savage", mas descobre que o gerador que a fazia funcionar havia sido roubado por insetos gigantescos, e que não daria para uma pessoa viajar para um tempo em que já existia (exceto Superman, que era dado como morto no presente). Juntos, os dois decidem ir atrás do gerador para que Superman voltasse no tempo, e impedisse Savage de destruir a humanidade. Após acharem o gerador na caverna dos insetos, Superman recupera o dispositivo e seus poderes voltam no momento crucial, assim conseguindo destruir os insetos, e fugir com Savage. Uma vez operacional a maquina do tempo, Superman despede-se de Savage, e volta no tempo para impedi-lo. O Superman retorna ao presente para a surpresa de todos que o consideravam morto (com exceção de Batman) e parte com a ajuda da Liga para impedir a destruição da humanidade. O Savage do futuro, sentado onde havia a construção em homenagem a Superman, vê sorridente onde a restauração do mundo, enquanto lentamente deixa de existir. Não é revelado como a Liga detém Savage.
Em Smallville
Em Smallville, Vandal Savage aparece, mas com outro nome: Curtis Knox, interpretado por Dean Cain (e dublado no Brasil por Guilherme Briggs).
No crossover entre a série The Flash e Arrow, Vandal Savage (interpretado por Casper Crump) aparece como um sacerdote do Egito Antigo, onde sua imortalidade é fortalecida pela morte da Mulher-Gavião (Kendra Saunders) e Gavião-Negro (Cater Hall). Esse crossover foi feito exclusivamente para apresentar Vandal, o vilão principal da série lançada em 2016 DC's Legends of Tomorrow ou "Lendas do Amanhã da DC".
No crossover entre The Flash e Arrow, Vandal Savage (interpretado por Casper Crump), não obteve sucesso ao tentar assassinar a Mulher-Gavião (Chay-Ara) e seu parceiro de 4 mil anos, Gavião Negro (Khufu).
A única maneira de matar o Vandal Savage seria incinerando o corpo dele, decapitando, o afogamento cobrindo ele com cimento de secagem rápida.


Fonte:
Legião dos Super-Heróis
Wikipédia

Comentários