Fudêncio e seus Amigos


Fudêncio e Seus Amigos foi uma série de desenho animado de caráter adulto da MTV Brasil. O desenho estreou em 23 de agosto de 2005 e se estendeu por seis temporadas. No dia 5 de maio de 2008 estreou a 4ª temporada, em formato digital e com uma nova dublagem para a personagem Conrado. A 5ª temporada estreou na madrugada de 10 para 11 de novembro de 2008. Já a 6ª estreou no dia 11 de maio de 2009. O desenho criado por Thiago Martins, Pavão e Flávia Boggio e produzido por Thiago Martins e Pavão, é o segundo projeto de sucesso com a MTV Brasil. A anterior, a Megaliga MTV de VJs Paladinos, rendeu cadernos e conteúdos de celular, ou seja, obteve grande êxito.
A série mostra o dia a dia e as aventuras bizarras de um grupo de crianças estudantes comandados por Fudêncio. O desenho se passa na escola fictícia E.E.S.G. José Mojica Marins, provavelmente situada em São Paulo. A classificação é recomendada para maiores de 16 anos.

Antes de virar personagem de desenho animado, Fudêncio era um boneco de borracha do programa interativo da MTV Brasil Garganta e Torcicolo, que foi ao ar em 1997 e 1998 que era estrelado pelo apresentador João Gordo. Constantemente Fudêncio era alvo das gozações de João Gordo, o qual lhe retirava a cabeça, o vestia com vestidos de boneca, enfiava facas em sua barriga e o arremessava para todos os lados.

Personagens

Principais

Fudêncio

Sarcástico, macabro, cínico, sem vergonha. Fudêncio está longe de ser um herói de desenho exemplar. Em qualquer escola normal, esse garotinho com tachinhas na cabeça estaria na sala da diretoria. Fudêncio adora rock. Fudêncio é aclamado como herói, mesmo com seu vocabulário resumido a "mimimi mimi" (que todos entendem perfeitamente, já que cada ritmo é uma palavra). Sempre se dando melhor que Conrado nas brincadeiras, Fudêncio já foi piloto, general do exercito, VJ da MTV, revolucionário político etc. (Voz Original de Marco Pavão.)

Conrado Caqui

Conrado é um dos personagens principais de Fudêncio e Seus Amigos. Ele é um caqui que é constantemente confundido com um tomate, e pode ser considerado um completo ímã de todos os azares e infortúnios existentes.
Conrado tem 9 anos de idade, e é filho de um tomate com uma laranja, e pela maior parte do tempo é confundido por um tomate. Para piorar a sua vida de estudante de escola pública, Fudêncio constantemente enche o saco do pobre Conrado, que na maioria das vezes, tenta conseguir seus direitos ou acaba fazendo algo politicamente correto, que por todas as vezes é interpretado de maneira errônea por vários personagens, como o Tenente Kevin Costa, que sempre o chama de "Maldito Jovem do Reggae!".
Conrado é perdidamente apaixonado por Zezé Maria, que apesar deste parecer com uma menina, é um garoto crossdresser ou transexual. Conrado claramente sabe da verdade, mas isso não o impede de amá-lo, independente de Zé Maria ser um menino. Comparado com as outras personagens do desenho, Conrado é o único personagem que sabe diferenciar o bem do mal. (voz original do Thiago Martins de 2005-2008 e Felipe Solari de 2008-2011.)

Funérea

Essa menininha odeia tudo e todos. Apresentou um talk show na MTV, Infortúnio com a Funérea, e entrevistou pessoas como Di Ferrero, Ratinho, Marcelo Taz, Tatá Werneck, MariMoon, Dani Calabresa, Fofão, André Vasco e Mallu Magalhães. Foi entrevistada por Ronnie Von no Todo Seu. (Voz Original de Flávia Boggio.)


Safeno

O próprio nome já dá a dica. Safeno não tem uma saúde muito forte. No lugar da lancheira, ele anda para lá e para cá com seu inseparável soro. Mas o coração, fígado e intestino e todo o resto dos órgãos, sempre precários, não impedem esse simpático garotinho de fazer parte das aventuras de Fudêncio. Bordões: "Preciso de transfusão!""Tenho que fazer minha Hemodialise, senão eu morro!""Ai, não tô me aguentando mais!" e "Minha Hanseníase se agravou".

Peruíbe de Mongaguá

É uma versão mirim de Gérson, o brasileiro que quer levar vantagem em tudo. Adora planejar métodos para tirar vantagem dos problemas dos outros prometendo uma ajuda - em maior parte, seus colegas de escola - por sorte, não reconhecido como interferência no desenho. É apaixonado pela Malu Mongolhões, mas ela sempre o rejeita. Bordão: "Aí, se vai morrer, dá pra arrumar uns brinquedinhos novos pra mim?!".

Baltazar Barata

Embora seja o tutor do endiabrado Fudêncio, Baltazar Barata é um sujeito para lá de compreensivo e educado. Ele também é dotado de um charme irresistível e cavalheirismo, é talvez seja a única barata adorada pelas mulheres. Tanto que as reuniões de pais da escola são as mais populares entre as moças.




Yoshiro Shishiro "Neguinho" da Silva

Um garoto negro que se notabiliza por quase sempre ser alvo de algum preconceito racial. Apesar da pouca idade, sua voz é grave como de um cantor de música erudita - mais precisamente em tom barítono. Em sua família, todos os seus parentes são japoneses mas ele afirma não ser adotado e seus pais dizem o mesmo. Em um episódio em que foram apresentadas as famílias da turma, sua família aparece junto ao taxista que presta serviço a eles, que também é negro, o que leva todos a crer que seja o verdadeiro pai de Neguinho. Este é o personagem que menos fala palavrões na turma. Neguinho tem um irmão chamado Sensaku (um trocadilho fonético com "sem saco") que não fala português.

Zezé Maria

Embora considerado como um transexual mirim com uma voz fortemente masculina, nunca esteve muito claro se Zezé Maria é um menino que foi criado como menina ainda que em diversos episódios seja apenas uma crossdresser de cabelos loiros compridos. Mas tudo isso tem pouca importância no universo de Fudêncio, principalmente para o caqui Conrado, que ignora esse pequeno detalhe e nutre uma grande paixão pela pessoa de seu colega.

Popoto Conceição Massa Gordinho

Ninguém sabe ao certo a verdadeira idade de Popoto. O fato dele estar fazendo a 4ª série pela oitava vez ajuda a supor que esse gordinho é um pouco mais velho que seus amigos. Mas, se for depender de sua "rapidez" de raciocínio, vai fazer a 4ª série mais algumas vezes, talvez para sempre, e também, é questionável como ele chegou na 4ª série. Em um episódio, é revelado que possui 34 anos, em outro mostra que Popoto está vivo desde a pré-história e é imortal junto com Fudêncio. Popoto sempre veste uma camisa de Che Guevara e é um personagem que adora dar muitas risadas, sempre depois que fala alguma coisa, vive borrando as calças além do mesmo em alguns episódios ser aficionado por fezes e ainda tem um tio magnata.

Professora Maria Cudi Ampola

Mais conhecida como Professora Cudi, é a professora primária da maioria das crianças, estudantes da José Mojica Marins. Sua principal paixão é distribuir pontos negativos durante as aulas. Mas Fudêncio sabe enganar essa professora tão bem que se tornou seu aluno predileto. Bordão: "Conrado! Ponto negativo pra você!". (Voz Original de Marta Ferreira.)




Palhaço Picadinho

Picadinho é um palhaço que possui um humor um tanto quanto exótico. Sabe-se que Picadinho já foi (ou ainda é) casado com a Professora Cudi Ampola, possuindo inclusive um filho com a mesma. Outro fato revelado sobre Picadinho são suas tendências bissexuais.




Policiais

Os policiais da delegacia próxima à escola José Mojica Marins, chamados de "Os Hômi", são liderados pelo Tenente Kevin Costa. Essa equipe cuida da proteção da escola José Mojica Marins, dos ‘Malditos jovens do Reggae’. Esse esquadrão também criou o Disque Denúncia Cabeluda, totalmente confidencial. Aliás, Woody Allen e Athayde Patrezzi já ligaram lá.Grupo formado por três policiais e são eles:

Tenente Kevin

É o chefe do trio policial que atua na ronda responsável pela segurança na escola da turma. É sarcástico,cínico,boçal e muitas vezes corruptível que sempre esta a interpretar as maldades de Fudêncio como boas ações e as atitudes politicamente corretas de Conrado como um delito crendo estar fazendo tudo dentro da lei mesmo não sendo o caso em algumas ocasiões.Bordões: "Malditos jovens do reggae!", "Teje preso!" e "Maq'Merda!"

Policial Delcídio

Policial afeminado da equipe do Tenente Kevin Costa. É totalmente atirado e espevitado sempre a nutrir uma paixão pelo seu supervisor o Tenente Kevin Costa.

Terceiro Policial

Também um dos subordinados policiais da equipe do Ten.Costa. É alto,robusto,careca e tem um semblante de um homem raivoso e nada descontraído; Praticamente não fala e só é visto na companhia da Policial Delcídia e do Ten.Kevin Costa.

Secundários

Repórter Xibiu

Personagem sempre mostrando os furos de reportagens e as notícias ocorrendo naquele instante.

Narrador Fanho

O Narrador Fanho está sempre acompanhado de legendas, apesar de sua fala ser compreensível. Toda vez que ele fala um palavrão, a legenda mostra outra expressão, uma crítica ao sistema de filmes legendados no Brasil, que quase nunca mostra palavrões na tela.

Joe Ramon

Sátira de Joey Ramone, é músico, punk rocker e conselheiro espiritual do Fudêncio, ele aparece um pouco mais que os outros no desenho e sempre que vai falar de alguma coisa, se esquece.

Virilha

Seus pêlos da virílha emendam com os da barriga, que emendam com os do peito, que emendam com os da axila, que emendam com os do pescoço, que emendam com os da sobrancelha, e por aí vai.

Jacques Janine Costeaul

Guia de turismo e Piloto de Banana Boat. Quando se empolga muito, gasta tudo o que ganha pagando rodadas de permanente para seus amigos.

Silvio Sanchez

Parodia obvia de Silvio Santos. porem em uma versão Guerrilheiro Colombiano com um fuzil e uma bandeira da Colômbia abaixo dos olhos. onde apresenta o programa Domingo nas FARC.

Ninja Preto Canibal Do Piauí

Como o nome ja diz, um ninja nordestino serial killer e canibal que ataca e devora qualquer um que apareça em sua frente, exceto fudencio.

Juca Esfirra Aberta

Um personagem tipícamente mau encarado cego de um olho, com cicatrizes, barba mal feita, touca e roupa xadrez, dando a entender ser um ex-presidiario. que normalmente aparece no desenho sendo procurado por algum crime.

Doutor Dráuzio Varíola

Paródia de Dráuzio Varella, é uma ameba que é médico, cientista e autor da célebre frase ‘não deixe para tomar hoje a pílula do dia seguinte’. Em uma de suas experiências genéticas, desenvolveu um ser de uma nova espécie, batizada de "Mas Que Porra é Isso Aqui".

Homem do Saco

Também pertence ao folclore brasileiro, mas na verdade tem um testículo grande.

Sr. Motorista

É um personagem que aparece pouco, fala muito e que também é meio compreensivo.

Padre Irlandês

Autor do incidente contra o maratonista nas Olimpíadas.

Carecas do ABC

Com a decadência do nazismo, Fritz, Adolf e Divino começaram a fazer bicos para sobreviver. – como professores, doutores da Risada, comunistas etc. Até hoje Adolf e Fritz não aceitam o fato de Divino ser um nativo nordestino.

Mestre dos bofes & Vingativa

Mestre dos Bofes

Vingativa
É o grande senhor de um mundo dominado por enormes drag-queens, a Caverna da Dragona. Já a Vingativa representa tudo "o que há de óóóóó nesse bafon". Bordão(vingativa): ...Bicha!














Capeta Mirim

Entidade do folclore brasileiro que realiza desejos, mas só apareceu pouquíssimas vezes.

Mallu Mongolhães

Sátira à cantora Mallu Magalhães, não gosta de dinheiro e nem de peru, por isso é considerada pelos outros personagens como "menina maluquinha". No episódio de mesmo nome já foi demonstrado que Peruíbe é apaixonado por ela. Ela também é hippie e adora história.
Outros personagems baseados em celebridades e Pessoas da Midía fazem aparições no desenho como Pelé, Maradona, Alexandre Frota, Roberto Justus, Luciano Huck, Mauricio Kubrusly, Suzane Von Richtofen, Indio Galdino, Ana Hickmann (Ana Legmann), Vampeta e vários outros.


DVD's
Os primeiros DVDs com os episódios da primeira temporada do desenho foram lançados no fim de 2008 pela Arsenal/Universal Music São dois DVDs. Cada um com um volume e 10 episódios. O primeiro anúncio veio através do blog de um dos criadores do desenho, o Pavão, no dia 3 de Agosto de 2008.












Criador de Fudêncio
Thiago Martins nasceu no Rio de Janeiro dia 19 de setembro de 1988, começou a carreira no grupo de teatro Nós do Morro, um projeto social realizado com moradores da favela do Vidigal.
Sua primeira participação na televisão foi no tradicional especial de natal da apresentadora Xuxa, intitulado "Uma carta para Deus". Em seguida, em 2002, Thiago ganha destaque interpretando Lampião, um dos integrantes do bando de moleques da Caixa Baixa no premiado filme de Fernando Meireles, Cidade de Deus.
No mesmo ano, Thiago interpreta João Victor, um adolescente de classe média, na série Cidade dos Homens, também dirigida por Meireles, e também por Regina Casé. No final deste episódio, chamado "Uólace e João Victor", Thiago canta a música Tempo Perdido, daLegião Urbana.
Sua estreia em novela no ano de 2004, na novela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro, aconteceu por uma indicação da atriz Giovanna Antonelli, com quem havia contracenado no filme Maria, Mãe do Filho de Deus, em 2003.
Em 2005 participou da novela Belíssima, interpretando o papel de Tadeu Rocha Assumpção, irmão da protagonista Vitória Rocha Assumpção, papel de Claudia Abreu.
Voltou a trabalhar com Xuxa, em 2006, no filme Xuxa Gêmeas. Em 2007, participou da novela Desejo Proibido. Em 2008, foi elogiado pelo público e pela crítica pela sua atuação como Dé, no filme Era uma Vez, de Breno Silveira.
Em 2009, faz uma participação na novela Caminho das Índias, interpretando Shankar, papel de Lima Duarte quando jovem. Nesse período atuou em peças de teatro, junto com o GrupoNós do Morro, onde se apresentaram na Inglaterra com a peça Os Dois Cavalheiros de Verona. Além de interpretar, Thiago já cantou no grupo Guerreiros de Jorge e dividia o vocal do Trio Ternura com o também ator Raphael Syl (Jhama) até o começo de 2013.
Em 2011, interpretou o violento Vinícius em Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Em 2012, deu vida ao jogador de futebol Leandro em Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro. No final do mesmo ano, fez uma participação na série Louco por Elas, como Dudu, interesse romântico da personagem de Deborah Secco. 
Em 2013, deu vida ao piloto da aeronáutica Rodrigo, em Flor do Caribe. Em 2014, faz uma participação em Império, como Evaldo.  Ainda em 2014, é anunciado no elenco deBabilônia, no papel de Diogo, um atleta de salto ornamentais que sonha em participar das Olimpíadas de 2016  e tem um caso amoroso com a vilã Beatriz, personagem de Glória Pires.

Fonte: 
Wikipédia

Comentários