Super-Heróis TrasGênero

Transexualidade refere-se à condição do indivíduo cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento e que procura fazer a transição para o gênero oposto através de intervenção médica[1], podendo ser redesignação sexual ou apenas feminilização/masculinização dependendo do gênero a ser transicionado (administração de hormônios e cirurgia de redesignação sexual).
França, onde a transexualidade deixou de ser considerada como transtorno mental em 2010, foi o primeiro país a tomar esta decisão. Em 2013, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que iria retirar o transexualidade da lista de transtornos mentais da próxima edição de sua Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID).
Com a onda de tras gênero os quadrinhos não ficam atrás pois estão criando super-heróis trans gênero para cativar novos fãs, confira:

Ultraman Justice
É um Ultra que aparece em Ultraman Cosmos 2: The Blue Planet . Ele também aparece em Ultraman Cosmos Vs Ultraman Justiça: A Batalha Final , e se fundiu com uma menina alienígena chamada Julie. .
Justice veio à Terra no final da invasão de Scorpiss .Atacando o precursor da invasão, Sandros , no momento atacou Cosmos. O ultra bateu o monstro para o lado. Quando ele se recuperou, ele entregou uma parte de sua energia ao guerreiro enfraquecido, permitindo que ambos assumissem o vil monstro. Ao fazê-lo, Sandros começou a soltar a nuvem negra, bloqueando o sol.Em completa escuridão, o par de heróis foi atacado sem misericórdia por suas lâminas energizadas.

O monstro tolo, no entanto, eventualmente cometeu um erro. Carregar sua bola de fogo se expôs na escuridão, permitindo que o Cosmos e a Justiça disparassem rapidamente seus Raios Cosmium e Victorium, aniquilando o demônio e salvando a Terra novamente. Com seus trabalhos feitos, Cosmos e Justiça voltaram para as estrelas, mas algo horrível logo os separaria. Ultraman Cosmos 2: O Planeta Azul

Alinhando-se com uma raça de alienígenas com a intenção de destruir toda a vida na Terra antes que ela pudesse alcançar e interromper a paz em todo o universo, a Ultra se fundiu com uma garota alienígena chamada Julie. Justice chegou enquanto Cosmos (Eclipse Mode) estava em batalha com dois Gloker Pawns . Parecia que ela tinha vindo para ajudar, mas em vez disso recarregou os robôs com energia e ajudou a vencer o herói Ultraman Cosmos.

Julie observou como mais ataques espalhados pelo globo, não mostrando um pingo de remorso até descobrir uma menina e seu cão de estimação. Isto lembrou-a, e justiça, da bondade dentro da humanidade. Depois que o Gloker Rook devastou os monstros da Terra que vieram para lutar, Justice atacou.

Quebrando sua armadura repetidamente, o herói conseguiu acabar com uma explosão de seu Victorium Ray, mas um adversário ainda mais forte estava vindo na forma do Gloker Bishop. O ser super foi incapaz de derrubar o próprio super robô, mas quando Cosmos voltou com uma nova forma, o Modo Futuro, os dois mais uma vez uniram forças.
Sendo recarregado pelo herói, os dois terminaram a arma com os hits de ambos os seus ataques combinados em um! A batalha ainda não acabou! Os dois Ultramen voaram para o espaço, prontos para derrotar o resto da frota que se preparava para atacar. Seus feixes tiveram pouco efeito contra o Giga Endra e foram atacados por seu ataque super forte do feixe.
Eles não estavam prontos para desistir ainda, no entanto. Eles se uniram em um ser super, um gigante de poder e forçaincontáveis : Ultraman Legend ! O guerreiro poderoso da luz segurou o feixe destrutivo de energia e forçou-o de volta para o navio. A explosão arrancou a enorme nave e uma explosão maior do que qualquer outra engoliu o super-herói.
Ultraman Legend voltou ao normal, separando novamente em Cosmos e Justiça, que olhou como o resto da frota se virou. A Terra agora, e para sempre, será guardada pela equipe unida de Ultraman Cosmos e Ultraman Justice! Ultraman Cosmos Vs Ultraman Justiça: A Batalha Final
Ultraman Justice participou da Dark Spark War, mas desta vez ele lutou não só ao lado de Ultraman Cosmos, mas com outros Ultras de outros universos e seus aliados contra as forças do mal. No meio da batalha, Dark Lugiel transformou cada Ultra presente, ao lado de seus aliados, monstros e alienígenas em Spark Dolls . Com a guerra sobre um guerreiro desconhecido apareceu e enfrentou Dark Gale mas como outros ele também se transformou em uma Spark Doll. A localização da Doll's Spark Doll é desconhecida.

Seu futuro

Depois que Ginga derrotou Dark Lugiel, Justice e o resto das bonecas de faísca retornam a suas formas originais e retornam ao seu próprio universo. Seu futuro



Blur – Girls and Boys
Essa semana a DC Comics anunciou a revelação do que seria o primeiro personagem abertamente transgênero dos quadrinhos mainstream. Ela seria Alysia, a companheira de casa de Barbara Gordon, a Batgirl. A personagem já havia aparecido desde o primeiro número da série da filha do Comissário Gordon, mas a revelação aconteceu somente no número 19, deste mês. A  roteirista responsável pela criação de Alysa, Gail Simone, foi demitida pela DC Comics através de um e-mail e foi substituída por duas edições. Até que a manifestação dos fãs fez com que a escritora retornasse ao título. Além de conhecida por seu humor em séries como Deadpool, Agente X, Aves de Rapina e Sexteto Secreto, Simone, também é uma grande debatedora dos papéis de gênero nos quadrinhos. Antes de se destacar como roteirista, Gail possuía um site chamado Women in Refrigerator, que aludia à história onde o Lanterna Verde Kyle Rainer encontrava sua namorada esquartejada dentro de uma geladeira. Gail iniciou um movimento pela valorização das personagens femininas e das mulheres artistas e roteiristas na indústria de quadrinhos de super-heróis. Não por acaso, foi recrutada para mostrar a visão feminina sobre as mulheres. Gail foi além nas questões de gênero. Em Aves de Rapina – grupo  que Barbara Gordon liderava, como hacker sobre uma cadeira de rodas, após ter sido baleada e estuprada pelo Coringa (na memorável A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland) -, Gail Simone nos apresentou a um casal de vilões homossexuais, Creote e Savant. Depois disso, em Sexteto Secreto, ela desenvolveu um relacionamento entre Escândalo Savage e Nocaute, além de trabalhar a ambiguidade sexual do Homem-Gato. Simone declarou o seguinte sobre a revelação de Alysia: “Esse tipo de personagem existe, e isso é ótimo. Mas eu queria que houvesse um personagem transgênero que não fosse baseado na fantasia. E eu sinto que hámuito ainda por se fazer”

Tornado Vermelho (Ma Hunkel)
Primeira Aparição: All-American Comics #3 (1939 – Não Publicada no Brasil)
Criador: Sheldon Meyer
Aparecia primeiramente como um personagem coadjuvante nas histórias de Scribby, o garoto-cartunista. Porém, quando uma gangue começou a ameaçar sua vizinhança, Ma Hunkel coloca um balde na cabeça e se veste como o super-herói Tornado Vermelho. Ela derrota os vilões e começa a atuar como defensor da lei, passando-se por homem. Mais tarde, com a reintrodução da Sociedade da Justiça no Universo DC, Ma ficou responsável pelo museu da Sociedade e de tarefas domésticas. Sua neta, Tempestade, também participou da Sociedade.

Nuvem
Primeira Aparição: The Defenders #123 (1983 – Não Publicada no Brasil)
Criadores: J.M. DeMatteis e Don Perlin
Nuvem era uma massa de matéria espacial que tomou forma humana, primeiramente de uma mulher, cujos poderes eram se solidificar e tornar-se gasosa. Depois de sofrer experimentos por uma corporação vilanesca, foi salva pelos Defensores. Acabou fazendo parte da formação da equipe conhecida como Os Novos Defensores, que incluía Gárgula, Valquíria, Anjo, Fera, mas foi pelos seus colegas Serpente da Lua que se apaixonou, ainda na forma de mulher, e pelo Homem de Gelo, quando passou a assumir uma forma masculina. Mais tarde, Serpente da Lua revelou-se lésbica e passou a namorar Phyla-Vell, filha do Capitão Marvel.
Paradoxo
Primeira Aparição: Marvel Preview #24 (1980 – No Brasil: Aventura & Ficção#3 – 1987)
Criadores: Bill Mantlo e Paul Gulacy
Vindo do futuro, Paradoxo é um produto, um paranormal criado pela engenharia genética. Ele tem poderes transmorfos, ou seja, pode mudar sua forma. Após a falha ter se aberto no espaço do nosso universo, ele veio para cá investigar. Acabou envolvendo-se com Monarka, outro ser vindo do futuro, ainda na forma de mulher, mas quando seu caso ficou sabendo de sua verdadeira forma, não se importou e os dois iniciaram um relacionamento como piratas espaciais. Resolveram ficar na Terra por “se encaixarem bem na esquisitice local”.

Doutor Oculto
Primeira Aparição: New Fun Comics #6 (1935 – Não Publicada no Brasil)
Criadores: Jerry Siegel e Joe Shuster
Dizem algumas fontes que o Doutor Oculto foi o verdadeiro primeiro super-herói. Talvez sim, em data de publicação, e ele merece os méritos por ser inventado pelos mesmos criadores do Superman, mas as ideias que resultaram no Homem de Aço estavam em formação na cabeça dos garotos de Cleveland desde o colegial. Também conhecido como o Detetive do Sobrenatural, o Doutor Oculto tem poderes místicos e, a partir da minissérie Os Livros da Magia, por Neil Gaiman e Charles Vess, o Doutor poderia mudar para o aspecto feminino de sua alma, Rose, para que pudesse entrar no mundo das Fadas. Mais tarde foi “explicado”, que Rose não era seu lado feminino, mas alguém que compartilhava do mesmo corpo que o bom Doutor.

Desejo, dos Eternos
Primeira Aparição: The Sandman #10 (1989 – Publicada no Brasil em várias edições, sendo a última Sandman – Edição Definitiva Vol. 1 – 2010)
Criadores: Neil Gaiman e Michael Dringberg
Desejo é uma entidade, um dos sete eternos, irmão(ã) do Sonho e da Morte. Egocêntrico e manipuladora, Desejo é a encarnação desse aspecto humano. Por isso não tem um sexo definido. Geralmente é representado de maneira andrógina, veste-se com um terno branco, porém tem curvas de um corpo feminino e não possui seios. Seu símbolo e seu lar é um coração pulsante, chamado Limiar.

Lorde Fanny
Primeira Aparição: The Invisibles #2 (1994 – Publicada em várias edições no Brasil, sendo a última Os Invisíveis – Revolução – 2008)
Criadores: Grant Morrison e Steve Yeowell
No inglês britânico, fanny significa vulva, já no americano, significa traseiro. Não poderia ser um nome melhor para um travesti brasileiro criado no México, com poderes xamãnicos, certo? O segundo arco de Os Invisíveis, Abocalipse (Apocalipstick) é inteiramente dedicado à origem e desenvolvimento deste intrigante personagem, com passagens muito interessantes sobre questões de sexualidade de gênero. Polêmica, sim, mas uma das melhores histórias já concebidas 
Cavaleiro Andante (Sir Ystin)

Primeira Aparição: Seven Soldiers: Shining Knight #1 (2005 – No Brasil: 7 Soldados da Vitória #1 – 2007)
Criadores: Grant Morrison e J. W. Williams III
Quando foi incumbido de renovar os personagens da equipe da Era de Ouro, os Sete Soldados da Vitória, Grant Morrison deu uma nova cara para o Cavaleiro Andante, vindo de uma outra dimensão, onde Camelot era destruída e o mundo dominado por forças sinistras, é revelado somente no final da minissérie, que Sir Ystin na verdade era uma mulher. Já na reformulação feita para os Novos 52, da DC Comics, o Cavaleiro Andante participa dos Cavaleiros do Demônio, uma equipe de super-heróis medieval. Na última edição do roteirista Paul Cornell à frente do título, Sir Ystin revela que não é homem, nem mulher, mas ambos. O que levou o roteirista a declarar: “É ótimo que um personagem da DC Comics possa se revelar como transgênero e não inflamar comentários. É muito revigorante”.

Xavin
Primeira Aparição: Runaways #7 (2005 – No Brasil: Avante, Vingadores #1 – 2007)
Criadores: Brian K. Vaughan e Takeshi Miyazawa
Evadido de seu mundo natal, onde treinava para um dia reinar sua raça alienígena e transmorfa como um Super-Skrull, Xavin vem à Terra onde se encontra com os Fugitivos. Tomando a forma de um homem negro, se apaixona facilmente por Karolina Dean, outra alienígena. Porém Karolina sente atração por sua colega de equipe, Nico. Para que Karolina se apaixone por Xavin, ele toma a forma de uma mulher negra e os dois começam a namorar.
Como se pôde ver, os principais exemplos de personagens transgêneros ainda se passam no campo da fantasia (mesmo se tratando de um universo onde existem super-heróis). Ou são alienígenas, entidades, pessoas vindas do futuro, por isso a criação de Gail Simone é tão importante. Ela não tem nada de fantástico, ela é real. Ela não é super, a não ser na sua capacidade de enfrentar um mundo em que a encara como uma mazela. E provavelmente, isso seja o suficiente.






Fonte:
Splash Page

Comentários