Mapas Celestes


Carta celeste

São 5 mapas celestes : 4 mapas para cada estação do ano e 1 mapa que mostra as principais estrelas e constelações situadas nas proximidades do pólo celeste sul.

Na região central de cada mapa temos a constelação típica para cada estação do ano : Orion para o verão, Leão para o outono, Escorpião para o inverno e Pegasus para a primavera.
Para o mapa do pólo celeste sul temos o Cruzeiro do Sul como constelação mais conhecida.

Cada mapa celeste mostra as principais estrelas, constelações e objetos celestes situados nas proximidades destas constelações importantes ( Orion, Leão,Escorpião, Pegasus e Cruzeiro do Sul ).

Como usar os mapas

Em cada mapa temos as constelações mais importantes que são indicadas com seus nomes em letra azul.
Ainda nos mapas temos as estrelas mais importantes que são indicadas por uma seta vermelha. Ao colocar o cursor sobre essas estrelas surgirá uma janela com algumas informações. 
As setas azuis indicam as posições de alguns objetos importantes ( aglomerados estelares, nebulosas e galáxias ). Ao clicar nessas setas azuis surgirá uma janela com a imagem do objeto e alguns dados.






Mapa da Lua simplificado

As figuras abaixo foram elaboradas em extensão JPG com resolução suficiente para a impressão fotográfica (ou revelação em lojas de fotos) no tamanho 13 cm x 18 cm. Basta clicar sobre a figura e salvá-la.


Planisférios O PLANISFÉRIO CELESTE é outro jeito bem prático de reconhecer as estrelas e constelações. Afinal, os mapas celestes obtidos com os recursos acima tem uma desvantagem óbvia: eles são gerados para certa data e hora. Isso é ótimo para localizar um planeta ou outro astro errante, como um cometa. Mas só serve numa noite, num certo horário. Se você quer ter a liberdade de pesquisar o céu em qualquer noite do ano e na hora que lhe for mais conveniente, o planisfério é a solução. Ele é uma esfera celeste planificada que deixa à mostra apenas a parte do céu visível ao longo do ano e em uma determinada região da Terra. Uma carta celeste comum também não consegue mostrar todas essas combinações ao mesmo tempo. Seria preciso ter várias delas a mão. O planisfério celeste combina em um único dispositivo todas essas cartas – e de uma forma muito prática de usar e transportar. É preciso lembrar, no entanto, que eles não mostram a posição de eventuais planetas que estiverem no céu. A seguir, alguns planisférios celestes gratuitos. Acesse, baixe, imprima, monte e observe! As instruções estão incluídas.



Planisférios para o Brasil Página do instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Planisfério do Observatório Phoenix Página do observatório no município de Cláudio/MG que fala também sobre a construção de telescópios amadores. Planisphere 2.0 Download de um software que gera planisférios para diversas latitudes. Também em versão on line. Esse arquivo já foi baixado 1494 vezes. Planisfério celeste do Tio Al Download do planisfério traduzido para o português do Uncle Al’s Star Wheels para o hemisfério sul. Esse arquivo já foi baixado 3695 vezes. Planisferio SKA Download do arquivo (em inglês), produzido na África do Sul pelo Karoo Array Telescope. Esse arquivo já foi baixado 3059 vezes.

Telescópio

Sites Google

Explorador dos Céus

Comentários