Alò Criançada o Bozo Chegou!!!

Bozo, conhecido por seu nome completo Bozo Bozoca Nariz de Pipoca é um personagem criado nos Estados Unidos, em 1946, por Alan Livingston, fez muito sucesso em vários países do mundo. No Brasil, ficou conhecido pelo programa exibido pelo SBT entre 1980 e 1991.
Em 1946, Alan W. Livingston produziu uma coletânea de discos com histórias infantis e livros ilustrativos com o personagem 'Bozo The Clown'. O dublador original do Pateta, Vance Colvig, foi quem criou a voz do Bozo para as gravações.
Bozo começa sua carreira na televisão em 1949. Larry Harmon, que era um ator empreendedor, juntamente com investidores, comprou os direitos do personagem e o transformou em uma franquia, dando a ele uma outra personalidade. Junto com estilistas de Hollywood, criou o cabelo espetado para Bozo.

Bozo fez muito sucesso na televisão americana. Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretar o personagem, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Um desses atores nos Estados Unidos foi Bob Bell de Chicago, que personificou o Bozo por 25 anos, cuja versão é satirizada no desenho animado 'Os Simpsons', através do palhaço Krusty.
O Bozo interpretado por Willard Scott fazia merchandising para a lanchonete McDonald´s, que, mais tarde, criou seu próprio personagem oRonald McDonald. Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpretá-lo. Nos Estados Unidos, Bozo recebeu o título de "Embaixador Mundial da Boa Vontade", concedido pela Unicef e viaja pelo mundo inteiro.
No dia 14 de março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos. Na semana de falecimento dele, o SBT prestou uma homenagem ao criador do Bozo no programa Olha Você com Claudete Troiano, onde o ator André Luiz Sucesso interpretou o Bozo mais uma vez numa participação especial na emissora. André antes tinha também vivido o personagem no Domingo Legal em 2007 e depois faria outra participação como Bozo no Especial 30 anos do SBT no programa de Christina Rocha. Em julho de 2008, Larry Harmon faleceu aos 83 anos.

No Brasil

O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de televisão em 40 países, entre eles, o Brasil, tornando-se muito popular, foi exibido entre 1980 e 1991. O comediante Wandeko Pipoka foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
A versão brasileira foi iniciativa de Silvio Santos, que havia, até então, inaugurado a TV Studios (TVS), canal 11 do Rio de Janeiro, atual SBT Rio. O programa do Bozo foi retransmitido em São Paulo pela TV Record (na época, Sílvio Santos era dono das duas emissoras, sendo que a Record ainda não era uma rede e sim, uma retransmissora do SBT).
O programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da televisão brasileira e durou mais de uma década no ar. Estreou no dia 15 de setembro de 1980 e sua última transmissão ocorreu em julho de 1991. O programa era gravado em São Paulo, no antigo estúdio do SBT, localizado na Rua Dona Santa Veloso, 575, na Vila Guilherme.
Com o sucesso do personagem, vários atores locais representaram o Bozo ao mesmo tempo no SBT SP, SBT Rio, SBT Minas e SBT Bahia: Luís Ricardo, Paulo Seyssel o Pula Pula e Décio Roberto, Charles Myara e Nani Souza, Edílson Oliveira e Luiz Leandro, Jonas Santos e Evandro Antunes, e também Cau Alves na Bahia foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora.
Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara) e o gorila King Bozo.
Durante o programa, eram realizadas brincadeiras com o auditório, sorteios, além de encenações com os personagens do programa. O palhaço também lia cartas enviadas pelos telespectadores e cantava músicas dos seus discos. O programa foi muito popular entre o público infantil, chegando a ganhar o Troféu Imprensa entre os anos de 1981 e 1986.
Vários desenhos animados foram exibidos no programa, entre eles Pica-pau, Popeye, Looney Tunes, Papa-Léguas, e o tokusatsu Spectreman.
O programa contava ainda com as vozes dos fantoches Maroca (Leda Figueiró), Candinha (Zaira Zordan), Zico (Fábio Vilalonga), Zecão (Lúcio Esper) e outros.
Sua última exibição foi em Julho de 1991. O motivo foi a dificuldade para renovar os direitos da licença do programa Bozo junto à empresa de Larry Harmon, que cuida do licenciamento do personagem pelo mundo. Poucos meses após a retirada do Bozo, Décio Roberto vem a falecer aos 33 anos de idade, em novembro daquele ano, vítima de broncopneumonia.
Com o final do programa, a Sessão Desenho, apresentada pela Vovó Mafalda, passou a ocupar o espaço na grade de programação.
Após um período de testes no comando do Bom Dia e Companhia, em 16 de fevereiro de 2013, Bozo estreou seu novo programa, ao ar pelas manhãs de sábado do SBT.
O remake do programa Bozo deixou de ser transmitido em 4 de maio de 2013. A partir daí Bozo e Vovó Mafalda passaram a apresentar juntos o Bom Dia e Companhia em um sistema de rodízio, que contou também com os apresentadores mirins Maisa Silva, Ana Victória Zimmermann, Matheus Ueta e Jean Paulo Campos.

O Bozo teve vários formatos ao longo dos anos. A primeira foi de 1980 a 1982, quando Wandeko Pipoca assumiu o personagem. O formato era de circo, com os personagens Vovó Mafalda, Papai Papudo, Salci Fufu e King Bozo, e tinha como atração a chamada roda da fortuna.
Depois disso houve a curta fase solo do Luís Ricardo, que durou até meados de 1983. Já no segundo semestre desse mesmo ano, Luís Ricardo deixou de ser o único intérprete do palhaço e passou a revezar a apresentação do Bozo com Arlindo Barreto e Décio Roberto que era do Circo do Chico Biruta, nome verdadeiro Elias Abreu da Silva, cujo nome artístico 'Décio Roberto' fora dado pela dupla sertaneja Tonico e Tinoco, e foi contratado como o Bozo em 1984.
Charles Myara e Nani Souza interpretavam o personagem na TVS do Rio. Simultaneamente Jonas Santos e Evandro Antunes eram o Bozo no SBT Minas, enquanto Cau Alves era o Bozo do SBT da Bahia. O personagem ficava sozinho em um pequeno estúdio, sentado em uma cadeira, chamando desenhos, promovendo sorteios e brincando com as crianças que telefonavam para participar dos jogos, que distribuíam prêmios - Bozo CorridaBozo Memória e Batalha Naval.
Em 1985 o programa é reformulado totalmente, voltando a ter auditório e o elenco que foi dispensado no início de 1983, passa a ser produzido direto de São Paulo para todo o Brasil. Em1986, Luiz Leandro, o palhaço Remelexo filho do Luizão dono de circo em Osasco/SP, e Edílson Oliveira, o Chiquinho da Eliana também vestem o Palhaço Bozo. Em 1990, Décio Robertopassou a apresentar sozinho o programa até julho de 1991, quando foi interrompida a exibição do programa, no mesmo ano expirou a licença do personagem com a Larry Harmon Pictures Corp., o que levou a emissora a tirar a atração do ar em julho daquele ano.
Bozo reapareceu pela primeira vez num programa especial de feriado no SBT no dia 19 de agosto de 2011, no Especial 30 anos do SBT com Christina Rocha, com André Luiz Sucesso no papel principal. Devido ao sucesso a emissora resolveu fechar contrato com a Larry Harmon Pictures Corporation para que o palhaço voltasse ao ar.
Bozo reestreou no dia 3 de dezembro de 2012, com divulgação somente um dia antes da estreia, ao lado de Priscilla Alcântara no Bom Dia e Companhia juntamente de seu desenho. Ele foi bem recebido pelo público, sendo que por vezes bateu a Fátima Bernardes no Ibope.
Somente no dia 16 de fevereiro de 2013 que o Programa do Bozo estreou, no seu formato original, aos sábados retornando os personagens Vovó Mafalda, Papai Papudo, Salci Fufú e os bonecos Zecão, Lili, e Macarrão.
Em Maio de 2013, Bozo volta a apresentar o Bom Dia e Companhia, mas sem a Priscila Alcântara, porém junto à família Bozo. O contrato com a Larry Harmon Pictures Corporation foi até 2015.


Curiosidade
  • O ex-Bozo Wandeko Pipoka no ano de 1983 foi para a TV Gazeta estrear seu programa infantil sem maquiagem. Seu próprio programa infantil na TV Gazeta, cujo nome era 'A Turma da Pipoka'. Lançou disco com piadas nos anos 90, depois teve seu restaurante "Ex-petinhos do Wandeko" em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Trabalhou como humorista fazendo shows de humor por todo o Brasil e também escreveu um livro de piadas.
  • Bozolina, a voz vinda dos bastidores que dizia coisas ininteligíveis, era na verdade a voz de Luís Ricardo manipulada por um sonoplasta.
  • Bozo sempre fazia um show especial no parque Playcenter no dia das crianças.
  • A banda de punk rock Cueio Limão nomeou seu álbum de "Quem Matou o Bozo?". Apesar do título parecer ser uma crítica ao Bozo, na verdade a música é uma homenagem ao famoso palhaço.
  • O primeiro dublador do Bozo nos Estados Unidos, Vance Colvig, foi o primeiro a interpretar o Palhaço Bozo, nos discos e em um filme promocional do personagem gravado pela Capital Records, também aparições em lojas de disco para divulgação do personagem.
  • O palhaço Krusty de Os Simpsons é uma paródia do Bozo.
  • Nos Estados Unidos, existe uma lenda urbana que diz que uma criança que participava do Show do Bozo teria se zangado com o palhaço e o insultado ao vivo, dizendo "Cram it, clown!", que significa "Cale a boca, palhaço!"


Atores de Bozo

Arlindo Barreto
Arlindo Tadeu Barreto Montanha de Andrade, mais conhecido na mídia como Arlindo Barreto (Ilhéus19 de maio de 1953), é um ator e pastor evangélico brasileiro, conhecido por ter sido um dos intérpretes do palhaço Bozo.
Atualmente coordena o projeto Hidrovia Tietê, filiado a CBESP (Convenção Batista do Estado de São Paulo), que possui um barco que sobe o rio Tietê levando ajuda à população das cidades ribeirinhas, distribuindo alimentos, roupas, remédios e bíblias, além de realizar atendimentos médicos.

Wandeko Pipoka
Wanderley Tribeck, mais conhecido como Wandeko Pipoka (Vacaria, 4 de fevereiro de 1951), é um comediante e apresentador brasileiro.
De acordo com o Wandeko, em 1978 ele recebeu uma ligação do cantor Ari Sanches, que na época trabalhava na então TVS. Convidado, ele fez um teste para ser o palhaço Bozo. Larry Harmon, dono dos direitos autorias do Bozo, gostou tanto do teste de Wandeko que ele foi contratado no mesmo ano. Atualmente ele vive em Balneário Camboriú (SC), onde montou um restaurante, chamado de Ex-Petinho do Wandeko. Ele ainda é muito lembrado por ter sido o primeiro Bozo brasileiro.
Desde 1980 até 1982 na TVS (atual SBT), Wandeko Pipoka comandou e apresentou o programa infantil Bozo. Depois, ele se desentendeu com a direção do SBT e saiu da emissora de Silvio Santos por problemas profissionais e pessoais.
Em 1982 o ator Wandeko Pipoka, interprete do palhaço Bozo na TVS, sai do comando do programa, deixando a vaga para Luís Ricardo. Segundo boatos da época o ator não tinha muito jeito com as crianças. Apesar dessa fama a TV Gazeta resolveu contratá-lo e investiu no projeto de levar o mundo circense para à televisão criando em 1983 o programa A Turma da Pipoka, que inicialmente ficou a cargo de Wandeko. Vários testes foram realizados com os 15 palhaços de todo o Brasil para compor o elenco das esquetes de humor ao lado de Wandeko. Alguns bons palhaços passaram no teste, entre eles a dupla Eduardo Reis e Carlos Alberto de Oliveira, respectivamente o Atchim & Espirro. Inicialmente Espirro tinha outro nome e trabalhava com seu filho, mas quando a Turma da Pipoka passou por reformulações deixando apenas os dois palhaços no elenco, Eduardo e Carlos resolveram montar a dupla, rebatizando o personagem de Carlos Alberto de Oliveira. Atchim e Janela recebiam cartas de todas as idades, gostando deles e do programa infantil, contendo esquetes humorísticos.Com o desentendimento de Wandeko Pipoka com a direção da TV Gazeta e o sucesso que a dupla de palhaços vinha fazendo em suas esquetes no programa, a direção entregou a Atchim e Espirro o comando do programa, nascendo assim o Brincando na Paulista em 1985.

Edilso Oliveira da Silva
Edílson Oliveira da Silva é um apresentador de televisãoassistente de palcoator e cantor brasileiro. É mais conhecido por ser o intérprete dos personagens Palhaço Bozo, Tereuteuteu, Mago Merlin, Palhaço Fosco, Chiquinho e Ed Banana e trabalhou na extinta TV Itapoan, que passou a se chamar TV Record Bahia com programa infantil O Mundo do Chiquinho.




Décio Roberto
Elias Abreu da Silva, conhecido artisticamente como Décio Roberto (São Paulo, 7 de abril de 1958 - São Paulo, 2 de novembro de1991), foi um ator brasileiro.
Trabalhou no extinto circo do Chico Biruta e em 1984 foi contratado pelo SBT para interpretar o Bozo, o que executou durante 6 anos.
Décio Roberto morreu no dia 2 de novembro de 1991 às 11h 30min da manhã por complicações em decorrência de uma pneumonia. Seu corpo foi enterrado no Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha.



Charles Myara
Charles Myara, é um atorprodutor brasileiro, além de diretor do Grupo Opta e Tv Tová Studio, mais conhecido por ter feito o palhaço Bozo no SBT, de 1982 até 1985.









Luis Ricardo
Luís Ricardo Monteiro é de família circense. Apresentava-se no programa do Bozo quando o palhaço ainda era interpretado por Wandeko Pipoca. Depois foi palhaço Bozo no ano de 1982 até 1989 . Pouco depois passou a ser jurado do Show de Calouros, onde permaneceu até a extinção do programa e em 2009, juntamente com Patrícia Salvador, apresentou durante o Programa Silvio Santos os comerciais daJequiti e das Lojas do Baú. Ele também revezou com Silvio Santos na apresentação do programa Roda a Roda.
Em 9 de dezembro de 2014, sofreu um acidente enquanto tentava fazer um Cospe-fogo no Programa do Ratinho. O fogo acabou atingindo sua boca e, ao cuspir o álcool que ingeriu para o número, acabou causando um pequeno principio de incêndio no estúdio. Ele foi levado para o Hospital Albert Einstein onde ficou internado.

A Turma do Bozo


Salci Fufu

Salci Fufu é um dos personagens do programa de televisão do palhaço Bozo. Trata-se de um inventor mal-humorado interpretado pelocomediante Pedro de Lara. Na década de 2000, tornou-se mais conhecido por ser citado nas pegadinhas de Sérgio Mallandro.
Mais recentemente, o personagem foi homenageado pelo programa Pânico na TV, no qual o ator Carlos Alberto da Silva (intérprete deMendigo e Merchan Neves) se caracteriza como Sérgio Mallandro e, acompanhado de uma banda musical, assistentes e mágicos, se dirige a diversos locais e envolve as pessoas em situações constrangedoras, tendo em vista premiá-los com prêmios esdrúxulos (batedeiras,escorredores e liquidificadores, por exemplo) se os mesmos disserem a senha "Salci Fufu". Outra homenagem recente foi feita por um banda de rock intitulada Salxi Fu-Fu.
Em 2008, Sérgio Mallandro lançou a sua banda Salci Fufu que o acompanha nos shows e também fazem atrações solo com músicas infantis e da década de 80.
Em 2013, Salci Fufu ganha nova roupagem, nova voz e novo intérprete, Marcelino Leite, mais conhecido como Faxinildo, é integrante do elenco fixo do Programa do Ratinho, por ter trabalhado durante muitos anos com o humorista Dedé Santana e o instrutor de animais, Beto Carrero.


Papai Papudo
Papai Papudo é uma personagem do extinto programa do Bozo (exibido pela rede SBT na década de 80), junto com próprio Bozo, a Vovó Mafalda, e o Salci Fufu. Foi interpretado pelo comediante Gibe. Em 2013, ganha nova roupagem e novo intérprete, Murilo Bordoni (produtor doPrograma do Ratinho). O bordão famoso do Papai Papudo era quanto as horas, sempre que lhe perguntavam às horas ele respondia: São exatamente cinco e sessenta.


Vovó Mafalda
Vovó Mafalda é uma personagem interpretada por Valentino Guzzo, criado pelo SBT para participar do programa infantil do Bozo na década de 1980. A personagem apresentou ainda os programas Sessão Desenho com Vovó Mafalda, Sessão DesenhoDó Ré Mi com Vovó MafaldaSessão Desenho no Sítio da Vovó na década de 1990 da mesma emissora. Sua última aparição foi no programa Desenhos da Vovóapresentado na Rede Record em 1997 e 1998. Valentino foi também produtor do programa do Ratinho além de ser amigo de Carlos Massa. Vovó Mafalda surgiu nos EUA no programa do Bozo americano, lá o personagem se chama Grandma Nelly e foi o próprio Larry Harmon que a trouxe ao Brasil. Em 2013, a Vovó Mafalda passa a ser interpretada por Kan Kan para integrar o elenco do programa infantil do Bozo no SBT, após o cancelamento do mesmo, passa a apresentar o Bom Dia & Cia e o Sábado Animado ao lado do Bozo, só que sai dos programas no mesmo ano.


Bozolinda

Kuki


Zé Cão


Lili


Macarrão



Desenho Animado
Dentro do programa do Bozo era exibido o desenho animado do Bozo junto com o garoto Juca viviam grandes aventuras. Muita gente achava que o desenho era brasileiro devido aos nomes das cidades foram trocados para o português como São Paulo, Riacho Doce etc..

Fonte:
Wikipédia

Comentários

Postar um comentário